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C4 Picasso 2.0 HDI vs Scénic 2.0 dCi

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    C4 Picasso 2.0 HDI vs Scénic 2.0 dCi

    Citroën C4 Picasso 2.0HDi Exclusive CMP6 / Renault Scénic II 2.0 dCi 150cv Dynamique Luxe
    Face-a-Face Monovolumes Médios
    O Grand Scénic é bem conhecido e foi agora renovado, ao passo que o C4 Picasso é totalmente novo e promete ser a grande resistência à algo hegemónica liderança do modelo da Renault no segmento dos monovolumes médios.



    As famílias crescem e, normalmente, a bagagem segue a mesma tendência, mas os automóveis nunca foram conhecidos por as suas dimensões ou lotação aumentarem com o passar dos anos, seguindo também eles o crescimento das famílias. Nessa altura é chegada a hora de equacionar a mudança para modelos mais adequados às necessidades e os monovolumes médios surgem como uma das hipóteses a considerar, em especial aqueles cuja lotação ascende aos sete lugares. Neste segmento, o Grand Scénic tem dado cartas e viu agora a frente e a traseira serem ligeiramente retocadas, em especial ao nível do desenho das ópticas. Contudo, o remodelado Renault tem de enfrentar no renhido campo de batalha do mercado automóvel um novo adversário, o C4 Picasso. Tratando-se de um modelo totalmente novo e que, ao contrário do que se poderia pensar devido ao seu nome, não é o substituto do Xsara Picasso, vem sim posicionar-se na gama Citröen acima deste e logo abaixo do C8.
    Com um nível de montagem muito equivalente e com garantias semelhantes, a grande diferença no campo da carroçaria entre estes dois modelos reside na sua bagageira. Com capacidades semelhantes quando se utilizam as três fileiras de bancos, a mala do Citröen apresenta mais espaços de arrumação e, no modelo ensaiado, a inclusão da suspensão traseira pneumática permite que o plano de carga fique mais acessível, pois, pressionando um botão na bagageira, a altura de acesso baixa cerca de 14 centímetros. Se a configuração interior for de cinco lugares, então o Grand Scénic perde 16 litros de capacidade face ao Citröen.
    O espaço disponibilizado por estes monovolumes está no mesmo patamar, mas, por esta altura, começam a surgir os «pequenos grandes» pormenores do C4 Picasso. A dimensão do pára-brisas e, também, a maior superfície vidrada, permitem uma superior luminosidade no interior que, directamente, influencia positivamente na noção interior de espaço. Ao mesmo tempo, a versão 2.0 HDi só está disponível com a caixa robotizada CMP6, o que liberta espaço entre os dois bancos dianteiros, pois elimina a consola central que é substituída por um espaço de arrumação fechado e refrigerado capaz de levar uma garrafa de 1,5 litros.
    Neste campo da versatilidade, ambos os modelos surgem como as melhores propostas do segmento. Todavia, o Citröen leva vantagem pela inclusão de várias soluções, umas que primam pela inovação, outras pela quantidade. Os espaços de arrumação estendem-se deste o topo do tablier até ao plano inferior do mesmo, sendo difícil encontrar objecto que não caiba ou encaixe num deles. O Grand Scénic possui dois compartimentos no «soalho» à frente da segunda fileira de bancos, algo que também pode ser encontrado no Citröen. Ambos possuem mesas de apoio nas costas dos bancos dianteiros e, no caso do C4 Picasso, estas podem ocultar dois ecrãs retrácteis de 7#8221; caso se adquira o pack vídeo opcional. Este último custa 2100 euros e inclui dois ecrãs e o leitor de DVD que fica posicionado entre os bancos da frente.
    A modularidade do interior destes dois monovolumes está entre o que melhor se faz no segmento. A quantidade de soluções é enorme e adaptável às mais variadas necessidades, se bem que os dois modelos interpretam de forma diferente o conceito, em especial no que diz respeito ao habitual «jogo» dos bancos. Ambos possuem bancos individuais, mas no caso do Grand Scénic estes podem ser retirados e a sua distribuição reequacionada face às necessidades. No caso do C4 Picasso, os bancos não saem, mas rebatem para o soalho, utilizando depois umas coberturas desdobráveis que tornam o piso plano. Dedicando algum tempo a pensar nisto, rapidamente se chega à conclusão da vantagem do Citröen. Quando o sistema de rebatimento está bem pensado e resulta, tem vantagens evidentes face aos bancos individuais removíveis do Renault, que tem o grande contratempo de exigir que se ande com os bancos de um lado para o outro com o inerente incómodo do peso (apesar de neste caso concreto não serem dos mais pesados). Além disso, caso se opte por uma configuração de dois lugares na segunda fileira, o terceiro banco tem de ficar de fora e isso coloca a questão: o que é que se faz ao banco? Para uns é simples, a garagem pode ter espaço, mas para outros pode não ser bem assim. A qualidade dos materiais do interior é boa nos dois casos, mas no Citröen os bancos são um pouco esponjosos, o que não abona muito a favor da posição de condução.
    Quando se passa para o Renault, é a posição do volante demasiado horizontal que não joga a favor do condutor.
    Já em estrada, rapidamente se constata que estamos perante dois monovolumes que pedem quilómetros ao volante, pois o conforto evidenciado só nos reporta a imagens de longas viagens. Neste ponto, o Citröen consegue estar uns furos acima do Grand Scénic, essencialmente pelo conforto acústico e pela melhor forma como suprime as mais variadas vibrações do piso.
    Equipado de série com a caixa robotizada de seis velocidades, o C4 Picasso facilita muito a vida ao condutor, que pode deixar para a caixa o trabalho das mudanças de velocidade. Para melhor aproveitar as potencialidades desta caixa, convém lembrar que não é uma automática tradicional, mas sim uma robotizada, logo, caso se opte pela utilização das palhetas no volante no modo normal, então o melhor é pensar como se de uma caixa manual se tratasse, isto é, sempre que se faz uma passagem de caixa levantar o pé do acelerador. É só uma questão de habituação para evitar que a cada passagem de caixa os passageiros sejam impulsionados para a frente e para trás constantemente. Além disso, a enorme superfície vidrada elimina bastante os conhecidos ângulos mortos, em especial o típico ângulo de visão normalmente reduzido pelo pilar A, que neste caso é dividido em dois pilares estreitos que têm entre si um vidro de generosas dimensões. A versão ensaiada ainda inclui um opcional que custa 220 euros e que consiste na inclusão de sensores de estacionamento também na frente, os quais, juntamente com os traseiros, que são de série, compõem um sistema de detecção de espaço de estacionamento, que ajuda o condutor a ter a certeza se no meio da cidade o espaço que encontrou entre dois carros, paralelo à faixa de rodagem, é suficiente para estacionar #8211; este sistema só funciona até aos 20km/h. No fundo estamos perante dois monovolumes que, com brio, envergam as vestes da polivalência e do conforto. Na hora de fazer contas aos euros, o Renault marca alguns pontos, pois surge com o melhor preço e possui um melhor valor de retoma. Os seus consumos também são mais comedidos e só o facto da ir à revisão mais frequentemente que o Citröen a impede de fazer o pleno no campo da economia.

    Fonte: http://www.autohoje.com/testes.aspx?ct=38e83c19

    Dou um rebuçado a quem tiver paciência pra ler isto tudo. :D:D

    #2
    Eu li tudo! :D Quero o meu rebuçado!

    Quanto ao texto e pelo que já vi da Picasso, era sem dúvida a minha escolha! Só falta ter o 2.2 HDi de 170cv para concorrer com as melhores propostas do segmento também a nível de prestações!

    Comentário


      #3
      Confesso... ao final do dia a não ver outra coisa senão carros, já não tenho capacidade para ler isto tudo.... resumidamente, quem é que ganha?

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        #4
        citação:Originalmente colocada por fapoc

        Eu li tudo! :D Quero o meu rebuçado!

        Quanto ao texto e pelo que já vi da Picasso, era sem dúvida a minha escolha! Só falta ter o 2.2 HDi de 170cv para concorrer com as melhores propostas do segmento também a nível de prestações!
        Queres que mande via CTT, vens cá tu buscar, ou deixo-o numa pasta partilhada ( vulgo rebuçado electrónico)? [}]
        De facto a comprar um monovolume iria para uma C4 Picasso.
        Se bem que para mim depois do restyling a Scénic ficou mais bonita.
        Mas aquela traseira...[xx(]
        Quanto a qualidades pelo que li a Citro jogou forte quanto ao interior;)

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          #5
          ja nao recebo rebuçado :D[8)]

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            #6
            Vi hoje algumas Citroën C4 Picasso no armazém de Citröen de Porriño (Espanha) e ao longe pareceu-me ser um carro interessante. Também já li opiniões sobre o carro em várias revistas e parece-me uma boa escolha, além de que é um carro recente, comparativamente ao Scénic que vai já alcançando a maturidade...

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              #7
              Sobre a sempre subjectiva estética: já vi 2 ao vivo e adorei; é mais elegante que nas fotos.

              Sobre os restantes aspectos, creio que tem capacidade para dar cartas neste segmento. Os comparativos da Autohoje e do L'Automobile dão vitória ao C4 Picasso, acho que justamante. Só falta ir ver um com mais detalhe.

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                #8
                O link para o pdf não dá. Já não é a primeira vez que isto acontece.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por RAD

                  O link para o pdf não dá. Já não é a primeira vez que isto acontece.
                  Porra, já me vais arranjar problemas. :D

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                    #10
                    Mais uma vez, a Citroën dá cartas , no que respeita a Automóveis familiares [:X][:X][:X]

                    Dessas 2 , prefiro a Picasso...até porque a Scénic, está muito "vista" ... não por culpa do design , mas por culpa de se verem tantas...:D
                    Ainda assim , tanto uma como a outra, têm muito bom design... mas prefiro a Picasso...

                    A C4 Picasso , parece-me uma boa opção, mas com caixa manual....nada de robotizadas , nem automáticas, sem sequenciais....

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                      Mais uma vez, a Citroën dá cartas , no que respeita a Automóveis familiares [:X][:X][:X]

                      Dessas 2 , prefiro a Picasso...até porque a Scénic, está muito "vista" ... não por culpa do design , mas por culpa de se verem tantas...:D
                      Ainda assim , tanto uma como a outra, têm muito bom design... mas prefiro a Picasso...

                      A C4 Picasso , parece-me uma boa opção, mas com caixa manual....nada de robotizadas , nem automáticas, sem sequenciais....
                      Até la podia estar um Porsche 911....se la estivesse um Citroen tu preferias... ;)

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                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Cruise_Control

                        citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                        Mais uma vez, a Citroën dá cartas , no que respeita a Automóveis familiares [:X][:X][:X]

                        Dessas 2 , prefiro a Picasso...até porque a Scénic, está muito "vista" ... não por culpa do design , mas por culpa de se verem tantas...:D
                        Ainda assim , tanto uma como a outra, têm muito bom design... mas prefiro a Picasso...

                        A C4 Picasso , parece-me uma boa opção, mas com caixa manual....nada de robotizadas , nem automáticas, sem sequenciais....
                        Até la podia estar um Porsche 911....se la estivesse um Citroen tu preferias... ;)
                        ...

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                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Cruise_Control

                          citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                          Mais uma vez, a Citroën dá cartas , no que respeita a Automóveis familiares [:X][:X][:X]

                          Dessas 2 , prefiro a Picasso...até porque a Scénic, está muito "vista" ... não por culpa do design , mas por culpa de se verem tantas...:D
                          Ainda assim , tanto uma como a outra, têm muito bom design... mas prefiro a Picasso...

                          A C4 Picasso , parece-me uma boa opção, mas com caixa manual....nada de robotizadas , nem automáticas, sem sequenciais....
                          Até la podia estar um Porsche 911....se la estivesse um Citroen tu preferias... ;)
                          Que comentário tão triste....[|)]

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                            citação:Originalmente colocada por Cruise_Control

                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                            Mais uma vez, a Citroën dá cartas , no que respeita a Automóveis familiares [:X][:X][:X]

                            Dessas 2 , prefiro a Picasso...até porque a Scénic, está muito "vista" ... não por culpa do design , mas por culpa de se verem tantas...:D
                            Ainda assim , tanto uma como a outra, têm muito bom design... mas prefiro a Picasso...

                            A C4 Picasso , parece-me uma boa opção, mas com caixa manual....nada de robotizadas , nem automáticas, sem sequenciais....
                            Até la podia estar um Porsche 911....se la estivesse um Citroen tu preferias... ;)
                            Que comentário tão triste....[|)]
                            Mas não deixa de ter a sua verdade...

                            Só caixa manual pq? Não gostas das outras? [8)]

                            Comentário


                              #15
                              Eu preferia a Scenic 2.0 DCi...não me perguntem porque, mas esta´última renovação trouxe-lhe coisas boas!!

                              Comentário


                                #16
                                A Picasso não tem propriamente uma estética que me agrade muito, mas neste tipo de carros a funcionalidade é rei, e parece-me que é uma excelente proposta. Já agora a caixa auto parece-me ideal para a função.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu, a comprar seria uma Picasso, mas primeiro tenho de fazer os putos...:D:D;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por mcag

                                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                    citação:Originalmente colocada por Cruise_Control

                                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                    Mais uma vez, a Citroën dá cartas , no que respeita a Automóveis familiares [:X][:X][:X]

                                    Dessas 2 , prefiro a Picasso...até porque a Scénic, está muito "vista" ... não por culpa do design , mas por culpa de se verem tantas...:D
                                    Ainda assim , tanto uma como a outra, têm muito bom design... mas prefiro a Picasso...

                                    A C4 Picasso , parece-me uma boa opção, mas com caixa manual....nada de robotizadas , nem automáticas, sem sequenciais....
                                    Até la podia estar um Porsche 911....se la estivesse um Citroen tu preferias... ;)
                                    Que comentário tão triste....[|)]
                                    Mas não deixa de ter a sua verdade...

                                    Só caixa manual pq? Não gostas das outras? [8)]
                                    Sinceramente, não....

                                    Não me consigo imaginar a conduzir sem o pedal da embraiagem [8D]

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                      citação:Originalmente colocada por mcag

                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                      citação:Originalmente colocada por Cruise_Control

                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                      Mais uma vez, a Citroën dá cartas , no que respeita a Automóveis familiares [:X][:X][:X]

                                      Dessas 2 , prefiro a Picasso...até porque a Scénic, está muito "vista" ... não por culpa do design , mas por culpa de se verem tantas...:D
                                      Ainda assim , tanto uma como a outra, têm muito bom design... mas prefiro a Picasso...

                                      A C4 Picasso , parece-me uma boa opção, mas com caixa manual....nada de robotizadas , nem automáticas, sem sequenciais....
                                      Até la podia estar um Porsche 911....se la estivesse um Citroen tu preferias... ;)
                                      Que comentário tão triste....[|)]
                                      Mas não deixa de ter a sua verdade...

                                      Só caixa manual pq? Não gostas das outras? [8)]
                                      Sinceramente, não....

                                      Não me consigo imaginar a conduzir sem o pedal da embraiagem [8D]
                                      Estava a pegar contigo porque sei que nunca conduziste nada do género.
                                      Não digas não. Olha que anda muita gente a ficar adepto das caixas "tipo" DSG.
                                      Eu ainda estou à espera de experimentar para ver, mas se forem como diz quem sabe do assunto... convencem-me facilmente.

                                      Cumprimentos

                                      PS:As aulas de condução estão a correr bem?

                                      Comentário

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