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    S3x130ixM3MPS

    Numa revista nacional da especialidade (AF) saiu hoje um artigo (interessante), comparando o Audi S3 vs BMW 130i vs Mazda 3 MPS, todos com potências similares bem como as características de motor.
    Segundo o artigo quem saiu vencedor foi o S3 (sistema Quattro a ajudar), logo de seguida o M3 MPS e depois o 130i (este pecava excessivamente pelo preço de custo – Upa Upa, puxadote).
    Todos eles ficaram muito perto uns dos outros.
    De forma geral o S3 e o 130i têm performances muito similares bem como recuperações, o M3 fica um pouco abaixo nas performances mas ganha nas recuperações, fruto de um motor mais elástico.
    De notar as conclusões são a da revista, depois cada um tire as suas!

    Resumindo 3 brinquedos bem divertidos de conduzir e que devem dar um grande gozo! O M3 MPS bate os outros dois no preço, cerca de 10.000€ e 15.000€ inferior.
    Aqui vê-se claramente uma marca nipónica a intrometer-se no meio dos alemães e, a não sair nada mal do embate.
    Poupando uns cobres consegue +/- a mesma diversão. Claro está que o M3 não tem a imagem de um S3 ou de um 130i, mas ainda assim ele está lá para quem não for preconceituoso!
    Eu não me importava nada de ter qualquer um deles! Mas admito que o 130i com a tracção traseira deve ser uma delicia!

    Abraços

    #2
    http://forum.autohoje.com/topic.asp?...hTerms=s3,130i

    Comentário


      #3
      pelo que tenho lido em publicações estrangeiras, o S3 e o 3 MPS sofrem do mesmo mal.
      Muito boas performances, mas falham de alguma medida na ligação homem-máquina. Aparentemente, são máquinas que não envolvem muito o condutor no processo da condução.

      Apesar, de racionalmente, serem superiores ao 130i, no capitulo da condução e da envolvência do condutor nesse processo, parece que apenas lhe cheiram o traseiro

      Comentário


        #4
        comparativo foi efectuado só entre os três mencionados e foi c/ viaturas “nacionais”

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por c r a s h

          pelo que tenho lido em publicações estrangeiras, o S3 e o 3 MPS sofrem do mesmo mal.
          Muito boas performances, mas falham de alguma medida na ligação homem-máquina. Aparentemente, são máquinas que não envolvem muito o condutor no processo da condução.

          Apesar, de racionalmente, serem superiores ao 130i, no capitulo da condução e da envolvência do condutor nesse processo, parece que apenas lhe cheiram o traseiro
          Eu já começo a enjoar com este comentário qdo se fala de BMW. E pq a BMW envolve o condutor e tal... Ate pareçe q so a BMW tem o volante ligado ás rodas. Epá, experimentem e digam se sentem essa distância com qq um dos carros. Isso devem so sentir pessoas com dotes mto "espaciais", pq eu qdo conduzo algum BMW, nomeadamente S3, o q sinto é o volante pior colocado q no Audi e a direcção pior q p.ex um Alfa Romeo com 6 anos.. E mais n digo..

          Ah, e n sofro de espandilose, nem reumatismo nem tenho nenhum tipo de paralisia cerebral nem dormencia de sentidos.

          Cumps

          Comentário


            #6
            Também não percebo essa do BMW e da posição de condução...

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por bizopt

              citação:Originalmente colocada por c r a s h

              pelo que tenho lido em publicações estrangeiras, o S3 e o 3 MPS sofrem do mesmo mal.
              Muito boas performances, mas falham de alguma medida na ligação homem-máquina. Aparentemente, são máquinas que não envolvem muito o condutor no processo da condução.

              Apesar, de racionalmente, serem superiores ao 130i, no capitulo da condução e da envolvência do condutor nesse processo, parece que apenas lhe cheiram o traseiro
              Eu já começo a enjoar com este comentário qdo se fala de BMW. E pq a BMW envolve o condutor e tal... Ate pareçe q so a BMW tem o volante ligado ás rodas. Epá, experimentem e digam se sentem essa distância com qq um dos carros. Isso devem so sentir pessoas com dotes mto "espaciais", pq eu qdo conduzo algum BMW, nomeadamente S3, o q sinto é o volante pior colocado q no Audi e a direcção pior q p.ex um Alfa Romeo com 6 anos.. E mais n digo..

              Ah, e n sofro de espandilose, nem reumatismo nem tenho nenhum tipo de paralisia cerebral nem dormencia de sentidos.

              Cumps
              Sabes que o volante no serie 3 e' ajustavel em altura e profundidade? Assim como o banco:D

              Ou o bimmer que conduziste nao estava nas melhores condicoes... ou entao es diferente da generalidade das pessoas.

              No segmento do serie 3 so o lexus IS 200 se equivalia a nivel de prazer de conducao e ligacao homem maquina.

              E atencao que nao estou a falar e rapidez...

              Comentário


                #8
                citação:Sabes que o volante no serie 3 e' ajustavel em altura e profundidade? Assim como o banco

                Ou o bimmer que conduziste nao estava nas melhores condicoes... ou entao es diferente da generalidade das pessoas.
                A sério?! Tem regulações?!?! Pensei q era suposto conduzir com ele como estava regulado para sempre....... [8)]

                O BMW era novo, era um show car. Senti q estava deslocado com o meio do banco.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por bizopt

                  citação:Sabes que o volante no serie 3 e' ajustavel em altura e profundidade? Assim como o banco

                  Ou o bimmer que conduziste nao estava nas melhores condicoes... ou entao es diferente da generalidade das pessoas.
                  A sério?! Tem regulações?!?! Pensei q era suposto conduzir com ele como estava regulado para sempre....... [8)]

                  O BMW era novo, era um show car. Senti q estava deslocado com o meio do banco.
                  Podias nao saber

                  E' a tua opiniao, nao ha argumentos para a contrariar. Mas nao e' a opiniao geral.

                  Comentário


                    #10
                    cuidado com o uso da sigla M3 lololol por momentos pensei que te estivesses a referir a serie 3 M da BMW [:P]

                    inda n li o artigo, mas logo á partida acharia que o S3 venceria...(acho que a audi neste modelo esmerou-se... e aprendeu a lição com o anterior modelo, que era mais fracote que o leon cupra r e mt mais caro...) neste modelo o S3 está imparavel... dentro do sgmento não há nenhum que o acompanhe...


                    cumps

                    Comentário


                      #11
                      ninguem faz um scan à revista?

                      MAZDA RULEZ

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                        citação:Originalmente colocada por bizopt

                        citação:Sabes que o volante no serie 3 e' ajustavel em altura e profundidade? Assim como o banco

                        Ou o bimmer que conduziste nao estava nas melhores condicoes... ou entao es diferente da generalidade das pessoas.
                        A sério?! Tem regulações?!?! Pensei q era suposto conduzir com ele como estava regulado para sempre....... [8)]

                        O BMW era novo, era um show car. Senti q estava deslocado com o meio do banco.
                        Podias nao saber

                        E' a tua opiniao, nao ha argumentos para a contrariar. Mas nao e' a opiniao geral.
                        A opinião geral do forum? Aqui existe mto o "efeito manada", um diz experimentou e sentiu q um carro era melhor. Alguem lê isso e sem experimentar por ele mesmo, toma essa como a sua opinião. Multiplica-se por vários users e puff, fez-se o chocapic. :D
                        Neste caso criou-se uma imagem.

                        Comentário


                          #13
                          hummm .. 130i = pocket rocket daqui a 20 anos?

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por bizopt

                            A opinião geral do forum? Aqui existe mto o "efeito manada", um diz experimentou e sentiu q um carro era melhor. Alguem lê isso e sem experimentar por ele mesmo, toma essa como a sua opinião. Multiplica-se por vários users e puff, fez-se o chocapic. :D
                            Neste caso criou-se uma imagem.
                            onde e' que eu disse que era a opiniao geral do forum?[|)]

                            A maior parte dos testes de revistas tem essa tendencia. Quem gosta de conduzir reforca-a. Nao sao nenhuns desportivos, mas dentro do segmento onde se inserem sao do melhor que ha para se conduzir.

                            Mas se calhar deve ser alguma ilusao colectiva.:D

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por chasdegua

                              cuidado com o uso da sigla M3 lololol por momentos pensei que te estivesses a referir a serie 3 M da BMW [:P]

                              inda n li o artigo, mas logo á partida acharia que o S3 venceria...(acho que a audi neste modelo esmerou-se... e aprendeu a lição com o anterior modelo, que era mais fracote que o leon cupra r e mt mais caro...) neste modelo o S3 está imparavel... dentro do sgmento não há nenhum que o acompanhe...


                              cumps
                              boas

                              Quando dizes mais fracote que o leon cupra r ,refereste a que de concreto?
                              ja andaste em algum dos dois?
                              Quanto a evoluçao no audi parece ser um facto apesar de nao ter ainda experimentado o novo S3,acredito que os 7 anos que demorou a sair esta versao,foi tempo suficiente para corrigir alguns defeitos do anterior,mas ficaria sempre na duvida entre o 130i e o Audi,so experimentando os dois,mas como nao estou comprador,tal problema nem se poe:D:D.

                              cumps

                              Comentário


                                #16
                                na minha opiniao 3mps será a escolha mais racional...mas se o que se pretende é status um mazda n serve! esteticamente o mais bonito é o BMW!

                                Comentário


                                  #17
                                  O novo S3 está de facto mto bom,já o antigo,valha-nos deus.

                                  Se há carro sem sal é aquele,n tem feeling nenhum,pode andar mto mas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por bizopt

                                    citação:Originalmente colocada por c r a s h

                                    pelo que tenho lido em publicações estrangeiras, o S3 e o 3 MPS sofrem do mesmo mal.
                                    Muito boas performances, mas falham de alguma medida na ligação homem-máquina. Aparentemente, são máquinas que não envolvem muito o condutor no processo da condução.

                                    Apesar, de racionalmente, serem superiores ao 130i, no capitulo da condução e da envolvência do condutor nesse processo, parece que apenas lhe cheiram o traseiro
                                    Eu já começo a enjoar com este comentário qdo se fala de BMW. E pq a BMW envolve o condutor e tal... Ate pareçe q so a BMW tem o volante ligado ás rodas. Epá, experimentem e digam se sentem essa distância com qq um dos carros. Isso devem so sentir pessoas com dotes mto "espaciais", pq eu qdo conduzo algum BMW, nomeadamente S3, o q sinto é o volante pior colocado q no Audi e a direcção pior q p.ex um Alfa Romeo com 6 anos.. E mais n digo..

                                    Ah, e n sofro de espandilose, nem reumatismo nem tenho nenhum tipo de paralisia cerebral nem dormencia de sentidos.

                                    Cumps
                                    Não falei em posição de condução, mas em feeling.
                                    E não é minha opinião, apenas estou a comentar aquilo que tenho andado a ler.

                                    Outro exemplo. Posição de condução manhosa: Renault Clio II 182. Mas "feeling" bem acima da média.

                                    Mas já se devia saber...
                                    Todos os ensaios que leio relativamente a Audis com mais garra queixam-se do mesmo, exceptuando o RS4.
                                    Rápidos, eficientes, mas acaba por ser uma experiência esterilizada.
                                    Parece que este S3 não foge à tradição.

                                    Não me importava de o experimentar, é óbvio, para tirar as duvidas.
                                    Mas tendo em conta os ensaios que leio em alguma da imprensa (sobretudo inglesa) e comparando-os depois com o acto de conduzir algumas dessas máquinas, não existem grandes diferenças.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não tenho scan, senão punha o artigo (aí a brigada das cópias e direitos de autor que anda aí!).

                                      Outro factor curioso, foi darem a mesma pontuação aos 3 carros a nível qualidade geral; motor (concepção) e caixa de velocidades.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por bizopt

                                        citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                                        citação:Originalmente colocada por bizopt

                                        citação:Sabes que o volante no serie 3 e' ajustavel em altura e profundidade? Assim como o banco

                                        Ou o bimmer que conduziste nao estava nas melhores condicoes... ou entao es diferente da generalidade das pessoas.
                                        A sério?! Tem regulações?!?! Pensei q era suposto conduzir com ele como estava regulado para sempre....... [8)]

                                        O BMW era novo, era um show car. Senti q estava deslocado com o meio do banco.
                                        Podias nao saber

                                        E' a tua opiniao, nao ha argumentos para a contrariar. Mas nao e' a opiniao geral.
                                        A opinião geral do forum? Aqui existe mto o "efeito manada", um diz experimentou e sentiu q um carro era melhor. Alguem lê isso e sem experimentar por ele mesmo, toma essa como a sua opinião. Multiplica-se por vários users e puff, fez-se o chocapic. :D
                                        Neste caso criou-se uma imagem.
                                        Passou cá por casa um A3... neste momento um 1... e posso dizer... essa treta da ligação homem máquina, para mim e real... o peso da direcção... como estão colocados os comandos, etc etc... é uma treta... mas é verdade! ;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu nunca disse q não era verdade. É claro q existe um maior feedback de certos carros do q outros. Mas é q acho q esse factor está sobrevalorizado. Eu prefiro mil vezes, eficacia, um pequeno deslizar das rodas da frente em segurança, do q um slide q pode trazer consequencias graves. As estradas sao publicas..
                                          Outro argumento é: " a correcta distribuição dos pesos". Vejam a distribuição de pesos dos outros...
                                          Por estas razões q sempre preferi um RS do q um M.
                                          Agora existem sistemas de ajuda ao condutores, mas ainda n ha pouco tempo, quem, de voces arriscava fazer curvas a abrir num tracção traseira (em estada publica..)? Continham-se. Logo eram mais lentos...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Engracado que quando vou com intencao de fazer conducao desportiva no 320d la de casa a primeira coisa que fazia era desligar o controlo de traccao[8D]

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por bizopt

                                              Eu nunca disse q não era verdade. É claro q existe um maior feedback de certos carros do q outros. Mas é q acho q esse factor está sobrevalorizado. Eu prefiro mil vezes, eficacia, um pequeno deslizar das rodas da frente em segurança, do q um slide q pode trazer consequencias graves. As estradas sao publicas..
                                              Outro argumento é: " a correcta distribuição dos pesos". Vejam a distribuição de pesos dos outros...
                                              Por estas razões q sempre preferi um RS do q um M.
                                              Agora existem sistemas de ajuda ao condutores, mas ainda n ha pouco tempo, quem, de voces arriscava fazer curvas a abrir num tracção traseira (em estada publica..)? Continham-se. Logo eram mais lentos...
                                              Eu não sou piloto... prefiro andar mais devagar e ter mais prazer do que a abrir e nao ter prazer... portanto preferia um RWD... Pode ser mais lento... who cares!?
                                              Distribuição de pesos... BMW aí não facilita... 50/50 ou muito aproximado, talvez 51/49... não conheço um Audi 4X4 que se aproxime dos 50/50... é um pouco dificil. Nao implica que seja mau... porque não o é... é diferente... porque tem uma arquitectura diferente...
                                              Para eficácia ia para as corridas! Não estou aqui para suar! ;) Mas isso são gostos! ;)

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                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por jbs

                                                Numa revista nacional da especialidade (AF) saiu hoje um artigo (interessante), comparando o Audi S3 vs BMW 130i vs Mazda 3 MPS, todos com potências similares bem como as características de motor.
                                                Segundo o artigo quem saiu vencedor foi o S3 (sistema Quattro a ajudar), logo de seguida o M3 MPS e depois o 130i (este pecava excessivamente pelo preço de custo – Upa Upa, puxadote).
                                                Todos eles ficaram muito perto uns dos outros.
                                                De forma geral o S3 e o 130i têm performances muito similares bem como recuperações, o M3 fica um pouco abaixo nas performances mas ganha nas recuperações, fruto de um motor mais elástico.
                                                De notar as conclusões são a da revista, depois cada um tire as suas!

                                                Resumindo 3 brinquedos bem divertidos de conduzir e que devem dar um grande gozo! O M3 MPS bate os outros dois no preço, cerca de 10.000€ e 15.000€ inferior.
                                                Aqui vê-se claramente uma marca nipónica a intrometer-se no meio dos alemães e, a não sair nada mal do embate.
                                                Poupando uns cobres consegue +/- a mesma diversão. Claro está que o M3 não tem a imagem de um S3 ou de um 130i, mas ainda assim ele está lá para quem não for preconceituoso!
                                                Eu não me importava nada de ter qualquer um deles! Mas admito que o 130i com a tracção traseira deve ser uma delicia!

                                                Abraços
                                                Eu já tive aqui uma poll com esses mesmos carros para ver o que o pessoal daqui achava de cada um deles, o link era este: http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=87832

                                                Mas não sei o que lhe aconteceu, pois desapareceu e podia ser uma ajuda para aqui para este topico.

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                                                  #25
                                                  Preferia o S3, o S1 apesar de divertido esperava mais nao teem sido tao elogiado como estava a espera, sobretudo porque toda a gente falava no excelente chassis e a distribuicao 50/50 e por ai fora na altura do 120D.
                                                  Além de nao gostar da traseira do serie1 e de ter 4 portas gosto mais neste tipo de carros de carrocarias 3 portas.

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                                                    #26
                                                    Já eu ia para o MPS, mais exclusivo e com LSD.

                                                    Edit:
                                                    já agora os preços.

                                                    S3- 51.500€
                                                    BMW 130i- 56.750€
                                                    3 MPS- 41.680€

                                                    Edit2:

                                                    pontuação final:
                                                    S3- 398
                                                    130i- 390
                                                    MPS- 395

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se fosse um carro apenas para me divertir... e tendo em atenção aos preços de tudo (compra/assistência etc) é claro que ia para o Mps, tudo bem, não é Rwd, mas tem autoblocante;)

                                                      E custa bem menos, mas muito menos...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu prefiro o Audi S3.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          S3- 265cv/6000 RPM
                                                          350Nm/2000-5000RPM
                                                          0-100- 5,7s

                                                          130i- 265cv/6600 rpm
                                                          315Nm/2750 rpm
                                                          0-100- 6,1s

                                                          3 Mps- 260cv/5500 RPM
                                                          380Nm/3000 RPM
                                                          0-100- 6,1s

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ah e se tivermos em conta o equipamento....

                                                            Extras
                                                            S3:
                                                            estofos em pele(1300€)
                                                            tecto de abrir (895€)
                                                            Navegação(1100€)

                                                            130i
                                                            A/c auto (579€)
                                                            Alarme (460€)
                                                            estofos em pele(1420€)
                                                            tecto de abrir(1000€)
                                                            Xénon(560€ bi-xénon)
                                                            leitor de 6 cd(439€)
                                                            Navegação(2619€)

                                                            3MPS:
                                                            Tem tudo o que os outros anunciam como extra excepto o tecto de abrir que está indisponivel para esta versão do 3 e tem som Bose com caixa de 6 cds frontal de serie e led´s nas luzes traseiras e se não me engano cartão em vez de chave tradicional.

                                                            Equipamento em comum aos 3:
                                                            ABS; Duplo airbag; Airbags laterais(frente); Aibags de cabeça(frente/tras); ESP; a/c(auto no S3 e MPS); alarme(excepto130i); Espelhos e vidros electricos; Fecho central/comando á distancia; farois nevoeiro; Radio/Cd; JLL; controlo de tracção; computador de bordo.

                                                            Comentário

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