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    Motores com futuro?

    Motor a Hidrogénio

    O hidrogénio é o elemento mais simples conhecido pelo Homem. Um átomo de hidrogénio é composto por um protão e um electrão. Este é o elemento mais abundante no universo, e a fonte de toda energia que nos recebemos do sol, sendo a massa do sol constituída por mais de 30 % de hidrogénio atómico. O sol é basicamente bola gigante de hidrogénio e hélio. Num processo que é designado por fusão, quatro átomos de hidrogénio combina-se para formar um átomo de hélio, libertando energia na forma de radiação. Esta energia radiante é para nós a mais abundante fonte de energia, dando-nos luz, calor, vento e permite o crescimento das plantas, sendo armazenada na forma de combustíveis fosseis, tais como o carvão, petróleo, metano (CH4), hidratos de metano e também encontra-se em todo o tipo de vegetação - biomassa.
    O hidrogénio não aparece naturalmente na terra, ou seja, só existe na atmosfera com uma concentração muito reduzida de 1 ppm (partes por milhão), encontrando-se combinado com o oxigénio na forma de água (H2O), sendo assim, não pode ser considerado como um recurso de energia primária, tal como o petróleo ou o gás natural, mas sim como um transportador de energia.

    Propriedades físicas do Hidrogénio

    O Hidrogénio no seu estado livre e em condições de temperatura e pressão normais, é inodoro e não tem cor. Tem a maior quantidade de energia por unidade de peso - 141,9 mJ/kg - em relação a qualquer combustível conhecido, por exemplo 1kg de hidrogénio a mesma quantidade de energia do que 2.8 kg de gasolina. A sua densidade é de 0.0899 g/l, ou seja, o ar é 14.4 vezes mais denso, e a temperatura de mudança de fase de líquido para gás é de -252,77 ºC, tendo na fase líquida uma densidade de 70.99 g/l, ao passo que a gasolina tem uma densidade de 750 g/l, que o torna ideal para a propulsão de naves espaciais, que requer um combustível com um baixo peso com uma elevada energia.

    O coeficiente de difusão do hidrogénio é de 0,61 cm3/s que é quatro vezes superior ao do metano. Consequentemente a mistura do Hidrogénio no ar é mais rápida do que o metano ou vapores de petróleo, o que se torna vantajoso num ambiente aberto, mas representa uma desvantagem em espaços fechados pouco ventilados, uma vez que o hidrogénio tem uma gama de concentrações para o qual se inflama ([4 - 75%] do volume) maior do que os outros combustíveis (metano queima a [5,3 - 15%] e o propano [2,1 - 9,5%] de concentrações por volume).

    A chama do hidrogénio não é visível à luz do dia porque tem uma emissividade muito baixa (de 17 a 25 %), sendo assim a radiação emitida é mais baixa do que os outros combustíveis fosseis, como por exemplo o butano ou o propano, ou até mesmo a gasolina (de 34 a 43 %), sendo assim o hidrogénio torna-se menos perigoso em caso de acidente porque o calor transmitido pela radiação é menor.

    Quando a combustão do hidrogénio se dá com oxigénio puro, o único produto da reacção é a água, libertando-se calor. Mas quando combustão é feita com ar, que possui cerca de 68% de azoto, dá-se a emissão de óxidos de azoto (NOx), que aumentam exponencialmente com a temperatura da chama. Quando a queima do hidrogénio se dá sob condições apropriadas nos motores de combustão ou em turbinas de gás, as emissões são muito pequenas ou negligenciáveis. Pode haver vestígios de hidrocarbonetos e emissões de monóxido de carbono, resultantes apenas da combustão do óleo do motor na câmara de combustão do motor de combustão interna.

    Hidrogénio - O Combustível do Futuro

    O Hidrogénio, quando produzido por fontes de energia renováveis, a sua utilização através de células de combustível, é totalmente limpa, formando apenas como produtos da reacção água e calor, não havendo quaisquer emissões de partículas, monóxido de carbono, dióxido de carbono (CO2), óxidos de azoto (NOx) e óxidos de enxofre (SOx) que são responsáveis por problemas ambientais tais como chuvas ácidas, problemas respiratórios e pelo aquecimento global do planeta.




    Sendo assim o hidrogénio tem um grande potencial ambiental, fazendo parte de um ciclo de vida limpo, tornando-se um sério candidato a substituir a actual economia baseada nos combustíveis fosseis. Para que isto seja possível terá que se criar as seguintes infra-estruturas:



    Automóvel movido a ar comprimido

    Automóveis movidos a ar comprimido irão ser brevemente lançados no mercado.
    Uma companhia francesa MDI (Motor Development International) está prestes a abrir a sua primeira fábrica, que irá produzir automóveis a uma taxa de dois por dia. Esta companhia já assinou contractos para construir mais 35 fábricas pela Europa, incluindo três no Reino Unido, dez na Itália e seis em Espanha.

    Os automóveis e táxis são fabricados com a capacidade de comprimir o ar, ligando – se à corrente eléctrica (220 V) durante a noite para recarregar o depósito num período de 3-4 horas, necessitado uma potência de cerca de 22 kW. Durante o dia o carro tem uma autonomia média de 200 km. O carro deve a sua autonomia aos depósitos de fibra que armazenam 90 metros cúbicos de ar comprimido a 300 bares de pressão. O motor funciona com ar retirado da atmosfera previamente filtrado. A expansão do ar comprimido introduzido no cilindro impulsiona os pistões conseguindo assim desenvolver movimento. O carro tem incorporado um sistema de recuperação da energia de travagem, comprimindo o ar do ambiente, injectando - o no sistema de depósitos.

    O ar que sai do tubo de escape é inclusivamente mais limpo do que o ar que entrou, visto que o mesmo ar é filtrado antes de ser injectado no motor. Por outro lado, o sistema de climatização do carro aproveita o ar frio expulsado. Finalmente, devido à ausência de combustão, a mudança de óleo só terá de se realizar no fim de cada 50.000 km.

    As vantagens ecológicas fundamentais são: a não existência de combustão e o facto do ar que é expulso para a atmosfera através do tubo de escape ter uma temperatura de 0ºC. No entanto, para que todo o processo tenha zero por cento de emissões, os carros necessitam de ser carregados com electricidade produzida através de energias renováveis.
    Uma vez lançados no mercado, os pequenos carros da MDI chamados CITYCATs, não deverão custar mais do que um carro da gama média – entre € 8.000 e € 10.000.

    No caso dos Açores, com o grande potencial disponível em termos de geotermia e energia eólica, esta tecnologia revela -se bastante promissora.



    Motor Stirling de Ar Quente

    O Motor Stirling foi inventado por Robert Stirling em 1816, sendo um motor de baixa poluição, porque o calor é aplicado externamente a partir de qualquer fonte de calor. Pode ser alcançada uma combustão mais completa do combustível num motor de combustão externo resultando assim numa emissão mais limpa e ecológica. Este tipo de motor pode operar bem numa variedade de combustíveis, por exemplo gás natural, propano, álcool, hidrogénio, gasolina, combustíveis sólidos, ou mesmo calor solar.

    O motor stirling tem um funcionamento silencioso em contraste com os habituais motores de combustão interna que utilizam combustíveis fosseis. Este motor não utiliza CFCs e não produz resíduos que destroem o ambiente. São alcançadas eficiências termodinâmicas mais elevadas nos motores de ciclo de stirling em comparação com outros motores térmicos.

    O motor Stirling não tem um funcionamento complicado. Não há carburadores, sistemas de ignição, válvulas, ou outros mecanismos complicados. Este tipo de motores opera através da expansão do ar quando este é aquecido, e a contracção deste mesmo ar quando arrefece. A fonte de calor pode ser madeira, fuelóleo, luz do sol, ou fonte geotérmica. O arrefecimento é feito pela água, ar, ou até por cubos de gelo.

    A razão pela qual este tipo de motor não é muito comum na maior parte das aplicações, nomeadamente em automóveis é porque a fonte de calor é externa e o motor necessita de algum tempo para aquecimento antes que este produza trabalho útil e também não é possível fazer uma variação rápida da sua potência, esto porque leva algum tempo para que o calor seja conduzido através das paredes dos cilindros para o ar no seu interior.


    Fonte: ARENA

    #2
    nao falta ai algo no fim da parte do hidrogenio? ias a escrever o q era preciso em termos de infraestruturas e depois passaste logo pra carros a ar comprimido

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      #3
      Eu acho que os que têm futuro são os que nao avariarem!!!

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        #4
        O futuro são carros movidos a antimatéria/antiparticulas.. isso sim! lololol :D


        Agora a sério.. o hidrogénio é muito bom.. e muito idealista.. mas ainda é bastante caro obtê-lo..

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          #5
          C.E.M. engine
          http://www.epindustries.com/intro_pdx.html

          Quasi-turbine engine
          http://www.quasiturbine.com/

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