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    Qual a diferença entre...

    ...um compressor e um turbo?
    Às vezes oiço pessoal a dizer"tal carro tem turbo" e depois corrigem e dizem que é um compressor...eu pensava que era o mesmo[8)]



    ;)

    #2
    compressor - http://auto.howstuffworks.com/supercharger.htm

    turbo - http://auto.howstuffworks.com/turbo.htm

    edit: esqueci de perguntar, sabes ingles?se sim ai tem toda a informação com umas imagens e animações.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior

      ...um compressor e um turbo?
      Às vezes oiço pessoal a dizer"tal carro tem turbo" e depois corrigem e dizem que é um compressor...eu pensava que era o mesmo[8)]



      ;)
      A única coisa que têm em comum é que são ambos um sistema de compressão do ar admitido para o motor. Dai designar-se mais tecnicamente, um turbo, por um turbocompressor. A diferença é que o turbo aproveita a energia (cinética e térmica) dos gases de escape, para fazer rodar uma turbina. Esta por sua vez faz comprimir o ar admitido. Já no compressor, a energia que faz desenvolver a turbina, é "retirada" do próprio motor. Já não são os gases de escape que impulsionam a turbina.

      Depois existem ainda consequências / diferenças em termos práticos: a mais normal, é que o turbo permite melhor resposta em altos regimes, por outro lado o compressor possibilita melhor compromisso a baixas rotações. O melhor dos dois mundos são os TSI da VW
      (compressor + turbo)

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        #4
        Já agora, qual o melhor, Turbo ou Compressor?

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          #5
          O compressor... compressa...

          O turbo... turbina...

          j/k

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            #6
            compressor usa energia mecanica atraves duma correia por ex.. por isso o seu funcionamente é +/- estável em toda a faixa de rotacoes.. consegue ter mais força em baixas do que um turbo.. já o turbo usa os gases de escape para movimentar a turbina.. por isso .. como a baixas rotacoes à menor produção de gases .. também o seu rendimento é mais afectado.. para mim.. os compressores sao muito melhores que o turbos e até mais fiáveis.. n sei pq raio n vingam no mundo dos motores ahah :S

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por dysplay21

              compressor - http://auto.howstuffworks.com/supercharger.htm

              turbo - http://auto.howstuffworks.com/turbo.htm

              edit: esqueci de perguntar, sabes ingles?se sim ai tem toda a informação com umas imagens e animações.
              Sim sei, e tava muito bem explicado
              A explicação da monicamelo também foi muito clara

              obrigado;)

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                #8
                citação:Originalmente colocada por Não ao xuNNing

                Já agora, qual o melhor, Turbo ou Compressor?
                Para mim indubitavelmente o turbo.
                Pelo seguinte, o turbo retira essa energia (cinética e térmica) a partir de uma fonte de energia que se está a dissipar, os gases de escape. É um chado processo de co-geração. Ao passo que o compressor está a retirar energia útil ao próprio motor. É óbvio que as vantagens são superiores às desvantagens, mas tal só é conseguida à custa de retirar uma pequena percentagem de rendimento ao motor. No turbo, apesar de tal também acontecer, essa diferença não é tão notória. O turbo tem o grande inconveniente de aquecer os gases de admissão. Mas tal pode ser ultrapassado pela adopção dos intercoolers.

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                  #9
                  Já nos TDI, todo o binário aparece concentrado nas primeiras rotações, ao contrário da máxima "o turbo permite melhor resposta em altos regimes, enquanto o compressor possibilita melhor compromisso a baixas rotações".´

                  Existem diesel com compressores? Estarei a dizer alguma baboseira?

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por kirkhammett

                    compressor usa energia mecanica atraves duma correia por ex.. por isso o seu funcionamente é +/- estável em toda a faixa de rotacoes.. consegue ter mais força em baixas do que um turbo.. já o turbo usa os gases de escape para movimentar a turbina.. por isso .. como a baixas rotacoes à menor produção de gases .. também o seu rendimento é mais afectado.. para mim.. os compressores sao muito melhores que o turbos e até mais fiáveis.. n sei pq raio n vingam no mundo dos motores ahah :S
                    Se calhar os custos de produção do compressor são maiores não?!


                    PS: Dás-me um autógrafo? sou fã dos Metallica, és um excelente guitarrista Kirk:D;)

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Zelig

                      Já nos TDI, todo o binário aparece concentrado nas primeiras rotações, ao contrário da máxima "o turbo permite melhor resposta em altos regimes, enquanto o compressor possibilita melhor compromisso a baixas rotações".´

                      Existem diesel com compressores? Estarei a dizer alguma baboseira?
                      Isso também tem a ver com a maior disponibilidade de um motor diesel, com a injecção directa e mais recentemente com os turbos de geometria variável. Estes visam precisamente assegurar uma melhor resposta a baixas rotações.

                      Um diesel com compressor. É uma ideia.;)

                      A razão porque penso que tal não exista (ou se existir será um protótipo) é que os gases de escape de um diesel têm mais pressão. Da mesma forma é exigida maior pressão de alimentação (à entrada). Deste modo os turbos casam melhor com os diesel do que os compressores.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Não ao xuNNing

                        Já agora, qual o melhor, Turbo ou Compressor?
                        Essa pergunta é de resposta dificil, preferes o G40 ou o Uno turbo i.e. num turbo é mais facil conseguir mais potencia mas num compressor a potencia é muito mais linear. Depende dos gostos

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por monicamelo

                          citação:Originalmente colocada por Zelig

                          Já nos TDI, todo o binário aparece concentrado nas primeiras rotações, ao contrário da máxima "o turbo permite melhor resposta em altos regimes, enquanto o compressor possibilita melhor compromisso a baixas rotações".´

                          Existem diesel com compressores? Estarei a dizer alguma baboseira?
                          Isso também tem a ver com a maior disponibilidade de um motor diesel, com a injecção directa e mais recentemente com os turbos de geometria variável. Estes visam precisamente assegurar uma melhor resposta a baixas rotações.

                          Um diesel com compressor. É uma ideia.;)

                          A razão porque penso que tal não exista (ou se existir será um protótipo) é que os gases de escape de um diesel têm mais pressão. Da mesma forma é exigida maior pressão de alimentação (à entrada). Deste modo os turbos casam melhor com os diesel do que os compressores.
                          Deixa ver és engenheira mecanica, certo ;)

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por monicamelo

                            citação:Originalmente colocada por Não ao xuNNing

                            Já agora, qual o melhor, Turbo ou Compressor?
                            Para mim indubitavelmente o turbo.
                            Pelo seguinte, o turbo retira essa energia (cinética e térmica) a partir de uma fonte de energia que se está a dissipar, os gases de escape. É um chado processo de co-geração. Ao passo que o compressor está a retirar energia útil ao próprio motor. É óbvio que as vantagens são superiores às desvantagens, mas tal só é conseguida à custa de retirar uma pequena percentagem de rendimento ao motor. No turbo, apesar de tal também acontecer, essa diferença não é tão notória. O turbo tem o grande inconveniente de aquecer os gases de admissão. Mas tal pode ser ultrapassado pela adopção dos intercoolers.
                            [^][^][^]
                            Pelo teu nick deves ser rapariga, se fores, tou pasmado![:0][:0]

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Pedrocas

                              O compressor... compressa...

                              O turbo... turbina...

                              j/k
                              O Compressor.. Comprime ;)

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                                #16
                                se os turbos "n enchem" tão depressa como se quer...... nada como "hibridar" ... e eles passam a encher mais depressa...

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por marante

                                  citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                  citação:Originalmente colocada por Zelig

                                  Já nos TDI, todo o binário aparece concentrado nas primeiras rotações, ao contrário da máxima "o turbo permite melhor resposta em altos regimes, enquanto o compressor possibilita melhor compromisso a baixas rotações".´

                                  Existem diesel com compressores? Estarei a dizer alguma baboseira?
                                  Isso também tem a ver com a maior disponibilidade de um motor diesel, com a injecção directa e mais recentemente com os turbos de geometria variável. Estes visam precisamente assegurar uma melhor resposta a baixas rotações.

                                  Um diesel com compressor. É uma ideia.;)

                                  A razão porque penso que tal não exista (ou se existir será um protótipo) é que os gases de escape de um diesel têm mais pressão. Da mesma forma é exigida maior pressão de alimentação (à entrada). Deste modo os turbos casam melhor com os diesel do que os compressores.
                                  Deixa ver és engenheira mecanica, certo ;)
                                  Vou-vos deixar no suspense sobre isso

                                  Alguns conceitos são bastante básicos, as pessoas às vezes é que complicam. Se tentarmos analizar as coisas primeiro pela sua simplicidade torna-se mais fácil de entender e explicar. Obviamente pode-se entrar em conceitos muito mais elaborados, mas a este nível isso só serve para complicar.

                                  Se um user vem para aqui perguntar, qual a diferença entre um compressor e um turbo, se entrarmos logo com conceitos mais evoluidos, ele sai daqui na mesma.

                                  E para mim o que entusiama mesmo é a vertente técnica. Não é por estudos superiores, é porque gosto. E quem corre por gosto não cansa. E é meio caminho andado.

                                  Não divulgo se tenho curso superior ou não. Aqui somos todos iguais. Às vezes também me engano, mas sinceramente gosto de transmitir e aprender.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Não ao xuNNing

                                    citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                    citação:Originalmente colocada por Não ao xuNNing

                                    Já agora, qual o melhor, Turbo ou Compressor?
                                    Para mim indubitavelmente o turbo.
                                    Pelo seguinte, o turbo retira essa energia (cinética e térmica) a partir de uma fonte de energia que se está a dissipar, os gases de escape. É um chado processo de co-geração. Ao passo que o compressor está a retirar energia útil ao próprio motor. É óbvio que as vantagens são superiores às desvantagens, mas tal só é conseguida à custa de retirar uma pequena percentagem de rendimento ao motor. No turbo, apesar de tal também acontecer, essa diferença não é tão notória. O turbo tem o grande inconveniente de aquecer os gases de admissão. Mas tal pode ser ultrapassado pela adopção dos intercoolers.
                                    [^][^][^]
                                    Pelo teu nick deves ser rapariga, se fores, tou pasmado![:0][:0]
                                    Não tem nada a ver com o sexo das pessoas, com a formação...

                                    Gosto disto mais nada. É meio caminho andado
                                    Ou isto, ou uma discussãozita sobre o Astra... Saudades [}][}]

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                      citação:Originalmente colocada por Não ao xuNNing

                                      citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                      citação:Originalmente colocada por Não ao xuNNing

                                      Já agora, qual o melhor, Turbo ou Compressor?
                                      Para mim indubitavelmente o turbo.
                                      Pelo seguinte, o turbo retira essa energia (cinética e térmica) a partir de uma fonte de energia que se está a dissipar, os gases de escape. É um chado processo de co-geração. Ao passo que o compressor está a retirar energia útil ao próprio motor. É óbvio que as vantagens são superiores às desvantagens, mas tal só é conseguida à custa de retirar uma pequena percentagem de rendimento ao motor. No turbo, apesar de tal também acontecer, essa diferença não é tão notória. O turbo tem o grande inconveniente de aquecer os gases de admissão. Mas tal pode ser ultrapassado pela adopção dos intercoolers.
                                      [^][^][^]
                                      Pelo teu nick deves ser rapariga, se fores, tou pasmado![:0][:0]
                                      Não tem nada a ver com o sexo das pessoas, com a formação...

                                      Gosto disto mais nada. É meio caminho andado
                                      Ou isto, ou uma discussãozita sobre o Astra... Saudades [}][}]
                                      continua assim

                                      [^] [^] [^]

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                        citação:Originalmente colocada por Não ao xuNNing

                                        citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                        citação:Originalmente colocada por Não ao xuNNing

                                        Já agora, qual o melhor, Turbo ou Compressor?
                                        Para mim indubitavelmente o turbo.
                                        Pelo seguinte, o turbo retira essa energia (cinética e térmica) a partir de uma fonte de energia que se está a dissipar, os gases de escape. É um chado processo de co-geração. Ao passo que o compressor está a retirar energia útil ao próprio motor. É óbvio que as vantagens são superiores às desvantagens, mas tal só é conseguida à custa de retirar uma pequena percentagem de rendimento ao motor. No turbo, apesar de tal também acontecer, essa diferença não é tão notória. O turbo tem o grande inconveniente de aquecer os gases de admissão. Mas tal pode ser ultrapassado pela adopção dos intercoolers.
                                        [^][^][^]
                                        Pelo teu nick deves ser rapariga, se fores, tou pasmado![:0][:0]
                                        Não tem nada a ver com o sexo das pessoas, com a formação...

                                        Gosto disto mais nada. É meio caminho andado
                                        Ou isto, ou uma discussãozita sobre o Astra... Saudades [}][}]
                                        Monica Melo (deve ser isto [}][}])... para mim os teus posts são sempre um gosto de ler, tens sempre uma explicaçao técnica, simples e lógica. Lá está, concordo que quando analisando bem as coisas permite-nos descobrir o funcionamento de certos componentes de um motor sem ser necessário entrar em complicaçoes...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Alguém muda o nome do tópico para: "Elogio à user Monicamelo"?
                                          ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            retomando o tema inicial e porque me despertou a curiosidade, apelando a quem sabe, onde se insere ou qual o funcionamento/diferenças para o HDI

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Pedrocas

                                              O compressor... compressa...

                                              O turbo... turbina...

                                              j/k

                                              O compressor...compressa...

                                              O turbo...devagar...




                                              Saludos

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