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Rotaçoes para bons consumos.

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    Rotaçoes para bons consumos.

    Que rotaçoes favorecem bons consumos?




    Começo com uma pergunta:

    Civic 1.5 LSi, rotaçoes de 0 a 9000, a que rotatividade o carro esta a fazer melhores consumos?


    #2
    Acho que qualquer carro consegue obter os melhores consumos entre as 2.000 e as 3.000rpm mas não há nada como consultar a curva de binário desse motor. Em relação ao regime máximo acho que esse motor só chegava às 9.000 uma vez ;)

    Comentário


      #3
      Por volta do regime de binário máximo.

      Isto porque o consumo depende da carga a que o motor é solicitado. A posição do acelerador. Por exemplo, se necessitar de um determinado binário motor, numa determinada circustância, no ponto de binário máximo, não precisará de carregar tanto no acelerador. Incutirá menos carga (combustível) para o mesmo esforço (binário).

      Basicamente pode ser visto desta forma, mas se depois entrarmos em linha de conta com a velocidade e relações de caixa, isto complica um pouco mais.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Nuno_Cabral

        Que rotaçoes favorecem bons consumos?




        Começo com uma pergunta:

        Civic 1.5 LSi, rotaçoes de 0 a 9000, a que rotatividade o carro esta a fazer melhores consumos?

        Pelo que já li sobre isso,o regime ideal de rotação do motor para consumir pouco deve andar entre as 2000 e 3000rpm nos gasolina e entre as 2000 e 2500rpm nos diesel.[8D]

        Comentário


          #5
          Às 0 rpm gasta 0 litros de gasolina, portanto esse será o regime mais económico. Também é verdade que não sai do mesmo sítio mas até pode estar com o depósito vazio, até podem tirar-lhe o depósito! :D

          Como já disseram, nesse carro, entre as 2-3 mil rpm deverá estar a gama ideal que não tem muito (ou nada?) a ver com o regime de binário máximo (o que interessa é o regime de melhor consumo específico).

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Nuno_Cabral

            Que rotaçoes favorecem bons consumos?




            Começo com uma pergunta:

            Civic 1.5 LSi, rotaçoes de 0 a 9000, a que rotatividade o carro esta a fazer melhores consumos?

            Bem, às 9000rpm esquece porque esse bloco não chega lá nem de perto.
            Melhores consumos , lê a descrição da monica, parece-me correta.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

              citação:Originalmente colocada por Nuno_Cabral

              Que rotaçoes favorecem bons consumos?




              Começo com uma pergunta:

              Civic 1.5 LSi, rotaçoes de 0 a 9000, a que rotatividade o carro esta a fazer melhores consumos?

              Bem, às 9000rpm esquece porque esse bloco não chega lá nem de perto.
              Melhores consumos , lê a descrição da monica, parece-me correta.
              Por acaso nao chega. Ja o coloquei no velocimetro entre os 210 e os 220, e "a direito", fixa-se nas 6500/6600 rotaçoes. E nao passa daí. Em 5ª velocidade. Nas restantes, nao chega la tambem, 7mil e nao sei quantas, corta.

              Comentário


                #8
                Depende do pé. Se for em velocidade constante quanto menos rotação melhor. Quando há variações na aceleração é que convém estar mais perto do regime máximo de binário para a variação no acelerador ser menor.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por monicamelo

                  Por volta do regime de binário máximo.
                  Não concordo. O clio tem 108 Nm/ 4250 rpm e as rotações em que faz os melhores consumos é entre as 2000 e 3000 rpm;)
                  Ás 4000/4500 faz médias de 8,5/9l [}]:D

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                    citação:Originalmente colocada por monicamelo

                    Por volta do regime de binário máximo.
                    Não concordo. O clio tem 108 Nm/ 4250 rpm e as rotações em que faz os melhores consumos é entre as 2000 e 3000 rpm;)
                    Ás 4000/4500 faz médias de 8,5/9l [}]:D
                    Bom para já as médias que refere, tem que ser numa determinada relação de caixa, provavelmente será a 5ª. E conforme referi, se entrarmos com isso em linha de conta temos que complicar isto mais um pouco. Pois consequentemente ainda temos que jogar com a velocidade do carro. O tópico apenas se refere às rotações.

                    Assim deverá analizar as coisas apenas pelas rotações. O que eu quis dizer é que, por exemplo se necessitar de 50% do valor de binário máximo do seu carro e se for no regime de binário máximo, apenas terá que dar 50% de carga. Ao invés, se for a um regime mais baixo (ou mais alto) em vez dos 50% terá que recorrer a 70%. É só um exemplo, mas com o gráfico potência / binário podemos analizar isso devidamente.

                    De qualquer forma existe uma proporcionalidade directa entre consumo e velocidade. Deriva obviamente da lei da energia. Esta situação talvez se entenda melhor do seguinte modo: a curva de binário sobe e depois desce. Ou seja, vamos ter pelo menos 2 pontos com o mesmo binário. Em qual é que então gasta mais? Obviamente no ponto de maior rotação. ;)

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por monicamelo

                      citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                      citação:Originalmente colocada por monicamelo

                      Por volta do regime de binário máximo.
                      Não concordo. O clio tem 108 Nm/ 4250 rpm e as rotações em que faz os melhores consumos é entre as 2000 e 3000 rpm;)
                      Ás 4000/4500 faz médias de 8,5/9l [}]:D
                      Bom para já as médias que refere, tem que ser numa determinada relação de caixa, provavelmente será a 5ª. E conforme referi, se entrarmos com isso em linha de conta temos que complicar isto mais um pouco. Pois consequentemente ainda temos que jogar com a velocidade do carro. O tópico apenas se refere às rotações.

                      Assim deverá analizar as coisas apenas pelas rotações. O que eu quis dizer é que, por exemplo se necessitar de 50% do valor de binário máximo do seu carro e se for no regime de binário máximo, apenas terá que dar 50% de carga. Ao invés, se for a um regime mais baixo (ou mais alto) em vez dos 50% terá que recorrer a 70%. É só um exemplo, mas com o gráfico potência / binário podemos analizar isso devidamente.

                      De qualquer forma existe uma proporcionalidade directa entre consumo e velocidade. Deriva obviamente da lei da energia. Esta situação talvez se entenda melhor do seguinte modo: a curva de binário sobe e depois desce. Ou seja, vamos ter pelo menos 2 pontos com o mesmo binário. Em qual é que então gasta mais? Obviamente no ponto de maior rotação. ;)
                      Acho que a Monica tem razao.

                      O que a Monica tentou dizer, traduzindo para vocabulario corrente, e que se vais em 3ª a morrer e a bater valvulas, vale mais meteres segunda, porque vais a solicitar menos acelarador.

                      :D

                      Comentário


                        #12
                        A posição do acelerador não está directamente relacionado com a quantidade de combustível injectado, longe disso.
                        Os carros gastam quase sempre menos na relação mais elevada, teoricamente quanto menor a velocidade menos gastam. Um motor a tremer todo a muito baixa rotação não é saudável obviamente.
                        A teoria de que a rotação ideal para o consumo é a do binário máximo está muito longe da verdade!

                        Comentário


                          #13
                          o motor em esforço consome muito? por exemplo, 5º aos 50 consome mais que 5º aos 60?

                          Comentário


                            #14
                            uma grande parte dos consumos é ditada pela posiçao do acelerador, mais até que pela rotaçao a que o motor vai!

                            dai ser FUNDAMENTAL conduzir suavemente, utilizando os 3 pedais e volante convenientemente.

                            citação:Originalmente colocada por k_pt

                            o motor em esforço consome muito? por exemplo, 5º aos 50 consome mais que 5º aos 60?
                            depende da relaçao de caixa.

                            mas sim, se o motor for "em esforço" a velocidade constante, vai gastar mais que se for a rodar numa rotaçao mais favoravel, mesmo que superior.
                            mais ainda, nessa situaçao de esforço, qualquer subida, ultrapassagem ou o que quer que seja vai-te forçar a reduzir ou a pisar praticamente a fundo e ter um rendimento praticamente nulo!! bye bye consumos bons ou mesmo aceitaveis...

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Nuno_Cabral

                              citação:Originalmente colocada por monicamelo

                              citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                              citação:Originalmente colocada por monicamelo

                              Por volta do regime de binário máximo.
                              Não concordo. O clio tem 108 Nm/ 4250 rpm e as rotações em que faz os melhores consumos é entre as 2000 e 3000 rpm;)
                              Ás 4000/4500 faz médias de 8,5/9l [}]:D
                              Bom para já as médias que refere, tem que ser numa determinada relação de caixa, provavelmente será a 5ª. E conforme referi, se entrarmos com isso em linha de conta temos que complicar isto mais um pouco. Pois consequentemente ainda temos que jogar com a velocidade do carro. O tópico apenas se refere às rotações.

                              Assim deverá analizar as coisas apenas pelas rotações. O que eu quis dizer é que, por exemplo se necessitar de 50% do valor de binário máximo do seu carro e se for no regime de binário máximo, apenas terá que dar 50% de carga. Ao invés, se for a um regime mais baixo (ou mais alto) em vez dos 50% terá que recorrer a 70%. É só um exemplo, mas com o gráfico potência / binário podemos analizar isso devidamente.

                              De qualquer forma existe uma proporcionalidade directa entre consumo e velocidade. Deriva obviamente da lei da energia. Esta situação talvez se entenda melhor do seguinte modo: a curva de binário sobe e depois desce. Ou seja, vamos ter pelo menos 2 pontos com o mesmo binário. Em qual é que então gasta mais? Obviamente no ponto de maior rotação. ;)
                              Acho que a Monica tem razao.

                              O que a Monica tentou dizer, traduzindo para vocabulario corrente, e que se vais em 3ª a morrer e a bater valvulas, vale mais meteres segunda, porque vais a solicitar menos acelarador.

                              :D
                              Não foi bem isso
                              Repare eu exclui as relaçãoes de caixa. Essa afirmação pode ser verdadeira, mas é muito complicada de a explicar.
                              Isto seria mais fácil se eu conseguisse fazer o scan de um gráfico que tenho aqui, de uma sebenta. Vou tentar fazer o desenho, por palavras: a curva do binário tem a concavidade ao alto. É a tipica curva do binário é assim: /\. Ao passo que a do consumo faz assim: \/. Ou seja, o ponto de consumo mais baixo é no ponto do binário máximo.

                              Agora se entrarmos em consideração com as relações de caixa, normalmente um carro gasta menos numa relação superior do que numa inferior. Mesmo à carga máxima. Mas também depende do escalonamento da caixa.

                              Comentário


                                #16
                                Em cidade andava a conduzir nas 1500 rotaçoes.

                                Agora vou passar a conduzir as 2000.



                                Uma outra duvida, se numa descida nao acelararmos, nao consome, mesmo indo com rotatividade, pois n?[pergunta ironica]

                                E para passar a conduzir ao fundo[}]

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por monicamelo


                                  Não foi bem isso
                                  Repare eu exclui as relaçãoes de caixa. Essa afirmação pode ser verdadeira, mas é muito complicada de a explicar.
                                  Isto seria mais fácil se eu conseguisse fazer o scan de um gráfico que tenho aqui, de uma sebenta. Vou tentar fazer o desenho, por palavras: a curva do binário tem a concavidade ao alto. É a tipica curva do binário é assim: /\. Ao passo que a do consumo faz assim: \/. Ou seja, o ponto de consumo mais baixo é no ponto do binário máximo.

                                  Agora se entrarmos em consideração com as relações de caixa, normalmente um carro gasta menos numa relação superior do que numa inferior. Mesmo à carga máxima. Mas também depende do escalonamento da caixa.
                                  O gráfico que queres mostrar é este:

                                  [img]uploaded/air/20061111191411_Grafico.JPG [/img]


                                  Se reparares bem a curva de consumo é a Cs e as unidades são [g/cv.h]. Ou seja, é um consumo específico. Assim a tua teoria não está correcta. Aqui falamos de consumos mínimos absolutos e não a melhor relação consumo/desempenho.

                                  Por isso no âmbito do tópico continuo a dizer que o consumo depende da posição do acelerador. Quanto mais leve for o pé menos combustível é queimado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    nao te esquecas q esse grafico é em carga total...

                                    em cargas parciais, o ponto de eficiencia maxima baixa...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sim é em carga máxima. Mas as curvas características de um motor são avaliadas nessas condições. A meia carga a forma da curva vai ser a mesma. Mas o que queria dizer com esse gráfico é que este consumo é específico, logo não é o que pretendemos avaliar neste tópico.

                                      Eu quando quero fazer record's de consumo, tento usar o mínimo de rotação e o acelerador o máximo em cima. Se pretendemos o melhor compromisso consumo/prestação deve-se seguir por esse gráfico.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por air

                                        citação:Originalmente colocada por monicamelo


                                        Não foi bem isso
                                        Repare eu exclui as relaçãoes de caixa. Essa afirmação pode ser verdadeira, mas é muito complicada de a explicar.
                                        Isto seria mais fácil se eu conseguisse fazer o scan de um gráfico que tenho aqui, de uma sebenta. Vou tentar fazer o desenho, por palavras: a curva do binário tem a concavidade ao alto. É a tipica curva do binário é assim: /\. Ao passo que a do consumo faz assim: \/. Ou seja, o ponto de consumo mais baixo é no ponto do binário máximo.

                                        Agora se entrarmos em consideração com as relações de caixa, normalmente um carro gasta menos numa relação superior do que numa inferior. Mesmo à carga máxima. Mas também depende do escalonamento da caixa.
                                        O gráfico que queres mostrar é este:

                                        [img]uploaded/air/20061111191411_Grafico.JPG [/img]


                                        Se reparares bem a curva de consumo é a Cs e as unidades são [g/cv.h]. Ou seja, é um consumo específico. Assim a tua teoria não está correcta. Aqui falamos de consumos mínimos absolutos e não a melhor relação consumo/desempenho.

                                        Por isso no âmbito do tópico continuo a dizer que o consumo depende da posição do acelerador. Quanto mais leve for o pé menos combustível é queimado.
                                        Não era esse, mas era um parecido com esse.

                                        Estamos a chover no molhado.

                                        Obviamente que quanto menos carga (acelerador) dermos ao carro menor será o combustível injectado. E então em que ficamos? É às 1000 rpm? É às 2000 rpm? Qual é o melhor regime? Obviamente quanto mais baixo for, menor será a carga, menor será o consumo. Plenamente de acordo.

                                        Agora acho que quem colocou o tópico pretendia saber o regime de rotações em que consegue realmente um bom desempenho sem comprometer os consumos. Obviamente temos que ver a coisa de uma forma relativista. E aó entram os consumos específicos. E entra esse gráfico. Foi dai que baseei toda a minha teoria.

                                        E, conforme referi anteriormente, nesse ponto se necessitarmos de 50% do binário motor, basta utilizarmos 50% de carga (acelerador). Num ponto mais baixo termos que dar mais carga para obter o mesmo efeito. Logo, a meu ver, deveremos ver as coisas de uma forma relativista. Excluindo ainda a velocidade do carro e as relaçãoes de caixa. Se assim já é complicado...

                                        Agora o que disse, obviamente também está certo. É apenas ver a coisa por outro ponto de vista, de uma forma absoluta. ;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por monicamelo


                                          Não era esse, mas era um parecido com esse.

                                          Estamos a chover no molhado.

                                          Obviamente que quanto menos carga (acelerador) dermos ao carro menor será o combustível injectado. E então em que ficamos? É às 1000 rpm? É às 2000 rpm? Qual é o melhor regime? Obviamente quanto mais baixo for, menor será a carga, menor será o consumo. Plenamente de acordo.

                                          Agora acho que quem colocou o tópico pretendia saber o regime de rotações em que consegue realmente um bom desempenho sem comprometer os consumos. Obviamente temos que ver a coisa de uma forma relativista. E aó entram os consumos específicos. E entra esse gráfico. Foi dai que baseei toda a minha teoria.

                                          E, conforme referi anteriormente, nesse ponto se necessitarmos de 50% do binário motor, basta utilizarmos 50% de carga (acelerador). Num ponto mais baixo termos que dar mais carga para obter o mesmo efeito. Logo, a meu ver, deveremos ver as coisas de uma forma relativista. Excluindo ainda a velocidade do carro e as relaçãoes de caixa. Se assim já é complicado...

                                          Agora o que disse, obviamente também está certo. É apenas ver a coisa por outro ponto de vista, de uma forma absoluta. ;)
                                          Em termos relativistas a sua teoria esta 100% correcta. Esse valor anda entre as 2000 e 3000 rpm dependendo de muitos factores. Aliás até é a faixa de utilização normal de um carro, aliás, as relações de caixa não são feitas à sorte.

                                          Como disse quando quero poupar é condução suave e a baixa rotação, tentando ter o pé direito na posição correcta. Claro que essa condução não vou a 50% da carga.. Que vá a uns 30 se tanto.. :D

                                          Já agora, tens formação em engenharia mecânia? ;)

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                                            #22
                                            O regime de binário máximo de um automóvel é aquele em que se atinge o melhor compromisso perfomance/consumo.
                                            É a faixa óptima de utilização do motor, na qual se estabelece o compromisso máximo entre desempenho e consumo que o motor consegue proporcionar.
                                            Não é forçosamente nesse regime, claro está, que se encontram os consumos mais baixos.

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                                              #23
                                              Em suma, pouca carga a rolar suavemente. Conheçer bem a caixa e usar as relações de acordo com o regime onde está o binário suficiente para nos levar.
                                              Um à parte; Lembro-me sempre do meu velho mecânico que dizia que os melhores consumos na relação mais alta era com o "ponteiro ao meio!" (leia-se o velocimetro).
                                              Era uma boa dica para os carros ditos normais de 70s e 80s! ;)

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                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                                                citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                Por volta do regime de binário máximo.
                                                Não concordo. O clio tem 108 Nm/ 4250 rpm e as rotações em que faz os melhores consumos é entre as 2000 e 3000 rpm;)
                                                Ás 4000/4500 faz médias de 8,5/9l [}]:D


                                                O meu 306 a gasolina tem o binário às 3000rpm o que também ajuda bastante nos consumos.;)

                                                O problema da maior parte dos otto é terem o binário máximo a rpm's elevadas...

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                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por air

                                                  citação:Originalmente colocada por monicamelo


                                                  Não era esse, mas era um parecido com esse.

                                                  Estamos a chover no molhado.

                                                  Obviamente que quanto menos carga (acelerador) dermos ao carro menor será o combustível injectado. E então em que ficamos? É às 1000 rpm? É às 2000 rpm? Qual é o melhor regime? Obviamente quanto mais baixo for, menor será a carga, menor será o consumo. Plenamente de acordo.

                                                  Agora acho que quem colocou o tópico pretendia saber o regime de rotações em que consegue realmente um bom desempenho sem comprometer os consumos. Obviamente temos que ver a coisa de uma forma relativista. E aó entram os consumos específicos. E entra esse gráfico. Foi dai que baseei toda a minha teoria.

                                                  E, conforme referi anteriormente, nesse ponto se necessitarmos de 50% do binário motor, basta utilizarmos 50% de carga (acelerador). Num ponto mais baixo termos que dar mais carga para obter o mesmo efeito. Logo, a meu ver, deveremos ver as coisas de uma forma relativista. Excluindo ainda a velocidade do carro e as relaçãoes de caixa. Se assim já é complicado...

                                                  Agora o que disse, obviamente também está certo. É apenas ver a coisa por outro ponto de vista, de uma forma absoluta. ;)
                                                  Em termos relativistas a sua teoria esta 100% correcta. Esse valor anda entre as 2000 e 3000 rpm dependendo de muitos factores. Aliás até é a faixa de utilização normal de um carro, aliás, as relações de caixa não são feitas à sorte.

                                                  Como disse quando quero poupar é condução suave e a baixa rotação, tentando ter o pé direito na posição correcta. Claro que essa condução não vou a 50% da carga.. Que vá a uns 30 se tanto.. :D

                                                  Já agora, tens formação em engenharia mecânia? ;)
                                                  Já nos estamos a entender

                                                  E a sua teoria em termos absolutos também está correcta.;)

                                                  Concordo também, e a 300% sobre "as relações de caixa não são feitas à sorte".

                                                  Teorias para poupar existem muitas e felizmente tenho-me dado bem :D

                                                  Tenho formação em Eng. Mecânica sim. Mas aqui considero-me igual a todos os outros. Existe muita coisa que não se aprende nas Universidades. Às vezes faz bem uma formação supelementar. E este fórum é pródigo nessas situações. Quem quer um doutoramento tem aqui a sua tese [}][}][}][}]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Nuno_Cabral

                                                    Que rotaçoes favorecem bons consumos?




                                                    Começo com uma pergunta:

                                                    Civic 1.5 LSi, rotaçoes de 0 a 9000, a que rotatividade o carro esta a fazer melhores consumos?


                                                    Essa pergunta é fácil, dentro da faiza de rotações que colocaste a melhor totação para os consumos é a 0 rpm ;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      alguém arranja o grafico da curva de potencia e binario do 1.5iLS 115cv... para podermos esclarecer o nosso amigo?

                                                      ps: o melhor é conhecer o motor o carro a fundo... para depois conseguir distinguir os regimes em que o motor faz menos esforço (logo menor consumo)...



                                                      cumps

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O gráfico que devem estar a falar, deve ser qualquer coisa deste género..



                                                        Civic 1.6iVT

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E para ter bons consumos, mesmo que o carro va a morrer, e quanto mais baixo forem as rotaçoes?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Nuno_Cabral

                                                            E para ter bons consumos, mesmo que o carro va a morrer, e quanto mais baixo forem as rotaçoes?
                                                            Baixas rotações não são sinónimo de poupança e altas rpm não são sinónimo de gastar muito.


                                                            Se fores numa subida a 50kmh em 5ª o carro vais gastar mais do que se fores em 3ª, embora a maiores rotações...

                                                            Isto é fácil de verificar em qualquer carro com computador de bordo.

                                                            O que interessa mais nos consumos é o peso do pé no acelerador, quanto menos carregares mais vais poupar.

                                                            Comentário

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