Conduzi um 335d (286 cv e 580 nm)
Como introdução gostava de dizer que os melhores diesel em que tinha andado até agora tinham sido o 320d E90 e o 159 2.4 jtdm. Tenho um A3 2.0 TDI que considero um bom carro com um bom motor, não muito longe dos 2 melhores que mencionei.
Agora o 335d.... o carro é excelente, excelente feeling de condução (a versão creio que era Dynamic, com jante 17, ou seja normal para o 335d), muito bom controle das massas e excelente equilibrio dinâmico e suavidade.
A suavidade, aliás, é nota dominante neste excelente carro com este soberbo motor. É antes de tudo um 6 cilindros. Ainda que diesel e ainda que turbo (bi, neste caso).
Têm-se permanentemente uma sensação de "poder", ainda que a forma como a potência apareça seja sempre suave, mas determinada. Isto é verdade no tacto dos restantes comandos, direcção, travões e suspensão.
O carro é claramente desportivo, mas não radical, comparando por exemplo com um Boxster destes novos, tem acelerações parecidas, recuperações melhores, é ligeiramente mais suave na forma como se deixa conduzir, mas mais poderoso, principalmente em velocidades mais elevadas (o Boxster tem menos 46 cv, mas também menos 350 kg). Onde o Porsche é claramente melhor é na melodia que emana do motor e escapes. Aqui o 335d é discreto, mas para diesel tem uma "banda sonora" bastante interessante. A caixa pareceu-me melhor no BMW (apesar de não ter comandos ao volante), ou seja mais rápida e com a vantagem de ter 6 velocidades.
A facilidade com que se chega aos 200 é estonteante. Tudo se passa com muito controlo e serenidade.
Este motor foi um dos melhores motores que tive o prazer de conduzir em absoluto e claramente o melhor diesel de longe. Nota máxima. Parabéns BMW e parabéns Arturval e Ricardo Costa Esteves ;)
Como introdução gostava de dizer que os melhores diesel em que tinha andado até agora tinham sido o 320d E90 e o 159 2.4 jtdm. Tenho um A3 2.0 TDI que considero um bom carro com um bom motor, não muito longe dos 2 melhores que mencionei.
Agora o 335d.... o carro é excelente, excelente feeling de condução (a versão creio que era Dynamic, com jante 17, ou seja normal para o 335d), muito bom controle das massas e excelente equilibrio dinâmico e suavidade.
A suavidade, aliás, é nota dominante neste excelente carro com este soberbo motor. É antes de tudo um 6 cilindros. Ainda que diesel e ainda que turbo (bi, neste caso).
Têm-se permanentemente uma sensação de "poder", ainda que a forma como a potência apareça seja sempre suave, mas determinada. Isto é verdade no tacto dos restantes comandos, direcção, travões e suspensão.
O carro é claramente desportivo, mas não radical, comparando por exemplo com um Boxster destes novos, tem acelerações parecidas, recuperações melhores, é ligeiramente mais suave na forma como se deixa conduzir, mas mais poderoso, principalmente em velocidades mais elevadas (o Boxster tem menos 46 cv, mas também menos 350 kg). Onde o Porsche é claramente melhor é na melodia que emana do motor e escapes. Aqui o 335d é discreto, mas para diesel tem uma "banda sonora" bastante interessante. A caixa pareceu-me melhor no BMW (apesar de não ter comandos ao volante), ou seja mais rápida e com a vantagem de ter 6 velocidades.
A facilidade com que se chega aos 200 é estonteante. Tudo se passa com muito controlo e serenidade.
Este motor foi um dos melhores motores que tive o prazer de conduzir em absoluto e claramente o melhor diesel de longe. Nota máxima. Parabéns BMW e parabéns Arturval e Ricardo Costa Esteves ;)
Comentário