Já repararam certamente que temos assistido de há uns tempos a esta parte a uma escalada impressionante de potencia nos motores dos carros:diseis e gasolina, comerciais, normais , SUVs, etc.etc. vem agora ai o novo seat leon cupra com 240cv, o 335d da bmw com quase 290 cv , bugatti veyron com 1000cvs e por aí fora. contudo, os limites de velocidade permanecem inalterados, as multas agravam-se e as nossas estradas continuam uma bela porcaria.será que a malta deveria valorizar assim tanto ter bombas com tantos cvs excepto se tiver oportunidade de ir fazer track days todos os fins de semana? a que se deverá esta escalada maluca por mais e mais potencia?? maior gozo na condução? necessidade de destressar ao volante? sinal dos tempos? alguem com carro bem cavalado ou pretendentes a isso que se expliquem.
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Escalada impressionante de potencia nos motores
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Os carros estão (globalmente) muito maiores, mais seguros/equipados, ou seja, mais pesados.
Se continuassemos a ter familares médios (com mais de 1300/1400kg) com motorizações 1.3/1.4 a rondar os 60cv... :D
Depois há muitas outras questões (marketing/lei da procura procura)... mas esta é uma das principais.
E alguns dos exemplos que colocas são motorizações de topo... e não as mais vendidas.
Comentário
-
Com as novas tecnologias, é possivel construir motores modernos mais potentes e simultâneamente mais económicos que os motores mais antigos.
Se me perguntares onde isto vai parar, isso é que já não te sei responder.
Talvez daqui a uma década ou duas teremos motores diesel com 1L a debitar 150cv e a gastar 2,5L em percurso misto.
Ou então um Otto de 1L, com 170 cv e a gastar 3L. Quem sabe. Isso não era mau...
Comentário
-
Aliás uma coisa extremamente engraçada passava-se à alguns anos atrás em que tinhamos como referência nos diesel o 1.9 TDI de 110Cv. Aquilo era a ambição de qualquer amante de carros. Aquilo dava para uma catrefada de gamas do Grupo VW, desde sharan's a golf's, A3, A4, etc. e não via ninguem a queixar-se de uma sharan ou de uma alhambra com falta de potencia. Na altura andavamos com clios 1.9D, Fiestas 1.8D etc.. e aquilo andava tão bem.
Hoje é capaz de se escrever folhas e folhas a discutir a "falta de potência" do 1.8 TDCI da S-max comparativamente com o irmão maior, etc...
Ou que a C4 Picasso desilude pelo motor.
Atenção que as marcas e modelos referidos, são apenas um exemplo da ideia que quero transmitir. Não quero ferir as susceptibilidades de ninguém.
Acho por outro lado que as pessoas querem o melhor de todos os mundos. Querem o espaço de um monovolume, o comportamento de um desportivo, a versatildade de um SUV, etc.. e isso de certa forma leva a que as marcas tentem cada vez mais trabalhar nesse sentido.
Isto para não falar daqueles modelos quase eternos como é o caso do M3 da BMW. lembram-se do que era o 1º M3 e da potência que tinha? Vejam agora o que vai ser próximo com um V8 e mais de 400 cv. Engraçado, é continuarem sempre limitados a 250KM/h.
Acho que existe uma necessidade enorme de ir mais além, de suplantar tudo o que já existe. Isso quer do nosso lado, quer do lado das marcas que têm que ter sempre algo de novo e aperentemente de melhor que cative o cliente. Mas isso nem sempre significa necessário.
Zunda
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário