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TvTurbo: Gasolina vs Diesel

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    TvTurbo: Gasolina vs Diesel

    Vi há pouco o TvTurbo. Para apresentar o comparativo que vão realizar, referem-se a um outro entre dois Golf's com 140cv: o 1.4 TSI e o 2.0 TDI.

    No entanto, desta vez é um pouco diferente: o 1.4 TSI continua presente mas o "adversário" é o 1.9 TDI, com 105cv.


    A certo ponto, o apresentador diz o seguinte:

    "Mas esta comparação faz todo o sentido, até para desmistificar a preferência, por vezes patética, por motores diesel..."

    Quem estiver a pensar comprar carro, pense bem neste assunto.

    #2
    o pior é k normalment o pessoal faz as contas com a gasolina 95... e esses motores só "devem" levar 98... isto pa durarem minimamente... o 1.9TDI por outro lado, não tem quaisquer problema em chegar aos 200/300Mkms se tudo correr bem...

    o diesel é para quem anda todos os dias e ponto final! quem só anda aos fds e pouco mais, compensa mais ter um carro a gasolina...


    cumps

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      #3
      citação:Originalmente colocada por chasdegua


      o diesel é para quem anda todos os dias e ponto final! quem só anda aos fds e pouco mais, compensa mais ter um carro a gasolina...


      cumps
      :D

      Comentário


        #4
        gostava de saber onde foste buscar essa da gasolina e fiabilidade:D

        vai um bocado contra o que certos gajos dizem, principalmente da VW.

        a parte dos 200/300m kms tb vai um bocado contra a ideia deles, mas enfim, está visto que tu sabes mais sobre o assunto que a VW.

        o diesel e a gasolina sao ambos para quem tem tomates para fugir aos preconceitos e tem uns tomatoes de ferro para perder CINCO MINUTOS a fazer contas, a ver qual lhe compensa mais.
        ainda pra mais, somos meros humanos! exacto, temos preferencias, gostos, formas de viver diferentes. dai os cinco minutos não serem "pedir muito" no que toca a compra de um carro.

        eu pessoalmente so tenho a ganhar em defender que ambos teem defeitos e virtudes...e nada a ganhar em defender qualquer um deles da mesma forma que tu, ou seja, sem argumentos.

        Comentário


          #5
          Acho que isso depende das necessidades e gostos de cada um.

          Ainda ontem conduzi um Golf TSI 140cv juntamente com uns amigos e achei o carro muito engraçado, mas dada as minhas necessidades tinha de optar pelo Diesel e o 1.9 TDi 105 cv seria certamente a minha escolha.

          Agora esses dois ja equilibram mais o preço final, o que se torna numa solução cada vez mais valida na mudança de mentalidades "pro-diesel".;)

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            #6
            O tema foi mal aproveitado...mais uma vez, poderiam ter feito algo bem melhor!
            Em vez de mostrarem os carritos a circular um coladinho ao outro, podiam ter explicado melhor as vantagens de uns e de outros e "ensinar" as pessoas a fazerem as contas.

            Comentário


              #7
              Para mim esses testes são desnecessários.
              Compro DIESEL, independentemente de compensar ou não. Compro porque aprecio mais as suas vantagens em relação aos otto.
              No entanto, há carros e "carros", e "carros" só mesmo a gasolina.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por AceleraDemais

                O tema foi mal aproveitado...mais uma vez, poderiam ter feito algo bem melhor!
                Em vez de mostrarem os carritos a circular um coladinho ao outro, podiam ter explicado melhor as vantagens de uns e de outros e "ensinar" as pessoas a fazerem as contas.
                Mas era um progama de carros, ou uma aula de matemática da primária?:D:D:D

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por chasdegua

                  o pior é k normalment o pessoal faz as contas com a gasolina 95... e esses motores só "devem" levar 98... isto pa durarem minimamente... o 1.9TDI por outro lado, não tem quaisquer problema em chegar aos 200/300Mkms se tudo correr bem...

                  o diesel é para quem anda todos os dias e ponto final! quem só anda aos fds e pouco mais, compensa mais ter um carro a gasolina...


                  cumps
                  Nenhum carro "normal" exige 98, todos os carros que pedem 98 podem andar á vontade com 95, pois têm um sensor para isso... Não diminuí a fiabilidade, mas é claro que a performance não é a mesma...

                  Assim como os diesel tb. têm um índice de cetano que não é publicitado...

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Lucky Luke

                    citação:Originalmente colocada por AceleraDemais

                    O tema foi mal aproveitado...mais uma vez, poderiam ter feito algo bem melhor!
                    Em vez de mostrarem os carritos a circular um coladinho ao outro, podiam ter explicado melhor as vantagens de uns e de outros e "ensinar" as pessoas a fazerem as contas.
                    Mas era um progama de carros, ou uma aula de matemática da primária?:D:D:D
                    como há muita gente que se baldou a essas aulas convém voltar a dar a matéria... isto de dizer que é diesel e basta não chega. Há que fundamentar e ensinar as pessoas a avaliar correctamente as suas escolhas.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por NLS___87


                      Nenhum carro "normal" exige 98, todos os carros que pedem 98 podem andar á vontade com 95, pois têm um sensor para isso... Não diminuí a fiabilidade, mas é claro que a performance não é a mesma...

                      Assim como os diesel tb. têm um índice de cetano que não é publicitado...
                      Tem a certeza do que diz? Que sensor é esse?

                      Eu acho que está errado. Qualquer carro que peça 95 anda com 98, agora o contrário não é verdade. O indice de octano indica o poder anti-detonante do combustível. Carros com taxas de compressão mais elevadas por exemplo exigem um indice de octano maior. Se o carro for projectado pra 98 e colocares 95 irá haver uma combustão anormal que poderá danificar o motor.

                      Comentário


                        #12
                        Ao colocar esse tópico estava a pensar em outras questões.

                        Há gente que ao ponderar determinado carro decide dar mais algum para ter um diesel. Geralmente, o motivo é o seguinte: com diesel o consumo é menor e o próprio combustível é mais barato. Até aqui tudo bem.

                        Só que esquecem-se que o preço inicial é mais elevado e as revisões também são mais caras. E quando pretendem fazer cerca de 10 000 kms por ano... !

                        Se me disserem que é porque preferem esse tipo de motores, compreendo. Mas quando fazem essa escolha adovogando o lado racional, deixa-me confuso...

                        Comentário


                          #13
                          Temos de ter em conta que este Golf TSI é, na minha opinião, um dos melhores negócios do mercado. Por 25000euros leva-se um Golf V, novo, com 140cv e relativamente contido. Muito bom.

                          Noutros modelos, acho que não há muitas alternativas aos diesel.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Duro

                            citação:Originalmente colocada por Lucky Luke

                            citação:Originalmente colocada por AceleraDemais

                            O tema foi mal aproveitado...mais uma vez, poderiam ter feito algo bem melhor!
                            Em vez de mostrarem os carritos a circular um coladinho ao outro, podiam ter explicado melhor as vantagens de uns e de outros e "ensinar" as pessoas a fazerem as contas.
                            Mas era um progama de carros, ou uma aula de matemática da primária?:D:D:D
                            como há muita gente que se baldou a essas aulas convém voltar a dar a matéria... isto de dizer que é diesel e basta não chega. Há que fundamentar e ensinar as pessoas a avaliar correctamente as suas escolhas.
                            Mas essas mesmas pessoas é que têm que saber o que precisam. Essa história de dizer:"diesel é que é", mas sem saber porquê, não faz o menor sentido!

                            Comentário


                              #15
                              Continuo a não acreditar que um carro a gasolina de 140 cv faça 7 l/100 como eles dizem....e venham lá com o que vierem....7l/100 faz o 1.9TDI e tem que se andar moderadamente sem exageros no acelerador...

                              Agora está na moda falar mal do Diesel e pronto não há nada a fazer...


                              A Imprensa e as pessoas são mesmo assim , vão por "modas" , e agora a moda é dizer que diesel faz barulho, e que não compensa, e etc...

                              para quem fizer alguns 20.000 Km/ano , vai compemsar mais o Diesel... quanto mais não seja, pela sua fiabilidade....pois eu não acredito que um TSI faça 300.000 Km tão bem como um TDI por ex....

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por air

                                citação:Originalmente colocada por NLS___87


                                Nenhum carro "normal" exige 98, todos os carros que pedem 98 podem andar á vontade com 95, pois têm um sensor para isso... Não diminuí a fiabilidade, mas é claro que a performance não é a mesma...

                                Assim como os diesel tb. têm um índice de cetano que não é publicitado...
                                Tem a certeza do que diz? Que sensor é esse?

                                Eu acho que está errado. Qualquer carro que peça 95 anda com 98, agora o contrário não é verdade. O indice de octano indica o poder anti-detonante do combustível. Carros com taxas de compressão mais elevadas por exemplo exigem um indice de octano maior. Se o carro for projectado pra 98 e colocares 95 irá haver uma combustão anormal que poderá danificar o motor.
                                Isso só é válido no que se refere a carros comercializados antes da década de 90. A partir daí, todos os carros são obrigatoriamente catalizados e estão preparados para s/c 95. Claro que podem sempre usar 98 ou superior. Em alguns casos, a centralina está equipada com knock sensor e adapta o ponto de ignição de acordo com o I.O. do combustível usado, pelo que usar 98 pode ser vantajoso. Mas usar 95 nunca pôe em causa a fiabilidade de um motor actual.

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                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Lucky Luke

                                  citação:Originalmente colocada por AceleraDemais

                                  O tema foi mal aproveitado...mais uma vez, poderiam ter feito algo bem melhor!
                                  Em vez de mostrarem os carritos a circular um coladinho ao outro, podiam ter explicado melhor as vantagens de uns e de outros e "ensinar" as pessoas a fazerem as contas.
                                  Mas era um progama de carros, ou uma aula de matemática da primária?:D:D:D
                                  [8)]

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Gustavo.Almeida

                                    Ao colocar esse tópico estava a pensar em outras questões.

                                    Há gente que ao ponderar determinado carro decide dar mais algum para ter um diesel. Geralmente, o motivo é o seguinte: com diesel o consumo é menor e o próprio combustível é mais barato. Até aqui tudo bem.

                                    Só que esquecem-se que o preço inicial é mais elevado e as revisões também são mais caras. E quando pretendem fazer cerca de 10 000 kms por ano... !

                                    Se me disserem que é porque preferem esse tipo de motores, compreendo. Mas quando fazem essa escolha adovogando o lado racional, deixa-me confuso...
                                    A fazer apenas 10.000 Km/ano , talvez não compense...dependendo da difrença de preço no acto de compra..

                                    Mas porque é que as revisões do Diesel são mais caras ? eu acho que são iguais..

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                      Continuo a não acreditar que um carro a gasolina de 140 cv faça 7 l/100 como eles dizem....e venham lá com o que vierem....7l/100 faz o 1.9TDI e tem que se andar moderadamente sem exageros no acelerador...
                                      E depois? O TDI é 1.9. O TFSI é 1.4.
                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu
                                      Agora está na moda falar mal do Diesel e pronto não há nada a fazer

                                      A Imprensa e as pessoas são mesmo assim , vão por "modas" , e agora a moda é dizer que diesel faz barulho, e que não compensa, e etc......
                                      Não sejas idiota!

                                      Ninguém fala mal dos Diesel. A questão é que não são, nem nunca foram aquilo que muitos pretendem a todo o custo que sejam. Quanto ao "fazer barulho", e originar mais vibrações que um Otto, se conseguires contrapor... [|)]
                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu
                                      para quem fizer alguns 20.000 Km/ano , vai compemsar mais o Diesel... quanto mais não seja, pela sua fiabilidade....pois eu não acredito que um TSI faça 300.000 Km tão bem como um TDI por ex....
                                      Já cá faltavam as crendisses. Ollha. Fia-te na Virgem e não corras...:D:D:D

                                      Comentário


                                        #20
                                        Alguém aqui lê o AutoHoje?? [8][8]

                                        Comentário


                                          #21
                                          Comprem carros a gasolina desde que depois não venham chorar para o fórum a dizer que não o conseguem vender e que as ofertas são muito baixas.

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                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Lucky Luke

                                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                            Continuo a não acreditar que um carro a gasolina de 140 cv faça 7 l/100 como eles dizem....e venham lá com o que vierem....7l/100 faz o 1.9TDI e tem que se andar moderadamente sem exageros no acelerador...
                                            E depois? O TDI é 1.9. O TFSI é 1.4.
                                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu
                                            Agora está na moda falar mal do Diesel e pronto não há nada a fazer

                                            A Imprensa e as pessoas são mesmo assim , vão por "modas" , e agora a moda é dizer que diesel faz barulho, e que não compensa, e etc......
                                            Não sejas idiota!

                                            Ninguém fala mal dos Diesel. A questão é que não são, nem nunca foram aquilo que muitos pretendem a todo o custo que sejam. Quanto ao "fazer barulho", e originar mais vibrações que um Otto, se conseguires contrapor... [|)]
                                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu
                                            para quem fizer alguns 20.000 Km/ano , vai compemsar mais o Diesel... quanto mais não seja, pela sua fiabilidade....pois eu não acredito que um TSI faça 300.000 Km tão bem como um TDI por ex....
                                            Já cá faltavam as crendisses. Ollha. Fia-te na Virgem e não corras...:D:D:D
                                            Acredita que nada daquilo que disseste faz sentido, e cuidado com as ofenças....

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                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por paulinhuu
                                              A fazer apenas 10.000 Km/ano , talvez não compense...dependendo da difrença de preço no acto de compra..

                                              Mas porque é que as revisões do Diesel são mais caras ? eu acho que são iguais..
                                              Em Espanha:

                                              Toyota Corolla 1,4 D4D
                                              Servicio periódico de los 90.000 km
                                              IMPORTE: 161 €
                                              (recambios, mano de obra e IVA incluidos)

                                              Toyota Corolla 1.4 VVT-i
                                              Servicio periódico de los 90.000 km
                                              IMPORTE: 163 €
                                              (recambios, mano de obra e IVA incluidos)

                                              EDIT:

                                              e acrescento, em Portugal:

                                              320 d - Serie-3 Diesel (E90)
                                              Manutenção Contratada 08.Basic
                                              Prazo (meses): 60
                                              Kms totais: 100.000
                                              833,85 €

                                              320 i - Serie-3 (E90)
                                              Manutenção Contratada 08.Basic
                                              Prazo (meses): 60
                                              Kms totais: 100.000
                                              948,28 €

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Lucky Luke
                                                Mas essas mesmas pessoas é que têm que saber o que precisam. Essa história de dizer:"diesel é que é", mas sem saber porquê, não faz o menor sentido!
                                                estou de acordo mas as revistas e/ou programas de tv são market-makers, ou seja, podem levar o mercado em determinado sentido, especialmente para aquelas pessoas que não ligam/não sabem/não querem saber e que ouvem constantemente dizer "diesel isto, diesel aquilo, consumos de 3l a 200kms/h" etc etc

                                                Acho importante e didáctico que ps órgãos especializados ensinem a fazer as continhas todas e chamem a atenção para as vantagens de uns e outros e também para os inconvenientes.

                                                Depois cada um faz a sua escolha.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                  citação:Originalmente colocada por Lucky Luke

                                                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                  Continuo a não acreditar que um carro a gasolina de 140 cv faça 7 l/100 como eles dizem....e venham lá com o que vierem....7l/100 faz o 1.9TDI e tem que se andar moderadamente sem exageros no acelerador...
                                                  E depois? O TDI é 1.9. O TFSI é 1.4.
                                                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu
                                                  Agora está na moda falar mal do Diesel e pronto não há nada a fazer

                                                  A Imprensa e as pessoas são mesmo assim , vão por "modas" , e agora a moda é dizer que diesel faz barulho, e que não compensa, e etc......
                                                  Não sejas idiota!

                                                  Ninguém fala mal dos Diesel. A questão é que não são, nem nunca foram aquilo que muitos pretendem a todo o custo que sejam. Quanto ao "fazer barulho", e originar mais vibrações que um Otto, se conseguires contrapor... [|)]
                                                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu
                                                  para quem fizer alguns 20.000 Km/ano , vai compemsar mais o Diesel... quanto mais não seja, pela sua fiabilidade....pois eu não acredito que um TSI faça 300.000 Km tão bem como um TDI por ex....
                                                  Já cá faltavam as crendisses. Ollha. Fia-te na Virgem e não corras...:D:D:D
                                                  Acredita que nada daquilo que disseste faz sentido, e cuidado com as ofenças....
                                                  Ao contrário de ti, não vou por crenças. Sei do que falo! Se para ti, não faz sentido, problema teu!

                                                  E a propósito, não faço "ofenças".[|)]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O AutoHoje no número 873, fez um comparativo entre o golf 1.4 tsi 140cv confortline e o golf 1.9 tdi 105cv confortline, tendo feito as contas anuais com cada um deles. É só ir consultar.;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Continuo a não acreditar que um carro a gasolina de 140 cv faça 7 l/100 como eles dizem....e venham lá com o que vierem....7l/100 faz o 1.9TDI e tem que se andar moderadamente sem exageros no acelerador...
                                                      ainda bem que nao acreditas!!!

                                                      é que o TDI tb nao faz 7l/100 a aproveitar os 100 ou 150 ou 300cv(do chip)

                                                      no entanto AMBOS fazem os consumos indicados quando bem conduzidos. agora quantos sabem o que isso é...é que é mais complexo.

                                                      citação:tendo feito as contas anuais com cada um deles.
                                                      ah! isto sim é a verdadeira interactividade! sem me perguntarem, fizeram as contas para O MEU caso!:D
                                                      ou será que fizeram para um caso generalista, e cada um terá SEMPRE que adaptar à SUA situaçao?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por VP

                                                        O AutoHoje no número 873, fez um comparativo entre o golf 1.4 tsi 140cv confortline e o golf 1.9 tdi 105cv confortline, tendo feito as contas anuais com cada um deles. É só ir consultar.;)
                                                        Acho que a diferença é de 1 euro??
                                                        É assim uma quantia assustadoramente grande!! (aliás já andou aqui u~m tópico sobre isso)
                                                        [}]

                                                        Diesel - para pessoas que façam bastantes km´s por ano (em média 20 a 25 mil). -> compensa.

                                                        Gasolina - o inverso.
                                                        Qual o melhor motor?
                                                        Ah isso deixo ao gosto de cada um... e à infinita sabedoria dos users do Fórum AHO.
                                                        Cumps
                                                        Invisible

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Isto e outra vez razao para dizer que há casos e casos.

                                                          Em norma os diesel são mais economicos que os irmaos a gasolina. Mas hoje em dia e com a escalada de potencias a que se tem assistido começa a não ser tao linear como era antes. Hoje em dia é perfeitamente possivel ver um otto a fazer medias de 7L/100 e um diesel a fazer valores superiores a isso. E para mesmo niveis de potencia e andamento.

                                                          O que aconteceu em mtos paises da europa e tb em portugal é que a aposta diesel foi mto mais agressiva com sempre novas propostas mecanicamente avançadas e com bom rácios de potencia/consumo. Juntando a isso o facto de normalmente os motores diesel serem todos turbos e o pessoal gostar do kick e ficou-se com a "moda" do diesel. Não que seja uma má escolha, porque tem mtas vantagens.

                                                          Mas as marcas começaram agora a desenvolver a gasolina de novo e começa-se a ver que um motor diesel com turbo tira menos potencia que um otto com turbo e os consumos, qdo se tenta equilibrar a pot. aumentado a cilindrada do diesel, acabam por nao ficar mto dispares. A isto somando o (normalmente) preço acrescido dos diesel face ao motor a gasolina e mtas vezes das revisões começa a compensar ter um otto.

                                                          E para quem não acredita nos consumos só tem de experimentar. Eu no meu Colt CZT consigo fazer médias ao deposito de 8L em utilização mista com bastante cidade e em estrada aberta a velocidades legais consigo chegar a valores tao baixos como 6L. Num diesel de 150cv (normalmente um 1.9) os consumos são mais baixos mas por 1L se tanto. Tendo em conta que custaria mais uns bons euros na sua compra e que no caso da Mitsu as revisoes sao bem mais caras acaba por nao compensar tanto.

                                                          Há depois casos de marcas como a BMW em que o 320d é mais barato que o 320i mas são motores de universos diferentes. Sendo que o 320d é um excelente motor, o 320i é um 6 cilindros mto mais "nobre". Valerá a pena? Se calhar não e por isso e que se vêm tantos 320d mas só o som do 320i é algo de fenomenal...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                            Continuo a não acreditar que um carro a gasolina de 140 cv faça 7 l/100 como eles dizem....e venham lá com o que vierem....7l/100 faz o 1.9TDI e tem que se andar moderadamente sem exageros no acelerador...

                                                            Agora está na moda falar mal do Diesel e pronto não há nada a fazer...


                                                            A Imprensa e as pessoas são mesmo assim , vão por "modas" , e agora a moda é dizer que diesel faz barulho, e que não compensa, e etc...

                                                            para quem fizer alguns 20.000 Km/ano , vai compemsar mais o Diesel... quanto mais não seja, pela sua fiabilidade....pois eu não acredito que um TSI faça 300.000 Km tão bem como um TDI por ex....
                                                            Podes continuar no teu mundinho, mas se o conduzires bem e em situaçao normal não é nada dificil fazer 7litros... e não é preciso ir a trabalhar pa media... se fizerem uma viagem de AE a 130/140 nem a isso chega.

                                                            Comentário

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