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Mazda 6 problema no DFP (resolvido)

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    Mazda 6 problema no DFP (resolvido)

    Tenho um Mazda 6 SW 2.0d de 143cv já com DFP e conta com 19.800kms

    Está previsto ir para a revisão esta semana, no entanto à cerca de umas semanas acendeu a luz DFP (filtro de particulas) na altura tive de fazer uns 50kms em AE e a luz acabou de apagar!

    Hoje vinha de Cascais para Lx, e vinha com alguma pressa e por isso rolava a cerca de 180/190kmh, ao chegar à portagem (Carcavelos) desacelerei e passei a via verde a cerca de 80kmh, começo a puxar em 4ª e nisto sinto o motor preso e com "fossos" de potência (pensei MAF à vida já?? Ou turbo), qdo não é o meu espanto que ao passar pelas 3.200rpm "soltou-se" olhei para trás e deixei de ver os carros que aí vinham, é que a nuvem de fumo branco azulado (claro) foi verdadeiramente brutal tipo nuvem. A reacção foi soltar o acelerador e engrenar a 6ª velocidade, voltei acelerar lentamente e o carro puxava normalmente e fumo nem ver... de repente acende a luz do DFP (a piscar). A nível de potência e resposta está igual, mas a luz não apagou mais!
    Está parado na garagem e na 2ªfeira vai já para revisão. Não estou muito preocupado porque o carro não é meu (empresa) e encontra-se na garantia... e porque tenho outro para andar.

    Enfim, os japunas avariam sim, vamos ver o que é isto!

    Entretanto ainda não encontrei nenhuma referência a este problema no manual [:0]

    Alguma dica??

    Aos fanáticos: todas as marcas avariam por isso abstenham-se de comentários tristes, thanks! ;)

    #2
    Essa nuvem k saiu é provavelmente dum turbo k ja entregou a alma ao criador......[:0]

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Zapiao

      Essa nuvem k saiu é provavelmente dum turbo k ja entregou a alma ao criador......[:0]
      Já parti um turbo (1,4tdi) e o carro deixo de ter potência.

      Neste caso a potência e "força" mantêm-se iguais

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Zapiao

        Essa nuvem k saiu é provavelmente dum turbo k ja entregou a alma ao criador......[:0]
        Se fosse um turbo partido deixava de ter a mesma potência, bem como se ouvia um assobio...

        JDEM, não te preocupes que a Mazda resolve isso. Os técnicos vão ter de fazer a regeneração do Filtro, por um processo que apenas eles podem utilizar.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por testenick

          citação:Originalmente colocada por Zapiao

          Essa nuvem k saiu é provavelmente dum turbo k ja entregou a alma ao criador......[:0]
          Se fosse um turbo partido deixava de ter a mesma potência, bem como se ouvia um assobio...

          JDEM, não te preocupes que a Mazda resolve isso. Os técnicos vão ter de fazer a regeneração do Filtro, por um processo que apenas eles podem utilizar.
          Mas num carro com 3 anos de garantia, supostamente fiável, isto não é muito bom, é que nem 20.000kms tem.

          A ver o que isto vais dar...

          Comentário


            #6
            E o nivel de oleo como está?

            Acima do X?

            Eu que espero pela M5 Sport já tenho lido sobre bastantes casos similares em Espanha e Italia.
            Embora estes tinham acontecido com pouco mais de 5000 kms.

            Vais fazer a revisão onde? Portelcar? Fala com o Jorge Pereira tem fama de ser muito prestavel e competente.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

              E o nivel de oleo como está?

              Acima do X?

              Eu que espero pela M5 Sport já tenho lido sobre bastantes casos similares em Espanha e Italia.
              Embora estes tinham acontecido com pouco mais de 5000 kms.

              Vais fazer a revisão onde? Portelcar? Fala com o Jorge Pereira tem fama de ser muito prestavel e competente.
              Eu sei faço revisões lá à mais de 2 anos!

              Se bem que tem piorado bastante o atendimento desde que tem a Land Rover e a Jaguar...

              Não vi ainda o nível do óleo, vou ver isso e já figo qq coisa!

              A perda de potência foi estranha, mas a fumarada foi brutal (MESMO)!

              Acham que posso circular com o carro ou melhor é estar paradinho na garagem?

              Comentário


                #8
                Deixa-o quieto... Não vá a luz apagar... assim chega com o Problema à Portelcar.

                Qual o tipo de percurso que efectuas normalmente?

                Cidade ou Estrada, Auto-Estrada?

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

                  Deixo quieto... Não vá a luz apagar... assim chega com o Problema à Portelcar.

                  Qual o tipo de percurso que efectuas normalmente?

                  Cidade ou Estrada, Auto-Estrada?
                  Cidade de Lisboa (bastante) e alguma AE. Mas faço alguns kms, +/- 30.000kms ano

                  Tenho o pé pesado, fazer médias abaixo dos 9,5/10L é mentira, só em AE ou estrada é que baixa obviamente!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por JDEM


                    A perda de potência foi estranha, mas a fumarada foi brutal (MESMO)!

                    Acham que posso circular com o carro ou melhor é estar paradinho na garagem?
                    A parte da fumarada e quebra de potência faz lembrar quando partiu o turbo do Laguna 1.9dCi que tive.
                    Se o carro está avariado o melhor é levar à oficina e chamar o reboque, além disso, se o carro começa a mandar descargas de fumo "brutais" seria uma falta de respeito andar com ele na estrada a intoxicar quem vem atrás (por acaso se há coisa que odeio é ter de ir a gramar com um carro - geralmente antigos ou camionetes antigas - a desfazerem-se em fumo à minha frente)...

                    Cumprimentos

                    Comentário


                      #11
                      E nunca mudaste o Oleo ?

                      Já viste o nivel entretanto? Se o motor estiver frio e natural que o nivel seja ainda mais alto do quando a trabalhar pois o oleo que está no motor já escorreu entretanto para o carter.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Jeandré

                        citação:Originalmente colocada por JDEM


                        A perda de potência foi estranha, mas a fumarada foi brutal (MESMO)!

                        Acham que posso circular com o carro ou melhor é estar paradinho na garagem?
                        A parte da fumarada faz lembrar quando partiu o turbo do Laguna 1.9dCi que tive.
                        Se o carro está avariado o melhor é levar à oficina e chamar o reboque, além disso, se o carro começa a mandar descargas de fumo "brutais" seria uma falta de respeito andar com ele na estrada a intoxicar quem vem atrás (por acaso se há coisa que odeio é ter de ir a gramar com um carro - geralmente antigos - a desfazerem-se em fumo à minha frente)...

                        Cumprimentos
                        Não é turbo como referi acima, nem existiram mais descargas de fumo, aliás este carro foi o TD mais "limpo" que tive, a antiga Mazda 6 que tive de 136cv, qdo se puxava um pouco mais via-se um ligeiro fumo preto (normal dos TD's em especial TDI's) esta nunca fez fumo preto, tvz por causa do DFP!

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

                          E nunca mudaste o Oleo ?

                          Já viste o nivel entretanto? Se o motor estiver frio e natural que o nivel seja ainda mais alto do quando a trabalhar pois o oleo que está no motor já escorreu entretanto para o carter.
                          Nunca mudei o óleo, porquê? Faz parte do plano de manutenção? Não... ;)

                          Em 20.000kms (19.800kms) vi 3 vezes o nível e sempre esteve bem

                          Comentário


                            #14
                            Isso é a avisar que faltam 200km para a revisão!

                            Comentário


                              #15
                              Mesmo que a luz apague o erro deve ficar memorizado uns bons dias.

                              Se eu precisasse da carrinha, via o nível do óleo e se ela trabalhasse bem seguia o meu caminho evitando excessos. Logo que possível levas à Mazda e pronto.

                              Comentário


                                #16
                                Mas agora possivelmente esta acima do X presente na vareta o que faz que tenhas acesa a luz do DPF.

                                O DPF funciona da seguinte forma:
                                - Injecta pequenas quantidades de gasoleo no filtro de forma a criar uma combustão das particulas presentes, para isso acontecer a que existerem determinadas condições, se o processo não acontecer o gasoleo injectado é retornado para o deposito de oleo do motor o que faz quem que o nivel suba, dai os indicadorers de Minimo, Maximo e X.
                                Sendo que o X indica o nivel em que é necessário proceder a troca do oleo do motor.

                                Comentário


                                  #17
                                  O mazda 6 deu bastantes problemas ao nível do DPF.. charutos.. [8]

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

                                    Mas agora possivelmente esta acima do X presente na vareta o que faz que tenhas acesa a luz do DPF.

                                    O DPF funciona da seguinte forma:
                                    - Injecta pequenas quantidades de gasoleo no filtro de forma a criar uma combustão das particulas presentes, para isso acontecer a que existerem determinadas condições, se o processo não acontecer o gasoleo injectado é retornado para o deposito de oleo do motor o que faz quem que o nivel suba, dai os indicadorers de Minimo, Maximo e X.
                                    Sendo que o X indica o nivel em que é necessário proceder a troca do oleo do motor.

                                    E o fumo e a perda de potência momentânea? A que se deve?

                                    Tenho sentido um ligeiríssimo fosso entre as 2100 e as 2300rpm, na antiga Mazda 6 tb o sentia, por isso achei normal tvz esteja relacionado.

                                    A falta de explicação no manual tb é estranha.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O Mazda 6 so traz DPF desde Janeiro...

                                      Não devem ser assim tantos a apresentar esse problema...

                                      A MAIOR parte dos M6 que circulam são anteriores a introdução do DPF.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por JDEM

                                        citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

                                        Mas agora possivelmente esta acima do X presente na vareta o que faz que tenhas acesa a luz do DPF.

                                        O DPF funciona da seguinte forma:
                                        - Injecta pequenas quantidades de gasoleo no filtro de forma a criar uma combustão das particulas presentes, para isso acontecer a que existerem determinadas condições, se o processo não acontecer o gasoleo injectado é retornado para o deposito de oleo do motor o que faz quem que o nivel suba, dai os indicadorers de Minimo, Maximo e X.
                                        Sendo que o X indica o nivel em que é necessário proceder a troca do oleo do motor.

                                        E o fumo e a perda de potência momentânea? A que se deve?

                                        Tenho sentido um ligeiríssimo fosso entre as 2100 e as 2300rpm, na antiga Mazda 6 tb o sentia, por isso achei normal tvz esteja relacionado.

                                        A falta de explicação no manual tb é estranha.

                                        Já me foi dito que nessas alturas o motor "entra" em modo de segurança e que perde rendimento temporáriamente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

                                          O Mazda 6 so traz DPF desde Janeiro...

                                          Não devem ser assim tantos a apresentar esse problema...

                                          A MAIOR parte dos M6 que circulam são anteriores a introdução do DPF.

                                          Correcção: não é desde Janeiro, é desde o facelift, ou seja +/- há 1 ano atrás ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por JDEM


                                            E o fumo e a perda de potência momentânea? A que se deve?

                                            Tenho sentido um ligeiríssimo fosso entre as 2100 e as 2300rpm, na antiga Mazda 6 tb o sentia, por isso achei normal tvz esteja relacionado.

                                            A falta de explicação no manual tb é estranha.
                                            Não percebo bem que explicação querias no manual.
                                            O porquê da avaria?
                                            Acho que não é comum os fabricantes explicarem no manual as avarias que os seus produtos dão, antes pelo contrário, num manual ensina-se a operar com um produto e assume-se que nunca vai avariar, certo?
                                            Ou então percebi mal que explicação pretendes que estivesse no manual.

                                            Cumprimentos

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Jeandré

                                              citação:Originalmente colocada por JDEM


                                              E o fumo e a perda de potência momentânea? A que se deve?

                                              Tenho sentido um ligeiríssimo fosso entre as 2100 e as 2300rpm, na antiga Mazda 6 tb o sentia, por isso achei normal tvz esteja relacionado.

                                              A falta de explicação no manual tb é estranha.
                                              Não percebo bem que explicação querias no manual.
                                              O porquê da avaria?
                                              Acho que não é comum os fabricantes explicarem no manual as avarias que os seus produtos dão, antes pelo contrário, num manual ensina-se a operar com um produto e assume-se que nunca vai avariar, certo?
                                              Ou então percebi mal que explicação pretendes que estivesse no manual.

                                              Cumprimentos
                                              Tens várias luzes no painel, certo??

                                              Se aparece umas luz (que nunca acende) no painel de instrumentos não será normal que exista uma explicação?

                                              Poderia constar o seguinte, como exemplo:

                                              "DFP (luz intermitente): anomalia no Filtro de Particulas, imobilize a viatura e dirija-se a um agente autorizado Mazda."

                                              Qdo acende a luz do airbag ou do ABS, não existe explicação no manual? Sim existe!

                                              Percebido?;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por JDEM

                                                citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

                                                O Mazda 6 so traz DPF desde Janeiro...

                                                Não devem ser assim tantos a apresentar esse problema...

                                                A MAIOR parte dos M6 que circulam são anteriores a introdução do DPF.

                                                Correcção: não é desde Janeiro, é desde o facelift, ou seja +/- há 1 ano atrás ;)
                                                Contra-Correcção : ;)

                                                Embora o facelift tenha data de Novembro de 2005, as primeiras unidades entregues em Portugal foram entregues em Janeiro de 2006, segundo o que sei.

                                                ;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

                                                  citação:Originalmente colocada por JDEM

                                                  citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

                                                  O Mazda 6 so traz DPF desde Janeiro...

                                                  Não devem ser assim tantos a apresentar esse problema...

                                                  A MAIOR parte dos M6 que circulam são anteriores a introdução do DPF.

                                                  Correcção: não é desde Janeiro, é desde o facelift, ou seja +/- há 1 ano atrás ;)
                                                  Contra-Correcção : ;)

                                                  Embora o facelift tenha data de Novembro de 2005, as primeiras unidades entregues em Portugal foram entregues em Janeiro de 2006, segundo o que sei.

                                                  ;)
                                                  Não quero teimar, mas houve unidades entregues antes de Janeiro, a minha tem matrícula de Janeiro (início) porque escolhi, pois estava em parque à umas semanas ;)

                                                  E o facelift é anterior a Novembro

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Agradecia que me informasses qual foi a postura da Portelcar quanto ao problema da tua Mazda 6 e quais os custos da revisão dos 20000 e da situação do DPF.

                                                    Tenta informar-te na Portelcar de uma eventual nova versão de software da Centralina. Pois em Espanha alguns donos de Mazdas com este problema reportam que as oficinas actualizaram o software da gestão electrónica do motor.

                                                    Já agora como conseguiste adiar a matricula do carro para Janeiro (pagaste mais IA, perdeste no valor da retoma ?????)... isso tb me interessa pois devo apenas receber a minha M5 nas ultimas 2 semanas do ano...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

                                                      Agradecia que me informasses qual foi a postura da Portelcar quanto ao problema da tua Mazda 6 e quais os custos da revisão dos 20000 e da situação do DPF.

                                                      Tenta informar-te na Portelcar de uma eventual nova versão de software da Centralina. Pois em Espanha alguns donos de Mazdas com este problema reportam que as oficinas actualizaram o software da gestão electrónica do motor.

                                                      Já agora como conseguiste adiar a matricula do carro para Janeiro (pagaste mais IA, perdeste no valor da retoma ?????)... isso tb me interessa pois devo apenas receber a minha M5 nas ultimas 2 semanas do ano...

                                                      IA de 2005 preço previamente negociado, e pedido de matrícula no último dia do ano ;)

                                                      Qdo tiver novidades apito

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Obrigado e votos de boa sorte com a questão.

                                                        Já agora so para tirar duvidas, podes confirmar o estado do nível de oleo?

                                                        1 abraço
                                                        Hugo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por JDEM



                                                          Tens várias luzes no painel, certo??

                                                          Se aparece umas luz (que nunca acende) no painel de instrumentos não será normal que exista uma explicação?

                                                          Poderia constar o seguinte, como exemplo:

                                                          "DFP (luz intermitente): anomalia no Filtro de Particulas, imobilize a viatura e dirija-se a um agente autorizado Mazda."

                                                          Qdo acende a luz do airbag ou do ABS, não existe explicação no manual? Sim existe!

                                                          Percebido?;)
                                                          Ahhh!!! [8)]

                                                          Não tinha percebido bem que explicação querias, agora já percebi, não vem lá sequer a descrição do significado da luz.
                                                          A mim nem me passou pela cabeça que tal resumo sobre a existência da luz não existisse, tinha percebido que querias lá escrito algo mais detalhado.
                                                          Se de facto falha até na explicação do significado da luz é vergonhoso!

                                                          Cumprimentos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Colega Zoom-zoom,


                                                            confesso que ao ler as tuas palavras fiquei apreensivo[:0].

                                                            A carrinha conta com 19 mil? o meu conta com pouco mais de 14 mil:D.


                                                            Regressando ao tópico, espero que não seja nada de preocupante

                                                            e que tudo se resolva pelo melhor e sem mais incómodos.


                                                            Aguardo por notícias;).


                                                            1 abraço,


                                                            Cpts e Viagens Seguras;).

                                                            Comentário

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