Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Condução defensiva

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Condução defensiva


    Como todos nós sabemos, as escolas de condução não fornecem a adequada formação aos seus alunos. Apenas se ensina o básico e, depois, na prática, com a carta de condução na mão, só se fazem asneiras...[8]
    Era importante conhecermos o carro e os sistemas de segurança do mesmo, de forma a poder dominá-lo em casos de necessidade! Daí ser importante um curso de condução defensiva da CR&M! Mas estes cursos são bastante caros! Porque não estão incluídos nas escolas de condução? Assim, só estamos a contribuir para a sinistralidade...[8]

    Nem sempre travar resolve a situação, como podem ver no vídeo em http://www.erborrico.com/206raba.wmv
    Explicação da CR&M:
    "No vídeo, um Peugeot 206 entra numa curva; o condutor resolve desacelerar a meio da mesma; o veículo desequilibra-se pela transferência de massas e entra em sobreviragem; o condutor, por inabilidade e/ou falta de preparação, assusta-se e resolve travar (nota-se a luz dos travões a acender após a traseira começar a escorregar), agravando a deriva de traseira; o veículo despista-se e entra para a estatística da sinistralidade com possível e consequente vitimização (danos humanos).

    Na verdade, o Peugeot do vídeo entrou na curva certamente com uma velocidade acima daquilo que seria recomendado para o local, mas seria capaz de a descrever facilmente se o condutor não tivesse procedido da forma errada: desacelerou demais (num primeiro momento, com o levantar do acelerador, a alta rotação, e, num segundo momento, com o pisar do travão) e não usou o volante de forma correcta."

    Fonte: CR&M


    Existem variados termos, que já vi por aqui pelo fórum, tais como "contra-brecar", "subviragem", "sobreviragem", "sair de frente", "sair de traseira",...


    Se possível, gostava que explicassem melhor algumas técnicas de condução defensiva a mim e, penso, também a outros utilizadores do fórum. Penso que seria informação bastante útil. Obrigado!
    [:X]

    #2
    Tipico irresponsavel... vai se por a fazer habilidades na estrada e quase que matava os 2 gajos que vinham de mota no sentido contrario.

    A melhor tecnica de conducao defensiva é entrares nas curvas à velocidade adequada ao local.

    Comentário


      #3
      Bom tópico!

      Quanto aquela situação em concreto, o que me pareceu foi que o condutor se assustou quando viu a mota, e teve a tipica reação de condutor normal (carregar a fundo no travão) que teve mau resultado

      O ideal a meu ver seria o condutor tentar com a direcção e acelarador endireitar o carro, quando este estivesse mais ou menos direito então carregar a fundo no travão desviar se da mota sem fazer movimentos bruscos

      O importante nestes casos é tentar controlar o carro sem movimentos bruscos, pois um movimento brusco pode destabilizar todo o carro;)

      Pra mim o maior erro foi ter travado a fundo em curva e não corrigir o movimento da traseira com o volante...

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por astramaster

        Nem sempre travar resolve a situação, como podem ver no vídeo em http://www.erborrico.com/206raba.wmv
        so uma pergunta... porque é que depois de verem o que se passou, no video, ha uns 'iluminados' que assubiam e batem palmas ?!?

        [xx(][xx(]

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Obi-Wan

          citação:Originalmente colocada por astramaster

          Nem sempre travar resolve a situação, como podem ver no vídeo em http://www.erborrico.com/206raba.wmv
          so uma pergunta... porque é que depois de verem o que se passou, no video, ha uns 'iluminados' que assubiam e batem palmas ?!?

          [xx(][xx(]
          Porque é que quando há um acidente, estando já ambulancias presentes, "todos" os carros param para olhar ?!

          Porque o ser humano tem prazer em ver o mal dos outros !

          Mais nada !

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por 16v

            citação:Originalmente colocada por Obi-Wan

            citação:Originalmente colocada por astramaster

            Nem sempre travar resolve a situação, como podem ver no vídeo em http://www.erborrico.com/206raba.wmv
            so uma pergunta... porque é que depois de verem o que se passou, no video, ha uns 'iluminados' que assubiam e batem palmas ?!?

            [xx(][xx(]
            Porque é que quando há um acidente, estando já ambulancias presentes, "todos" os carros param para olhar ?!

            Porque o ser humano tem prazer em ver o mal dos outros !

            Mais nada !
            Isso são os mirones...estilo o pessoal que gosta de ver a F1 para vê-los a se espetarem [8][xx(][)]
            Quanto á situação o problema nem foi tanto a travagem a meu ver, mas sim a forma como controlou a direcção ;)

            Comentário


              #7
              astramaster, agora vou-me ausentar, mas amanhã coloco aqui os meus pontos de vista em relação a alguns dos temas que abordaste neste teu interessante tópico.

              Mas, sem grandes pormenores ...

              Um carro subvirador é aquele que em curva tem a tendência de "continuar em frente".

              Um sobrevirador é aquele que em curva tem tendência de "virar demais" ...

              Na maioria dos casos os carros tracção á frente são subviradores. Os tracção traseira são sobreviradores.

              Lol !

              Sei que não fui nada claro !

              É o sono ...

              Amanhã posso digitalizar umas coisas interessantes que tenho cá sobre o tema ;)

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por 16v

                astramaster, agora vou-me ausentar, mas amanhã coloco aqui os meus pontos de vista em relação a alguns dos temas que abordaste neste teu interessante tópico.

                Mas, sem grandes pormenores ...

                Um carro subvirador é aquele que em curva tem a tendência de "continuar em frente".

                Um sobrevirador é aquele que em curva tem tendência de "virar demais" ...

                Na maioria dos casos os carros tracção á frente são subviradores. Os tracção traseira são sobreviradores.

                Lol !

                Sei que não fui nada claro !

                É o sono ...

                Amanhã posso digitalizar umas coisas interessantes que tenho cá sobre o tema ;)
                Por acaso percebi...porque já tinha uma ideia [8D];)

                Comentário


                  #9
                  subviragem: fugir de frente, o eixo dianteiro tende a fugir para o exterior da curva, normalmente levantar um pco o pé do acelerador e corrigir a trajectória resulta.

                  Sobreviragem: fugir de traseira, o eixo traseiro tende a fugir para o exterior da curva, tem q se virar a direcção para o mesmo lado para o qual a traseira está a fugir (contra-brecar), e usar o acelerador para ajudar.

                  fwd-subviragem
                  rwd-sobreviragem

                  Hje em dia os sistemas decontrole de travagem em curva, fazem c q mtos "sustos"n aconteçam.

                  Vou fazer esse curso em breve, é obrigatório na empresa, dps meto aqui um post sobre isso.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                    fwd-subviragem
                    rwd-sobreviragem

                    ERRADO!!!!! Qualquer RWD pode entrar em subviragem e qualquer FWD pode entrar a sobreviragem.

                    Comentário


                      #11
                      Mas a teoria segundo a qual, o acelerar pode ajudar a "endireitar" o carro não cai por terra quando se circula com as mudanças mais altas?

                      Ou seja, se a curva for feita em 3.ª, ainda poderá resultar, uma vez que, à partida o motor vai num regime alto e logo com mais força.

                      Agora, se se tratar de uma curva que está a ser feita em 5.ª (quando o ideal seria uma 3.ª), não haverá qualquer hipótese, certo?

                      (Não sei que consegui fazer compreender a pergunta...[8)])

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por polo_TDI

                        Mas a teoria segundo a qual, o acelerar pode ajudar a "endireitar" o carro não cai por terra quando se circula com as mudanças mais altas?

                        Ou seja, se a curva for feita em 3.ª, ainda poderá resultar, uma vez que, à partida o motor vai num regime alto e logo com mais força.

                        Agora, se se tratar de uma curva que está a ser feita em 5.ª (quando o ideal seria uma 3.ª), não haverá qualquer hipótese, certo?

                        (Não sei que consegui fazer compreender a pergunta...[8)])
                        Se fores suficiemente doido pra fazer uma curva com uma velocidade maior do que o normal e ainda por cima numa mudança alta quando devia ser uma 3ª não creio que haja mta safa possivel se o carro derrapar e for um fwd;)

                        Mas isto depende mt do carro, da curva e da velocidade

                        Cada caso é um caso

                        Mas respondendo directamente á tua pergunta se fizer isso que dizes acima vais estar em maus lençois:D

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Obi-Wan

                          citação:Originalmente colocada por astramaster

                          Nem sempre travar resolve a situação, como podem ver no vídeo em http://www.erborrico.com/206raba.wmv
                          so uma pergunta... porque é que depois de verem o que se passou, no video, ha uns 'iluminados' que assubiam e batem palmas ?!?

                          [xx(][xx(]
                          Então mas aquilo não era o circo e o gajo no peugeot o palhaço??!

                          Eu acho que ele fez uma boa actuação daí compreendo as palmas!

                          Comentário


                            #14
                            citação:
                            Se fores suficiemente doido pra fazer uma curva com uma velocidade maior do que o normal e ainda por cima numa mudança alta quando devia ser uma 3ª não creio que haja mta safa possivel se o carro derrapar e for um fwd

                            Mas isto depende mt do carro, da curva e da velocidade

                            Cada caso é um caso

                            Mas respondendo directamente á tua pergunta se fizer isso que dizes acima vais estar em maus lençois
                            Não é por mim ;)

                            Por norma só faço as curvas mais depressa quando as conheço (pelo menos de vista :D) e sempre em 3.ª ou quarta 4.ª, conforme a curva e tendo em conta o carro que conduzo: Polo 1.4 TDI.

                            Felizmente, nunca tive um susto destes... Penso conduzir de forma a prevenir estas situações; agora se alguma vez acontecer, espero reagir da forma adequada.

                            Apenas fiz esta questão porque infelizmente existem muitos condutores (que conheço de perto) que dizem ter muitos anos de condução sem nunca terem tido um acidente mas na verdade, a sorte é o seu co-piloto :D

                            As curvas fazem-se sempre em 5.ª que é para poupar [}]

                            Comentário


                              #15
                              Epa gajo tambem não tem que andar smp a acelerar:D

                              Eu a coisa que menos gosto de fazer é curvas com o carro "solto" ou seja numa faixa de rotações com pouca potencia...

                              Nunca se sabe o pode acontecer a meio de uma curva...;)

                              Mas tambem não ando smp a fazer curvas a fundo:D

                              Comentário


                                #16
                                Não sei se é desvirtuar o objectivo de quem colocou o tópico, penso que seria mais um pedido de explicação de certos conceitos, mas não consigo deixar de dar a minha opinião sobre o video.

                                Na minha opinião trata-se de uma situação que, a meu ver perfeitamente evitável.

                                Não me consigo aperceber, mas também neste momento estou num pc sem som [8], quando começa o deslizamento, a sobreviragem. O video acho que também começa muito em cima da situação. Uma das técnicas visa precisamente o provocar a sobreviragem. Ou seja, quando se entra com velocidade a mais numa curva, e se se tiver noção que vai ter consequências ao nível da estabilidade e controlo do carro, deve-se provocar a sobreviragem. Bem, isto nos FWD. Os RWD é outra coisa. Uma guinada rápida no volante no sentido da curva. Deste modo o carro perderá a velocidade através dessa acção. Deverá ser imediatamente seguida de uma compensação do volante no sentido inverso. Que é o que não acontece nesta situação. Ele podia ter até travado e muito, pois o carro na fase final está já à saida da curva e tem uma ligeira recta. Estabilizava com o volante para a direita e travava. Teria como consequência um alargamento de trajectória. Mas na minha opinião, teria espaço e fundamentalmente em caso de embate as consequências seriam menos significativas. Seria um embate lateral com perda de velocidade progressiva. Ao invés de um embate frontal com perda de velocidade abrupta.

                                Nota-se muita passividade por quem conduz o carro. Como disse não me consigo aperceber do início da sobreviragem, se é provocada, ou não. Mas depois ele deixa ir o carro. Eu até acho que ele começa a travar porque começa a ver a parede. O carro já está "embicado" ao monte quando ele começa a travar. Muita passividade. Depois carrega no travão e as consequências ainda são piores.

                                E vocês o que pensam? Não sei se era este o objectivo do tópico, mas acho que seria interessante comentar-mos o acidente em si ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Parece que dá para ver que o carro entra em curva com as rodas de trás bloqueadas, o que leva a crer que o condutor puxou o travão de mão para fazer uma passagem, mas correu mal...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Em resumo: se conduzires defensivamente não te vão acontecer nenhum desses problemas. Se tal acontecer (óleo na curva, animal que salta para a estrada a meio da curva, etc) o que te pode safar é a sorte.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O unico problema oi o excesso de velocidade. se assim nao fosse, e como é um carro com abs, pois nao derrapou, parava na boa. e nao acontecia o que aconteceu, excesso de velocidade, travão a fundo com o carro a virar para a direita mesmo a direcção estando virada para a esquerda.

                                      fiqueimabismado com este....

                                      Comentário


                                        #20
                                        O vídeo foi apenas apresentado como exemplo.
                                        O objectivo deste tópico é mesmo ensinar/expor técnicas de condução defensiva para quando ocorrem fenómenos de perda de controlo, quer sejam estes propositados ou não.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Num carro sem ABS:

                                          A melhor forma de travar um veículo, é conseguir o potencial máximo de travagem, que fica imediatamente antes do bloqueio das rodas.
                                          Infelizmente, numa situação de emergência, a tendência é pressionar o travão ao máximo, originando o seu bloqueio.
                                          Nestas situações, o melhor que se tem a fazer é aliviar ligeiramente a força de travagem, indo de encontro ao desbloqueio, e manter o pedal nessa posição até o veículo parar.
                                          Ao mesmo tempo que se pisa o travão deverá também pisar a embraiagem, para evitar que o motor pare, ou faça força arrastando o carro para a frente. Por isso, as reduções são desnecessárias, devendo deixar toda a sua atenção para procurar um ponto de fuga caso seja necessário, com as 2 mãos no volante.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Aqui está um site interessante para consulta:

                                            http://seguranca.fastaccess.pt/ [:X]

                                            Comentário


                                              #23
                                              Na condução de um veículo, estando o piso seco e os pneus em condições, a curva é, por definição, o local onde potencialmente poderá ocorrer uma derrapagem resultante da inércia que “impele” a trajectória do veículo para o exterior da curva (força centrífuga).

                                              Outra situação tendente a criar “perda de aderência” ou derrapagem, é a travagem.

                                              Numa travagem forte, há sempre uma perda de aderência, que pode ser tanto maior, quanto mais escorregadio for o pavimento, quanto mais gastos estiverem os pneus e amortecedores ou quanto mais próximo do bloqueio das rodas se aproximar a força da travagem.

                                              A travagem em curva, para alem de juntar as dificuldades inerentes à potencial derrapagem em curva e à potencial derrapagem da travagem, junta ainda um diferencial de apoio entre as diversas rodas.

                                              Como é sabido, numa travagem (ou desaceleração) há uma forte transferência de peso para o eixo da frente, e numa curva, essa transferência é feita para as rodas do lado exterior da curva.

                                              Imaginemos as zonas de contacto de cada pneu no solo. Na imagem abaixo, podemos observar que, quando parado ou a rolar a velocidade constante e em frente, estas marcas seriam teoricamente todas da mesma dimensão. Em travagem, as marcas das rodas da frente, seriam maiores do que as de trás, e numa curva à direita, as das rodas esquerdas maiores do que as direitas.



                                              Em curva à direita e travagem simultânea, teremos cada zona de pressão diferente entre cada roda. A roda da frente esquerda, terá a maior área de apoio e a traseira direita, a menor.

                                              De tal forma isto é evidente, que muitas vezes em curva a alta velocidade em forte apoio à frente (na desaceleração à entrada da curva) a roda traseira levanta no ar.

                                              Evidentemente que esta posição provoca uma instabilidade no veículo, e se for exagerada, poderá provocar uma forte e brusca derrapagem de frente ou de traseira.

                                              Se não possui ABS no seu carro, saiba que uma travagem em curva em que as rodas bloqueiem, provoca uma saída de frente (subviragem). No caso de não possuir ABS, se tiver de travar em curva, liberte a pressão sobre o travão, se sentir as rodas a bloquear.

                                              Se tiver ABS, pode (nalguns casos deve) efectuar a travagem com forte pressão sobre os travões.

                                              Para evitar o desequilíbrio do veículo (com ou sem ABS), deverá endireitar um pouco a direcção, isto é, travar em frente, de forma a que a transferência do peso seja mais equilibrada nas rodas da frente, e aplicar os travões com mais força nesta posição. De seguida liberte um pouco o travão e continue a curva.


                                              Fonte: CR&M

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por astramaster

                                                O vídeo foi apenas apresentado como exemplo.
                                                O objectivo deste tópico é mesmo ensinar/expor técnicas de condução defensiva para quando ocorrem fenómenos de perda de controlo, quer sejam estes propositados ou não.
                                                A condução defensiva tem por objectivo evitar essas perdas de controlo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por ppais

                                                  citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                                  fwd-subviragem
                                                  rwd-sobreviragem

                                                  ERRADO!!!!! Qualquer RWD pode entrar em subviragem e qualquer FWD pode entrar a sobreviragem.
                                                  N, N ESTÁ ERRADO, simplesmente fui preguiçoso a explicar. Tal cmo já explicram os fwd estão mais "sujeitos" a subviragem, e rwd a sobreviragem. O q n inviabiliza q qquer um deles possa ter a outra.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por astramaster

                                                    fenómenos de perda de controlo, quer sejam estes propositados ou não.
                                                    O ESP é bastante importante para corrigir os descontrolos que podem ocorrer. Penso ser uma das características que já ninguém devia prescindir nos carros novos que se compram. Aliás, acrescento mesmo que já deveria vir de série e não tratar-se de um equipamento opcional, como se vêm em alguns modelos.

                                                    http://www.youtube.com/watch?v=R6e1QuzUZHA&NR
                                                    Camião a circular em gelo. Diferença de comportamento com e sem ESP.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A avaliar pelas histórias que se ouvem cada vez mais, o sinónimo de condução defensiva para muitos portugueses é andar com uma pistola no porta-luvas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por JPR

                                                        A avaliar pelas histórias que se ouvem cada vez mais, o sinónimo de condução defensiva para muitos portugueses é andar com uma pistola no porta-luvas.
                                                        Não deixa de ter razão! :D Cada vez mais se nota uma falta de civismo enorme na estrada, sendo, muitas das vezes, esta a culpada da elevada sinistralidade existente em Portugal. (Isto sem contar com as cenas em que se lembram de sair do carro e andar à pancada!) Mas também há casos em que a polícia apareceu e o carro estava na berma e o condutor baleado à frente do mesmo!

                                                        Resumindo, falta de civismo de alguns condutores. Mas se algum deles tem uma arma [8] só dá problemas (que poderiam ser evitados).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O gajo ia com muita velocidade para a curva (ia tentar fazer um drift na estrada)
                                                          Que tipo mais irresponsável...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por astramaster

                                                            citação:Originalmente colocada por astramaster

                                                            fenómenos de perda de controlo, quer sejam estes propositados ou não.
                                                            O ESP é bastante importante para corrigir os descontrolos que podem ocorrer. Penso ser uma das características que já ninguém devia prescindir nos carros novos que se compram. Aliás, acrescento mesmo que já deveria vir de série e não tratar-se de um equipamento opcional, como se vêm em alguns modelos.

                                                            http://www.youtube.com/watch?v=R6e1QuzUZHA&NR
                                                            Camião a circular em gelo. Diferença de comportamento com e sem ESP.
                                                            Já conhecia! Muito bom vídeo! Sem ESP não havia nada que agarrasse aquele camião.[xx(]

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X