Boa tarde, sou uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente, e gostava de saber quais são os motores a diesel menos poluentes e por isso mais amigos do ambiemte.
obrigada
não existe propriamente uma classificação dessas,
mas regra geral é tanto menos poluente quanto menos consumir, e se tiver filtro de partículas.
o resto dos elementos poluentes não nos é normalmente facultado
Boa tarde, sou uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente, e gostava de saber quais são os motores a diesel menos poluentes e por isso mais amigos do ambiemte.
obrigada
Preocupas-te com o meio ambiente e procuras um Diesel?!:D:D:D
Depende dos parametros que estejamos a analizar ;)
Nuns os Diesel são superiores noutros perdem.
Os Otto após a introdução dos catalizadores tornaram-se mais amigos do ambiente. Porque antes eram de longe mais poluentes do que os Diesel. O grande problema dos Diesel são as partículas. Há ainda os oxidos de enxofre (SOx) mas esses advêm do tipo de gasóleo comercilizado. Em Portugal os indices de enxofre permitidos no gasóleo, são bastantes superiores a outros paises. O mesmo se passa em relação à gasolina, embora a uma escala mais reduzida. Pese embora de estes indices causarem dificuldades nos novos motores de injecção directa a gasolina. Isto é só um exemplo. Às vezes o desenvolvimento ecológico passa também pelas gasolineiras ;)
Depende dos parametros que estejamos a analizar ;)
Nuns os Diesel são superiores noutros perdem.
Os Otto após a introdução dos catalizadores tornaram-se mais amigos do ambiente. Porque antes eram de longe mais poluentes do que os Diesel. O grande problema dos Diesel são as partículas. Há ainda os oxidos de enxofre (SOx) mas esses advêm do tipo de gasóleo comercilizado. Em Portugal os indices de enxofre permitidos no gasóleo, são bastantes superiores a outros paises. O mesmo se passa em relação à gasolina, embora a uma escala mais reduzida. Pese embora de estes indices causarem dificuldades nos novos motores de injecção directa a gasolina. Isto é só um exemplo. Às vezes o desenvolvimento ecológico passa também pelas gasolineiras ;)
Os Otto nunca foram mais poluentes que os Diesel. Não sei onde vais buscar essa ideias...[|)]
Depende dos parametros que estejamos a analizar ;)
Nuns os Diesel são superiores noutros perdem.
Os Otto após a introdução dos catalizadores tornaram-se mais amigos do ambiente. Porque antes eram de longe mais poluentes do que os Diesel. O grande problema dos Diesel são as partículas. Há ainda os oxidos de enxofre (SOx) mas esses advêm do tipo de gasóleo comercilizado. Em Portugal os indices de enxofre permitidos no gasóleo, são bastantes superiores a outros paises. O mesmo se passa em relação à gasolina, embora a uma escala mais reduzida. Pese embora de estes indices causarem dificuldades nos novos motores de injecção directa a gasolina. Isto é só um exemplo. Às vezes o desenvolvimento ecológico passa também pelas gasolineiras ;)
Os Otto nunca foram mais poluentes que os Diesel. Não sei onde vais buscar essa ideias...[|)]
Pois... Por isso é que foram obrigados a utilizarem catalizadores...
A questão não é se são uns ou os outros. A consciencialização ecológica passa por cada um de nós. Por exemplo, a DECO/Proteste publicou recentemente um estudo no qual se verificavam diferenças abismais em função das velocidades e tipo de percursos efectuados. Aí é que se faz a diferença no que toca a emissões poluentes ;)
Pois... Por isso é que foram obrigados a utilizarem catalizadores...
Foram obrigados porque são uma solução eficaz. Nem isso se pode dizer dos Diesel!
Dai a dizer que alguma vez poluíram mais que os Diesel...[|)]
Mas quer comparar as emissões de chumbo que emitiam antes dos catalizadores? E ainda hoje não são referência no que a outras emissões diz respeito. E a meu ver bem mais graves do que as emissões provocadas pelos Diesel.
eu concordo com a monicamelo. Os otto antigamente era um caso mto sério principalmente no que respeita a emissões de CO, um gás mto venenoso, HC não queimados e chumbo. E CO2, claro, que contribui muito para o efeito de estufa e neste aspecto é-lhes muito dificil competir com os diesel.
Os diesel têm de facto o grande problema das partículas (cancerigeno) e dos NOx, se bem que com as EGR este ultimo problema é suavizado.
Acho mas sem ter a certeza, que o 1.2TDI era pouco poluente!
Pelo simples motivo que era muito económico ;)
As emissões estão sempre relacionadas com o consumo. Quanto maior ele fôr, mais elevadas serão as emissões.
Grosso modo, um diesel sem filtro de partículas é mais perigoso para a saúde do que um otto... Por causa das partículas, que têm efeitos cancerígenos. Com filtro, as emissões de partículas são muito baixas.
Depois há a questão dos gases provocadores do efeito de estufa e com potencial de criar alterações climáticas. E ai, os diesel são muito mais amigos do ambiente. Um diesel emite normalmente 35 a 40%, menos gases desse tipo (CO e CO2), para o mesmo tipo de utilização que um otto equivalente..
Depois há a questão do enxofre.. E ai, bem, depende das gasolineiras reduzi-lo dos combustíveis e não dos motores.. De qualquer forma, está previsto que na UE até 2010 (salvo erro) os combustíveis na Europa passem a ter no máximo 10 ppm, o que é uma enorme redução face aos valores actuais. Essa redução permitirá igualmente usar outras soluções tecnologias nos carros, nomeadamente ao nível da injecção e a utilização de misturas mais pobres, o que se poderá traduzir em menos consumo e menos emissões.
citação:Originalmente colocada por monicamelo
Mas quer comparar as emissões de chumbo que emitiam antes dos catalizadores? E ainda hoje não são referência no que a outras emissões diz respeito. E a meu ver bem mais graves do que as emissões provocadas pelos Diesel.
Antes ou depois dos catalizadores. Mesmo os carros sem catalizador não emitem chumbo porque este já não é usado como aditivo há mais de uma década![|)] E olha que entre o chubo e os SOx+ particulas, venha o diabo e escolha! Quanto ao CO2, quem acha que é assim tão mau, pode deixar de respirar. Sempre limita as emissões do mesmo![8)]
citação:Originalmente colocada por monicamelo
Mas quer comparar as emissões de chumbo que emitiam antes dos catalizadores? E ainda hoje não são referência no que a outras emissões diz respeito. E a meu ver bem mais graves do que as emissões provocadas pelos Diesel.
Antes ou depois dos catalizadores. Mesmo os carros sem catalizador não emitem chumbo porque este já não é usado como aditivo há mais de uma década![|)] E olha que entre o chubo e os SOx+ particulas, venha o diabo e escolha! Quanto ao CO2, quem acha que é assim tão mau, pode deixar de respirar. Sempre limita as emissões do mesmo![8)]
Mas quem é que falou em carros sem catalizador a utilizar gasolina sem chumbo? Eu apenas disse que "as emissões de chumbo que emitiam antes dos catalizadores" e nesta altura a gasolina utilizada era com chumbo. Portanto emitiam compostos contendo chumbo. ;)
Se acha que partículas, CO2 e SOx são iguais ao Pb está enganado.
Os SOx e o CO2 são considerados poluentes. São compostos que se encontram em excesso no ecossistema. Podem ser contralados de uma forma natural.
As particulas para além de poluentes têm ainda a vertente cancerisna. Para ter repercussões no ser humano, a exposição a este poluente tem que ser a níveis muito elevados e/ou de uma forma continuada.
O Pb e o CO são considerados poluentes, tóxicos e venenosos. Isto porque bastam pequenas exposições quer de concentrações, quer de tempo para ter implicações mortais junto do ser humano.
citação:Originalmente colocada por monicamelo
Mas quem é que falou em carros sem catalizador a utilizar gasolina sem chumbo? Eu apenas disse que "as emissões de chumbo que emitiam antes dos catalizadores" e nesta altura a gasolina utilizada era com chumbo. Portanto emitiam compostos contendo chumbo. ;)
Nem isso é verdade, uma vez que só se começaram a utilizar aditivos baseados em chumbo a partir dos anos 20.
Quanto às emissoes de CO, o que mais vejo por aí são legiões de fumadores a quem isso não preocupa nem um pouco![|)]
err... falaram de poluição causada pelos carros... o CO É um poluente importante, dado que mata em poucos segundos em concentrações baixíssimas e os motores otto, principalmente os antigos, emitiam disso e bem. Daí o suicídio nas garagens fechadas com o carro ligado q se vê nos filmes. Com carros a diesel, esse suicídio seria um processo mto mto longo...
err... falaram de poluição causada pelos carros... o CO É um poluente importante, dado que mata em poucos segundos em concentrações baixíssimas e os motores otto, principalmente os antigos, emitiam disso e bem. Daí o suicídio nas garagens fechadas com o carro ligado q se vê nos filmes. Com carros a diesel, esse suicídio seria um processo mto mto longo...
cumps
Seria sobretudo muito mais doloroso! Só com o ácido sulfúrico a formar-se nos pulmões...[|)]
citação:Depois há a questão dos gases provocadores do efeito de estufa e com potencial de criar alterações climáticas. E ai, os diesel são muito mais amigos do ambiente. Um diesel emite normalmente 35 a 40%, menos gases desse tipo (CO e CO2), para o mesmo tipo de utilização que um otto equivalente..
não concordo, pois o diesel liberta mais co2 do que o otto, apenas por ser mais economico que altera as contas, pois basta ver um otto que consuma o mesmo que um diesel que o otto liberta menos co2. quero com isto dizer que em cada litro consumido o diesel liberta mais co2 que o a gasolina e basta pegar numa tabela de carros que dá para constatar isso.
err... falaram de poluição causada pelos carros... o CO É um poluente importante, dado que mata em poucos segundos em concentrações baixíssimas e os motores otto, principalmente os antigos, emitiam disso e bem. Daí o suicídio nas garagens fechadas com o carro ligado q se vê nos filmes. Com carros a diesel, esse suicídio seria um processo mto mto longo...
cumps
Seria sobretudo muito mais doloroso! Só com o ácido sulfúrico a formar-se nos pulmões...[|)]
Está a ver?! Está a começar a entender... Está a perceber a diferença entre um composto poluente e outro tóxico / venenoso. Submetido a uma exposição de gases de escape, o ser humano sucumbe muito mais rapidamente a um agente tóxico/venenoso, no caso o CO, do que à combinação resultante de ácido sulfúrico. ;)
Aliás se está assim tão preocupado com esses iões não o aconselho a beber água mineral, nem Coca-cola, nem quaisquer outros refrigerantes. Veja a composição desses líquidos e verá lá os carbonatos (dão origem ao ácido carbónico :D) os nitratos (dão origem ao ácido nitrico :D) e admire-se, os sulfatos e sulfuretos, que dão origem aos ácidos sulfúricos e sulfurosos :D:D:D
Vá lá.... Vá lá beber um pouco de água destilada [}][}][}][}]
quanto aos oxidos d enxofre os diesel ainda emitem cerca de 19 vezes mais do que os otto, pois a norma euro 5 do protocolo de kiotto apenas vai ter em conta o sox e o nox, e aí parece que os diesel vão ter para alem do catalizador, o fap ainda terão mais um filtro catalítico para estas emissões.
não concordo, pois o diesel liberta mais co2 do que o otto, apenas por ser mais economico que altera as contas, pois basta ver um otto que consuma o mesmo que um diesel que o otto liberta menos co2. quero com isto dizer que em cada litro consumido o diesel liberta mais co2 que o a gasolina e basta pegar numa tabela de carros que dá para constatar isso.
Isso é o mesmo que dizeres algo do tipo: "se a minha avó tivesse rodas era uma mota"...
Se os otto gastassem tanto como os diesel, até podiam poluir menos.. Mas como a eficiência termica do ciclo diesel é muito superior à do ciclo otto, no mundo real um diesel consome menos e emite menos gases potenciadores do efeito estufa..
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