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Será mito ou verdade?

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    Será mito ou verdade?

    Quando se pára, num auto a gasóleo, em ponto morto, por tempo inferior a 10 minutos, nunca se deverá desligar o motor?

    Haverá alguma verdade científica (consumo, desgaste de motor, esforço do motor de arranque) ou é apenas um mito dos descarregadores que, por vezes, até vão tomar o seu cafezinho com o motor a trabalhar ao relanti?


    Agradeço resposta de quem saiba, dado que esta prática é constante nas nossas cidades e aldeias.

    [8][8][8]

    #2
    caro amigo,

    pelo que sei ligar e desligar qualquer carro é possivel.

    contudo os medidores de massa de ar estao sujeitos a aquecimentos de limpeza sempre que liga a igniçao.

    dai talvez essa teoria.

    um abraço.

    Comentário


      #3
      Há construtores a desenhar híbridos diesel com sistema de liga-desliga motor. Não deve ser assim TÃÃÃO prejudicial ;)

      Comentário


        #4
        pq estas pessoas n pagam o gasoleo, de certeza q são carros do estado ou das empresas

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por jose manuel

          caro amigo,

          pelo que sei ligar e desligar qualquer carro é possivel.

          contudo os medidores de massa de ar estao sujeitos a aquecimentos de limpeza sempre que liga a igniçao.

          dai talvez essa teoria.

          um abraço.
          Portanto um mito?...

          Comentário


            #6
            No manual do a3 (o primeiro pelo menos) existe uma referência a isto. Pelo que me lembro, aconselhava não desligar o carro se fosse voltar a ligar uns instantes depois.

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              #7
              diz onde estão que eu vou lá busca-los:D

              a unica "razao cientifica" que existe chama-se estupidez

              Comentário


                #8
                Acho que nao Eliselotus devido ao filamento da MAF.
                A temperatura do filamento se voltares a ligar o carro logo apos desligar nao e nada saudavel podendo mm queimar o filamento

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                  diz onde estão que eu vou lá busca-los:D

                  a unica "razao cientifica" que existe chama-se estupidez
                  O que mais me chateia é que não é só em Portugal que isso acontece [8][8][8]

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Superfast

                    Acho que nao Eliselotus devido ao filamento da MAF.
                    A temperatura do filamento se voltares a ligar o carro logo apos desligar nao e nada saudavel podendo mm queimar o filamento
                    Áh!!! Será que haverá uma razão técnica? Sendo assim, parece já haver uma...

                    Comentário


                      #11
                      se parares mais de 1minuto, tens esse problema resolvido, isto para os mais sensiveis.

                      os carros por vezes vao abaixo, acontece, nunca vi nenhum com a MAF queimada por causa disso;)

                      quem pára para ir ao café e deixa o carro ligado é porque tem dinheiro para deitar fora! é um convite a qqr ladrao, mesmo ao mais toino...

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por f.macedo

                        citação:Originalmente colocada por Superfast

                        Acho que nao Eliselotus devido ao filamento da MAF.
                        A temperatura do filamento se voltares a ligar o carro logo apos desligar nao e nada saudavel podendo mm queimar o filamento
                        Áh!!! Será que haverá uma razão técnica? Sendo assim, parece já haver uma...
                        Existem MAFs em todos os carros com Injecção electrónica e não apenas nos diesel!

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                          se parares mais de 1minuto, tens esse problema resolvido, isto para os mais sensiveis.

                          os carros por vezes vao abaixo, acontece, nunca vi nenhum com a MAF queimada por causa disso;)

                          quem pára para ir ao café e deixa o carro ligado é porque tem dinheiro para deitar fora! é um convite a qqr ladrao, mesmo ao mais toino...
                          Ora aqui está uma forte razão, para não o deixar a trabalhar :D:D

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por jcpr

                            citação:Originalmente colocada por f.macedo

                            citação:Originalmente colocada por Superfast

                            Acho que nao Eliselotus devido ao filamento da MAF.
                            A temperatura do filamento se voltares a ligar o carro logo apos desligar nao e nada saudavel podendo mm queimar o filamento
                            Áh!!! Será que haverá uma razão técnica? Sendo assim, parece já haver uma...
                            Existem MAFs em todos os carros com Injecção electrónica e não apenas nos diesel!
                            Sendo assim lá vai à vida uma das razões técnicas!...

                            Comentário


                              #15
                              Eu faço o mesmo, seja verao ou inverno, e nao me considero estupido mas...
                              acho q para quem tenha turbo nem vale a pena falar pois sera bem melhor chegar e desligar logo a seguir ligar e andar, mas é Estupidez!!! enfim.

                              acho q a nao variaçao de rotaçoes(isto sim deve ser estupidez), e o nao esforço do motor ao liga-lo é para mim motivo suficiente para deixa-lo a trabalhar claro q falamos em tempo superior a 10/15 minutos

                              cump's

                              Comentário


                                #16
                                Então e na Alemanha, em que se não me engano, eles são obrigados a desligar o motor em caso de paragem superior a 30-60 segundos, caso contrário podem ser multados? Isso e os carros hibridos que se desligam em caso de paragem levam-me a pensar que não deve fazer assim tão mal!

                                Acho que é mais um daqueles mitos!

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por f.macedo

                                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                  diz onde estão que eu vou lá busca-los:D

                                  a unica "razao cientifica" que existe chama-se estupidez
                                  O que mais me chateia é que não é só em Portugal que isso acontece [8][8][8]
                                  deixar o carro ligado para ir ao café?

                                  ja vi gente a fazer isso, sim, mas com grandes maquinoes (ferraris pra cima), atitude tipica de quem nao se chateia de perder 50 ou 100mil contos, sao trocos, amanha vem outro e tenho mais 10 na garagem.

                                  agora para ir ao café? um carro "normal"?[8][8][8]

                                  razoes tecnicas? nao estou a ver nem uma...

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por bricardo

                                    Eu faço o mesmo, seja verao ou inverno, e nao me considero estupido mas...
                                    acho q para quem tenha turbo nem vale a pena falar pois sera bem melhor chegar e desligar logo a seguir ligar e andar, mas é Estupidez!!! enfim.

                                    acho q a nao variaçao de rotaçoes(isto sim deve ser estupidez), e o nao esforço do motor ao liga-lo é para mim motivo suficiente para deixa-lo a trabalhar claro q falamos em tempo superior a 10/15 minutos

                                    cump's
                                    Só para Diesel com turbo?

                                    O meu tem Turbo e aconselham que após um esforço o deixe 30 a 60s, em ponto morto, e depois desligá-lo.
                                    O certo é que ninguém ainda me disse qual a razão.

                                    Estranho, não é!...

                                    cumprimentos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esses segundos minuto(s) servem de período de tempo para haver uma estabilização do turbo e arrefecimento! Ao desligares o carro, o turbo deixa de ser lubrificado, mas se o motor estiver quente as pás continuarão a girar, provocando desgaste quando não lubrificadas convenientemente!

                                      Sobreo tema em si, acho que se for por um minuto, dois, provocará desgaste ao carro! Agora mais do que isso provoca desgaste pelo aquecimento sem circulação devida de ar (carro parado)! Explicar não sei, mas nunca o faço!

                                      Comentário


                                        #20
                                        pois isso de esperar 30s ou 1m para lubrificar convenientemente o turbo é conhecido e vem nos manuais de todos (ou quase) os carros com turbo.

                                        o que se fala aqui é de deixar o carro ligado no meio da rua!...nao tem nada a ver

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por f.macedo

                                          citação:Originalmente colocada por bricardo

                                          Eu faço o mesmo, seja verao ou inverno, e nao me considero estupido mas...
                                          acho q para quem tenha turbo nem vale a pena falar pois sera bem melhor chegar e desligar logo a seguir ligar e andar, mas é Estupidez!!! enfim.

                                          acho q a nao variaçao de rotaçoes(isto sim deve ser estupidez), e o nao esforço do motor ao liga-lo é para mim motivo suficiente para deixa-lo a trabalhar claro q falamos em tempo superior a 10/15 minutos

                                          cump's
                                          Só para Diesel com turbo?

                                          O meu tem Turbo e aconselham que após um esforço o deixe 30 a 60s, em ponto morto, e depois desligá-lo.
                                          O certo é que ninguém ainda me disse qual a razão.

                                          Estranho, não é!...

                                          cumprimentos
                                          Caro f.macedo leia atentamente todos os post e depois tente encontrar alguma ironia.

                                          cump's

                                          PS: esta desculpado;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por jcpr

                                            citação:Originalmente colocada por f.macedo

                                            citação:Originalmente colocada por Superfast

                                            Acho que nao Eliselotus devido ao filamento da MAF.
                                            A temperatura do filamento se voltares a ligar o carro logo apos desligar nao e nada saudavel podendo mm queimar o filamento
                                            Áh!!! Será que haverá uma razão técnica? Sendo assim, parece já haver uma...
                                            Existem MAFs em todos os carros com Injecção electrónica e não apenas nos diesel!
                                            Não é em todos, é em alguns!


                                            Ficar ao relanti é optimo para estriar os veios de excentricos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Exactp, para ir ao cafe (eu nao sei o tempo que demoram a tomar cafe...)

                                              Eu falava em ligar e desligar com frequencia ou por habito.

                                              Agora se for uma paragem mais de 3 a 4 minutos pode-se desligar na boa....Agora 15 minutos ou assim e 1 exagero.

                                              Agora experimentem estar numa fila de carros durante 2 horas e liguem e desliguem sempre o carro cada vez que arranca (aquelas filas mm demoradas)

                                              Tragam resultados

                                              Comentário


                                                #24
                                                Uma coisa... a MAF nao é limpa qd o carro é desligado!? Ou quando é ligado!?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas a razão q sempre ouvi das pessoas q fazem isso, é q gasta mais tar a ligar do q deixar ligado uns segundos.essa da maf nunca tinha ouvido

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Vou transcrever o que vem num manual recente: -Reduzir a marcha em vazio
                                                    Em congestionamento de transito, em passagens de nível e nos semáforos com fases vermelhas prolongadas vale a pena desligar o motor.Já depois de um intervalo de 30-40segundos a poupança de combustível é maior do que a quantidade extra de combustível que se necessita para fazer de novo o arranque do motor.Em marcha em vazio demora muito tempo até que o motor esteja aquecido.Na fase de aquecimento,no entanto,o desgaste e a emissão de matérias nocivas são extremamente altos.Por issocomece imediatamente o andamento após o arranque do motor.Evite no entanto altas rotações.Quem assim fala não é gago...É o que faço e sempre fiz mesmo quando o combustível era barato...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sabem qt gasta um diesel ao relanti?
                                                      E qt gasoleo é injectado para o carro pegar?

                                                      So em consumo de gasoleo cerca de 5mins vale a pena deixar o motor ao relanti... dps é o consumo de outras peças.

                                                      Um diesel moderno gasta cerca de 0.5L hora ao relanti...

                                                      A pratica de deixar o carro ao relanti por parte dos "profissionais" é para n dar probelmas ker de arrefecimento ker dos componentes k se desgastam para por a trabalhar.

                                                      Os camioes do lixo so se desligam nas revisoes... mtos dos autocarros tb...e duram e duram! hehe

                                                      Taveirada : a MAF vai a 1000ºC qd das a volta a chave(antes de por a trabalhar) e dps fica smp a 100ºC(ou menos ja nem sei)

                                                      Cumps

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        1000º ?

                                                        Não estarás a exagerar ?
                                                        Isso já dá para fundir muito material metalico, fora os plásticos:D

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu já referi que no manual do A3 há um aconselhamento para não desligar o carro se for apenas por breves instantes... eu não me recordo bem do que li, mas recordo-me que a ideia com que fiquei foi que era melhor tanto para a poupança do combustível, como para a poupança da mecanica.

                                                          Eu tanto com gasolina ou diesel, até 5 minutos não desligo. Nem tem muito a ver com isto, sou mesmo eu que não gosto de andar sempre no liga e desliga...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Uma coisa são breves instantes, outra é 10m!

                                                            Por breves instantes nunca desligo o meu.

                                                            Comentário

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