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2ª junta da cabeça - Fiat Punto 1.2 60cv de 2000

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    2ª junta da cabeça - Fiat Punto 1.2 60cv de 2000

    Boas
    O meu pai comprou em Julho de 2000, novo, um Fiat Punto 1.2 S de 60cv.
    O carro tem sido muito estimado: todas as revisões são feitas a tempo e horas no concessionário autorizado, só leva, desde que apareceu, gasolina BP 100 Ultimate, anda normalmente entre as 1800 e as 3000rpm, os níveis de óleo e água são controlados com regularidade. Se o carro não dura nas mãos dele (e todos têm durado até agora), não dura nas de mais ninguém.
    Aos 50000Km o motor começou a trabalhar de forma estranha: quando, ao ralentim, se acelerava, ele parecia querer ir abaixo antes de subir a rotação, em vez da resposta pronta que é habitual. No dia a seguir, foi necessário fazer uma viagem de 100Km na autoestrada e ficámos a pé, pois o motor tinha aquecido (luz vermelha acesa). O nível de água tinha sido visto antes da viagem, mas naquela altura já não tinha nenhuma que se visse. Na oficina lá nos foi dito que a junta da cabeça do motor tinha queimado. Foram 500€ de reparação, que incluiu uma nova junta da cabeça, rectificação das válvulas, etc.
    Já com cerca de 91000Km, no Domingo passado, o motor voltou a apresentar os mesmos sintomas, desta feita acompanhados de um ruído que faz lembrar água a correr que parece vir da zona em frente do banco do pendura. Ontem na oficina, lá disseram ao meu pai que era a junta da cabeça queimada. Como o meu pai, 1º não tem dinheiro para um carro novo, (que por ele seria o novo Clio), ele pondera mandar montar um motor 1.2 16v de 80cv. A nossa dúvida está, primeiro, no preço (novo/usado) e depois na compatibilidade dos apoios do motor e/ou da transmissão, por exemplo.
    Em termos legais, é possível fazer este upgrade? Será muito cara a legalização?
    Desde já o meu muito obrigado a todos.

    #2
    olha se fosse eu despaxava-o

    [8)]

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por EL PAKITO

      olha se fosse eu despaxava-o

      [8)]
      x2

      Comentário


        #4
        Epah, pois, também o meu pai tinha muito gosto nisso, se tivesse dinheiro para um carro novo. Vim este ano estudar para a faculdade de ciencias em Lisboa, e os encargos aumentaram, principalmente a prestação do quarto que é pouco menos de 300€, e que já chegaria para um carro :S
        E comprar velho, o meu pai não o vai fazer... )

        Comentário


          #5
          Ser possível é.
          Não posso jurar mas penso que esses blocos são idênticos.
          Um tem 8v enquanto que o outro tem 16v.
          Legalmente terás que ter uma autorização da Fiat em como a tua unidade pode circular com esse motor e penso que não é preciso levar uma transmissão nova.
          Posteriormente terás que te dirigir ao DGV, isto se a Fiat te passar a autorização.

          Comentário


            #6
            Ya, também tenho a ideia que os motores são idênticos mas era para me certificar. Será muito caro efectuar essas legalizações da DVG?

            Comentário


              #7
              Se deres um salto pelo site do DGV, deverá ter lá alguma coisa.

              Comentário


                #8
                O ideal era mesmo despachar o carro !

                Mas...
                Se queres mesmo mudar o motor, posso dizer-te que conheço vários exemplos muito próximos de amigos que em tempos mudavam os motores dos clios I 1.2 para 1.4. Exteriormente os motores eram rigorosamente iguais (a unica diferença - o carburador - estava tapada pelo filtro de ar).

                Nunca foram sequer legalizados, porque na inspecção não se notava diferença nenhuma, e na altura da venda já eram carros velhos e ninguém se importou...

                Mas eu não faria essa alteração.

                Comentário


                  #9
                  Não me leves a mal, mas acho estranho o carro rebentar duas juntas de cabeça em tão pouco tempo, ainda para mais com o trato que tu dizes levar...


                  Tens confiança no sitio onde ele é assistido?

                  ( revisões / 1ª reparação )

                  Comentário


                    #10
                    Tenho 1 colega do trabalho que tem 1 rover 1.4 e com 100k km já vai na 2ª ou 3ª junta da cabeça.
                    Há motores que são assim.
                    Procura é um mecanico fixe para lá ires de vez em quando mudar a junta.
                    É bom que logo aos 1ºs sinais a mudes para não estragar + nada!

                    Fica bem mais barato que na Marca!

                    Parece k é coisa simples, mas dá trabalho.
                    Os parafusos é k podem ser caros, pois são daqueles compridos que atravessam o motor. Se precisar deles.

                    Comentário


                      #11
                      Mas nesse bloco é normal isso acontecer.
                      Já no bloco 1.2 do Punto nunca ouvi falar.

                      Comentário


                        #12
                        Em relação à tua questão, Baiones, não tenho grande confiança, porque o carro da primeira vez que foi arranjado vinha quase igual, parecia uma "charculateira"... Já houve umas chatisses à custa disso. Nós ameaçamos ir ao entreposto da Fiat em Santarém, e na altura eles ficaram cheios de medo. Da segunda vez akilo veio impecável...
                        Também já levantaram um cheque antes do dia lá escrito e depois ficou-se sem dinheiro na conta.
                        Só trabalham bem se levarem uns apertos... Mas o outro sitio mais perto já exige ao meu pai (ou à minha mãe) tirar um dia de férias e por isso tem-se ido ali...

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                          Mas nesse bloco é normal isso acontecer.
                          Já no bloco 1.2 do Punto nunca ouvi falar.
                          Nem eu, acho mesmo muito estranho porque é reconhecida a fiabilidade desse motor, tanto o 8v como o 16v. Conheço vários com mais

                          Edit: só uma coisa, porquê BP100?! Eu sempre desconfiei de meter "detergentes" no carro, se calhar está aí o motivo.

                          Edit 2: quanto ao motor novo, não muda só o bloco. Muda bateria, por tabela creio que muda alternador, e muda também a suspensão dos 8v para os 16v.

                          Comentário


                            #14
                            PDCouto, tira-me uma dúvida:
                            A mota do teu AVATAR não é uma MV Agusta?

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por PDCouto

                              citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                              Mas nesse bloco é normal isso acontecer.
                              Já no bloco 1.2 do Punto nunca ouvi falar.
                              Nem eu, acho mesmo muito estranho porque é reconhecida a fiabilidade desse motor, tanto o 8v como o 16v. Conheço vários com mais

                              Edit: só uma coisa, porquê BP100?! Eu sempre desconfiei de meter "detergentes" no carro, se calhar está aí o motivo.
                              E se eu te disser que sempre usei BP Ultimate em todos os meus carros, incluindo um Punto Sport de 2001 ( o motor 1.2 16v ), e que nunca tive problema em nenhum deles?


                              A Ultimate é "mais limpa" que a 95, não é "detergente".

                              Comentário


                                #16
                                Porque se se meter gasolina 95 ele gasta (bastante) mais e anda menos, para além de que o ralenti com gasolina 95 é incerto, já com a 100 trabalha certinho. Mas em principio essa gasolina devia ser melhor. 95, 98, 100 são os indices de octanas em percentagem. Quantas mais melhor, já que os outros alcanos prejudicam a combustão da gasolina do motor, produzindo aquele grilar dito caracteristico (o Y10 grilava, no Punto nunca dei por isso).
                                Isto até vinha no meu livro de quimica do 12º. E tinha que saber para o exame nacional... :D

                                Comentário


                                  #17
                                  Bateria, alternador e suspensão... Ai a conta a subir. Mas sempre é mais barato que comprar um carro novo. Se ficasse bom valeria a pena.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Baiones

                                    citação:Originalmente colocada por PDCouto

                                    citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                    Mas nesse bloco é normal isso acontecer.
                                    Já no bloco 1.2 do Punto nunca ouvi falar.
                                    Nem eu, acho mesmo muito estranho porque é reconhecida a fiabilidade desse motor, tanto o 8v como o 16v. Conheço vários com mais

                                    Edit: só uma coisa, porquê BP100?! Eu sempre desconfiei de meter "detergentes" no carro, se calhar está aí o motivo.
                                    E se eu te disser que sempre usei BP Ultimate em todos os meus carros, incluindo um Punto Sport de 2001 ( o motor 1.2 16v ), e que nunca tive problema em nenhum deles?


                                    A Ultimate é "mais limpa" que a 95, não é "detergente".
                                    Bem, achei melhor fazer uma correcção ao post anterior:


                                    http://www.bp.com/sectiongenericarti...tentId=7010640

                                    Comentário


                                      #19
                                      o maior entrave para qualquer swap de motor, desde que ele caiba no sítio, é a cablagem!!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Filipe Dias

                                        o maior entrave para qualquer swap de motor, desde que ele caiba no sítio, é a cablagem!!!!
                                        E respectiva electronica por detrás, estou-me a referir por ex á centralina...

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por LuísMiguel

                                          Bateria, alternador e suspensão... Ai a conta a subir. Mas sempre é mais barato que comprar um carro novo. Se ficasse bom valeria a pena.
                                          Não sei se será...

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                            PDCouto, tira-me uma dúvida:
                                            A mota do teu AVATAR não é uma MV Agusta?
                                            Que mota? [8)]

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por LuísMiguel

                                              Bateria, alternador e suspensão... Ai a conta a subir. Mas sempre é mais barato que comprar um carro novo. Se ficasse bom valeria a pena.
                                              deixa-te disso. vai a um mecânico como deve ser e ele que te arranje a junta desse motor, aproveita e que veja todo o circuito de refrigeraçao do motor E também o da saufagem (ventilaçao do habitáculo) deves ter alguma fuga por aí, e por isso ouves esse barulho em frente ao lugar do passageiro.

                                              tu és estudante nao tens de tirar férias para isso

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                PDCouto, tira-me uma dúvida:
                                                A mota do teu AVATAR não é uma MV Agusta?
                                                Só vi agora... [8)]

                                                Confirmo, é uma MV Agusta F4. Se ganhar o euromilhões compro a F4 Edição Massimo Tamburini, pela módica quantida de 50.000€.

                                                Neste caso do meu avatar, a esta F4 além dos 4 escapes, foram acrescentados tem mais 2... de admissão.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não acham estranho que esse barulho em frente ao lugar do passageiro só se ouça quando o carro vai a arrancar?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por ClioII

                                                    citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                    PDCouto, tira-me uma dúvida:
                                                    A mota do teu AVATAR não é uma MV Agusta?
                                                    Que mota? [8)]
                                                    eu só vejo um aviao

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por LuísMiguel

                                                      Não acham estranho que esse barulho em frente ao lugar do passageiro só se ouça quando o carro vai a arrancar?
                                                      Não poderia ser a embraiagem?
                                                      O raio do carro é só chatisses... (o Punto de 08/94 comprado novo que a minha mãe conduz nunca deu uma unica chatisse... nada!)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Olha para te ajudar, é melhor passares em www.puntopt.net/forum , é so pessoal com puntos e há lá muitos com esse motor, pode ser que te ajudem ;)
                                                        Abraço

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por PDCouto

                                                          citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                          PDCouto, tira-me uma dúvida:
                                                          A mota do teu AVATAR não é uma MV Agusta?
                                                          Só vi agora... [8)]

                                                          Confirmo, é uma MV Agusta F4. Se ganhar o euromilhões compro a F4 Edição Massimo Tamburini, pela módica quantida de 50.000€.

                                                          Neste caso do meu avatar, a esta F4 além dos 4 escapes, foram acrescentados tem mais 2... de admissão.
                                                          Bem me parecia!
                                                          Magnifica mota mesmo![^]

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Obrigadão MGil ;)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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