Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Radares em Lisboa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This topic is closed.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Radares em Lisboa

    Dúvido que este sistema de radades seja preventivo e não apenas mais uma caça à multa, porque andar naquelas Av. de Lisboa a 50 kms não faz qualquer sentido.
    Eu vivi 3 anos em Inglaterra e sei como funciona lá o sistema de radares, bem como os limites de velocidade. Primeiro que tudo, a maior das estradas lá em Inglaterra estão adaptadas à velocidade correcta e não apenas como em Portugal em que fora das localidades 90, localidades 50, com poucas excepções de 70/80 nalgumas ICs. Eu vou-vos dar um exemplo duma AE (A40) que vem de Oxford para o centro de Londres. Bem fora da área de Londres tinha a velocidade normal como limite, julgo que era de 90 milhas, que corresponde aos nossos 120. Atenção que esta AE tem continuação mesmo passando pelo Centro de Londres com pelo menos 2 vias em cada sentido (é a que passa em Baker Street junto ao Madame Tussauds). À medida que nos aproximamos de Londres a velocidade vai sucessivamente diminuindo, sendo bem vísiveis sinaléticas de 70 milhas limite, 50, 40 e já perto do centro de 30 milhas/h. Eu fazia esta parte final quase todos os dias e achava que a velocidade estava bem regulada para uma condução segura, tinha radares quase de km a km. Estes radares eram umas caixas bem visíveis de cerca de 1/2 metros de altura, tipo caixas de pombos. Inicialmente estas caixas eram pintadas de cinzento, mas, mais tarde, por desisão dos tribunais foram obrigados a pintá-las de amarelo fluroscente por forma a que ficassem ainda mais visíveis a uma distância maior. Isto porque puseram um processo em tribunal porque as cx estava pouco vísiveis e havia sempre algumas pessoas que travavam muito em cima e podia provocar acidentes. Assim sendo, eu e toda a gente rodava dentro dos limites, inclusivamente se alguém passava só um pouco mais depressa via-se logo o flash. Quando já conhecia bem a estrada e sabia bem onde estavam todos os radares, acelerava um pouco mais fora deles. Mas digo-vos, mal começava a acelarar já tinha de começar a reduzir para o próximo. Outro aspecto: todas as estradas que tinha radares estavam bem sinalizadas com grandes placares a dizerem isso mesmo. Isto é que são medidas preventivas e não como em Portugal que é só caça à multa. Depois pelo facto de a velocidade estar ajustada a cada troço nós sabiamos que o que estava estabelecido era o limite e nem mais uma milha. Aqui não, os 50 kms dentro de Lisboa é só um faz de conta e toda a gente sabe que não é para cumprir, por isso não há uma responsabilidade de não se ultrapassarem os limites de velocidade em termos gerais do País. Vejo na Infante D. Henrique, que passo normalmente por lá quase todos os dias, carros da polícia a andarem à mesma velocidade de toda a gente, ou seja a 80/90 kms/h. Assim está tudo mal. Em Inglaterra não há zona de AE em obras que não tenha radares, aqui são as áreas mais acidentadas. Lá esta questão dos radares é mesmo a sério. Vejam este exemplo: uma vez passei por uma cx dessas de radar que tinha uma lona em cima a dizer 'fora de funcionamento'. Estão a imaginar aqui em Portugal a fazerem isso?. Outro exemplo: vi muitas vezes jóvens em grupos à noite nas discotecas em que havia sempre um que não bebia, era o condutor e isso era assumido por todos ... e se eles bebem....muito mais que os nossos. Outros vezes vi jovens que eu até conhecia e que tinham carro a irem para a 'noite' de taxi e diziam-me 'quero beber à vontade, não quero preocupar-me com condução. É assim que funciona lá e deveria ser aqui também!!!!

    #2
    isso tb é questão de mentalidade

    mas em algumas avenidas de lisboa em que não haja habitações não se justifica os 50

    Comentário


      #3
      Eu vejo o asunto precisamente ao contrário, se não for assim, eles também não cumprem.

      Já que conhece o país era interessante saber-se que multas é que pagam se não respeitarem os limites de velocidade, visto que a grande maioria das multas são por excesso de velocidade.

      Comentário


        #4
        Eu concordo que seja assim em Lisboa se os radares forem colocados bem visíveis e como forma de prevenção, não escondidos para caçarem multas. Lá os excessos de velocidade sãos penalizados com perda de pontos na carta e sei que para os estrangeiros os valores da multa eram na ordem das 300 a 500 libras (mais de cem contos). Vivi lá 3 anos e nunca fui mandado parar por um polícia e muito eu andei por todo o país e até Escócia. A grande repressão é feita apenas nos casos de infracção ou se uma pessoa tiver um acidente estando a infringir as regras, aí a penalização é enorme.

        Comentário


          #5
          A multa "normal" são 90€ e 3 pontos na carta. Ao fim de 12 pontos a carta é apreendida.

          Se por exemplo for apanhado a 60 milhas numa zona de 30, ou a mais de 100 milhas num autoestrada, vai a tribunal e fica logo com 6 pontos na carta. O juíz pode decidir até 1500€ de multa se a transgressão for numa estrada normal e até 3720€ de multa de for em AE.

          Comparadas com estes valores as nossas multas não valem nada.

          Comentário


            #6
            Ai, bebem muito mais que os nossos..!
            Eu sou jovem e quando vou para a noite raramente levo carro, e se o levar nunca bebo.

            Comentário


              #7
              Por falar em limites de velocidade impostos e adequados à circulação. Eu também reparei nisso logo aqui ao lado, em Espanha.

              Lembro-me das vezes que conduzi lá, as coisas são bem diferentes para melhor. As estradas são bem melhores, são melhor sinalizadas e mais realistas/seguras.

              Enquanto que cá contornam os montes com curvas apertadas, lá a maior parte das vezes escavam os montes para retirar ou suavizar as curvas.

              O que acontece também é que cá "espetam" com sinais sucessivos de 80km/h -> 60km/h -> 40km/h e nem sempre a curva é taõ apertada que justifique tamanha redução (outras têm razão de pôr lá os 40km/h de tão medonha que é a curva). Seja como for quando a curva aperta, ninguém cumpre à risca o limite. Das duas uma, faz bem a curva ou então despista-se e dizem: "Causa: excesso de velocidade" ou "velocidade excessiva"! Mas o mal nunca é da estrada! Em Espanha, colocam um sinal tipo 70km/h, vemos a curva e percebemos que 90km/h ou 100km/h talvez seja demasiado e reduzimos (instintivamente reduzimos, pois temos a percepção que a velocidade é inadequada à curva independentemente do limite imposto). Lá está, em Espanha por natureza acabamos por fazer uma curva que não é muito apertada a uma velocidade que nos parece segura e que acaba por ser indêntica à imposta pela sinalização (lá está, eles acertam na "muche" às condições reais). Isto é que é uma correcta e segura associação entre a estrada e o condutor. A estrada colabora dando ao condutor mais confiança, tranquilidade e segurança. Cá é assim: não há ou não vemos o sinal e arriscamo-nos a entrar mal na curva. Ou então quando vemos um sinal de 40km/h reduzimos para os 40km/h e sentimo-nos "defraudados" pela má informação/excesso de zelo e para a próxima trangredimos fazendo à velocidade que achamos melhor. Cá em Portugal não há essa colaboração entre estrada e condutor. Somos sempre brindados com incorrecções de concepção da estrada. O condutor está entregue a si mesmo, age em relação ao que vê e lhe parece, interpretando à sua maneira, pois não há confiança nas condições da estrada. Quantas vezes isso me acontece... vou na estrada, vejo um sinal e... [:0] "Isto não bate a bota com a perdigota!". Ex: nas traseiras da casa da minha sogra há uma praceta cujo acesso dos carros é feito por um túnel no próprio prédio. Lógico seria haver um sinal que indique a altura máxima para os veículos poderem passar. Pois o sinal que lá está é parecido a este...

              ... mas com a indicação 2,5t!!! [:0] Devia ser algo do estilo:

              Para quem ordenou a colocação do dito cujo só lhe importava o peso e não o de altura máxima... [8] Escusado será dizer que já lá ficaram uns quantos entalados! :D

              Fora de Portugal é outro mundo!

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por blindness2005



                Lembro-me das vezes que conduzi lá ( Espanha ), as coisas são bem diferentes para melhor. As estradas são bem melhores, são melhor sinalizadas e mais realistas/seguras.
                Pois...sim, ups queria dizer não

                Já alguma vez foste por exemplo a Santiago de Compostela ?

                Em que é as estradas diferem das de cá ?

                Até as auto-estradas pagas, são mais estreitas, temos IC's muito melhores, e a qualidade da camada de desgaste está em quantidade e qualidade inferiores ás AE's do nosso burgo

                Como curiosidade:

                Reclamam dos preços dos parques pagos por cá, nas imediações da Igreja de SC o parqueamento paga-se a cerca de 1€ por minuto

                Abram os olhos

                Comentário


                  #9
                  Em Madrid os parques custam mais de 40€por cada 24H.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por CLIO_thoris

                    citação:Originalmente colocada por blindness2005



                    Lembro-me das vezes que conduzi lá ( Espanha ), as coisas são bem diferentes para melhor. As estradas são bem melhores, são melhor sinalizadas e mais realistas/seguras.
                    Pois...sim, ups queria dizer não

                    Já alguma vez foste por exemplo a Santiago de Compostela ?

                    Em que é as estradas diferem das de cá ?

                    Até as auto-estradas pagas, são mais estreitas, temos IC's muito melhores, e a qualidade da camada de desgaste está em quantidade e qualidade inferiores ás AE's do nosso burgo

                    Como curiosidade:

                    Reclamam dos preços dos parques pagos por cá, nas imediações da Igreja de SC o parqueamento paga-se a cerca de 1€ por minuto

                    Abram os olhos
                    Eu nunca fui a Santiago de Compostela, portanto, não sei.

                    Provavelmente há zonas em Espanha que são piores que outras. Eu andei na Andaluzia. As estradas nessa zona são boas. Só para dar um exemplo: andei por uma estrada secundária espanhola que metia a um canto determinadas IP's e IC's portuguesas (com apenas uma faixa em cada sentido) cheias de buracos, mal sinalizadas e com outras situações manosas! O que eu quero dizer é que em Espanha as estradas [u]globalmente</u> são melhores que em Portugal! Logicamente que há algumas excepções. Não gostei muito da autopista (ou lá o que chamam aquilo) entre Huelva e Sevilha. Parece que na altura esqueceram-se de aparar a vegetação que separa os 2 sentidos. Estava muito perto da faixa da esquerda e causava algum embaraço à condução. O Asfalto também já não era novo, mas também não havia buracos. Achei muito bom as contínuas mensagens de aviso nº de acidentes em determinada altura e outros alertas do género e a incentivar uma condução mais cautelosa e defensiva.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X