Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escolha do primeiro carro (usado)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Escolha do primeiro carro (usado)

    [Nota: Este post foi alterado uma vez que agora procuro carros mais recentes, com menos quilometragem e com outras características.]



    Boas,

    Pretendo comprar um usado até 14 500€ brevemente, e por isso decidi sondar por aqui o que poderia esperar encontrar até ao valor que estipulei, com algumas condições que menciono abaixo.



    Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? B - Utilitario
    Que marcas e modelos gostas e equacionas? Seat, Fiat, Peugeot, Citroën, Nissan, Toyota
    Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Às vezes (mais 1 ou 2 passageiros).
    Precisarás de levar carga com frequência? Não
    Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Cerca de 14 500-16 000 km. Penso que sim.
    Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Maioritariamente percursos em auto estrada, cerca de 300km por semana. Percursos em estrada nacional a rondar os 150/200 km por semana.
    Os consumos terão grande importância? Sim, muito importante! Um carro mais económico é o ideal.
    A potência do motor terá grande importância? Deverá ter o mínimo de potência para aguentar bem nas viagens em autoestrada assim como na estradas nacionais. Não quero o carro pastelão, sem potência para ultrapassar.
    Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não
    Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 14 500 euros (se pudesse ser mais barato, ainda melhor)
    Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado a partir de 2015


    Informações adicionais:
    • Já tenho carta há praticamente 5 anos e costumo conduzir tanto carros a gasolina como a gasóleo.
    • Poderei considerar um carro comercial caso o preço seja mais atrativo.
    • Estou mais inclinada para carros a gasóleo mas estou aberta a sugestões de carros a gasolina caso consigam ser mais económicos.



    Tenho algumas questões relacionadas com o diesel:

    Será que continua a valer a pena comprar um carro com menos de 7 anos?
    Será que tendo em conta aos percursos que pretendo fazer, se justifica um carro a gasóleo? Será de considerar comprar um carro a gasolina em vez de a gasóleo?


    Relativamente a onde comprar um carro usado:
    Será melhor comprar num dos grandes stands de usados (por exemplo, Matrizauto, Caetano Retail, CarNext, SpotiCar, MCoutinho,...)? Alguém tem experiência com alguns destes stands?
    Alguém conhece o stand J.M.Póvoa? Será de confiança?


    Estes são alguns dos modelos que tive a sondar. O que vos parece? Há algum que valha a pena? Outras sugestões?
    (Lista de Carros a Gasóleo)

    > Peugeot 208 1.6 BlueHDi Access (2017) 113k - 118k
    > Peugeot 208 1.6 BlueHDi Active (2015) 100k
    > Peugeot 208 1.6 BlueHDi Style (2018) 80k - 127k
    > Renault Clio 1.5 DCi Zen (2017/2018) 110k - 132k
    > Renault Clio 1.5 DCi Intens (2017) 114k
    > Renault Clio 1.5 DCi Confort (2016) 45k
    > Seat Ibiza
    SC 1.4 TDI Start&Stop (2017) 130k
    > Opel Corsa 1.3 CDTI ecoFlex Start&Stop (2017/2018) 64k - 110k
    > Skoda Fabia 1.4 TDI (2015) 145k
    > VW Polo 1.4 TDI Trendline (2016/2017) 113k-132k



    Aceitam-se sugestões


    Obrigada!
    Editado pela última vez por claralves; 09 October 2022, 11:55. Razão: Procuro carros mais recentes e com menos km

    #2
    E que tal um Ford Focus comercial?

    Comentário


      #3
      Dessa lista o Suzuki e o Ford 1.4. Pequenos e despachadinhos. Com o bónus de não te levarem à falência sempre que tiveres de os levar à oficina.
      Mas claro que há quem perceba mais de carros do que eu por aqui

      Comentário


        #4
        o forfour teve versão comercial? arranjas um normal por 5 mil euros, é uma questão de negociares. o motor é mitsubishi, japonês, logo será bastante fiável, principalmente na sua versão menos potente embora eu queira sempre uma versão superior. por 4000€ vais ter que ir para carros já com alguns anos, de 2008, 2009. se assim for, vai então para um dos tais até 06/07, pois por causa de 1 ano sempre pagas menos imposto. ibizas 1.4tdi, grandpuntos 1.3cdti, fiestas com o 1.4tdci, clios com o 1.5dci, pugs 207 e C2/C3 com o 1.4hdi são o que irás encontrar assim mais amiúde. é veres os que gostas mais e os que estarão em melhor estado. lembra-te é que serão carros com 15/16 anos e não há milagres! a gasolina conseguirás sempre algo mais novito 2 anos, mas tens o contra do IUC ser mais alto.

        Comentário


          #5
          Obrigada pela dica mas eu acho que é um carro um pouco grande para mim, o modelo em si é um pouco comprido. Um carro tipo Ibiza/207 e afins seria mais o estilo. Mesmo assim obrigada.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            E que tal um Ford Focus comercial?

            Obrigada pela dica mas eu acho que é um carro um pouco grande para mim, o modelo em si é um pouco comprido. Um carro tipo Ibiza/207 e afins seria mais o estilo. Mesmo assim obrigada.

            Comentário


              #7
              Nesse caso deves também eliminar o Mazda 3 da lista, pois são quase o mesmo carro.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                Dessa lista o Suzuki e o Ford 1.4. Pequenos e despachadinhos. Com o bónus de não te levarem à falência sempre que tiveres de os levar à oficina.
                Mas claro que há quem perceba mais de carros do que eu por aqui
                Obrigada pelas sugestões. São 2 das marcas que mais tenho visto e comparado. Ainda estou longe de decidir... Vamos ver como corre a escolha

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  Nesse caso deves também eliminar o Mazda 3 da lista, pois são quase o mesmo carro.
                  Ah não consegui perceber pelas fotos que vi... Obrigada! E o Mazda 2 consegue ser um modelo mais pequeno que o Mazda 3, pressuponho?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                    o forfour teve versão comercial? arranjas um normal por 5 mil euros, é uma questão de negociares. o motor é mitsubishi, japonês, logo será bastante fiável, principalmente na sua versão menos potente embora eu queira sempre uma versão superior. por 4000€ vais ter que ir para carros já com alguns anos, de 2008, 2009. se assim for, vai então para um dos tais até 06/07, pois por causa de 1 ano sempre pagas menos imposto. ibizas 1.4tdi, grandpuntos 1.3cdti, fiestas com o 1.4tdci, clios com o 1.5dci, pugs 207 e C2/C3 com o 1.4hdi são o que irás encontrar assim mais amiúde. é veres os que gostas mais e os que estarão em melhor estado. lembra-te é que serão carros com 15/16 anos e não há milagres! a gasolina conseguirás sempre algo mais novito 2 anos, mas tens o contra do IUC ser mais alto.
                    Sim, é verdade. O Forfour que encontrei é um comercial por menos de 4000 euros. Também achei estranho quando todos os outros anúncios são com os 4 lugares, se não me engano. Por exemplo, entre os Citroëns qual será o melhor em termos de consumo, mais poupado, C2 ou C3?

                    Comentário


                      #11
                      Toyota yaris. Mas por esse preço é difícil.
                      Editado pela última vez por combozip; 04 August 2022, 22:22.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por claralves Ver Post
                        Ah não consegui perceber pelas fotos que vi... Obrigada! E o Mazda 2 consegue ser um modelo mais pequeno que o Mazda 3, pressuponho?
                        Correcto.

                        Comentário


                          #13
                          Os Puntos 1.3 seriam a minha escolha, preferencialmente na versão 90cv.

                          Aspeto porreiro q.b., envelheceu bem na minha opinião.
                          Caro curva bem para o segmento, é confortável e relativamente bem isolado.

                          O 1.3, pelo menos na versão de 75cv (conduzo um da empresa diariamente, já com 360K KM sem nada de especial) é bastante económico, faço facilmente 4,5lt em condução normal sem cidade e com algum cuidado atira-se para perto dos 4lt.

                          Manutenção é barata, o motor é pequeno e leva só 3,2 LT de óleo. Não é um ferrari mas é um fiat equilibrado, chega para o dia a dia.

                          Comentário


                            #14
                            Algo deste gênero
                            Também deve haver oferta pelo Olx



                            https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PjIqO.html

                            https://m.olx.pt/d/anuncio/honda-jaz...e-IDHcLVy.html
                            Editado pela última vez por sempreabrir; 04 August 2022, 23:05. Razão: Acrescentar anúncio olx

                            Comentário


                              #15
                              estava a demorar...

                              quanto aos C2 e C3, a diferença deve ser irrisória em termos de combustível. mas o C2 é bastante mais valorizado, apesar de ser segmento A e ter espaço minúsculo atrás. todos 1.4hdi, já passou um C3 pelas mãos da minha mãe, um C2 pelas do meu primo e um 206 pelas do meu irmão, sempre sem stresses. o 206 aliás ainda cá anda, de 2005. o C2 foi embora com mais de 300 mil e o C3 levava bastantes esfregas em AE e nunca se queixou durante os muitos anos em que aqui andou. mas não deixa de ser um motorzinho com 68cv apenas.

                              Comentário


                                #16
                                tens aqui um carro que as meninas costumam gostar. se o primeiro é de 2009 e tem pouco kms, mas é o 1.6, o segundo tem mais kms e o motor igual ao puntio, mas é de 2012. se conseguisses negociar para 5000€ qualquer um deles poderia ser uma boa hipótese, especialmente o primeiro, que tem uma amassadela para resolver na traseira (o vermelho parece bem mais cuidado). escusavas de ir para carros com mais meia dúzia de anos em cima e o imposto é só uma vez por ano, que num 1.3 nem é nada de especial.

                                https://www.olx.pt/d/anuncio/alfa-ro...o-IDHfURr.html

                                https://www.olx.pt/d/anuncio/alfa-ro...d-IDHfFzW.html

                                Comentário


                                  #17
                                  o smart que viste foi este, de certeza e pela descrição parece-me ser de alguém sério. mas tens outro por mais qualquer coisa sem ser comercial. o problema é que não está aí, está aqui em braga...

                                  https://www.olx.pt/d/anuncio/smart-f...o-IDHe8Ii.html

                                  https://www.olx.pt/d/anuncio/smart-f...l-IDH6sx6.html

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                    Toyota yaris. Mas por esse preço é difícil.
                                    Encontrei alguns até 4500 mas a maioria tem mais de 200k e são carros a gasolina.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                                      Os Puntos 1.3 seriam a minha escolha, preferencialmente na versão 90cv.

                                      Aspeto porreiro q.b., envelheceu bem na minha opinião.
                                      Caro curva bem para o segmento, é confortável e relativamente bem isolado.

                                      O 1.3, pelo menos na versão de 75cv (conduzo um da empresa diariamente, já com 360K KM sem nada de especial) é bastante económico, faço facilmente 4,5lt em condução normal sem cidade e com algum cuidado atira-se para perto dos 4lt.

                                      Manutenção é barata, o motor é pequeno e leva só 3,2 LT de óleo. Não é um ferrari mas é um fiat equilibrado, chega para o dia a dia.
                                      Pelo que disseste parece ser um carro bom para o tipo de uso que quero dar. Obrigada pelo feedback. O carro que vi tem 75cv. Vou ver se descubro algum com 90cv.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post

                                        Obrigada! Vou averiguar os Honda Jazz. Como costuma ser o consumo deles em autoestrada? Conseguem ser económicos ou consomem muito?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                          estava a demorar...

                                          quanto aos C2 e C3, a diferença deve ser irrisória em termos de combustível. mas o C2 é bastante mais valorizado, apesar de ser segmento A e ter espaço minúsculo atrás. todos 1.4hdi, já passou um C3 pelas mãos da minha mãe, um C2 pelas do meu primo e um 206 pelas do meu irmão, sempre sem stresses. o 206 aliás ainda cá anda, de 2005. o C2 foi embora com mais de 300 mil e o C3 levava bastantes esfregas em AE e nunca se queixou durante os muitos anos em que aqui andou. mas não deixa de ser um motorzinho com 68cv apenas.

                                          Encontrei um C2 a gasóleo, com pouco mais de 100k por 4800 euros mas consigo encontrar alguns até esse preço, por menos de 4000 euros, a gasolina. Os carros deste modelo em específico serão melhores a gasóleo do que os gasolina, em termos de consumo?

                                          Em relação aos C3, encontrei uns 4 carros a gasóleo com valores até aos 3500 euros, com quilometragens entre os 170k e os 210k.

                                          Os 206 a gasóleo que encontrei têm muitos km, para cima de 200k na maior parte dos anúncios.

                                          Os 207 encontrei um a gasolina com 130k a 4500 euros, e depois outros dois a gasóleo, com um mais de 250k a 2600 euros, e outro com 180k a 4200 euros.

                                          Prefiro um carro a gasóleo mas não sei se algum deste modelos compensará a versão de gasolina. Também tenho essa mesma dúvida em relação aos smarts. Cheguei a ver alguns smarts fortwo mas vi algumas pessoas a dizer que não seria um carro com muito andamento, dado a potência dele seria mais para a cidade e estradas nacionais e não tanto para autoestrada. Depois fui ver o smart forfour que já tem 75cv e me pareceu ter um pouco mais de pedalada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                            tens aqui um carro que as meninas costumam gostar. se o primeiro é de 2009 e tem pouco kms, mas é o 1.6, o segundo tem mais kms e o motor igual ao puntio, mas é de 2012. se conseguisses negociar para 5000€ qualquer um deles poderia ser uma boa hipótese, especialmente o primeiro, que tem uma amassadela para resolver na traseira (o vermelho parece bem mais cuidado). escusavas de ir para carros com mais meia dúzia de anos em cima e o imposto é só uma vez por ano, que num 1.3 nem é nada de especial.

                                            https://www.olx.pt/d/anuncio/alfa-ro...o-IDHfURr.html

                                            https://www.olx.pt/d/anuncio/alfa-ro...d-IDHfFzW.html

                                            Muito obrigada! Não era a minha primeira escolha... Há que reconsiderar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                              o smart que viste foi este, de certeza e pela descrição parece-me ser de alguém sério. mas tens outro por mais qualquer coisa sem ser comercial. o problema é que não está aí, está aqui em braga...

                                              https://www.olx.pt/d/anuncio/smart-f...o-IDHe8Ii.html

                                              https://www.olx.pt/d/anuncio/smart-f...l-IDH6sx6.html
                                              Realmente a distância não ajuda... O carro que está aqui mais perto parece-me igualmente interessante.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por claralves Ver Post
                                                Encontrei um C2 a gasóleo, com pouco mais de 100k por 4800 euros mas consigo encontrar alguns até esse preço, por menos de 4000 euros, a gasolina. Os carros deste modelo em específico serão melhores a gasóleo do que os gasolina, em termos de consumo?

                                                Em relação aos C3, encontrei uns 4 carros a gasóleo com valores até aos 3500 euros, com quilometragens entre os 170k e os 210k.

                                                Os 206 a gasóleo que encontrei têm muitos km, para cima de 200k na maior parte dos anúncios.

                                                Os 207 encontrei um a gasolina com 130k a 4500 euros, e depois outros dois a gasóleo, com um mais de 250k a 2600 euros, e outro com 180k a 4200 euros.

                                                Prefiro um carro a gasóleo mas não sei se algum deste modelos compensará a versão de gasolina. Também tenho essa mesma dúvida em relação aos smarts. Cheguei a ver alguns smarts fortwo mas vi algumas pessoas a dizer que não seria um carro com muito andamento, dado a potência dele seria mais para a cidade e estradas nacionais e não tanto para autoestrada. Depois fui ver o smart forfour que já tem 75cv e me pareceu ter um pouco mais de pedalada.
                                                Ora quanto aos smart fortwo não tenhas medo. Aliás tenho uma pessoa muito próxima que em breve vai querer o seu 1º carro e já lhe indiquei que para 1º carro considero o Ftwo o ideal.

                                                Quanto ao que as pessoas te disseram, se calhar pensaram que aquilo era um mercedes dos outros.....

                                                Já tive 2 e sempre fui para qualquer lado onde ía com os outros, incluindo Madrid !!!

                                                Velocidade de 140 km/h em AE sem problema (dava mais), consumo excelente, o diesel faz realmente 4,0 Lt/100 (comigo fez).....fácil de estacionar, hill assistance, por mim, para 1º carro é o ideal.

                                                Tens é de ter 1 cuidado: Todos os importados (cuja 1ª matricula não é de PT), acrescenta mais 100.000km ao que eles marcam. Se não fizerem barulhos esquisitos e TUDO estiver a funcionar, é provável que tenha sido bem tratado ou recuperado e está aí carro para andar ainda muito.

                                                Por cá andam por aí alguns que juntando os 100kkm, já devem estar perto dos 400kkm e continuam a andar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                                  Ora quanto aos smart fortwo não tenhas medo. Aliás tenho uma pessoa muito próxima que em breve vai querer o seu 1º carro e já lhe indiquei que para 1º carro considero o Ftwo o ideal.

                                                  Quanto ao que as pessoas te disseram, se calhar pensaram que aquilo era um mercedes dos outros.....

                                                  Já tive 2 e sempre fui para qualquer lado onde ía com os outros, incluindo Madrid !!!

                                                  Velocidade de 140 km/h em AE sem problema (dava mais), consumo excelente, o diesel faz realmente 4,0 Lt/100 (comigo fez).....fácil de estacionar, hill assistance, por mim, para 1º carro é o ideal.

                                                  Tens é de ter 1 cuidado: Todos os importados (cuja 1ª matricula não é de PT), acrescenta mais 100.000km ao que eles marcam. Se não fizerem barulhos esquisitos e TUDO estiver a funcionar, é provável que tenha sido bem tratado ou recuperado e está aí carro para andar ainda muito.

                                                  Por cá andam por aí alguns que juntando os 100kkm, já devem estar perto dos 400kkm e continuam a andar.

                                                  Obrigada pelo feedback!
                                                  Em relação a um Smart Fortwo a gasóleo, qual seria um intervalo de quilómetros queria sensato e se existe algum modelo/ ano a evitar? E um Smart Fortwo a gasolina, será de considerar?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Na minha opinião é do seguinte:

                                                    O mais recente possível e menos km cabendo no orçamento.

                                                    eu por mim fugia dos stands para estes carros. É um risco grande mas um particular que tenha a história dos ultimos 10 anos do carro bem contada, que explique as mazelas que ele terá....é melhor que a garantia "boi" dos stands: garantia que a gente chega lá com um problema e eles respondem: "uuuuummmmm"....isso não é motor é peça de desgaste....percebes ?

                                                    Gasolina não conheço. Só tive diesel de 2004 e de 2005. Dizem que os primeiros eram melhores que os segundos. Sendo que dos primeiros há a geração 1,5. Alguns só têm caixa sequencial sem ser automática, que apesar de automática também gasta embraiagem.

                                                    Gasolina a malta falava mal nestes da 1ª e 1,5ª geração. Dos após 2007 -salvo erro- que são a geração 2, esses não conheço, mas dizem que estes gastam mais.

                                                    Nada como ir ver e experimentar. Muitos amigos ficaram surpreendidos com o espaço interior do Ftwo.

                                                    Como disse são modelos muito robustos de motor, as avarias surgem mais nos diversos plásticos que abundam por todo o lado.

                                                    E atenção que os da 1ª e 1,5ª geração são muito fáceis de abrir por fora, daí que não é seguro deixar nada de valor no carro. Descobri isto quando tive de mudar o cabo de accionamento da fechadura da porta, era mais fácil desmanchar por fora que por dentro
                                                    Editado pela última vez por guisas; 05 August 2022, 23:16.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por claralves Ver Post
                                                      Obrigada! Vou averiguar os Honda Jazz. Como costuma ser o consumo deles em autoestrada? Conseguem ser económicos ou consomem muito?
                                                      Nao são motores conhecidos por consumirem muito.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                                        Na minha opinião é do seguinte:

                                                        O mais recente possível e menos km cabendo no orçamento.

                                                        eu por mim fugia dos stands para estes carros. É um risco grande mas um particular que tenha a história dos ultimos 10 anos do carro bem contada, que explique as mazelas que ele terá....é melhor que a garantia "boi" dos stands: garantia que a gente chega lá com um problema e eles respondem: "uuuuummmmm"....isso não é motor é peça de desgaste....percebes ?

                                                        Gasolina não conheço. Só tive diesel de 2004 e de 2005. Dizem que os primeiros eram melhores que os segundos. Sendo que dos primeiros há a geração 1,5. Alguns só têm caixa sequencial sem ser automática, que apesar de automática também gasta embraiagem.

                                                        Gasolina a malta falava mal nestes da 1ª e 1,5ª geração. Dos após 2007 -salvo erro- que são a geração 2, esses não conheço, mas dizem que estes gastam mais.

                                                        Nada como ir ver e experimentar. Muitos amigos ficaram surpreendidos com o espaço interior do Ftwo.

                                                        Como disse são modelos muito robustos de motor, as avarias surgem mais nos diversos plásticos que abundam por todo o lado.

                                                        E atenção que os da 1ª e 1,5ª geração são muito fáceis de abrir por fora, daí que não é seguro deixar nada de valor no carro. Descobri isto quando tive de mudar o cabo de accionamento da fechadura da porta, era mais fácil desmanchar por fora que por dentro

                                                        Tento evitar stands seja para essa marca ou para outras. É continuar a pesquisar. Obrigada pelas dicas!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A minha sugestão é um carro a gasolina, o mais recente possível e com o menor numero de kms.

                                                          O meu gosto pessoal: Mazda 2.
                                                          Escolha racional, Fiat Punto.

                                                          Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                            A minha sugestão é um carro a gasolina, o mais recente possível e com o menor numero de kms.

                                                            O meu gosto pessoal: Mazda 2.
                                                            Escolha racional, Fiat Punto.

                                                            Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk
                                                            Obrigada pelas dicas. Não sei até que ponto um carro a gasolina será mais barato a longo prazo. Tenho algumas dúvidas...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X