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BMW 335i + os turbos

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    BMW 335i + os turbos

    O motor de 3000cc e 6 cilindros do 335i é alimentado por 2 pequenos turbos, cada um deles alimenta 3 cilindros.

    A minha questão é, o que acontece se um dos turbos der barraca?

    3 cilindros ficam com "menos" força e isso não provocará desiquilibrios e danos ao motor?

    #2
    À partida a ECU dá uma margem, mas após essa margem (deduzo que pequena) o carro desliga-se.

    Se assim não fosse, a falta de óleo fazia com que o motor gripasse em apenas 2 ou 3 minutos.

    Comentário


      #3
      Possivelmente se um dos turbos berrar, ele desliga o outro tambem;)

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por C3_soul

        Possivelmente se um dos turbos berrar, ele desliga o outro tambem;)

        Desliga o carro, não o turbo!

        Um carro turbo, sem o mesmo a funcionar, esqueçam.

        Comentário


          #5
          Concerteza q isso foi previsto pelos tecnicos da BMW.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por BrunoD

            citação:Originalmente colocada por C3_soul

            Possivelmente se um dos turbos berrar, ele desliga o outro tambem;)

            Desliga o carro, não o turbo!

            Um carro turbo, sem o mesmo a funcionar, esqueçam.
            Mas por exemplo os TDIs quando entram e modo de segurança não desligam o turbo e andam na mesma?

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por C3_soul

              citação:Originalmente colocada por BrunoD

              citação:Originalmente colocada por C3_soul

              Possivelmente se um dos turbos berrar, ele desliga o outro tambem;)

              Desliga o carro, não o turbo!

              Um carro turbo, sem o mesmo a funcionar, esqueçam.
              Mas por exemplo os TDIs quando entram e modo de segurança não desligam o turbo e andam na mesma?

              Quando o carro entra em modo de segurança, o turbo não se desliga, simplesmente não ultrapassa um certo valor de pressão, continua a trabalhar e a fazer pressão, embora inferior.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por BrunoD

                citação:Originalmente colocada por C3_soul

                citação:Originalmente colocada por BrunoD

                citação:Originalmente colocada por C3_soul

                Possivelmente se um dos turbos berrar, ele desliga o outro tambem;)

                Desliga o carro, não o turbo!

                Um carro turbo, sem o mesmo a funcionar, esqueçam.
                Mas por exemplo os TDIs quando entram e modo de segurança não desligam o turbo e andam na mesma?

                Quando o carro entra em modo de segurança, o turbo não se desliga, simplesmente não ultrapassa um certo valor de pressão, continua a trabalhar e a fazer pressão, embora inferior.
                Esclarecido!

                Obrigado;)

                Comentário


                  #9
                  O 335i é o 1º motor (recente) turbo da BMW?

                  O 3.0i é atmosférico, não é?

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por mcabral

                    O 335i é o 1º motor (recente) turbo da BMW?

                    O 3.0i é atmosférico, não é?
                    Sim, o 330i é um 3000cc atmosférico, o 335i é um 3000cc bi-turbo.

                    Comentário


                      #11
                      Então basicamente, se existir um diferencial de pressão de x% entre os dois turbos, o carro entra em Safe-Mode. É isto?

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por fililipe

                        Então basicamente, se existir um diferencial de pressão de x% entre os dois turbos, o carro entra em Safe-Mode. É isto?
                        Depende do diferencial.

                        Se estiver dentro dos parâmetros mínimos (isso só a BMW sabe quais são, segundo o que definiram) entra em safe-mode e pode-se continuar a circular.

                        Em casos mais extremos a ECU deverá dar ordem para corte total de gasolina e o carro desliga-se.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por fililipe

                          O motor de 3000cc e 6 cilindros do 335i é alimentado por 2 pequenos turbos, cada um deles alimenta 3 cilindros.

                          A minha questão é, o que acontece se um dos turbos der barraca?

                          3 cilindros ficam com "menos" força e isso não provocará desiquilibrios e danos ao motor?
                          Não é bem assim: cada grupo de 3 cilindros alimenta 1 dos turbos, sendo os 2 do mesmo tamanho e ao contrario da forma como estes são alimentados, a admissão é comum e em linha o que significa que pode apenas 1 turbo alimentar os 6 cilindros, sem bem que com as devidas diferenças na pressão. São dois pequenos porque criam menos lag, dando equivalencia a um maior. Há sistemas sequenciais (um pequeno para baixos regimes e um grande para altos regimes, sendo que quando um avaria aí a electronica trata a admissão de outra forma do k por exemplo neste sistema BMW

                          Comentário


                            #14
                            voces teem a certeza q é mm assim, q cada turbo alimenta6 cilindros? o objectivo todo dos dois turbos n é reduzir o lag logo eles alimentam todos os cilindros?

                            Comentário


                              #15
                              Dysplay21 estas a fazer confusão, são os cilindros é que alimentam o turbo...
                              Cumps

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Pedro_Rof

                                Dysplay21 estas a fazer confusão, são os cilindros é que alimentam o turbo...
                                Cumps
                                sim mas a questao n era essa

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                  voces teem a certeza q é mm assim, q cada turbo alimenta6 cilindros? o objectivo todo dos dois turbos n é reduzir o lag logo eles alimentam todos os cilindros?
                                  Cada um dos "pequenos" turbos alimenta apenas 3 cilindros. É uma arquitectura de turbos simétricos que pelas suas pequenas dimensões são quase alheios ao chamado turbo lag e permitem que o carro atinja o valor máximo de binário (constante) logo às 1400rpm e que dura até as 5000rpm.

                                  Por acaso tive o prazer de andar num hoje e devo dizer que o carro é absolutamente fenomenal. Apesar de não conduzir a experiência à "pendura" valeu bem a pena e deu para perceber que é um carro absurdamente bom. O piso estava entre o húmido e o molhado e mesmo em 3a e 4a qdo se puxa pelo carro verifica-se uma grande dificuldade em colocar a potencia toda no chão ainda para mais sendo um tracção traseira. Mas, e apesar de não ter um kick mto pronunciado a entrega de potência é linda e o carro puxa e puxa e puxa até entrar no redline. Chega-se a valores de velocidade bastante altos em poucos metros.

                                  Qdo me sair o euromilhoes la vou ter de ir à Baviera

                                  Comentário


                                    #18
                                    ahahah, eu é que me rio....anda aí uma confusão com turbo....

                                    turbo = 2 coisas = compressor de ar + turbina no escape

                                    Os gases do escape dos cilindros fazem girar uma turbina que está ligada a um compressor que debita ar para a entrada dos cilindros.

                                    agora expliquem lá melhor que parte do turbo é que está dividida ou que está em linha?

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                      voces teem a certeza q é mm assim, q cada turbo alimenta6 cilindros? o objectivo todo dos dois turbos n é reduzir o lag logo eles alimentam todos os cilindros?
                                      Nop 3 cilindros para cada turbo!

                                      Cá vai uma foto:



                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Pedro_Rof

                                        Dysplay21 estas a fazer confusão, são os cilindros é que alimentam o turbo...
                                        Cumps
                                        Acho que não e totalmente verdade...
                                        Ou seja são os gases de escape dos cilindros que fazem o turbo funcionar (girando as pás) de forma a comprimir ar para ser "inserido" nos cilindros.

                                        Por isso diria mais que é o turbo que alimenta os cilindros, sendo que por sua vez tb "alimentam" o turbo fazendo girar as pás.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Deve ter modo se segurança e o outro também se desliga.

                                          ou então apaga o motor

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por C3_soul

                                            citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                            voces teem a certeza q é mm assim, q cada turbo alimenta6 cilindros? o objectivo todo dos dois turbos n é reduzir o lag logo eles alimentam todos os cilindros?
                                            Nop 3 cilindros para cada turbo!

                                            Cá vai uma foto:



                                            pois so tu n passaste ao lado do q queria dizer. pois por esta foto parece bem o q dizes mas a unica maneira de reduzir o lag é pondo turbos de tamanhos diferentes.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por dysplay21


                                              pois so tu n passaste ao lado do q queria dizer. pois por esta foto parece bem o q dizes mas a unica maneira de reduzir o lag é pondo turbos de tamanhos diferentes.
                                              Penso que se os turbos forem pequenos não há grande problema de lag... E é isso que acontece com os turbos do 335i. Por isso é que o aumento de potencia é apenas de 40 ou 45cv face à versão atmosférica. A grande vantagem é que em vez de 1 turbo grande sao 2 pequenos, 1 para cada 3 cilindros.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por The-Prophecy

                                                citação:Originalmente colocada por dysplay21


                                                pois so tu n passaste ao lado do q queria dizer. pois por esta foto parece bem o q dizes mas a unica maneira de reduzir o lag é pondo turbos de tamanhos diferentes.
                                                Penso que se os turbos forem pequenos não há grande problema de lag... E é isso que acontece com os turbos do 335i. Por isso é que o aumento de potencia é apenas de 40 ou 45cv face à versão atmosférica. A grande vantagem é que em vez de 1 turbo grande sao 2 pequenos, 1 para cada 3 cilindros.
                                                pois dizendo assim faz todo o sentido. Eu tenho esta informação na cabeça q seriam 2turbos diferentes mas agora n m lembro onde vi isto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                                  citação:Originalmente colocada por The-Prophecy

                                                  citação:Originalmente colocada por dysplay21


                                                  pois so tu n passaste ao lado do q queria dizer. pois por esta foto parece bem o q dizes mas a unica maneira de reduzir o lag é pondo turbos de tamanhos diferentes.
                                                  Penso que se os turbos forem pequenos não há grande problema de lag... E é isso que acontece com os turbos do 335i. Por isso é que o aumento de potencia é apenas de 40 ou 45cv face à versão atmosférica. A grande vantagem é que em vez de 1 turbo grande sao 2 pequenos, 1 para cada 3 cilindros.
                                                  pois dizendo assim faz todo o sentido. Eu tenho esta informação na cabeça q seriam 2turbos diferentes mas agora n m lembro onde vi isto.
                                                  Isso não. Isso é a tecnilogia dos novos minis se não estou em erro.
                                                  Neste caso a abordagem foi completamente diferente.

                                                  São turbos simétricos de dimensões iguais e bastante pequenos.
                                                  Cada turbo apenas "gere" 3 cilindros e no total incrementam em mto pouco a potencia. Mas dão um binario incrivel e constante desde as 1400rpm...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por alb_duar

                                                    ahahah, eu é que me rio....anda aí uma confusão com turbo....

                                                    turbo = 2 coisas = compressor de ar + turbina no escape

                                                    Os gases do escape dos cilindros fazem girar uma turbina que está ligada a um compressor que debita ar para a entrada dos cilindros.

                                                    agora expliquem lá melhor que parte do turbo é que está dividida ou que está em linha?
                                                    "Em linha" é a admissão ó Zé!

                                                    Falei com 1 amigo meu engenheiro mecanico na BMW que me deu uma imagem oficial da marca sobre a configuração dos turbos e afins deste motor (ok, confesso, fiz eu no paint e nao sou artista como aquele gajo que faz grandes máquinas em duas horas e nao sei quê)



                                                    Ou seja, temos no topo o lado do escape do motor, em que cada par de 3 cilindros alimenta 1 turbo, sendo que depois cada compressor se une no intercooler tornando a admissão comum aos 2 turbos terminando com o colector de admissão recebendo o ar já comprimido já unido dos 2 turbos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por P0rn-Star

                                                      citação:Originalmente colocada por alb_duar

                                                      ahahah, eu é que me rio....anda aí uma confusão com turbo....

                                                      turbo = 2 coisas = compressor de ar + turbina no escape

                                                      Os gases do escape dos cilindros fazem girar uma turbina que está ligada a um compressor que debita ar para a entrada dos cilindros.

                                                      agora expliquem lá melhor que parte do turbo é que está dividida ou que está em linha?
                                                      "Em linha" é a admissão ó Zé!

                                                      Falei com 1 amigo meu engenheiro mecanico na BMW que me deu uma imagem oficial da marca sobre a configuração dos turbos e afins deste motor (ok, confesso, fiz eu no paint e nao sou artista como aquele gajo que faz grandes máquinas em duas horas e nao sei quê)



                                                      Ou seja, temos no topo o lado do escape do motor, em que cada par de 3 cilindros alimenta 1 turbo, sendo que depois cada compressor se une no intercooler tornando a admissão comum aos 2 turbos terminando com o colector de admissão recebendo o ar já comprimido já unido dos 2 turbos
                                                      O desenho é bem feioso mas a ideia é mesmo essa!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Na Autohoje de 10 de Novembro de 2006

                                                        O tamanho é para uma melhor percepção dos graficos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Podia ser mais completo, mas... dá para perceber a diferenças entre um sistema como o do 335i em k os 2 turbos funcionam ao mesmo tempo na admissão por forma a ter a mesma performance dum turbo maior mas sem lag enquanto que o sistema do 335D temos um turbo de pequenas dimensões para os baixos regimes e um maior para os regimes de rotação mais elevados.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Uma vez lí a respeito dum Omega biturbo que deu barraca em um dos turbos e ainda continuou andando com o carro...algo beeeeeeem desastroso. ;)

                                                            Comentário

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