Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comportamento à chuva do Focus TDdi van

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comportamento à chuva do Focus TDdi van

    Recentemente fui "obrigado" a trocar de pneus (devido a um furo).
    Como os restantes 3 pneus tavam de bons para ir pro lixo, optei por uma solução temporaria (até receber o subsidio de férias) e comprei dois usados para a frente. Atrás montei dois outros pneus que tinha na garagem (pneus que custumo montar no Yaris)

    A minha dúvida é a seguinte. Troquei os 4 pneus mas alterei (diminui) o perfil, passando de 195/60R15 para 195/50R15 (a tão famosa medida).
    Depois de montar os pneus apercebi-me que o carro não "acamou" as molas como eu pensava que iriam ficar, parecendo que aumentou a distancia dos pneus à cava da roda.

    Actualmente o carro está com uma traseira suícida [xx(]. Eu sei que os pneus de trás são uma bela bosta mas no Yaris ainda se safavam...

    Será que o fraco "desempenho" do carro justifica-se com esta alteração de perfil? Supostamente e visto que diminui o perfil, o carro devia estar com uma menor distancia ao solo...até devia beneficiar, né?
    Ou estou todo baralhado?


    #2
    Na minha opinião o perfil não deveria afectar assim tanto, aposto mais na qualidade dos pneus visto que é uma van a traseira ja por sim soltasse mais facilmente, se tiver pneus de qualidade duvidosa pior ainda

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Peaf

      Recentemente fui "obrigado" a trocar de pneus (devido a um furo).
      Como os restantes 3 pneus tavam de bons para ir pro lixo, optei por uma solução temporaria (até receber o subsidio de férias) e comprei dois usados para a frente. Atrás montei dois outros pneus que tinha na garagem (pneus que custumo montar no Yaris)

      A minha dúvida é a seguinte. Troquei os 4 pneus mas alterei (diminui) o perfil, passando de 195/60R15 para 195/50R15 (a tão famosa medida).Depois de montar os pneus apercebi-me que o carro não "acamou" as molas como eu pensava que iriam ficar, parecendo que aumentou a distancia dos pneus à cava da roda.

      Actualmente o carro está com uma traseira suícida [xx(]. Eu sei que os pneus de trás são uma bela bosta mas no Yaris ainda se safavam...

      Será que o fraco "desempenho" do carro justifica-se com esta alteração de perfil? Supostamente e visto que diminui o perfil, o carro devia estar com uma menor distancia ao solo...até devia beneficiar, né?
      Ou estou todo baralhado?

      Isto vai alterar muito mais que o comportamento do carro.
      Para baixar o perfil dessa maneira era preciso colocar pneus mais largos na mesma proporção. Ou seja 215 Mmm.
      Assim o conjunto jante+ pneu ficou com um diamentro menor.
      è natural que os componentes mecanicos e ressintam, assim como os dados do vel e etc... vão ficar "marados".

      Repara nas medias 195 (largura em Mm)/ 50 (percentagem da largura na altura) R15 (medida da jante em polegadas);)

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Peaf


        Depois de montar os pneus apercebi-me que o carro não "acamou" as molas como eu pensava que iriam ficar, parecendo que aumentou a distancia dos pneus à cava da roda.


        O que queres dizer com acamou as molas? Ao mudares os pneus não tem qualquer influência nas molas, e fica maior distância nas cavas porque os pneus têm um perimetro mais pequeno ("não enchem tanto").

        Em relação ao comportamento, realmente devia ficar melhor mas pode ter a ver com a qualidade e estarem acamados ao Yaris (já agora estes estiveram montados à frente?).

        Comentário


          #5
          PP, efectivamente os pneus que tenho na traseira do Focus, no passado já estiveram na frente do Yaris. Troquei de pneus uma vez para ir ao Estoril e nunca mais voltei a montar os anteriores...

          Para montar uma medida mais larga, teria de aumentar a jante para 16' (respeitando as medidas do livrete).

          Na pratica, ultimamente ando assim:
          Quando chego a uma curva, se travo mais um bocado que o normal a traseira dá logo sinal.
          Ao chegar a uma rotunda, agora até tenho medo e travo com grande antecedencia. Se acelerar a meio da rotunda para sair melhor da curva, o turbo tem aquela ejaculação subdita e a traseira ganha asas...dasssss. Parece que quer ultrapassar a frente [xx(]

          Em relação aos valores da vel. registados no manometro também já reparei que houve alteração. Não vou falar de valores antes que me coloquem a corda ao pescoço, mas no que respeita a vel máxima, regista cerca de 8km/h a mais que antigamente. O erro no ponteiro aumentou bués...

          Comentário


            #6
            Em termos de velocidade deve ter uma diferença de -6,3% relativamente aos pneus anteriores e deve estar mais baixo 1,95cm.

            Pelo que dizes o problema deve ter a ver com a qualidade e com o facto terem andado no Yaris à frente (peso do motor) podendo estar deformados e quando montados atrás, portanto com menos peso, podem apresentar reacções estranhas.

            Outras hipóteses:
            -Estes pneus são muito menos flexiveis que os de perfil 60 e a suspensão pode lidar mal com eles
            -a pressão pode não ser a adequada

            Comentário


              #7
              Na minha opinião se a policia te apanha tens 120€ garantidos!

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por PP

                Em termos de velocidade deve ter uma diferença de -6,3% relativamente aos pneus anteriores e deve estar mais baixo 1,95cm.

                Pelo que dizes o problema deve ter a ver com a qualidade e com o facto terem andado no Yaris à frente (peso do motor) podendo estar deformados e quando montados atrás, portanto com menos peso, podem apresentar reacções estranhas.

                Outras hipóteses:
                -Estes pneus são muito menos flexiveis que os de perfil 60 e a suspensão pode lidar mal com eles
                -a pressão pode não ser a adequada
                [8)][8)][8)][8)][8)]

                O problema está no diametro do conjunto jante+pneu.

                Ele pode meter os pneus que quiser, com a pressão que quiser.
                Enquanto o equilibrio não for restabelecido a mecânica vai sempre funcionar mal porque foi projectada para uma medida e esta a funcionar com outra.
                Pare ter esses pneus teria de trocar orgão mecânicos.

                Comentário


                  #9
                  já dava quase para os pneus novos!:D


                  citação:Originalmente colocada por TDI_sport

                  Na minha opinião se a policia te apanha tens 120€ garantidos!

                  Comentário


                    #10
                    Numa suspensão tens molas, que servem para absorver as irregularidades do piso e amortecedores que travam os movimentos das molas empurrando as rodas para baixo e asseguram a aderencia

                    Ora repara então nos problemas que podes ter se os cursos da suspenção e molas forem iguais e tiveres pneus de diametro diferente.


                    Peço desculpa pela explicação muito básica, mas estou sem tempo para mais.[8)]

                    Comentário


                      #11
                      isso tem a ver com algum problema de suspensao ou com a qualidade dos pneus, mas tendo em conta que isso nao se manifestava antes, terá a ver com os pneus apenas.

                      com pneus bons, o que poderias notar de pior seria o comportamento em piso mau, ou mesmo numa ou noutra tampa de esgoto que aparece a meio de uma curva. de resto deveria ser praticamente so ganhos!

                      se tens a certeza que nao houve mais nada a mudar (nem as jantes) ou alguem a mexer, é trocar os pneus.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X