Mail da ACAM:
À Presidência do
Conselho de Administração da BMW Portugal
CC Presidente da Câmara Municipal de Tavira
Exmos. Senhores,
O despiste ontem, do Eng. José Macário Correia, presidente da Câmara Municipal de Tavira, é apenas o mais recente de uma longa série de episódios rodoviários envolvendo viaturas oficiais.
Neste caso, a viatura em causa é de marca BMW, e o despiste foi alegadamente provocado por aqua-planning.
Qualquer situação de aqua-planning está inevitavelmente associada a velocidade excessiva.
Mas a verdade é que há um número elevadíssimo de viaturas BMW envolvidas neste tipo de situações (os registos da BRISA demonstram-no).
Isto ocorre porque os BMW têm tracção traseira e não dianteira, o que leva a que, numa travagem em piso molhado, o peso do veículo se transfira para a dianteira e as rodas motrizes percam repentinamente aderência, descontrolando a direcção.
Por isso, um condutor de BMW deve travar em antecipação e, ao passar pela zona de previsível aqua-planning
, deve até acelerar ligeiramente, em vez de travar.
A ACA-M vem assim pedir à BMW Portugal que, à semelhança do que a sua empresa-mãe, na Alemanha, faz, crie urgentemente cursos de condução avançada em piso molhado para os seus clientes.
Com os melhores cumprimentos
Manuel João Ramos
Presidente da ACA-M
Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados
Av. 5 Outubro, 142, 1º Dtº
1050-062 Lisboa
PORTUGAL
Mobile: (+351)919258585
Mobile: (+351)916839480 / (+351)919258585
<aca-m@aca-m.org>
<www.aca-m.org>
<www.estradaviva@org>
<www.sobreviventes.org>
Isto é verdade? Nomeadamente, a estatística da Brisa sobre os despistes de BMW?
À Presidência do
Conselho de Administração da BMW Portugal
CC Presidente da Câmara Municipal de Tavira
Exmos. Senhores,
O despiste ontem, do Eng. José Macário Correia, presidente da Câmara Municipal de Tavira, é apenas o mais recente de uma longa série de episódios rodoviários envolvendo viaturas oficiais.
Neste caso, a viatura em causa é de marca BMW, e o despiste foi alegadamente provocado por aqua-planning.
Qualquer situação de aqua-planning está inevitavelmente associada a velocidade excessiva.
Mas a verdade é que há um número elevadíssimo de viaturas BMW envolvidas neste tipo de situações (os registos da BRISA demonstram-no).
Isto ocorre porque os BMW têm tracção traseira e não dianteira, o que leva a que, numa travagem em piso molhado, o peso do veículo se transfira para a dianteira e as rodas motrizes percam repentinamente aderência, descontrolando a direcção.
Por isso, um condutor de BMW deve travar em antecipação e, ao passar pela zona de previsível aqua-planning
, deve até acelerar ligeiramente, em vez de travar.
A ACA-M vem assim pedir à BMW Portugal que, à semelhança do que a sua empresa-mãe, na Alemanha, faz, crie urgentemente cursos de condução avançada em piso molhado para os seus clientes.
Com os melhores cumprimentos
Manuel João Ramos
Presidente da ACA-M
Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados
Av. 5 Outubro, 142, 1º Dtº
1050-062 Lisboa
PORTUGAL
Mobile: (+351)919258585
Mobile: (+351)916839480 / (+351)919258585
<aca-m@aca-m.org>
<www.aca-m.org>
<www.estradaviva@org>
<www.sobreviventes.org>
Isto é verdade? Nomeadamente, a estatística da Brisa sobre os despistes de BMW?
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