Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GUIA TRANSPORTE? NÃO

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    GUIA TRANSPORTE? NÃO

    Já vi alguma coisa neste forum s/o tema mas apenas para uso profissional. Preciso de levar uns sofás usados para a minha terra (200km) e estou a pensar alugar uma comercial. Preciso de guias ? se sim, como é que isso se faz ? vou à psp ou gnr? obg.

    #2
    Boas,

    Penso que não precisas de nada desde que a viatura esteja alugada esteja em teu nome e digas que os sofás são teus.
    Se fossem novos terias que fazer-te acompanhar da factura da compra, mas como são usados não tens problemas.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por lmanuel

      Boas,

      Penso que não precisas de nada desde que a viatura esteja alugada esteja em teu nome e digas que os sofás são teus.
      Se fossem novos terias que fazer-te acompanhar da factura da compra, mas como são usados não tens problemas.
      Mesmo usado teem que ser acompanhados por uma guia de transporte, pois o facto de serem usados nao invalida que nao sejam para ser comercializados. Por isso aconselhava a que te informasses primeiro num posto da GNR ou PSP sobre quais os procedimentos correctos a tomar, eu penso (nao tenho a certeza) que sao eles no posto que te passam uma guia para os poderes transportares.

      Comentário


        #4
        Eu já tive de levar mobiliário de uma casa de férias para outra a 600km de distancia e o que fiz foi pedir uma guia na junta de freguesia em que dizia que a mercadoria que eu transportava do ponto X ao ponto Y era minha. e não foi preciso ir a psp ou gnr. espero que isto te ajude

        Comentário


          #5
          A quem possa ser util e depois de muitos contactos contraditórios, acabo de obter a informação oficial da BT da GNR que o transporte [u]particular</u> de objectos usados, não carece de guia.

          Nas Juntas de Freguesia umas não passavam, outras passavam mas não sabiam se produzia efeitos (para eles concerteza,pq é paga).

          O ACP inf por email que se obtinha nas Juntas ou na GNR...

          De facto, acho que é nestas situações que descemos ao "país real" ou não será?

          Saudações automobilistas,
          Carlosmrs


          Comentário


            #6
            A mim confirmaram-me uma vez, que para evitar demoras numa qualquer operação Stop, devia ter um comprovativo de Morada e uma declaração da junta de freguesia que levava mobilias do ponto X (casa) para Y.

            Comentário


              #7
              pois, é tb o que me disseram que se fazia, mas felizmente já não é. Agora já posso confirmar isso.
              carlosmrs

              Comentário


                #8
                Parece que as juntas de freguesia, não pertencem todas ao mesmo país, tal a maneira tão distinta de tratar de assuntos rigorosamente iguais.
                Eu ia a um posto da gnr ou psp.
                Cumprimentos

                Comentário


                  #9
                  Eu muei de casa e transportei tudo numa carrinha alugada, 300 km. Na altura fiu à Junta de Freguesia da localidade onde morava e estes passaram-me uma declaração. Esta declaração também podeia ser passada pela Junta de Freguesia da localidade de destino.

                  Comentário


                    #10
                    pois...

                    Comentário


                      #11
                      fazes um declaração em computador com toda os teus dados: nome combleto,bi,nºcontribuinte e morada . com morada de carga e morada e descarga juntamente descrição da carga a transportar e se possivel matricula da viatuda , logicamente devidamente assinada e datada.
                      mesmo se recorres a uma transportadora necessitas sempre passar esta declaração para juntar a guia de transporte deles.

                      Comentário


                        #12
                        o que é uma guia de transporte?

                        Comentário


                          #13
                          Penso que não terás obrigatoriamente de ter uma guia de transporte, mas teres as facturas prova que a mobília é mesmo tua e a brigada não costuma pegar com isso.

                          Comentário


                            #14
                            Vamos lá ver se consigo esclarecer isto de uma vez por todas. Uma das entidades que contactei por email foi precisamente a BT da GNR. Recebi por email, muito simpático diga-se, o esclarecimento em definitivo, que para transporte de artigos usados (móveis,sofás,etc.) NÃO É PRECISO GUIA DE TRANSPORTE. Até juntam excertos do DL que regulamenta o assunto. É claro que para material novo é preciso, mas para isso serve a factura de compra que nalguns casos até se designa mesmo "guia".
                            Isto infelizmente ninguém tinha conseguido esclarecer ou até dado informação errada, como aconteceu com o próprio ACP.
                            E depois há essa figura da "Junta de Freguesia" que serve para passar declarações do que nós queremos, cobram o valor que querem, mas não sabem se produz efeitos. Foi o que me disseram na da minha residência e em outras 2 nem sequer passam a tal "guia de transporte". É uma aberração, quer o tal documento supostamente necessário quer a actuação destes órgãos que teóricamente servem para servir a população.
                            Não posso deixar de louvar a resposta da GNR, não por me ser favorável, mas sim pela sua eficiência e clareza.
                            Carlosms

                            Comentário


                              #15
                              Desenterrar isto ...


                              Hoje em dia afinal como está a situação ?

                              Preciso de levar umas mobilias minhas de uma casa para outra a cerca de 50 km em carrinha , e melhor ter a guia para ir descansado ou não faz falta ?

                              Cumps

                              Comentário


                                #16
                                Em 2005 liguei para a GNR, antes de fazer o mesmo, e disseram que era proibido....o senhor disse que era concorrencia desleal às transportadoras...quando lhe perguntei se, ao cozinhar em casa, fazia concorrencia desleal ao restaurante da minha rua, levou a mal e ficou chateado...vá-se lá entender....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                                  Desenterrar isto ...


                                  Hoje em dia afinal como está a situação ?

                                  Preciso de levar umas mobilias minhas de uma casa para outra a cerca de 50 km em carrinha , e melhor ter a guia para ir descansado ou não faz falta ?

                                  Cumps

                                  As mobílias são tuas ou é resultante de uma actividade profissional. Se for a primeira e com o teu carro não precisas de qualquer guia.

                                  O problema reside é se utilizares uma viatura emprestada , tipo renaut trafic, com peso bruto igual ou superior a 2500 kg, de um amigo que tenha uma firma de montagem de alumínios ( por exemplo) e sejas apanhado a transportar a tua mobília .
                                  Editado pela última vez por rucsantos; 07 September 2012, 07:49.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                    Em 2005 liguei para a GNR, antes de fazer o mesmo, e disseram que era proibido....o senhor disse que era concorrencia desleal às transportadoras...quando lhe perguntei se, ao cozinhar em casa, fazia concorrencia desleal ao restaurante da minha rua, levou a mal e ficou chateado...vá-se lá entender....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Desculpem o desabafo, mas ha burocracias neste pais que metem "nojo".
                                      Editado pela última vez por Ribsan; 07 September 2012, 10:12.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Penso que se o carro estiver em nome pessoal não precisas de guia, mas se estiver em nome de uma empresa, precisas, para tudo o que vai na caixa de carga, desde um sofá a um parafuso, novo ou usado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                          Penso que se o carro estiver em nome pessoal não precisas de guia, mas se estiver em nome de uma empresa, precisas, para tudo o que vai na caixa de carga, desde um sofá a um parafuso, novo ou usado.
                                          Confere. Uma vez queriam embirrar comigo por ter o guarda-sol no carro da empresa, e eu perguntei-lhes se por cada vez que quisesse ir à praia tinha que gastar uma guia de transporte... E deixaram-me ir!

                                          É tudo uma questão de bom senso das autoridades.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Elemnt Ver Post
                                            Confere. Uma vez queriam embirrar comigo por ter o guarda-sol no carro da empresa, e eu perguntei-lhes se por cada vez que quisesse ir à praia tinha que gastar uma guia de transporte... E deixaram-me ir!

                                            É tudo uma questão de bom senso das autoridades.
                                            Mas sim, tens de ter guia do guarda sol.

                                            Os carros comerciais empresariais são para trabalho e não para lazer.

                                            Comentário


                                              #23
                                              verdade! carros comerciais empresariais tem que haver guia de tudo! claro que bom senso é coisa que as autoridades nao teem!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                Penso que se o carro estiver em nome pessoal não precisas de guia, mas se estiver em nome de uma empresa, precisas, para tudo o que vai na caixa de carga, desde um sofá a um parafuso, novo ou usado.
                                                E se for um carro/carrinha/furgão de aluguer? Fui eu que o aluguei, para utilização pessoal, mas está em nome da empresa de aluguer.

                                                Preciso de guia de transporte?

                                                Caso afirmativo, onde posso obter essa guia?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por betel Ver Post
                                                  E se for um carro/carrinha/furgão de aluguer? Fui eu que o aluguei, para utilização pessoal, mas está em nome da empresa de aluguer.

                                                  Preciso de guia de transporte?

                                                  Caso afirmativo, onde posso obter essa guia?
                                                  Se for de uma rent a car , não precisas .

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                                    Se for de uma rent a car , não precisas .
                                                    Na altura que liguei, disse que era alugado, e disseram que nao podia...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                      Na altura que liguei, disse que era alugado, e disseram que nao podia...
                                                      Devem ter pensado que era emprestado.

                                                      Alugado, não precisas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                        Na altura que liguei, disse que era alugado, e disseram que nao podia...
                                                        Quando for assim fazes como eu... ligas para 3 sítios diferentes. Assim, mesmo que as duas primeiras opiniões sejam diferentes, a 3ª desempata! Pode é desempatar pela opinião errada, mas até agora tenho tido sorte!

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X