Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Visitei hoje a Autoeuropa.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Visitei hoje a Autoeuropa.

    Hoje fui a uma visita de estudo à Autoeuropa com os alunos do Tecnico-Profissional de mecânica.
    Foi a 1ª vez que entrei numa fábrica de automóveis, pelo que sabia tanto quanto eles, e os meus colegas que foram comigo.

    Para começar fomos divididos em 2 grupos de 25. A 1ª metade foi de manhã, a restante depois do almoço. Foi-nos vedada a utilização de qualquer material de registo fotográfico, telemóveis incluídos, e fomos acompanhados ao longo da visita por uma funcionária de relações publicas e um segurança.

    Começámos pela zona das prensas, onde vimos 2 tipos de prensa, uma para fabricar paineis grandes, e outra para os paineis mais pequenos.
    De seguida passámos por uma zona de armazem, onde se encontra material para 3 dias, e pela zona de soldadura. Há 3 tipos de soldadura empregue no Eos: laser, pontos e mig-mag. A soldadura laser é feita numa camara fechada e apenas a vimos através de um monitor. Vimos depois numa carroçaria semi-montada os 3 tipos de soldadura. Seguidamente as carroçarias são verificadas e só depois vão para a pintura.

    Por razões de higiene e segurança, devido a não existir equipamento para entrarmos na zona da pintura, não vimos nada deste processo, apenas um quadro explicativo.

    Passando à linha de montagem, todos os elementos mecânicos do Eos são aplicados num estrado que corre num carril e é aplicada na carroçaria na totalidade! O Tablier também é aplicado com todo o equipamento montado.

    As portas são montadas numa linha á parte e são acopladas ao carro à posteriori. É também feita a montagem do restante interior, vidros e depois a capota que vem pronta das instalações da Webasto ali ao lado.

    Por fim, são montados os farois, grelha, para choques, são enchidos todos os fluidos e o carro sai para testes estáticos e um teste dinâmico. Bem agressivo e sem cuidadinho nenhum com arranques a frio...

    E isto é o que nos foi dado a ver, e semelhante no caso da Sharan e Alhambra, se bem que a mecânica seja acoplada em várias fases.

    Algumas informações obtidas:

    - Os carros fazem um teste em rolos em que o motor é levado ao regime máximo.

    - Vi todos os carros serem ligados e espremidos impiedosamente de imediato na pista de testes.

    - Existem diversas diferenças em alguns paineis para o mercado americano, e não apenas os para choques e farolins.

    - Não está previsto o 1.4 TSi.

    - Não está revisto o 2.0 TDi de 170cv.

    - Um Eos demora 1,5 dias a ser produzido.

    - Todos os Eos da linha de montagem já têm dono e o material correspondente a cada um aparece no momento na linha de montagem. Não há stock.(just in time)

    - Produzem-se 200 Sharan/Alhambra por dia num turno, e 210 Eos a 2 turnos, sendo que a montagem do Eos é mais complexa.

    - Estava a ser preparada a zona que vai receber a linha de montagem do Scirocco (nome não confirmado).

    - O Scirocco tem previsto um 1.4 TSi de 210cv.

    - Não há certeza se a Sharan 2 vem para Palmela.

    - A Autoeuropa ganhou o concurso interno para produzir o Tiguan (Suv médio) mas havia falta de um modelo em wolfsburg e este ficou por lá.

    E certamente ficou muita coisa por ver e muita informação com que confrontámos a guia que recebeu um silêncio como resposta... Obviamente. Mas foi muito interesante, e seguramente a melhor visita de estudo que fiz, mesmo que na qualidade de professor.


    #2
    Descrição interessante.

    Comentário


      #3
      Muito bom partilhares isso aqui, estão aí muitos dados interessantes que desconhecia.

      Comentário


        #4
        <s>Laser pá, Laser!</s>

        <s>Light Amplification through Stimulated Emission of Radiation (se a memória não me atraiçoa)</s> ;)



        Boa descrição ;)

        Comentário


          #5
          Mt bom!!

          [^][^][^][^]

          Não há possibilidade de fazerem visitas a grupos sem serem escolas?

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por C3_soul

            Mt bom!!

            [^][^][^][^]

            Não há possibilidade de fazerem visitas a grupos sem serem escolas?

            Não sei. Só contactando o departamento de relações públicas deles. Mas nós tinhamos um objectivo bem pertinente. Afinal estavam ali 50 futuros mecânicos, e não apenas curiosos.

            Comentário


              #7
              Como fazem o controlo de qualidade dos componentes ?


              É aleatório por lote ?
              Fazem testes de composição do material ?

              Comentário


                #8
                qts MAF's trouxeste prá troca??

                :D

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por DITADOR

                  Como fazem o controlo de qualidade dos componentes ?


                  É aleatório por lote ?
                  Fazem testes de composição do material ?
                  A carroçaria é verificada uma a uma, e no fundo é o que se produz em Palmela. Os paineis, a mesma coisa, antes de serem montados. O resto vem do exterior, de fornecedores, e apenasé montado. Aleatoriamente é tirado da linha um carro para testes de resistencia periodicamente. Mensalmente é destruido um carro também para testes. Em cada X carros, 1 vai a um teste de 2 horas á serra da arrábida.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por panpipe

                    qts MAF's trouxeste prá troca??

                    :D
                    Ficámos bem longe das mecânicas... É como no Champanhe, vê mas não toca...:D

                    Comentário


                      #11
                      tb já fui la a uns 5 anos, é uma tal visita, muito bem organizada, a apresentação é feita com headphones e não a falar alto como o costume em qualquer canto, ta mto bem organizada!

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por nogueira_ribeiro

                        tb já fui la a uns 5 anos, é uma tal visita, muito bem organizada, a apresentação é feita com headphones e não a falar alto como o costume em qualquer canto, ta mto bem organizada!
                        Óculos e headphones. E a guia efectivamente fala com desenvoltura, e sem calinadas evidentes, ou comentários que seriam facilmente apanhados pelos mais informados. Percebe daquilo.

                        Comentário


                          #13
                          Com estes dois pontos...

                          citação:
                          - Os carros fazem um teste em rolos em que o motor é levado ao regime máximo.
                          - Vi todos os carros serem ligados e espremidos impiedosamente de imediato na pista de testes.
                          [8)] É claro que há pessoal a queixar-se de que o carro nao tem força e que o VW parte turbos/MAFs...:D

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Methanex

                            Com estes dois pontos...

                            citação:
                            - Os carros fazem um teste em rolos em que o motor é levado ao regime máximo.
                            - Vi todos os carros serem ligados e espremidos impiedosamente de imediato na pista de testes.
                            [8)] É claro que há pessoal a queixar-se de que o carro nao tem força e que o VW parte turbos...
                            Julgas que é diferente nas outras fábricas?
                            E se fosse, a carregar os carros para os contentores de transporte, fazem-lhes isto e pior...

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por DITADOR


                              Fazem testes de composição do material ?
                              Composição como?

                              Comentário


                                #16
                                Bela descrição.[^][^][^]
                                Obrigado por partilhares.;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Mais umas informações:

                                  Para os States e Japão só vão os 3.2 V6.
                                  Os Eos incorporam 50% de componentes fabricados em Portugal.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Muito bom texto.
                                    Também gostava de ir lá ver como é aquilo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                      Mais umas informações:

                                      Para os States e Japão só vão os 3.2 V6.
                                      Os Eos incorporam 50% de componentes fabricados em Portugal.
                                      Para os EUA também vão os 2.0 T, que já estão à venda, os 3.2 V6 penso que estão agora a iniciar a sua comercialização.

                                      Comentário


                                        #20
                                        De facto vi os 2.0T com farolins laranjas no para choques, mas a guia apenas falou nos 3.2 V6. Também estranhei ver tantos 2.0T assim e não irem para os States.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                          citação:Originalmente colocada por DITADOR

                                          Como fazem o controlo de qualidade dos componentes ?


                                          É aleatório por lote ?
                                          Fazem testes de composição do material ?
                                          A carroçaria é verificada uma a uma, e no fundo é o que se produz em Palmela. Os paineis, a mesma coisa, antes de serem montados. O resto vem do exterior, de fornecedores, e apenasé montado. Aleatoriamente é tirado da linha um carro para testes de resistencia periodicamente. Mensalmente é destruido um carro também para testes. Em cada X carros, 1 vai a um teste de 2 horas á serra da arrábida.
                                          Então e o material cru (lingotes, etc..), não é controlado ?

                                          Não creio que eles levem o material para a fundição ou prensa sem controlar as suas especificações.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por neoxic

                                            citação:Originalmente colocada por DITADOR


                                            Fazem testes de composição do material ?
                                            Composição como?
                                            Quantidade de Nickel, CO, etc..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tambem visitei a AutoEuropa há 2 anos e não me importava nada de lá voltar amanhã. Espectacular! [8D]

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tb gostava de conhecer a Autoeuropa, a minha namorada foi lá já à muitos anos quando andava no secundário.

                                                Já li por aí, que com marcação prévia e tendo um grupo com um certo número de pessoas se pode ir lá fazer a visita;).

                                                Podiamos organizar uma visita AHO

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Irreligious Obrigado pela tua partilha do q viste!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ditador, matéria prima para transformar ali, são rolos de chapa. Não foi falado do controlo desses rolos, mas não acredito que entre nas prensas sem ser controlado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bom topico.


                                                      citação:Originalmente colocada por Irreligious
                                                      Em cada X carros, 1 vai a um teste de 2 horas á serra da arrábida.
                                                      Mas que boa vida se leva na Autoeuropa[8D]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                                                        Bom topico.


                                                        citação:Originalmente colocada por Irreligious
                                                        Em cada X carros, 1 vai a um teste de 2 horas á serra da arrábida.
                                                        Mas que boa vida se leva na Autoeuropa[8D]

                                                        Deve ser um dos melhores empregos do mundo!
                                                        Espremer carros novos na serra da arrábida... Nham nham! [B)]

                                                        (E quase de certeza que são estes que são os famosos "carros de serviço", que nascem, levam uma valente esfrega, e continuam a levar esfregas no concessionário, até serem vendidos om 5000kms de esfregas como semi-novos...)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                                          citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                                                          Bom topico.


                                                          citação:Originalmente colocada por Irreligious
                                                          Em cada X carros, 1 vai a um teste de 2 horas á serra da arrábida.
                                                          Mas que boa vida se leva na Autoeuropa[8D]

                                                          Deve ser um dos melhores empregos do mundo!
                                                          Espremer carros novos na serra da arrábida... Nham nham! [B)]

                                                          (E quase de certeza que são estes que são os famosos "carros de serviço", que nascem, levam uma valente esfrega, e continuam a levar esfregas no concessionário, até serem vendidos om 5000kms de esfregas como semi-novos...)

                                                          mas se essa esfrega nos fizer poupar mais de 5 mil euros em 3 meses... why not?

                                                          ;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                                            Ditador, matéria prima para transformar ali, são rolos de chapa. Não foi falado do controlo desses rolos, mas não acredito que entre nas prensas sem ser controlado.
                                                            Não transformam lingotes de Al para fazerem acessórios ?
                                                            Fora os componentes que são prensados no local, todos os outros vêm das fábricas periféricas ?


                                                            Acredite que esses rolos de chapa de aço são controlados e entregues com o devido certificado da sua composição.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X