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CITROEN XM - PARA ESPECIALISTAS E ADMIRADORES

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    CITROEN XM - PARA ESPECIALISTAS E ADMIRADORES

    Caros Amigos,


    Como sempre gostei de ter um Citroen Xm parado no lugar que falta preencher na minha garagem, penso que finalmente chegou a hora disso acontecer.

    Estou em vias de adquirir um Xm de 1993 com o motor 3.0 V6.

    Gostaria de saber a vossa opiniao relativamente a este carro, bem como a motorizaçao que melhor compromisso cria para este automovel.

    Se existir aqui alguem que tenha ou ja tenha tido, ou ja tenha ouvido falar e experimentado um modelo destes agradecia que desse a sua opiniao.

    Tambem se conseguirem alguma informaçao extra em revistas e outros que consigam postar aqui tambem seria bem vindo.

    Relativamente a suspensao pneumatica, eu sei que por vezes é complicada, mas tambem deixo espaço para as vossas criticas e sugestoes.

    Sou do Porto e gostaria de saber se conhecem algum mecanico/oficina por estes lados que saibam mexer a serio nestes Citroens.

    Existe algum clube na net de citroen?


    Um abraço e aguardo as vossas opinioes,
    Obrigado,
    João

    #2
    boa sorte...

    Comentário


      #3
      Nisso, o margalhau, o Rui_Gonçalves (acho que é esse mesmo) e o resto da malta Citröen ajuda-te

      O 3.0 V6 já deu provas de sua grande fiabilidade e seu bom desempenho

      Afinal, é sempre um bom carro.

      Comentário


        #4
        É um excelente carro. Tenho na familia uma pessoa que tem um 2.1d de 1989 e o carro tem sido super fiável. A única coisa que tem manutenção fora do comum é a suspensão.
        O XM a par do CX foi um carro que marcou uma época e cujo valor real destes carros só será conhecido daqui a alguns anos. Excelente estradista e com esse motor V6 então...
        Salvo erro o XM teve 2 motores V6 ao longo da sua carreira, mas deixo esta questão para os citroenistas.
        Foi um carro que esteve em comercialização mais de 12 anos (julgo) e foi na minha opinião um sucessor á altura do DS. Os anos passam mas quando passa um ninguém fica indiferente.

        Comentário


          #5
          epaa, 3.0 V6 ????

          quais são as specs do bicho? isso gasta uns 20l n? lol

          boa sorte ;)

          Comentário


            #6
            Bem para todos os efeitos este carro nao vai andar muito...;)
            Será para estar paradito quase sempre na garagem, salvo um ou outro esticao de fim de semana.

            Portanto consumos nao é um problema muito significativo, quanto ao resto continuo a aguardar pelas vossas contribuiçoes.
            Obrigado.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por chasdegua

              epaa, 3.0 V6 ????

              quais são as specs do bicho? isso gasta uns 20l n? lol

              boa sorte ;)
              Nao tanto, deve fazer entre 14 a 16l.

              Comentário


                #8
                tens aqui um fórum Citroen :

                http://forumcitroen.jconserv.net


                Esse XM é o mk1 ou mk2 ? é que o mk2 tinha a suspensão Hydractive II que era excelente...Quanto ao motor, é muito bom , é fiável , e anda muito bem.....
                Claro que em cidade gasta alguns 15 l no mínimo...
                [:I]

                Comentário


                  #9
                  A versao de 1993 era a versao mk1?

                  Comentário


                    #10
                    Uma vez numa oficina vi um todo queimado.


                    O dono da oficina disse que os topo de gama, por causa da baixa qualidade nas ligações electricas interiores, relativa a tudo o que é paneleirices, que parece que o XM tem tudo, mesmo tudo, provocavam curto-circuitos e muitos deles ardiam "do nada"...

                    Disse ele que era um problema conhecido pela Citroen .



                    Não sei qual a veracidade desta informação, mas achei que deverias estar informado, pois se queres comprar um, deverias pesquisar um bocado sobre isto para ires prevenido, caso seja caso disso...

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por cromados

                      boa sorte...
                      É o que chamo um post produtivo! [^]

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Baiones

                        Uma vez numa oficina vi um todo queimado.

                        O dono da oficina disse que os topo de gama, por causa da baixa qualidade nas ligações electricas interiores, relativa a tudo o que é paneleirices, que parece que o XM tem tudo, mesmo tudo, provocavam curto-circuitos e muitos deles ardiam "do nada"...

                        Disse ele que era um problema conhecido pela Citroen .

                        Não sei qual a veracidade desta informação, mas achei que deverias estar informado, pois se queres comprar um, deverias pesquisar um bocado sobre isto para ires prevenido, caso seja caso disso...
                        Nunca ouvi falar desse "problema". Um XM pode-se incendiar como pode acontecer a qualquer veiculo, mas dai a ser um "problema conhecido", cheira-me a mito urbano.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Vanquish

                          citação:Originalmente colocada por cromados

                          boa sorte...
                          É o que chamo um post produtivo! [^]
                          :D:D:D
                          Esse motor para papar km em AE deve ser um espectáculo [B)][B)][8D]
                          De resto como topo de gama da Citro na altura é sem dúvida um óptimo carro. Quanto á suspensão segundo sei é tão boa que até te deixa andar com 3 rodas [}] ( não tou a gozar;) ), desde que tenha a devida manutenção. E se já tens esse sonho desde há algum tempo...compra! [^][:X][8D]

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Vanquish

                            citação:Originalmente colocada por Baiones

                            Uma vez numa oficina vi um todo queimado.

                            O dono da oficina disse que os topo de gama, por causa da baixa qualidade nas ligações electricas interiores, relativa a tudo o que é paneleirices, que parece que o XM tem tudo, mesmo tudo, provocavam curto-circuitos e muitos deles ardiam "do nada"...

                            Disse ele que era um problema conhecido pela Citroen .

                            Não sei qual a veracidade desta informação, mas achei que deverias estar informado, pois se queres comprar um, deverias pesquisar um bocado sobre isto para ires prevenido, caso seja caso disso...
                            Nunca ouvi falar desse "problema". Um XM pode-se incendiar como pode acontecer a qualquer veiculo, mas dai a ser um "problema conhecido", cheira-me a mito urbano.
                            Eventualmente.

                            Mas se ele vai comprar um que vá a saber tudo, mesmo tudo.

                            Resta-lhe a ele falar com os entendidos e tentar descobrir qual a veracidade da coisa... ;)

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Baiones


                              Eventualmente.

                              Mas se ele vai comprar um que vá a saber tudo, mesmo tudo.

                              Resta-lhe a ele falar com os entendidos e tentar descobrir qual a veracidade da coisa... ;)
                              Nem mais. O meu post não foi com sentido depreciativo em relação á tua dica, apenas comentei o meu desconhecimento. Mas é um ponto a aprofundar.;)

                              PS: Falando nisso, este post trouxe-me á ideia um colega meu que tinha um XM turbo a GPL. Infelizmente, soube que faleceu há umas semanas vitima de ataque cardiaco. RIP

                              Comentário


                                #16
                                O motor desse carro é o 3.0 V6 PRV com 170 cavalos, o qual sempre gostei. Talvez por ser um automovel fora do comum.
                                Esses carros têm um valor comercial baixissimo, e precisam de uma manutenção cuidada. Por exemplo um 2.5 turbodiesel de 1993 em que andei outro dia, estavam a pedir 1500 euros por ele!

                                Comentário


                                  #17
                                  De 93...deve ser dos últimos da 1ª série, mas já com a excelente hydractivaII. É o meio termo lol se fosse da 2ª serie, recomendava-o de olhos fechados.....da 1ª série com a hydractivaI nao o recomendava a ninguém, pq nao ha 1 padrao de comportamento dos mesmos: ha alguns mesmo problemáticos, outros que nao chateiam ninguém.

                                  Do Porto conheço 1 senhor que trabalha com suspensoes hidropneumáticas(esferas/circuito hidráulico). Se quiseres depois mando-te o contacto por PM;)

                                  Ah, e 1 XM nao é só conforto...o que 1 XM série1 faz com a hydraI(com a hydraII é ainda melhor, menos brusca e + rápida a actuar):

                                  http://www.youtube.com/watch?v=2DN9Rbs8V88

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por AutoFan

                                    O motor desse carro é o 3.0 V6 PRV com 170 cavalos, o qual sempre gostei. Talvez por ser um automovel fora do comum.
                                    Esses carros têm um valor comercial baixissimo, e precisam de uma manutenção cuidada. Por exemplo um 2.5 turbodiesel de 1993 em que andei outro dia, estavam a pedir 1500 euros por ele!
                                    3.0 V6 PRV 170cv ?? não estarás a fazer confusão com o motor do renault Laguna ???

                                    tanto quanto sei, o XM 3.0 V6 tinha 194 cv..

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Vanquish

                                      citação:Originalmente colocada por Baiones

                                      Uma vez numa oficina vi um todo queimado.

                                      O dono da oficina disse que os topo de gama, por causa da baixa qualidade nas ligações electricas interiores, relativa a tudo o que é paneleirices, que parece que o XM tem tudo, mesmo tudo, provocavam curto-circuitos e muitos deles ardiam "do nada"...

                                      Disse ele que era um problema conhecido pela Citroen .

                                      Não sei qual a veracidade desta informação, mas achei que deverias estar informado, pois se queres comprar um, deverias pesquisar um bocado sobre isto para ires prevenido, caso seja caso disso...
                                      Nunca ouvi falar desse "problema". Um XM pode-se incendiar como pode acontecer a qualquer veiculo, mas dai a ser um "problema conhecido", cheira-me a mito urbano.
                                      Mas eu já, e foi neste forum.

                                      Quanto ao XM, é soberbo.
                                      Há bem pouco tempo o meu pai esteve a ver um mas como ainda gastava um bocado, perdeu as ideias. Mas era um belo avião.
                                      De facto existiram três versões V6 e eram blocoos distintos.
                                      Uma tinha 195cv e a outra 200cv, EDIT - e outro de 170cv 12v.
                                      Uma das coisas a verificar num XM antes da sua compra é o estado das ligações eléctricas e as suspênções.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Rui Gonçalves depois agradecia o tal contacto da pessoa aqui do Porto que trabalha com as suspensoes hidractivas, Obrigado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Qual a forma de verificar rapidamente se a suspensao hidrativa esta em boa forma?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não me leves a mal,mas o xm é só pa quem gosta,e tem que ser tratado como um bébé caso contrário não para de chorar e não a chuxa que o cale!!!É preciso muitos miminhos!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                              citação:Originalmente colocada por AutoFan

                                              O motor desse carro é o 3.0 V6 PRV com 170 cavalos, o qual sempre gostei. Talvez por ser um automovel fora do comum.
                                              Esses carros têm um valor comercial baixissimo, e precisam de uma manutenção cuidada. Por exemplo um 2.5 turbodiesel de 1993 em que andei outro dia, estavam a pedir 1500 euros por ele!
                                              3.0 V6 PRV 170cv ?? não estarás a fazer confusão com o motor do renault Laguna ???

                                              tanto quanto sei, o XM 3.0 V6 tinha 194 cv..
                                              Este 3.0 V6 foi precisamente desenvolvido em conjunto entre a PSA e a Renault.

                                              Comentário


                                                #24
                                                se nao me engano o Xm de 1993 tem 193 cv.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por antoniop

                                                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                  citação:Originalmente colocada por AutoFan

                                                  O motor desse carro é o 3.0 V6 PRV com 170 cavalos, o qual sempre gostei. Talvez por ser um automovel fora do comum.
                                                  Esses carros têm um valor comercial baixissimo, e precisam de uma manutenção cuidada. Por exemplo um 2.5 turbodiesel de 1993 em que andei outro dia, estavam a pedir 1500 euros por ele!
                                                  3.0 V6 PRV 170cv ?? não estarás a fazer confusão com o motor do renault Laguna ???

                                                  tanto quanto sei, o XM 3.0 V6 tinha 194 cv..
                                                  Este 3.0 V6 foi precisamente desenvolvido em conjunto entre a PSA e a Renault.
                                                  Existe de facto um PRV de 170cv 12v e equipou o XM também.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    confirmo que a versao tem 170 cv.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      baaaah

                                                      A PSA mais valia ter estado quieta em vez de alinhar com a Renault

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        pensava q este motor era de 204 cv's, , tenho um amigo q teve um V6 acho q era 24v em 2 mão, durante os 6 meses q teve foi sá chatices q teve com o carro, felizmente os arranjos sempre foi pago pelo stand q o vendeu e com garantia de 6 meses.

                                                        Findo os 6 meses vendeu o carro, os problemas n paravam

                                                        Engraçado deste carro se viras o volante todo, com o carro parado, se o largares ele volta sozinho à posição direita

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          eu ca apoio todas as pessoas que querem comprar carros pelo amor á coisa, mxmo sabendo que haverá eventualmente alternaticas "racionais" mais viáveis...

                                                          por isso força! ;)

                                                          3000cc pa 200cv... parece ser fiável... mas o pessoal da citroen é k percebe disso :P

                                                          eu ca só mando bitaites! ;) lol


                                                          cumps

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Só um episódio que se passou comigo à umas semanas.

                                                            Vou eu no meu carro ali para os lados da Lourinhã e ao passar numa localidade (não me lembro o nome) tinha umas passadeiras daquelas em forma de lomba. Eu começo a abrandar porque tenho amor ao meu carro e olho para o espelho e vejo um XM a começar a ultrapassar-me (manobra bastante perigosa). Comento com a "Maria" - olha o maluco que vem aí - ela olha e diz - vai dar um valente salto.

                                                            O que se passou:
                                                            O XM passou pela passadeira como se ela não existisse. Só mexeram mesmo as rodas, o resto do carro não mexeu. Espantoso!!!!!

                                                            Suspensão = 10 estrelas (não são só 5).

                                                            Como não há bela sem senão... muito cuidadinho com a manutenção da suspensão.

                                                            Cumps,
                                                            Paulo

                                                            Comentário

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