Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel corsa 1.5 D Van

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opel corsa 1.5 D Van

    Caros amigos: gostava de ser esclarecido sobre a compra de um carro. Estou a pensar comprar um carro comercial – usado – com uma data até 1998.
    Tenho visto (nos jornais) muitos Opel Corsa onde os vendedores realçam ter este, em alguns casos, um motor Isuzu. Quer isto dizer que os carros com este motor são uma mais valia?
    Um motor com 200 ou 300 mil km aguenta mais 100 mil?
    Qual a quilometragem (entre outros pormenores) limite a ter em conta?
    O carro a comprar na Opel será também uma boa opção?
    Enfim, qual seria o carro que compravam sem hesitações, se ele tivesse a mecânica em bom estado?
    Sugestões sobre outras marcas de carros são bem-vindas.

    Ah, um 1.5 D chega. Não precisa de ter Turbo.

    #2
    1º - O 1.5 D realmente não anda, arrasta-se...

    2º - por mais fiável que seja a máquina ISUZU, não são raros os problemas de aquecimento...

    3º - O Corsa é um má opção se se pretende conforto, comportamento e travagem minimamente decentes..

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

      1º - O 1.5 D realmente não anda, arrasta-se...

      2º - por mais fiável que seja a máquina ISUZU, não são raros os problemas de aquecimento...

      3º - O Corsa é um má opção se se pretende conforto, comportamento e travagem minimamente decentes..
      DCI, dá, aí, uma boa alternativa.

      Comentário


        #4
        Há tantas...

        O que é que dás preferência num carro [?]

        Se gostas de Alemães tens sempre o Polo SDI, o Ibiza com o mesmo motor.

        E depois tens o Clio II 1.9 D, o 206 1.9 D (fins de 1998)...

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por DêCêIi

          1º - O 1.5 D realmente não anda, arrasta-se...

          2º - por mais fiável que seja a máquina ISUZU, não são raros os problemas de aquecimento...

          3º - O Corsa é um má opção se se pretende conforto, comportamento e travagem minimamente decentes..

          Oh DêCêIi, isto é um pouco tendencioso, mas enfim.


          1º- O 1.5 D não é um carro de corrida é um comercial que chega e anda na casa dos 150 kms/h e como já foi amplamente comprovado aqui no fórum a velocidade , recuperações dependem muito da relação de caixa.

          2º- O aquecimento acontece maioritáriamente porque se descura a manutenção ao sistema de refrigeração, e também já ficou amplamente demonstrado aqui no fórum, que o Turbo aquece mais e mesmo assim depende dos dias e o esforço ou regime (rpm's) a que foi submetido.
          Contudo o pseudo aquecimento resulta de uma leitura erronea que o painel de instrumentos dá, normalmente como o ponteiro ronda o 1/4 ~ 1/3, quando atinge o ponto intermédio que é a temperatura máxima admissivel antes do disparo do ventilador, criaram o mito que aquecia.

          3º- Outro mito, não tem o conforto de um carro francês, mas não é a tábua que querem fazer crer, haja uma boa conjugação entre pneus e amortecedores.

          Quanto á travagem, deves estara referir-te ao MODELO A, que sim tinha rpobelmas quanto á capacidade de travagem, contudo mesmo os ultimos modelos do CORSA A, saidos após Setembro de 2002 já incorporavam o sistema de travagem do MODELO B, e desse nunca houve queixas a assinalar.



          Respondendo ao tópico.

          Com 200.000 ou 300.000 ainda fará outros 100.000, agora a seu previo uso e manutenção é que podem condicionar o seu desempenho.


          Podes contar com:

          - Baixos consumos (5,5 a 6 lts. mesmo a puxar)
          - Mecânica fiável
          - Baixos custos de manutenção

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por DêCêIi

            1º - O 1.5 D realmente não anda, arrasta-se...

            2º - por mais fiável que seja a máquina ISUZU, não são raros os problemas de aquecimento...

            3º - O Corsa é um má opção se se pretende conforto, comportamento e travagem minimamente decentes..
            Eis um defensor Renaut ....[8)]
            Vai ler o Tópico "Renault Clio III"....;)

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por EL PAKITO

              citação:Originalmente colocada por DêCêIi

              1º - O 1.5 D realmente não anda, arrasta-se...

              2º - por mais fiável que seja a máquina ISUZU, não são raros os problemas de aquecimento...

              3º - O Corsa é um má opção se se pretende conforto, comportamento e travagem minimamente decentes..
              Eis um defensor Renaut ....[8)]
              Vai ler o Tópico "Renault Clio III"....;)
              Sinceramente não sei onde pretendes chegar mas enfim...

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                citação:Originalmente colocada por EL PAKITO

                citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                1º - O 1.5 D realmente não anda, arrasta-se...

                2º - por mais fiável que seja a máquina ISUZU, não são raros os problemas de aquecimento...

                3º - O Corsa é um má opção se se pretende conforto, comportamento e travagem minimamente decentes..
                Eis um defensor Renaut ....[8)]
                Vai ler o Tópico "Renault Clio III"....;)
                Sinceramente não sei onde pretendes chegar mas enfim...
                Vai ver o tópico que logo vês onde kero chegar

                Comentário


                  #9
                  Como proprietário de uma Corsa 1.5D Delvan de 1992, só tenho a dizer maravilhas, comprei-a com 160000kms e fiz mais 60000km's nunca tive problemas, nem de aquecimento,nem de travagem.

                  é certo que não é nenhum carro de corrida e muito menos de picanços, contudo cumpre muito bem a função para a qual se destina.

                  Não a acho desconfortável, aliás comparada com o Clio no qual fiz 180000km's, ficaria ela por ela.

                  Força não falta ao motor Isuzu, é normal consumirem óleo, não em demasia claro, coisa de 0,5L de 5000 em 5000km's

                  Comentário


                    #10
                    o que ouço dizer desse carro é que gasta muito pouco... a andar não e nenhum aviao mas aguenta-se bem.

                    Comentário


                      #11
                      Talvez o melhor motor que existiu na decada de 80 e 90 de baixa cilindrada. Hoje mostra os seus frutos de mais valias.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por motorik

                        Caros amigos: gostava de ser esclarecido sobre a compra de um carro. Estou a pensar comprar um carro comercial – usado – com uma data até 1998.
                        Tenho visto (nos jornais) muitos Opel Corsa onde os vendedores realçam ter este, em alguns casos, um motor Isuzu. Quer isto dizer que os carros com este motor são uma mais valia?
                        Um motor com 200 ou 300 mil km aguenta mais 100 mil?
                        Qual a quilometragem (entre outros pormenores) limite a ter em conta?
                        O carro a comprar na Opel será também uma boa opção?
                        Enfim, qual seria o carro que compravam sem hesitações, se ele tivesse a mecânica em bom estado?
                        Sugestões sobre outras marcas de carros são bem-vindas.

                        Ah, um 1.5 D chega. Não precisa de ter Turbo.
                        Se o que procura é um carro robusto, fiável e mais as características que mencionou, não encontrará nada melhor ;)

                        O motor 1.5 D (e o 1.5 TD) são de origem Isuzu e isso é uma enorme mais valia.

                        Em relação às prestações são suficientes. Pese embora possam até surpreender alguns... O grande defeito é o chassis do corsa. Quer seja o A, quer o B. No B esse motor (1.5 D) deve ter sido comercializado até 1996. Depois, por motivos ecológicos, foi substituido pelo 1.7 D (nos comerciais) e continuou o 1.5 TD nos passageiros.

                        Em relação a supostos problemas de sobreaquecimento são mais as situações de falta de conhecimento do que as verdadeiras. O que acontece é que, e ao contrário de alguns outros carros, no Corsa B, a escala da temperatura praticamente começa nos 90º terminando nos 105º. Ou seja, tem uma amplitude de pouco mais de 15º. O que acontece é que tendo uma pequena amplitude, à mais ligeira variação da temperatura, corresponde um grande movimento do ponteiro. Muitas pessoas quando vêem o ponteiro acima de meio, julgam que o carro tem problemas, o que nem sempre é verdadeiro.

                        Em resumo é um verdadeiro carro de guerra. Agora se com 200 mk faz mais 100 mk, isso depende do tratamento anterior. Bem tratado faz. Mal tratato podem surgir problemas. São conhecidos carros destes com várias centenas de milhar de quilómetros em cima. É um bloco em ferro fundido, pesado, mas extremamente robusto. É um motor económico e com uma manutenção muito simples e barata.

                        Em relação ao carro em si, é um carro duradouro. Com bons materiais. Quanto ao resto é um pouco mais fraco do que a concorrência, nomeadamente ao nível de conforto e comportamento.

                        Comentário


                          #13
                          Boas.
                          Tive um corsa van durante 3 anos, a minha vizinha ficou com ele por isso vou tendo noticias dele constantemente...nunca teve problemas de consumos de oleo nem de refrigeracao!!
                          As revisões não eram feitas na marca mas sempre foram feitas da melhor forma possivel, nunca me deslexei com o carro.

                          Aquilo era só meter gasoleo e andar!!!

                          Quem compra um comercial com aquelas caracteristicas não se está a preocupar com velocidade de ponta que ele possa atingir.
                          Lembrem-se da velocidade limite em AE...
                          Digo-te que não é o melhor comercial que ai anda, por exemplo preferia o almera (apesar de ser feio) ou um toyota...mas é um "carrito" fiavel!!

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por RedPower

                            Talvez o melhor motor que existiu na decada de 80 e 90 de baixa cilindrada. Hoje mostra os seus frutos de mais valias.
                            Quem ? o 1.5D Isuzu ???

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por RedPower

                              Talvez o melhor motor que existiu na decada de 80 e 90 de baixa cilindrada. Hoje mostra os seus frutos de mais valias.
                              Esta escrita é-me familiar...

                              De facto os motores Isuzu são bons, o resto do carro á volta é que enfim...


                              Já uma caminéte Isuzu genuina é outra loiça! :D

                              Comentário


                                #16
                                O meu anterior carro era um Corsa B 1.5 TD de 1999, serviu de retoma quase simbólica na compra do actual e tinha 175.000kms.

                                - Motor muito bom, anda bem, para mim chegava e sobrava.
                                - Conforto ZERO, se for para fazer longas viagens, nem pensar, mas voltas do dia a dia, serve perfeitamente.
                                - Comportamento em estrada, depende muito não só da condução, mas também do piso, regra geral comporta-se bem, mas pode deixar-nos ficar mal muito facilmente, é um carro que precisa de muita atenção na condução, simplesmente não gosta de curvas apertadas nem de rotundas, cuidado com a velocidade, mesmo dentro dos limites da lei.

                                Comentário


                                  #17
                                  Boas!
                                  Tenho um 1.5 TD pelo que posso assinalar algumas coisas más.
                                  Aquecimento em fila. Não, não é mito e além da escala estar larga ele aquece mesmo muito. O ponteiro chega a tocar nos 100º C muito rapidamente. Uma vez já o tive que desligar numa fila pois o ponteiro já tinha passado um pouco dos 100 graus fiquei assustado.

                                  O meu não tem falta de manutenção a nível de refrigeração até porque já teve por 3 vezes fugas no sistema e foi resolvido.

                                  Outra coisa má é o Inverno. Os alternadores com que os Corsas B vêm equipados são uma lástima. Vou revisionar o meu agora em dezembro na revisão, pois agora com o inverno o ralenti fica descontrolado, e quando se pára o carro nota-se as luzes quase como que a piscar.
                                  No outro dia passei por uma poça de água e fiquei sem direcção assistida, pois a água entrou nas correias e lá se foi, passando uns segundos depois.

                                  Tirando estas duas nuances, o sistema de refrigeração e o alternador, é o bom carro para o que foi feito. A travagem não é má.
                                  O 1.5 D não é rápido mas por outro lado ganha ainda mais na fiabilidade.

                                  Não é um carro perfeito longe disso, mas também não é um carro tão mau como pintaram por aqui.;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Speedy

                                    Boas!
                                    Tenho um 1.5 TD pelo que posso assinalar algumas coisas más.
                                    Aquecimento em fila. Não, não é mito e além da escala estar larga ele aquece mesmo muito. O ponteiro chega a tocar nos 100º C muito rapidamente. Uma vez já o tive que desligar numa fila pois o ponteiro já tinha passado um pouco dos 100 graus fiquei assustado.

                                    O meu não tem falta de manutenção a nível de refrigeração até porque já teve por 3 vezes fugas no sistema e foi resolvido.

                                    Outra coisa má é o Inverno. Os alternadores com que os Corsas B vêm equipados são uma lástima. Vou revisionar o meu agora em dezembro na revisão, pois agora com o inverno o ralenti fica descontrolado, e quando se pára o carro nota-se as luzes quase como que a piscar.
                                    No outro dia passei por uma poça de água e fiquei sem direcção assistida, pois a água entrou nas correias e lá se foi, passando uns segundos depois.

                                    Tirando estas duas nuances, o sistema de refrigeração e o alternador, é o bom carro para o que foi feito. A travagem não é má.
                                    O 1.5 D não é rápido mas por outro lado ganha ainda mais na fiabilidade.

                                    Não é um carro perfeito longe disso, mas também não é um carro tão mau como pintaram por aqui.;)
                                    Lá está... Pelo que refere pode não ser sinónimo de problemas. A rapidez pode realmente indicar problemas, mas não se esqueça que em resultado da escala ser pequena as movimentações são mais rápidas. O facto de ter chegado aos 100º não é problemático. Só acima dos 105º. Ter desligado o carro, a meu ver é um erro tremendo. Dessa forma a água deixa de fazer circulação, a enorme quantidade de calor concentra-se na zona superior e potencia em muito a queima da junta da cabeça. Quem sabe não terá problema a esse nível? ;)

                                    No meu, uma vez tive que andar a grande velocidade (sempre é um TD ) em AE, depois parei, assim de repente, num posto. Notei que se desligasse o carro era pior a emenda que o soneto. Deixei-o a funcionar a temperatura aumentou (fruto da enorme massa térmica que o motor está a irradiar) e depois começou a baixar. Então sim desliguei-o. Se assim não tivesse feito...

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                      1º - O 1.5 D realmente não anda, arrasta-se...

                                      2º - por mais fiável que seja a máquina ISUZU, não são raros os problemas de aquecimento...

                                      3º - O Corsa é um má opção se se pretende conforto, comportamento e travagem minimamente decentes..
                                      :D

                                      Comentário


                                        #20
                                        Curiosamente já andei depressa com o meu, mas nunca tive problemas de temperatura... Nem em cidade... O meu único problema era mesmo só a falta de conforto, porque de resto, até tive sorte.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por monicamelo


                                          Lá está... Pelo que refere pode não ser sinónimo de problemas. A rapidez pode realmente indicar problemas, mas não se esqueça que em resultado da escala ser pequena as movimentações são mais rápidas. O facto de ter chegado aos 100º não é problemático. Só acima dos 105º. Ter desligado o carro, a meu ver é um erro tremendo. Dessa forma a água deixa de fazer circulação, a enorme quantidade de calor concentra-se na zona superior e potencia em muito a queima da junta da cabeça. Quem sabe não terá problema a esse nível? ;)

                                          No meu, uma vez tive que andar a grande velocidade (sempre é um TD ) em AE, depois parei, assim de repente, num posto. Notei que se desligasse o carro era pior a emenda que o soneto. Deixei-o a funcionar a temperatura aumentou (fruto da enorme massa térmica que o motor está a irradiar) e depois começou a baixar. Então sim desliguei-o. Se assim não tivesse feito...
                                          O meu também é um TD...Mas não é desligar assim. Ele só sobreaquece em fila, penso que foi o melhor que fiz na altura. Agora em autoestrada nunca tive problemas.
                                          Aliás a sorte é quando as filas acabam, aí acelero um pouco mais para ele respirar e a temperatura volta ao normal.;)
                                          Quando ando em auto-estrada nunca o desligo logo assim, ou quando ando mais depressa com ele...mas isso é para prolongar a vida do turbo.;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            WTF? de 1998 ja ha carros bem melhores que o corsa 1.5 D.. Qualquer Clio 1.9D 206 XAD 106 1.5d saxo ibiza SDI sao todos melhores e tao ou mais fiaveis que o Isuzu

                                            Comentário


                                              #23
                                              Em relação ao motor 1.5D não me posso alargar muito, aliás nem muito nem pouco, pois o que tenho "cá em casa" é o 1.7D.

                                              Não é este mas é igual


                                              Mas o que muda é apenas o motor, penso até que não existem grandes diferenças.

                                              E porque há pessoas apenas a dizer mal do carro, sinto-me obrigado a contrapor.

                                              Actualmente conta com cerca de 300000kms bem rodados e feitos em todo tipo de estradas. Pois é um carro de trabalho e serve bem para o efeito.

                                              Não aquece, o circuito fechado de refrigeração sempre funcionou a 100% e muito raramente tenho que acrescentar agua, não me lembro da ultima vez que o fiz, não gasta oleo, o que uso é o 10w40 e mudo-o em cada 5000kms.

                                              Não é um carro duro, como foi dito por aqui, tenho um pug 206 e é bem mais duro que ele, se se pode dizer que o pug 206 é duro, mas ok, nessa perspectiva é uma pedra.
                                              Os barulhos parasitas são quase inexistentes, o que é optimo para um carro com a sua quilometragem.

                                              Em termos de motor, não é um carro de corridas, mas consegue manter muito bem a velocidade em subidas desde que se saiba entrar nelas, claro que se a meio se perder a velocidade ele fica por aí, como é normal num diesel atmosférico com esta cilindrada. Velocidades de ponta não faço ideia, pois nunca experimentei, pois o carro não é feito para velocidades, talvez por isso é que ele tem os kms que tem.

                                              Defeitos:
                                              O volante desgasta-se com muita facilidade, actualmente está degradado na zona dos botões da buzina.
                                              Um dos botões que regula a sofagem soltou-se.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                No meu, uma vez tive que andar a grande velocidade (sempre é um TD ) em AE, depois parei, assim de repente, num posto. Notei que se desligasse o carro era pior a emenda que o soneto. Deixei-o a funcionar a temperatura aumentou (fruto da enorme massa térmica que o motor está a irradiar) e depois começou a baixar. Então sim desliguei-o. Se assim não tivesse feito...
                                                1º se vais a dar gás num carro com Turbo e o desligas isso é trabalhar para a asneira, deixas de bombear óleo necesario para lubrificar o Turbo, e este com a elevada rotação que ainda mantem devido á inércia está sujeito a gripar.

                                                2º O aumento de temperatura que viste foi até chegar ao máximo depois o ventilador foi accionado e a temperatura baixou rápidamente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                                  citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                  No meu, uma vez tive que andar a grande velocidade (sempre é um TD ) em AE, depois parei, assim de repente, num posto. Notei que se desligasse o carro era pior a emenda que o soneto. Deixei-o a funcionar a temperatura aumentou (fruto da enorme massa térmica que o motor está a irradiar) e depois começou a baixar. Então sim desliguei-o. Se assim não tivesse feito...
                                                  1º se vais a dar gás num carro com Turbo e o desligas isso é trabalhar para a asneira, deixas de bombear óleo necesario para lubrificar o Turbo, e este com a elevada rotação que ainda mantem devido á inércia está sujeito a gripar.

                                                  2º O aumento de temperatura que viste foi até chegar ao máximo depois o ventilador foi accionado e a temperatura baixou rápidamente.
                                                  Mas a questão é válida seja turbo ou não. Pronto nos turbo é mais notório tudo bem, mas por motivos diferentes. O que acontece naquele caso, é que existe uma grande massa de energia térmica, fruto de um continuado andamento intensivo. O óleo está mais quente, as peças móveis estão mais quentes, as combustões são realizadas com maiores indíces de combustível, a água de refrigeração está mais quente, os gases de escape e todo este circuito atingem temperaturas muito mais elevadas. Existe um sem numero de peças que no funcionamento normal se encontram a uma temperatura mais baixa, que nestes regimes se encontram mais quentes. Desligando o carro o circuito de movimentação de água é interrompido. A água quente rapidamente concentra-se nas zonas superiores do motor. A irradiação do motor tem tendência também a ser efectuada no sentido ascendente. O capot está fechado e concentra ainda mais este calor. As consequencias são imprevisíveis nestas situações.

                                                  O conselho de desligar o carro só após algum tempo é válido quer para atmosféricos, quer para sobrealimentados.

                                                  Em relação à segunda consideração, o ventilador quando ligou a temperatura ainda continuou a aumentar durante um curto periodo. Só depois é que o sistema de refrigeração começou a compensar esse rápido aumento de temperatura. Note-se que o carro continuou em funcionamento. Portanto a demora é um pouco mais notória.

                                                  Eu após conduzir alguns carros sobre regimes intensivos, e se for em AE, antes da saida que vou tomar, abrando sempre. Levanto o acelerador e deixo o carro engrenado na última relação. Assim o processo de abaixamento de temperatura é mais rápido e feito de uma forma continuada, com o motor em funcionamento. Até às portagens é sempre lentamente. E pronto já estabilizou. Assim as trocas térmicas são mais rápidas e o motor agradece. ;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por PGT_SW

                                                    WTF? de 1998 ja ha carros bem melhores que o corsa 1.5 D.. Qualquer Clio 1.9D 206 XAD 106 1.5d saxo ibiza SDI sao todos melhores e tao ou mais fiaveis que o Isuzu
                                                    Só se for para malhar milho.Além do barulho que esses motores fazem,
                                                    as bombas injectoras dos peugeot falham muitas vezes.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por RedPower

                                                      Talvez o melhor motor que existiu na decada de 80 e 90 de baixa cilindrada. Hoje mostra os seus frutos de mais valias.
                                                      Não há duvidas nenhumas.A chapa pode cair de podre mas o motor continua.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        tenho um corsa td e só posso dizer bem do carro
                                                        - consumos
                                                        - Durabilidade (Isuzu)
                                                        - Aceleração 13s 0-100kmh
                                                        - "Engraçado" apartir das 2800rpm
                                                        - Prático
                                                        - Velocidade maxima 170kmh [|)]

                                                        Agora quanto ao comportamento, é preciso conhecer o carro, piso molhado nem com "curso de unhas intensivo", distância de travagem não é muito boa, convem manter uma distância razoavel com o carro da frente.

                                                        É pratico e pode proporcionar alguns momentos de diversão ;)

                                                        para um D .. preferia um TD

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Penso que seria preferivel o 1.7 D do que o 1.5 D.
                                                          O 1.7 D é um bom motor.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Duarte Sousa

                                                            Penso que seria preferivel o 1.7 D do que o 1.5 D.
                                                            O 1.7 D é um bom motor.

                                                            O 1.7 D é um motor adequado para trabalho e cargas (também devido ás relações de caixa montadas)

                                                            O 1.5 D ou TD é rápido e ágil, um bom citadino um papa Km´s em estrada.

                                                            Num fiquei mal com nenhum dos 1.5 D ou TD que conduzi, e conduzo ainda hoje um.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X