Acho que deve ser o FIAT Panda... ou os trigémeos PSA-Toyota... acho que, em geral, os carros automáticos mais baratos são os que se inserem no segmento A...
Olha, o Smart Fortwo!!! Esse sim, é barato e já vem de série com caixa automática...
Acho que deve ser o FIAT Panda... ou os trigémeos PSA-Toyota... acho que, em geral, os carros automáticos mais baratos são os que se inserem no segmento A...
Olha, o Smart Fortwo!!! Esse sim, é barato e já vem de série com caixa automática...
Mas porque perguntas? Vais comprar um?
Vou pesquisar o preço desses.
É mais por 'curiosidade'... ;)
Tenho uma incapacidade motora, resultante de um acidente, e quando tirei a carta de condução em 1997(após o acidente) não me foi averbado nenhuma restrição na carta de condução, o atestado, na altura, foi passado normalmente como se tratasse de uma pessoa sem deficiência motora. Em 2002, iniciei um processo para obtenção de benefícios fiscais e aquisição de viatura, que adquiri em 2005 (tive que pedir 2ª via do atestado por ter expirado). Este ano tive de renovar o dístico de estacionamento e ao levar o atestado que tinha, foi-me dito que teria de me sujeitar a nova junta médica devido às lei terem alterado em 2007 e assim poder ter o dístico e os restantes benefícios.
Chego ao dia da junta médica e sou confrontado com a seguinte questão. "Pretende adquirir viatura novamente?" Claro que sim disse eu, depois veio o balde de água fria. Pediram-me a carta de condução, detectaram que não tinha nenhuma restrição averbada na carta, e exigiram-me que a regularizasse e que enquanto não o fizesse não poderia ter os atestados. Venho aflito meto-me a pesquisar sobre toda a legislação e fiquei destroçado/piurso com o que li.
Já iniciei o processo de renovação da carta, imaginem só, vou ter que ficar restrito a conduzir carros com caixa automática e com limite de velocidade 90Km.
Já estou a sentir falta daquela adrenalina de brincar com a caixa de velocidades....
Agora o que pretendo deste fórum é uma opinião sobre carros com mudanças automáticas, tendo em conta o preço e ser um pequeno/médio familiar, até ao limite de 20 mil €, já a contar com os benefícios fiscais.
O objectivo é aquisição de carro novo, para ter benefícios fiscais, com caixa automática e com emissões de CO2 até 180 g/km. Poder se a gasóleo ou a gasolina, mas prefiro a gasóleo.
O limite para aquisição do carro baixou para os 15 mil€. Pois a crise chega a todos e estou em vias de ver a empresa onde trabalho fechar.
Pretendo trocar uma Meriva 1.3 CDTI Cosmo de Fev de 2008 com 45 mil km.
Editado pela última vez por jack72; 12 November 2010, 14:53.
Não sei quais os descontos possíveis e se por 15 mil se encontra algo com motor diesel mas eu provavelmente iria para um carro do grupo VW com a caixa DSG.
Estou a pensar em Fabias, Polos, Ibizas tanto com o motor 1.6 TDI ou em alternativa o 1.2 TSI
Se a ideia for entregar o Meriva e + 15000 euros já haverá hipoteses no segmento a seguir. Para já iria para DSG ou em alternativa o novo Megane com caixa de dupla embraiagem. Embraiagens manuais robotizadas tipo Citroen, Toyota, Smart etc não me agradam absolutamente nada.
A ideia é entregar a Meriva, se vender a particular por volta dos 12/13mil€, mais 2000/3000. euros.
Nos stands só me oferecem 7000/9000 mil.
Numa pesquisa rápida agradou-me o preço do Juke 1.6 4x2 Tekna Sport CVT, que com os benefícios fica em 15000.
Mas gostava de ter a vossa opinião sobre este, ou outras opções.
A ideia é entregar a Meriva, se vender a particular por volta dos 12/13mil€, mais 2000/3000. euros.
Nos stands só me oferecem 7000/9000 mil.
Numa pesquisa rápida agradou-me o preço do Juke 1.6 4x2 Tekna Sport CVT, que com os benefícios fica em 15000.
Mas gostava de ter a vossa opinião sobre este, ou outras opções.
Esse Juke parece-me bastante bom... Peço desculpa por ter colocado veículos usados, como li muito à pressa não vi que querias novo... Eh pá, sendo novo já não te posso ajudar, desculpa.
Eu conheço (de vista) uma pessoa que está na mesma situação que tu, teve um acidente de mota, e ficou também com uma incapacidade motora(infelizmente).
Agora tem um Mitsubishi Evo VIII que lhe foi adaptado, como disse so o conheço de vista e não sei se ele tem essa restrição dos 90km/h.
Um Abraço
Começando pelo fim: optei por um 3008 1.6hdi CMP6 Sport metalizado e ficou-me em 20000€, dinheiro sem abates, por exemplo. Esta é a versão de topo e n quis as cores q havia em stock. Caso optes por outra versão e pegues num q tenham p lá, talvez a coisa seja ainda melhor.
Já agora: cuidado c os consumos dos gasolina p cima o normal utilitário 1.0 ou 1.2. Foi só por issdo q fui p um diesel, o meu 1º diesel.
Qanto a caixas auto... Hoje já há mtas e boas! As DSG ou as da BMW são boas, mas pagas muito por elas, sobretudo as 1ºas, q podem tocar o absurdo sem q o valham. O meu vai ter uma q penso fazer as coisas bem feitas.
A questão do prazer de condução é q me parece falsa. Descobres q dá um belo gozo fazer kick down ou acelerar em continuo e sentir a coisa a passar uma atrás da outra, por exemplo. E de resto as cxs auto modernas acabam por pertmitir um bom comando manual, pelo q optar por guiar em "manual" ou em "auto" será coisa p ires decidindo.
Tb me sujeitei a junta médica e a uma "visita " ao delegado de saúde. Tenho 72% de incapacidade, nas n necesito de cadeira de rodas, apenas canadiana.
Daqui a cinco anos tenho q lá voltar p ser reavaliado, a ver se adoença n progride. Era isso ou uma limitação p sempre aos 100km/h (ou seríam 90?... acho q eram mesmo 100...), coisa q n quis. O passo seguinte foi alterar a carta p q só possa conduzir carros c caixa auto. Aí sim, pude avançar mesmo p a compra, embora seja possível ir adiantando o pocesso.
Muita atenção: o teu atestado/documento tem q dizer p q fim é e tem q ter lá p dcreto lei q indica esse mesmo fim. Eu tb tinha outro e tive q voltar a tratar de tudo já depois de o "dfbwilchuçeulc" do anterior vendedor da Peugeot dizer q tinham ido ver e q estava tudo em ordem!
Depois vejo isso e coloco aqui.
Outra coisa q muitos vendedores deconhecem e q está no Orçamento de Estado 2010: até ao fim do ano, o desconto no ISV vai até aos 7800€. Quando o novo OE entrar em funções, a coisa desce p os "até 6500€". Por mim, consegui q no contrato ficasse uma salvaguarda quanto a estes valores, podendo desistir (coisa q n quero) caso o carro chegue depois das alterações.
Já agora, o desconto q te fazem tem q ser no valor base do carro e tens direito a toda e qq promoção, pois os teus direitos fiscais n são assunto deles.
N pagas qq IVA, mesmo nos extras encomendados de fábrica (aqueles q escolhes colocar no carro qd o encomendas - no meu caso , só deu p escolher a pintura metalizada, pois o xénon e o alarme atrasariam tudo). Só há lugar a IVA nas despesas de preparação e entrega.
O carro pode ser conduzido livremente pela tua "cara-metade".
Eu conheço (de vista) uma pessoa que está na mesma situação que tu, teve um acidente de mota, e ficou também com uma incapacidade motora(infelizmente).
Agora tem um Mitsubishi Evo VIII que lhe foi adaptado, como disse so o conheço de vista e não sei se ele tem essa restrição dos 90km/h.
Um Abraço
Eu também conheço essa pessoa, de vista, não sei como foi o acidente. O EVO é vermelho, certo? Costumava-o ver muitas vezes no Maia Shopping, mas agora como não vou lá muitas vezes não sei se ainda lá vai ou não.
Eu também conheço essa pessoa, de vista, não sei como foi o acidente. O EVO é vermelho, certo? Costumava-o ver muitas vezes no Maia Shopping, mas agora como não vou lá muitas vezes não sei se ainda lá vai ou não.
Sim é esse mesmo.. Eu sou da freguesia onde ele mora e é perto do maia shopping por isso deve ser.. Agora até tem os choques do IX. Mas para andar no dia-a-dia tem um Corsa B também adaptado.
Sim é esse mesmo.. Eu sou da freguesia onde ele mora e é perto do maia shopping por isso deve ser.. Agora até tem os choques do IX. Mas para andar no dia-a-dia tem um Corsa B também adaptado.
Exacto. O carro é de 2004? Eu não conheço o senhor, apenas o via lá algumas vezes, agora como não vou lá tantas vezes...
Começando pelo fim: optei por um 3008 1.6hdi CMP6 Sport metalizado e ficou-me em 20000€, dinheiro sem abates, por exemplo. Esta é a versão de topo e n quis as cores q havia em stock. Caso optes por outra versão e pegues num q tenham p lá, talvez a coisa seja ainda melhor.
Já agora: cuidado c os consumos dos gasolina p cima o normal utilitário 1.0 ou 1.2. Foi só por issdo q fui p um diesel, o meu 1º diesel.
Qanto a caixas auto... Hoje já há mtas e boas! As DSG ou as da BMW são boas, mas pagas muito por elas, sobretudo as 1ºas, q podem tocar o absurdo sem q o valham. O meu vai ter uma q penso fazer as coisas bem feitas.
A questão do prazer de condução é q me parece falsa. Descobres q dá um belo gozo fazer kick down ou acelerar em continuo e sentir a coisa a passar uma atrás da outra, por exemplo. E de resto as cxs auto modernas acabam por pertmitir um bom comando manual, pelo q optar por guiar em "manual" ou em "auto" será coisa p ires decidindo.
Tb me sujeitei a junta médica e a uma "visita " ao delegado de saúde. Tenho 72% de incapacidade, nas n necesito de cadeira de rodas, apenas canadiana.
Daqui a cinco anos tenho q lá voltar p ser reavaliado, a ver se adoença n progride. Era isso ou uma limitação p sempre aos 100km/h (ou seríam 90?... acho q eram mesmo 100...), coisa q n quis. O passo seguinte foi alterar a carta p q só possa conduzir carros c caixa auto. Aí sim, pude avançar mesmo p a compra, embora seja possível ir adiantando o pocesso.
Muita atenção: o teu atestado/documento tem q dizer p q fim é e tem q ter lá p dcreto lei q indica esse mesmo fim. Eu tb tinha outro e tive q voltar a tratar de tudo já depois de o "dfbwilchuçeulc" do anterior vendedor da Peugeot dizer q tinham ido ver e q estava tudo em ordem!
Depois vejo isso e coloco aqui.
Outra coisa q muitos vendedores deconhecem e q está no Orçamento de Estado 2010: até ao fim do ano, o desconto no ISV vai até aos 7800€. Quando o novo OE entrar em funções, a coisa desce p os "até 6500€". Por mim, consegui q no contrato ficasse uma salvaguarda quanto a estes valores, podendo desistir (coisa q n quero) caso o carro chegue depois das alterações.
Já agora, o desconto q te fazem tem q ser no valor base do carro e tens direito a toda e qq promoção, pois os teus direitos fiscais n são assunto deles.
N pagas qq IVA, mesmo nos extras encomendados de fábrica (aqueles q escolhes colocar no carro qd o encomendas - no meu caso , só deu p escolher a pintura metalizada, pois o xénon e o alarme atrasariam tudo). Só há lugar a IVA nas despesas de preparação e entrega.
O carro pode ser conduzido livremente pela tua "cara-metade".
Se precisares de algo, apita!
Agradeço as dicas.
A minha incapacidade é de 75% permanente que com o uso de prótese diminui-o para 60% também permanente. Já tenho esta incapacidade há 15 anos e sempre conduzi carros sem qualquer adaptação, melhor, tirei a carta de condução já com a incapacidade num carro normal e ninguém se apercebeu da minha incapacidade. Esta coisa de ficar restrito foi este ano com a revalidação do atestado multiusos.
Agora fiquei com dois carros novos, um de 2005 comprado ao abrigo da lei do deficiente e um de 2008, a Meriva que quero trocar, que ainda os posso conduzir durante os próximos 5 meses.
Estou sob pressão e apreensivo porque o tempo e o dinheiro é curto e estou "desinformado" sobre as caixa automáticas.
A minha incapacidade é de 75% permanente que com o uso de prótese diminui-o para 60% também permanente. Já tenho esta incapacidade há 15 anos e sempre conduzi carros sem qualquer adaptação, melhor, tirei a carta de condução já com a incapacidade num carro normal e ninguém se apercebeu da minha incapacidade. Esta coisa de ficar restrito foi este ano com a revalidação do atestado multiusos.
Agora fiquei com dois carros novos, um de 2005 comprado ao abrigo da lei do deficiente e um de 2008, a Meriva que quero trocar, que ainda os posso conduzir durante os próximos 5 meses.
Estou sob pressão e apreensivo porque o tempo e o dinheiro é curto e estou "desinformado" sobre as caixa automáticas.
Vê lá bem isso, pois só podes comprar carro c o teu estatuto de 5 em 5 anos. A n ser q prefiras pagar os impostos "em falta".
A minha incapacidade tb é permanente. Já quando tratei disto pela 1º vez (há 4 anos) me foi atribuido 60%. Embora a situação esteja controlada, a verdade é q é uma doença neuromuscular degenertiva e incapacitante. P o futuro, escolhi voltar lá em vez de ficar c mais restrições. Seja como for, o meu carro actual, q vou manter, (Yaris) já tem cx robotizada. N é nada de especial, comprei-o qd ainda n sentia necessidade daquela caixa, mas tanto eu como a mina mulher "passámos" p o lado das auto. Manuais puras e duras, nunca mais e já te expliquei porquê. Já agora, deixa-me dizer q sempre adorei conduzir e... depresa.
Este tb será o meu 1º carro comprado desta forma. Acho q n é nada de mais.
Quanto à compra do carro, apesar de saber q o mercado vai acolher vários modelos acabadinhos de divulgar, a verdade é q n quis arriscar qualquer tipo de alteração na legislação. Isso é coisa que se vai falando "entredentes" e q pode ir das restrições por via da alteração na fiscalidade até às condições de uso e acesso.
@ Japuna: sei muito bem do q falo. Estás à vontade p te informares, sem "ois" e sem reticências.
Editado pela última vez por hifi; 13 November 2010, 15:43.
Quem pode conduzir o veículo objecto de isenção do ISV?
O veículo objecto da isenção fiscal pode ser conduzido:
* Pelo próprio deficiente ou pelo seu cônjuge, desde que com ele viva em economia comum, ou pelo unido de facto, independentemente de qualquer autorização;
* Pelos ascendentes e descendentes em 1.º grau que com ele vivam em economia comum e por terceiros por ele designados, até ao máximo de dois, desde que previamente autorizados pela Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo, e na condição de a pessoa com deficiência ser um dos ocupantes.
Quando o veículo for conduzido pelos ascendentes e descendentes, ou por terceiro designado pelo deficiente, é obrigatório que o deficiente seja um dos ocupantes?
Sim. É obrigatório que o deficiente seja um dos ocupantes do veículo, salvo:
* Nas situações de multideficiencia profunda;
* De deficiência motora cujo grau de incapacidade permanente seja igual ou superior a 80% ou, não a tendo, se desloquem em cadeiras de rodas;
* Nas situações de deficiência visual;
E quando as deslocações não excedam um raio de 60 km da residência do beneficiário.
Nota: A condução do veículo por terceiros num raio superior a 60 km da residência do beneficiário, sem que este seja um dos ocupantes, constitui infracção fiscal aduaneira e determina a imediata apreensão do veículo.
@hifi: Nestas coisas de isenção, o Estado não facilita e cada vez mais, as restrições são mais apertadas. Se houve novas alterações na legislação, agradeço que mostras qual o decreto-lei.
Quem pode conduzir o veículo objecto de isenção do ISV?
O veículo objecto da isenção fiscal pode ser conduzido:
* Pelo próprio deficiente ou pelo seu cônjuge, desde que com ele viva em economia comum, ou pelo unido de facto, independentemente de qualquer autorização;
* Pelos ascendentes e descendentes em 1.º grau que com ele vivam em economia comum e por terceiros por ele designados, até ao máximo de dois, desde que previamente autorizados pela Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo, e na condição de a pessoa com deficiência ser um dos ocupantes.
Quando o veículo for conduzido pelos ascendentes e descendentes, ou por terceiro designado pelo deficiente, é obrigatório que o deficiente seja um dos ocupantes?
Sim. É obrigatório que o deficiente seja um dos ocupantes do veículo, salvo:
* Nas situações de multideficiencia profunda;
* De deficiência motora cujo grau de incapacidade permanente seja igual ou superior a 80% ou, não a tendo, se desloquem em cadeiras de rodas;
* Nas situações de deficiência visual;
E quando as deslocações não excedam um raio de 60 km da residência do beneficiário.
Nota: A condução do veículo por terceiros num raio superior a 60 km da residência do beneficiário, sem que este seja um dos ocupantes, constitui infracção fiscal aduaneira e determina a imediata apreensão do veículo.
@hifi: Nestas coisas de isenção, o Estado não facilita e cada vez mais, as restrições são mais apertadas. Se houve novas alterações na legislação, agradeço que mostras qual o decreto-lei.
Quem pode conduzir o veículo objecto de isenção do ISV?
O veículo objecto da isenção fiscal pode ser conduzido:
* Pelo próprio deficiente ou pelo seu cônjuge, desde que com ele viva em economia comum, ou pelo unido de facto, independentemente de qualquer autorização;
Desculpem, mas n me vou dar aesse trabalho, embora tenha isso tudo já n sei onde. Procurem no google, nos portais do cidadão ou em tópicos q aqui há sobre o assunto, q a pesquisa servirá p alguma coisa.
E se acham q já n precisam de saber mais nada, n valerá a pena recomendar associações de cidadãos nem os Impostos e Alfandegas.
Quanto a alterações no quadro legal... bem, por alguma coisa n vou sequer esperar pelo novo OE e já n estou à espera há algum tempo.
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