Boas,alguem sabe me dizer porque é que o carro a frio custa a pegar,mas quando tá quente pega bem,não percebo porque isto acontece...Obrigado
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Qual a importância das vélas num diesel...
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Ainda esta semana tive de mudar as velas de velas de incandescência da minha l200. Só uma estava boa contudo o meu electricista aconselhou-me a mudar as 4 (cerca de 50€ cada da origem)!
E a bateria quase que descarregava cada vez que ía arrancar! Pois como o carro não pegava logo tinha de tentar arrancar umas 3x antes de o fazer pegar
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citação:Originalmente colocada por cmax
citação:Originalmente colocada por paulo56
Entao tudo indica que seja velas,mas será que são assim sao caras?As velas num diesel só servem para pôr o carro a trabalhar ou tem mais funções importantes?
Obrigado
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Os motores diesel funcionam por autoinflamação. Daí o importante no combustível é o indíce de cetano (capacidade para se autoinflamar). Ou seja, devia a altas temperaturas o combustível entra em combustão, não sendo necessário velas como nos motores otto. As velas num diesel só servem para no arranque a frio ajudar a combustão, pois estando frio as temperatura atingidas mal se liga a chave não são as desejadas.
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Meus caros.
Já levei uma grande ****da, por dizer numa aula q as velas apenas servem para o arranque.
Creio q apenas nos de injecção indirecta, as velas continuam "ligadas", mas cmo é óbvio a uma intensidade mto menor, se assim n fosse, e deixo-vos a mesma pergunta q me fizeram:
- Então sr. aluno, pq é q se diz q quando um carro custa a pegar e dps faz mto fumo, q deve ter as velas de incandescencia "fundidas"?
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citação:Originalmente colocada por ESPRIT
Meus caros.
Já levei uma grande ****da, por dizer numa aula q as velas apenas servem para o arranque.
Creio q apenas nos de injecção indirecta, as velas continuam "ligadas", mas cmo é óbvio a uma intensidade mto menor, se assim n fosse, e deixo-vos a mesma pergunta q me fizeram:
- Então sr. aluno, pq é q se diz q quando um carro custa a pegar e dps faz mto fumo, q deve ter as velas de incandescencia "fundidas"?
Exmo Sr Professor :
Ao colocar um motor em marcha, depois de várias horas parado e a uma temperatura baixa, as velas de incadescência servem para aproximar a temperatura da c. de combustão aquela que vai atingir aquando das 1ªs rotações do motor em funcionamento, ou seja, vai aquecer o "ambiente" para facilitar a operação de colocar o motor em marcha.
Mais, é notório o fumo, pois nao estão reunidas as condições ideais de funcionamento, nas quais a temperatura tem um grande peso, assim note-se que fumo preto corresponde a gasoleo mal queimado.
Acrescento ainda que há motores cuja bomba injectora debita mais diesel neste periodo para mais rapidamente aquecer o motor.
Note, fundir... fundem-se as lâmpadas em casa.... essas... queimam.se.... :D
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Olá,
Efectivamente as velas de incandescencia nos motores Diesel de injecção indirecta, têm como função ajudar o arranque do motor a frio.
Tanto quanto sei, a grande parte dos carros desliga as velas após as mesmas atigirem uma determinada temperatura, sendo que em alguns casos elas se mantêm ligadas por alguns segundos a uma intensidade menor. Mas este tempo nunca é mais do 5 a 10 segundos, caso contrário punha em causa a própria integridade das velas.
Quanto ao fazer fumo, isto está, como já foi referido, relacionado com a temperatura do gasóleo no interior da câmara de combustão. Existe uma proporcionalidade entre o aumento da temperatura na câmara e o aumento da pressão. Por outro lado, quanto mais baixa for a temperatura dentro da câmara, menos vaporizado vai estar o gasóleo o que faz com que a sua combustão seja de fraca eficiencia (parte do gasóleo não queima). Logo quanto mais "quente" e vaporizado estiver o gasóleo no início da compressão, maior será a quantidade de energia fornecida pela explosão do mesmo, e como consequencia, maior será a força (Binário) que emprurra o pistão para baixo.
Como os motores são desenhados de uma forma equilibrada, basta haver um dos cilindros com a vela queimada que dificultará logo o arranque do motor.
Tal como num candeeiro de quatro lampadas, dificilmente elas fundem ao mesmo tempo, e o mesmo se passa com as velas incandescentes de um motor diesel. Como tal, o mais certo, é que se esteja a passar o que o Vanquish referiu, ou seja, uma ou duas velas queimadas.
Esta é uma "avaria" de facil detecção para qualquer mecânico/electricista auto.
Uma forma de minimizar provisoriamente este efeito negativo, é, antes de dares à ignição, repetires pelo menos uma vez o processo de aquecimento das velas (Dás à chave para ligar a resistencia, e depois da luz apagar, desligas e voltas a ligar a chave esperando novamente que a luz apague. Só depois dás à ignição).
Espero ter ajudado.
Zunda
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citação:Originalmente colocada por Zunda
Olá,
Efectivamente as velas de incandescencia nos motores Diesel de injecção indirecta, têm como função ajudar o arranque do motor a frio.
Tanto quanto sei, a grande parte dos carros desliga as velas após as mesmas atigirem uma determinada temperatura, sendo que em alguns casos elas se mantêm ligadas por alguns segundos a uma intensidade menor. Mas este tempo nunca é mais do 5 a 10 segundos, caso contrário punha em causa a própria integridade das velas.
Quanto ao fazer fumo, isto está, como já foi referido, relacionado com a temperatura do gasóleo no interior da câmara de combustão. Existe uma proporcionalidade entre o aumento da temperatura na câmara e o aumento da pressão. Por outro lado, quanto mais baixa for a temperatura dentro da câmara, menos vaporizado vai estar o gasóleo o que faz com que a sua combustão seja de fraca eficiencia (parte do gasóleo não queima). Logo quanto mais "quente" e vaporizado estiver o gasóleo no início da compressão, maior será a quantidade de energia fornecida pela explosão do mesmo, e como consequencia, maior será a força (Binário) que emprurra o pistão para baixo.
Como os motores são desenhados de uma forma equilibrada, basta haver um dos cilindros com a vela queimada que dificultará logo o arranque do motor.
Tal como num candeeiro de quatro lampadas, dificilmente elas fundem ao mesmo tempo, e o mesmo se passa com as velas incandescentes de um motor diesel. Como tal, o mais certo, é que se esteja a passar o que o Vanquish referiu, ou seja, uma ou duas velas queimadas.
Esta é uma "avaria" de facil detecção para qualquer mecânico/electricista auto.
Uma forma de minimizar provisoriamente este efeito negativo, é, antes de dares à ignição, repetires pelo menos uma vez o processo de aquecimento das velas (Dás à chave para ligar a resistencia, e depois da luz apagar, desligas e voltas a ligar a chave esperando novamente que a luz apague. Só depois dás à ignição).
Espero ter ajudado.
Zunda
Muito boa explicação,já agora como se sabe que a vela tá queimada?claro com ela extraída,visto a olho nu,ela fica preta?
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Tanto quanto sei, elas são pretas de origem ou seja, não consegues ver (a olho nú) se elas estão queimadas ou não.
Uma das formas simples que tens de ver se elas estão queimadas é desligares o fio da cablagem eléctrica apertado na cabeça de cada uma das velas, deixando-a apenas apertada no motor. Em alguns carros existe uma alimentação para cada vela, noutros existe uma para todas as velas, havendo depois um paralelo entre as velas, o qual a existir deve ser tirado fora. De seguida pegas num bocado de condutor eléctrico (um qualquer). Uma das pontas do condutor eléctrico encostas ao terminal positivo da bateria. Uma vez encostada essa ponta na bateria, pegas na outra e dás toques com ela na cabeça da vela (onde estava apertado o terminal da cablagem do carro). Se quando encostas a segunda ponta na cabeça de cada uma das velas (, uma delas não der uma pequena faisca (tipo curto-circuito), acabaste de encontrar a vela que está queimada.
Provavelmente esta descrição não inspira muita segurança, mas não tem nada de mal, desde que o condutor que usas para testar não encoste inadevertidamente a qualquer outra parte metálica do carro. ;)
Na prática e resumindo
- Desligas todas as ligações eléctricas nas velas (fios e paralelos entre velas), mas sem as extraíres
-Pegas numa ponta de condutor e fazes chegar o positivo da bateria a cada uma das velas.
Quando encostas o condutor à cabeça da vela, a que não der uma pequena faisca no ponto de contacto com o condutor, está pronta a ser substituída.
Espero ter ajudado
Um abraço
Zunda
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citação:Originalmente colocada por Zunda
Tanto quanto sei, elas são pretas de origem ou seja, não consegues ver (a olho nú) se elas estão queimadas ou não.
Uma das formas simples que tens de ver se elas estão queimadas é desligares o fio da cablagem eléctrica apertado na cabeça de cada uma das velas, deixando-a apenas apertada no motor. Em alguns carros existe uma alimentação para cada vela, noutros existe uma para todas as velas, havendo depois um paralelo entre as velas, o qual a existir deve ser tirado fora. De seguida pegas num bocado de condutor eléctrico (um qualquer). Uma das pontas do condutor eléctrico encostas ao terminal positivo da bateria. Uma vez encostada essa ponta na bateria, pegas na outra e dás toques com ela na cabeça da vela (onde estava apertado o terminal da cablagem do carro). Se quando encostas a segunda ponta na cabeça de cada uma das velas (, uma delas não der uma pequena faisca (tipo curto-circuito), acabaste de encontrar a vela que está queimada.
Provavelmente esta descrição não inspira muita segurança, mas não tem nada de mal, desde que o condutor que usas para testar não encoste inadevertidamente a qualquer outra parte metálica do carro. ;)
Na prática e resumindo
- Desligas todas as ligações eléctricas nas velas (fios e paralelos entre velas), mas sem as extraíres
-Pegas numa ponta de condutor e fazes chegar o positivo da bateria a cada uma das velas.
Quando encostas o condutor à cabeça da vela, a que não der uma pequena faisca no ponto de contacto com o condutor, está pronta a ser substituída.
Espero ter ajudado
Um abraço
Zunda
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citação:Originalmente colocada por Zunda
Olá,
Efectivamente as velas de incandescencia nos motores Diesel de injecção indirecta, têm como função ajudar o arranque do motor a frio.
Tanto quanto sei, a grande parte dos carros desliga as velas após as mesmas atigirem uma determinada temperatura, sendo que em alguns casos elas se mantêm ligadas por alguns segundos a uma intensidade menor. Mas este tempo nunca é mais do 5 a 10 segundos, caso contrário punha em causa a própria integridade das velas.
Quanto ao fazer fumo, isto está, como já foi referido, relacionado com a temperatura do gasóleo no interior da câmara de combustão. Existe uma proporcionalidade entre o aumento da temperatura na câmara e o aumento da pressão. Por outro lado, quanto mais baixa for a temperatura dentro da câmara, menos vaporizado vai estar o gasóleo o que faz com que a sua combustão seja de fraca eficiencia (parte do gasóleo não queima). Logo quanto mais "quente" e vaporizado estiver o gasóleo no início da compressão, maior será a quantidade de energia fornecida pela explosão do mesmo, e como consequencia, maior será a força (Binário) que emprurra o pistão para baixo.
Como os motores são desenhados de uma forma equilibrada, basta haver um dos cilindros com a vela queimada que dificultará logo o arranque do motor.
Tal como num candeeiro de quatro lampadas, dificilmente elas fundem ao mesmo tempo, e o mesmo se passa com as velas incandescentes de um motor diesel. Como tal, o mais certo, é que se esteja a passar o que o Vanquish referiu, ou seja, uma ou duas velas queimadas.
Esta é uma "avaria" de facil detecção para qualquer mecânico/electricista auto.
Uma forma de minimizar provisoriamente este efeito negativo, é, antes de dares à ignição, repetires pelo menos uma vez o processo de aquecimento das velas (Dás à chave para ligar a resistencia, e depois da luz apagar, desligas e voltas a ligar a chave esperando novamente que a luz apague. Só depois dás à ignição).
Espero ter ajudado.
Zunda
Agora se não se der à ignição, acabam por desligar após 5 - 10 segundos. Mas se se der à chave elas voltam a ligar.
E acreditem que tem muita diferença o carro a andar sem ter as velas ligadas. Até mete impressão. Isto na fase inicial, depois aquece e fica igual.
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