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Clio III RS - cavalos fugidios !??!

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    Clio III RS - cavalos fugidios !??!

    Bem, começo por explicar a razão de estar a abrir um novo tópico. É que não consigo encontrar o outro.

    Penso que depois desta edição da Turbo, está concluída a novela Clio RS. No outro tópico estava tudo mais detalhado mas como o artigo mais recente da Turbo faz um pequeno resumo, aqui fica.


    Onde (não) estão os 200 cv?

    A história começou, quando, na nossa edição de Julho, ensaiámos o pequeno desportivo da Renault e verificámos que algumas das prestações puras, nomeadamente a aceleração dos 0 aos 100 Km/h, estavam longe do valor anunciado pela marca (7,8 segundos contra 6,9 segundos). Com a medição da potência e do binário do CEPRA percebemos o porquê desta disparidade: os 169 cv medidos estavam longe dos 200 cv anunciados. Admitindo que a falta de potência (menos 31 cv) resultava de um defeito daquela unidade específica, pedimos à marca francesa outro carro... que confirmou o resultado anterior. Decidimos ainda consultar o banco de potência utilizado normalmente para homologação de motores, que voltou a confirmar os dois resultados anteriores.

    A "confissão"

    Confrontada com esta situação insólita, a marca acabou por nos dizer que os carros tinham um problema resultante de terem misturado gasóleo com gasolina durante um dos reabastecimentos realizados pela Renault. Para resolver a situação, deslocaram-se a Portugal técnicos franceses da marca que substituíram os injectores e programaram novamente a centralina.
    No final do mês de Julho o carro foi-nos de novo entregue para testes. O banco de ensaios confirmou uma evolução. A potência e o binário cresceram para 182,9 cv e 188 Nm, respectivamente, e as prestações melhoraram, inclusive a aceleração dos 0 aos 100 Km/h que baixou de 7,8 para 7,6 segundos.
    Convém frisar que a potência dissipada continuava a ser alta (cerca de 22 por cento, quando o normal é entre 12,5 2 15 por cento) enquanto o binário passou a ser mais irregular devido ao controlo apertado da temperatura do motor.
    Tendo em conta que se trata de um motor atmosférico, com uma elevada potência específica, tivemos o maior dos cuidados nos factores de conversão para a norma DIN 70072.
    Perante esta diferença entre os valores medidos pela equipa de testes da Turbo e os dados oficiais, a Renault voltou a rever o problema, dando-nos novamente o carro em Outubro. Mais uma ronda de testes que não revelou evolução. As prestações mantinham-se e a potência e o binário não sofreram alterações.

    Muitas confirmações

    Ao todo fizemos doze medições, com três carros, em três momentos diferentes e em três bancos de ensaios. O último foi o banco de ensaios da Bosch, que confirmou os 183 cv.
    Mas há mais, quando confrontados com o valor de potência declarado no livrete e que consta da ficha de homologação, o valor oficial não é de 197 cv como chegou a ser anunciado, nem 200 cv como mostram as fichas técnicas entregues à imprensa e que constam da publicidade, mas sim 194 cv (145 KW).
    Para nós está claro que o Renault Clio RS não cumpre com as prestações oficiais porque os seus valores de potência e binário estão muito longe do que a marca anuncia.

    Dados do ensaio de potência
    (Norma DIN 70020)
    Potência medida: 182,9 CV
    (134,5 KW) às 7390 rpm;
    Potência dissipada: 41,4 CV
    (30,5 KW)
    Binário medido: 188 Nm às 5840 rpm
    Pressão do ar: 1030 mbar

    E assim, pelos vistos, termina a novela. Tal como tinha dito no primeiro tópico que abri, para mim o facto de ser o Clio RS é irrelevante. Estava mais interessado em saber como reagiria a marca e as consequências da verdade ou falsidade do artigo inicial.

    #2
    a febre de atingir certos barreiras psicologicas na forma de potencia parece q deu nisto [xx(][xx(]

    Comentário


      #3
      Tenho um clio e tenho pena que assim seja... Mas carros desses não deviam sair cá para fora assim... é um escândalo e um engano ao consumidor final... Uma vergonha.

      Mas vá lá vá lá... Já "só" acusa menos 11/12 cvs do que se dizia.
      194 para 183.

      O type R foi assim tb..alguns que conheço de origem de 200 cvs para uns "modestos" 192.

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        #4
        Confesso que ainda não sabia desta "novela".

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          #5
          A Renault ficou muito mal na fotografia![8)]

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            #6
            Eu continuo a não acreditar na Turbo...
            E podem vir com as petas do costume que sou da marca e rebebéu pardais ao ninho...

            Simplesmente, não há novelas como esta lá fora. Revistas com mais creditação que a Turbo não mencionam este tipo de problemas... As Francesas não falam e se houvesse problemas, acreditem que elas seriam as 1ªs a morder os calos a muito boa gente...

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              #7
              citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

              Confesso que ainda não sabia desta "novela".
              O outro tópico tinha umas 30 páginas mas já era de Julho.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                Eu continuo a não acreditar na Turbo...
                E podem vir com as petas do costume que sou da marca e rebebéu pardais ao ninho...

                Simplesmente, não há novelas como esta lá fora. Revistas com mais creditação que a Turbo não mencionam este tipo de problemas... As Francesas não falam e se houvesse problemas, acreditem que elas seriam as 1ªs a morder os calos a muito boa gente...
                Foi a turbo q capotou o classe A quando saiu, e defacto tinha razao

                Comentário


                  #9
                  O must deste carro é o handling.
                  No entanto penso q se quem o comprou nao tiver os resultados q estão na ficha tecnica do carro, devia reclamar. E se reclamasse n sei se ajudaria alguma coisa, pois já vimos como a Renault trata os clientes mais exigentes.

                  Para mim... Renault nunca. (E o meu pai já teve uma 4L em q lhe fez mais de 200 000 km´s. Mto deles a fazer de jipe...)

                  Comentário


                    #10
                    a novela acaba assim?! com os carros a sairem com 182,9 cv e 188 Nm?

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                      Eu continuo a não acreditar na Turbo...
                      E podem vir com as petas do costume que sou da marca e rebebéu pardais ao ninho...

                      Simplesmente, não há novelas como esta lá fora. Revistas com mais creditação que a Turbo não mencionam este tipo de problemas... As Francesas não falam e se houvesse problemas, acreditem que elas seriam as 1ªs a morder os calos a muito boa gente...
                      Como já disse, não conhecia esta história, mas dou muita razão ao DêcêÎi.
                      Se eu conheço bem as revistas francesas, o escândalo já estaria instalado na França.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                        citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                        Eu continuo a não acreditar na Turbo...
                        E podem vir com as petas do costume que sou da marca e rebebéu pardais ao ninho...

                        Simplesmente, não há novelas como esta lá fora. Revistas com mais creditação que a Turbo não mencionam este tipo de problemas... As Francesas não falam e se houvesse problemas, acreditem que elas seriam as 1ªs a morder os calos a muito boa gente...
                        Como já disse, não conhecia esta história, mas dou muita razão ao DêcêÎi.
                        Se eu conheço bem as revistas francesas, o escândalo já estaria instalado na França.
                        Bela maneira de pensar. Se mais ninguém disse nada até agora é porque deve ser mentira!!![8)][8)][8)][8)][8)][8)][8)]

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                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Vieira

                          a novela acaba assim?! com os carros a sairem com 182,9 cv e 188 Nm?

                          Penso que da parte da Turbo não haverá mais nenhuma menção a este caso. A menos que a Renault faça mais alguma coisa.

                          O AutoHoje também falou neste caso há umas semanas atrás.

                          Comentário


                            #14
                            entao e so pra portugal que veem estrangulados?

                            Comentário


                              #15
                              lá tão voçês com o complexo de inferioridade, só porque somos um pais pequeno não podemos ter descoberto um embuste mundial que a renault está a fazer aos clientes! tinham que ser os franceses a descobrir que os carros tem menos potência do que o declarado, a revista é nacional de certeza que os representantes da renault em portugal leram o artigo, eu não ouvi nem li nenhum desmentido nem vi nenhum processo em tribunal por difamação ou outra coisa qualquer, penso que o teste foi feito com credibilidade, e os mitos acabam assim no banco de ensaios...

                              Comentário


                                #16
                                Acho que os tais 197 cv só eram atingidos em terras de sua majestade com a BP Ultimate de 102 octanas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Resumindo, Type R Rules, lol!

                                  Comentário


                                    #18
                                    vergonha para a renault... vender gato por lebre

                                    Comentário


                                      #19
                                      ou mudam a potencia do carro para os valores reais ou comprem motores a honda!:D

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por MarioC


                                        Foi a turbo q capotou o classe A quando saiu, e defacto tinha razao
                                        Foi uma revista estrangeira que capotou o Classe A, no teste do Alce.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A confirmar-se isto, é uma vergonha para a Renault. 183cvs num carro que deveria ter 200cv?

                                          E o motor estar homolgado como 194cv quando em todo o lado a Renault o publicitou como 200cv...é outra vergonha.

                                          Logo, e como efeito bola de neve, também as prestações anunciadas pela marca são falsas...

                                          Demasiado mau para ser verdade.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Lukin

                                            A confirmar-se isto, é uma vergonha para a Renault. 183cvs num carro que deveria ter 200cv?

                                            E o motor estar homolgado como 194cv quando em todo o lado a Renault o publicitou como 200cv...é outra vergonha.

                                            Logo, e como efeito bola de neve, também as prestações anunciadas pela marca são falsas...

                                            Demasiado mau para ser verdade.
                                            quem sabe em outros modelos nao se verifica o mesmo...

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                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Tó Zé

                                              citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                              citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                              Eu continuo a não acreditar na Turbo...
                                              E podem vir com as petas do costume que sou da marca e rebebéu pardais ao ninho...

                                              Simplesmente, não há novelas como esta lá fora. Revistas com mais creditação que a Turbo não mencionam este tipo de problemas... As Francesas não falam e se houvesse problemas, acreditem que elas seriam as 1ªs a morder os calos a muito boa gente...
                                              Como já disse, não conhecia esta história, mas dou muita razão ao DêcêÎi.
                                              Se eu conheço bem as revistas francesas, o escândalo já estaria instalado na França.
                                              Bela maneira de pensar. Se mais ninguém disse nada até agora é porque deve ser mentira!!![8)][8)][8)][8)][8)][8)][8)]

                                              Não caro user. Simplesmente existem instituições com mais credibilidade do que outras.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Além da potência inferior estranho igualmente o valor do binário. 188Nm para um 2 litros francês (tidos por beneficiarem o binário em detrimento da potência) parece-me muito fraco.

                                                A Renault sabe fazer melhor. O Clio RS III merecia um motor mais espevitado uma vez que a dinâmica está em muito bom plano.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Vieira

                                                  ou mudam a potencia do carro para os valores reais ou comprem motores a honda!:D
                                                  claro comprar motores aos xinokas.. a renault nem da corda à honda na F1 nem nada

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                    citação:Originalmente colocada por Tó Zé

                                                    citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                    citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                    Eu continuo a não acreditar na Turbo...
                                                    E podem vir com as petas do costume que sou da marca e rebebéu pardais ao ninho...

                                                    Simplesmente, não há novelas como esta lá fora. Revistas com mais creditação que a Turbo não mencionam este tipo de problemas... As Francesas não falam e se houvesse problemas, acreditem que elas seriam as 1ªs a morder os calos a muito boa gente...
                                                    Como já disse, não conhecia esta história, mas dou muita razão ao DêcêÎi.
                                                    Se eu conheço bem as revistas francesas, o escândalo já estaria instalado na França.
                                                    Bela maneira de pensar. Se mais ninguém disse nada até agora é porque deve ser mentira!!![8)][8)][8)][8)][8)][8)][8)]

                                                    Não caro user. Simplesmente existem instituições com mais credibilidade do que outras.
                                                    Quem nao deve ser bem o caso da turbo de certeza, fazem com cada testes minha nossa...

                                                    De facto se se verificar isto é triste, como é que a renault faz um carro tao bom e nao lhe bom um motor?
                                                    Enfim...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Quanto a imprensa nacional, li na Turbo, Auto Hoje, Auto Motor e Quattroruote as mesmas queixas de sensação de falta de potência deste automóvel.

                                                      tendo em conta que as fontes "originais" estrangeiras são diferentes...

                                                      a minha dúvida é: lá fora não se fala MESMO deste caso?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Parece os outros com os 1000CV...

                                                        O problema, quanto a mim, é o facto de quererem vender 200CV quando não os têm, apenas porque é um número bonito.

                                                        Oh 3Com anda cá ver isto! :D

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por PGT_SW

                                                          citação:Originalmente colocada por Vieira

                                                          ou mudam a potencia do carro para os valores reais ou comprem motores a honda!:D
                                                          claro comprar motores aos xinokas.. a renault nem da corda à honda na F1 nem nada
                                                          LOL [}]

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Draivin


                                                            a minha dúvida é: lá fora não se fala MESMO deste caso?
                                                            Lá fora queixam-se de falta de "punch"... Até porque as qualidades de um chassis soberbo relegam para muito segundo plano estas novelas...

                                                            Comentário

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