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Rover Questao sobre velas iridium

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    Rover Questao sobre velas iridium

    Bom dia, tou a pensar tocar as velas do meu rover 214 SI de 96 motor 1.4 103cv e tou aqui com uma duvida ouvi falar numas velas iridium e gostava de saber s o rover suporta essas velas ou s a marca recomenda algumas desculpem a ignorançia ou s tiver dito algo mal..
    Aguardo k os espeçialista s pernunciem.

    Obrigado Cumps Smoke

    #2
    Podes utilizar as velas de irídio da NGK ou da Denso, embora estas últimas costumem ser mais caras.

    Na NGK tens duas opções para os motores standard (não demasiado tunados): de irídio com duração normal (iguais às normalíssimas de cobre e níquel) ou de irídio para longa duração (100 mil km garantidos, como estas coisas têm sempre boas margens de segurança, é de prever que aguentem até uns 130 mil km em caso de n€c€ssidad€ extrema).

    As de irídio de duração normal são as BKR6EIX.

    As de longa duração são as PFR6N-11 utilizadas nos motores posteriores a 1999 (Rover 25-45 e MG ZR-ZS) e são, obviamente, mais caras.

    Podes ainda utilizar as Bosch Super-4 que fazem à vontade 60 mil km, embora não sejam de irídio nem platina ou podes ainda utilizar as velas standard dos modelos pós-1999 que compras em qualquer ex-concessionário ou revendedor da X-Part: http://www.xpartautoservice.com/mmt/...defaultPT.ascx

    Estas últimas têm (tanto quanto julgo saber...) o eléctrodo central em irídio e o eléctrodo de massa em platina, são velas OEM fabricadas talvez pela NGK ou Denso uma vez que não há muitas empresas a fabricar aquele tipo de vela com aquele tipo de soldadura de eléctrodos, têm a refª NLP100290 e custam cerca de 40€ c/ IVA incluído (9€ e tal cada vela). São das tais que fazem garantidamente 100 mil km (mais a margem de segurança).

    Comentário


      #3
      Dl Diz-me uma coisa isto n m vai aumentar potençia nem nada disso pois n? Eu so perguntei pk m disseram k estas velas reduziam um bocado o consumo do carro k é o k m interessa agora s aumentar potençia binario n meto umas pk n é coisa k n m interessa alem de m tirar vida ultil ao motor.

      Comentário


        #4
        A grande vantagem destas velas é aumentar a eficiência da faísca que salta entre os 2 eléctrodos (nem que a vela tenha 10 eléctrodos de massa, a faísca só salta entre o eléctrodo central e [u]um</u> dos outros "10" eléctrodos de massa), diminuir a alta tensão eléctrica necessária para a formação da faísca (diminui o trabalho das bobines e diminui a intensidade de corrente que passa nos cabos, mas isso é cagativo para nós, utilizadores) e pode, consoante o tipo de vela em particular, aumentar a sua duração.

        Portanto, elas não aumentam grandemente a potência nem o binário nem diminuem substancialmente o consumo (0,2 lit/100 km já seria "substancial"). Simplesmente as outras velas é que podem não aproveitar todo o poder calorífico da gasolina ao falharem algumas faíscas, ou saltarem 2 centésimos de segundo mais tarde que o ponto óptimo, ou terem um desgaste mais rápido que vai aumentando o espaço entre eléctrodos, etc.

        Agora é uma questão de custo/proveito. Se custarem 100€ para se poupar 10€/ano e ir buscar esses 100€ ao fim de 10 anos, então mais vale estar quieto e usar das normais de cobre/níquel ou até de platina.

        Quanto à vida útil do motor podes estar à vontade desde que sejam utilizadas as velas recomendadas pelo fabricante das velas para o nosso motor em particular. Isto falando nestas marcas de velas bem conceituadas, porque se eles indicam determinada referência para determinado motor então é porque as testaram e concluíram que são adequadas a esse motor.

        As velas de origem não enganam e são de certeza adequadas a esse motor, e as nossas até nem são muito caras: menos de 40€ para 100 mil km. As Bosch Super-4 devem custar uns 25€ e fazem 60 mil km, dá uns 2.400 km/€, ou seja, custam o mesmo a médio/longo prazo.

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          #5
          Obrigado pelo esclareçimento sendo assim acho k vou mm meter outras normais.

          Cumps smoke

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