Astra F de 82cv.
Em terreno plano 190km/h.
A descer 205km/h, mas nestas condições penso que até pode dar um pouco mais..., depende do grau de inclinação e extenção da descida...
185-190 é a "brincar" (em recta, a direiro, plano +ou- 0º, sem grandes curvas!!!!! senão é ver o amortecedor direito a mandar para o esquerdo e este a dizer que não quer mais e devolve a carga :D).
Agora se dá mais já não me lembro, mas é possível que bem espremido ainda dê qualquer coisita mais.
A descer só depende de Deus, do condutor, do estado do motor, caixa, transmissões, pneus, peso (ajuda muito a descer e estraga muito a subir) e, muito, da inclinação. ;)
Velocidades a "descer pinheiros" não sei de carro nenhum.
EDIT: estou a referir-me à Caravan 1.4! Não sei se os 3-5 portas poderão espremer mais alguma coisa, mas é possível! É normal a aerodinâmica das carrinhas ser ligeiramente pior que a das berlinas que lhes dão origem. (Não me metam em trabalhos... [8)])
....decidiu criar mais um tópico a falar da mesma treta.
Eu já fui bem claro nos vários posts que coloquei.
O meu Astra (Astra G 1.4 16v 90cv 3 portas com Jante 16 e pneu 205/50) já deu 204km/h no GPS e no ponteiro estava entre os 212Km/h e os 214Km/h.
Não consigo identificar com precisão a velocidade no ponteiro porque a graduação é de 10 em 10 km.
O local, digo mais uma vez, foi na AE entre Montemor e Évora. Volto também a dizer que foi em RECTA mas NÃO em PLANO. Claro que ía a descer mas não era a descida da Pimenteira (Lisboa - A5).
Se o Sr. Jegras acredita, tudo bem. Se não acredita, ao invés de andar a criar tópicos para provar que sou mentiroso, porque é que não vem daí e traz uns 2 GPS para juntar ao meu e vamos dar uma volta??
Pois no caso da F não é a "brincar" nem eu o disse que era ;)
Dá 190km/h no limite da 4ª velocidade às 6400rpm (fronteira do redline).
E um erro de 35 km/h...
Segundo a carfolio:
citação:Top speed 155 km/h (96 mph)
Estás engando, não deves estar a falar da mesma coisa ;) (olha que existia uma versão de 60cv,mas não estou a falar dessa!)
Não estou a inventar, e quem já me conhece sabe que assim é.
A top speed em plano é atingida neste modelo em 4ª como disse (e neste caso mesmo nas 6400rpm a berrar bem ;)), a 5ª quanto muito talvez consiga manter mas até pode perder um pouco de velocidade ao ser engrenada.
A 5ª velocidade é mesmo overdrive e só passa dessa marca a descer.
Estás engando, não deves estar a falar da mesma coisa ;) (olha que existia uma versão de 60cv,mas não estou a falar dessa!)
Não estou a inventar, e quem já me conhece sabe que assim é.
A top speed em plano é atingida neste modelo em 4ª como disse (e neste caso mesmo nas 6400rpm a berrar bem ;)), a 5ª quanto muito talvez consiga manter mas até pode perder um pouco de velocidade ao ser engrenada.
A 5ª velocidade é mesmo overdrive e só passa dessa marca a descer.
Estás engando, não deves estar a falar da mesma coisa ;) (olha que existia uma versão de 60cv,mas não estou a falar dessa!)
Não estou a inventar, e quem já me conhece sabe que assim é.
A top speed em plano é atingida neste modelo em 4ª como disse (e neste caso mesmo nas 6400rpm a berrar bem ;)), a 5ª quanto muito talvez consiga manter mas até pode perder um pouco de velocidade ao ser engrenada.
A 5ª velocidade é mesmo overdrive e só passa dessa marca a descer.
De facto existiram 2 versões.
O erro para o 1.4 SE (?) de 83cv é de 20 km/h.
citação:Top speed 171 km/h (106 mph)
Se tu dizes que é 171km/h então temos um erro de 19km/h.
Eu respondi à questão "de quanto vêm no mostrador".
Onde foste buscar essas especificações estão lá as relações de caixa e o final drive ratio também?
Que possas fornecer!
Se tu dizes que é 171km/h então temos um erro de 19km/h.
Eu respondi à questão "de quanto vêm no mostrador".
Onde foste buscar essas especificações estão lá as relações de caixa e o final drive ratio também?
Que possas fornecer!
Se não acredita, ao invés de andar a criar tópicos para provar que sou mentiroso, porque é que não vem daí e traz uns 2 GPS para juntar ao meu e vamos dar uma volta??
Vão, vão! Que eu levo o meu 111 faralhado e ainda vos rato a todos!
Aquilo já deu duas voltas ao velocímetro (a descer por um castanheiro). Ora se marca 200... duas voltas são, no mínimo!, 400 km/h. Como aquilo até deve ter um erro negativo, eu acho que, no mínimo, iria a uns 407,34 km/h.
Se quiserem é só pegar nos GPSs zz zzz
Ah! E ia a gastar 5 litros de gasolina a cada 100 km! :D
Astra G Caravan 1.4 de meados de 2002 (com caixa CR), deu 200km/h em plano. A Astra H Caravan 1.4 ainda só foi aos 180km/h (chegou nas calmas e só não passei porque a rodagem ainda estava muito recente). Ainda não tive oportunidade de voltar a esticar...
(velocidades de ponteiro atingidas em 5ª e em plano)
Se tu dizes que é 171km/h então temos um erro de 19km/h.
Eu respondi à questão "de quanto vêm no mostrador".
Onde foste buscar essas especificações estão lá as relações de caixa e o final drive ratio também?
Que possas fornecer!
E se, como foi dito, é o valor em plano, isto basta.
É pena não estar lá o valor de relação de caixa para a 4ª vel. só está para a 5ª
De qualquer das formas fazendo uma contas posso calcular o erro ao circular em 5ª nos 190km/h.
A 190km/h a rotação em 5ª é de +- 4750rpm.
Os pneus são 185/60 R14 o que implica um raio de 288,80mm
O perimetro da roda será então 2*PI*R= 1,81453m
5ª ratio = 0,71
Final drive = 4,18
Então temos um resultado de 4750/0,71/4,18 * 1,81453 * 60 (60 minutos = uma hora) = 174.25 aproximadamente 174km/h!
Ou seja um erro de 16km/h, este valor não é de menosprezar, as actuais Astras H tem um erro menor tanto que o velocimetro vai apertando a escala à medida que se evolui para valores mais elevados de velocidade.
Ou seja um erro de 16km/h, este valor não é de menosprezar, as actuais Astras H tem um erro menor tanto que o velocimetro vai apertando a escala à medida que se evolui para valores mais elevados de velocidade.
Os astras G de MY2002 em diante, também passaram a vir com um velocimetro deste tipo (escala variável).
Ou seja um erro de 16km/h, este valor não é de menosprezar, as actuais Astras H tem um erro menor tanto que o velocimetro vai apertando a escala à medida que se evolui para valores mais elevados de velocidade.
Os astras G de MY2002 em diante, também passaram a vir com um velocimetro deste tipo (escala variável).
Comentário