Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conversa de Café: Cenários

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Conversa de Café: Cenários

    Estava com um colega à conversa sobre uma possível aquisição.
    Ele tem um carro com 6 anos e aproximadamente 120k, comprado novo (embora com ajuda dos pais) no qual valia aproximadamente 5000contos. Com alguma pesquisa e contas (-15% ano) o carro deve valer entre 9000€ e 9500€.
    Está de olho numa nova aquisição por 25000€ (à custa só dele). É um rapaz poupadinho e nos últimos 6 anos tem poupando 200€ mês num depósito que gere um juro anual de 3% e conseguiu reunir 15500€.

    Logo 15500€ + 9500€= 25000€ (Vai pagá-lo a pronto! Muito Bem!)

    Pediu-me ajuda na escolha da máquina visto que sabe que sou interessado na matéria. Espanto dele quando tentei demovê-lo de o fazer e fizemos 2 centários:

    1ºCenário - compra por 25000€ (a pronto).
    - poupa 200/mês durante 6 anos num depósito a prazo.
    - 6 anos depois o carro vale 9500€ e reuniu 15500€
    - Voltámos ao mesmo (é bom mas mais do mesmo)

    2ºCenário - não compra.
    - mantém o carro + 6 anos e mais 120k.
    - 12 anos e 240k poderá valer 3000€
    - poupa os mesmos 200€/mês.
    - diversifica os investimentos nalguns com uma rendibilidade superior (embora + risco) por mais 6 anos. Supondo uma valorização anual de 5%.
    Em suma: 15500€ + 200€/mês e valorização anual de 5%.
    Pode dar: 37000€+3000€(retoma)=
    40.000€ (capital final após mais 6anos)

    Ele ficou de pensar, mas deixou um café com um franzir de testa.

    Pediu a munha opinião... e eu dei-lha (no entanto, às vezes devia mas é ficar calado, sei lá?)


    #2
    6 anos é muito tempo...... digo eu!

    Comentário


      #3
      Nos dias de hoje não é comum ter um carro 12 anos. Não estou a dizer que esteja certo ou errado, apenas refiro que não é muito vulgar.

      Por outro lado a compra de um carro, de alguma forma como a compra de uma roupa nova, funciona como um estimulo, algo que nos pôe orgulhosos e nos massaja o ego.

      Fazer projecções a 6 anos é pouco fiável. Não será provavel que hajam pelo meio dados novos - profissionalmente, a nivel de IA, etc ?

      Comentário


        #4
        O problema é que o caro que ele agora compra por 25000 € será talvez o mesmo que irá comprar daqui por 6 anos a 40000 €. :D:D:D

        Falta saber o estado do antigo para saber se ao fim de 12 anos, não irá ainda dar despesas extraordinárias.

        Comentário


          #5
          se ele for a pensar assim nunca mais compra é nada, fica so a pensar no q quer comprar e nunca mais compra mesmo. O teu cenario tem logica mas acaba por ser um circulo vicioso.

          Comentário


            #6
            Se ele estiver satisfeito com o carro actual, ele que o aguente por outros 6 anos. Com os 25.000€ provavelmente compra um carro muito parecido com aquele que já tem.

            Comentário


              #7
              O teu amigo que não espere mais!! ;)

              Várias situações possiveis:

              1ª: Tendo o carro dele 6 anos, é bastante provável que a partir de agora começe a dar alguns problemas, logo é dinheiro extra que ele vai ter de tirar do bolso!

              2ª: Neste momento o carro dele ainda vale algum dinheiro, daqui a 6 anos vale muito pouco

              3ª: A tendência dos carros é aumentar, daqui a 6 anos compra um carro por 40.000 euros que mais não é um carro no presente momento de 25.000/30.000 euros

              4ª: Para quê andar com um carro até ficar velhito se tem condições para adquirir um novo agora? Como já disseram, sempre faz bem ao ego e funciona como um estimulo! [:X]

              Comentário


                #8
                ele k compre o carro...
                ja agra k carro?

                Comentário


                  #9
                  Os carros não aumentam assim tanto de preço como alguns dizem. O Toledo 1.9 TDI do meu pai custou quase tanto há 6 anos como um Skoda Octavia 1.9TDI actual.

                  A compra de um carro novo tem que ser uma coisa ponderada, visto que é dos bens que mais desvalorizam. Um carro com 120.000Km não deve dar grandes problemas nos próximos 6 anos.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                    Os carros não aumentam assim tanto de preço como alguns dizem. O Toledo 1.9 TDI do meu pai custou quase tanto há 6 anos como um Skoda Octavia 1.9TDI actual.

                    A compra de um carro novo tem que ser uma coisa ponderada, visto que é dos bens que mais desvalorizam. Um carro com 120.000Km não deve dar grandes problemas nos próximos 6 anos.
                    Talvez, mas penso que com o enorme avanço da tecnologia enpregue nos carros, cada vez mais a diferença de preço aumenta de ano para ano, provavelmente daqui a 6 anos todos os carros vêm equipados de origem já com GPS, 10 ou 12 airbags, entre "n" ajudas de condução, logo o preço final será bastante superior ao praticado no presente momento.

                    Comentário


                      #11
                      Ele que estude sobre a bolsa e jogue na bolsa para fazer render ainda mais o dinheiro!

                      Gastar as poupanças todas de 6 anos num carro e ficar teso não sei se eu tinha coragem, ainda para mais que carros é quase o mesmo que jogar dinheiro para o lixo.

                      PS:Quanto à bolsa estava na brincadeira, o mais certo se lá metesse o dinheiro era perdê-lo todo!

                      Comentário


                        #12
                        Eu nao sei o desejo das pessoas de tar sempre a mudar de carro...

                        Para mim um carro com 6 anos é um carro novo a sair do stand...

                        Cá em casa ha um dois sunny's, um de 88 e outro de 94, e nem se pensa em mudar de carro...

                        Ambos andam e nao dao problemas...carro novo é só estragar dinheiro...

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Diamondplus

                          citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                          Os carros não aumentam assim tanto de preço como alguns dizem. O Toledo 1.9 TDI do meu pai custou quase tanto há 6 anos como um Skoda Octavia 1.9TDI actual.

                          A compra de um carro novo tem que ser uma coisa ponderada, visto que é dos bens que mais desvalorizam. Um carro com 120.000Km não deve dar grandes problemas nos próximos 6 anos.
                          Talvez, mas penso que com o enorme avanço da tecnologia enpregue nos carros, cada vez mais a diferença de preço aumenta de ano para ano, provavelmente daqui a 6 anos todos os carros vêm equipados de origem já com GPS, 10 ou 12 airbags, entre "n" ajudas de condução, logo o preço final será bastante superior ao praticado no presente momento.
                          Mas nesse caso não é o carro que é caro. E há sempre a hispótese de comprar a versão base.

                          Comentário


                            #14
                            E porque que o vai pagar a pronto?

                            Com esses 200€ que todos os meses poupa, transforma essa poupança no custo mensal e não se descapitaliza.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Traveller

                              E porque que o vai pagar a pronto?
                              Se calhar para pagar 25000€ e não 30000€...

                              Comentário


                                #16
                                obviamente a 2ª opçao é a mais racional, pois dentro de 6 anos os mesmos 25 000€ nao sao os mesmos de agora, tira uma inflação media de 2.5% ao ano e esta cada vez com menos poder de compra.

                                cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  Obrigado pessoal pelas vossas opiniões, mas continuo na mesma...
                                  Comprar agora (a pronto)não paga juros, aumenta a auto-estima e um carro hoje no valor de 25000€ deve custar daqui a 6 anos (+3%/ano) 30000€, sendo o futuro é uma incógnita.
                                  Todavia gastar todas as nossas economias num carro não é prudente, algo que desvaloriza tendo já um meio de transporte que está para durar. Há que aproveitar as oportunidades de negócio que aparecem (com liquidez).
                                  Sei lá, cada um sabe do que valoriza mais. Eu sigo (sem dúvida) o 2º cenário mas talvez seja daqueles desafortunados que leverá a "fortuna" para a cova e não goza do pouco dinheiro que tem acumulado.
                                  O carro que o meu colega tem em vista é o C4 1.6 diesel.

                                  Comentário


                                    #18
                                    e entao pq n em vez de manter o carro mais 6 anos, n o mantem so mais 2 ou 3?

                                    Comentário


                                      #19
                                      deleted

                                      Comentário


                                        #20
                                        é que por esta ordem de ideias todos tinhamos os carros até ao delicado ponto em que mantê-los é pior do que substitui-los e andavamos todos de carros coreanos ou algo assim.

                                        A compra de um carro não tem que ser um acto racional, dependendo de cada situação.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por xman

                                          Obrigado pessoal pelas vossas opiniões, mas continuo na mesma...
                                          Comprar agora (a pronto)não paga juros, aumenta a auto-estima e um carro hoje no valor de 25000€ deve custar daqui a 6 anos (+3%/ano) 30000€, sendo o futuro é uma incógnita.
                                          Todavia gastar todas as nossas economias num carro não é prudente, algo que desvaloriza tendo já um meio de transporte que está para durar. Há que aproveitar as oportunidades de negócio que aparecem (com liquidez).
                                          Sei lá, cada um sabe do que valoriza mais. Eu sigo (sem dúvida) o 2º cenário mas talvez seja daqueles desafortunados que leverá a "fortuna" para a cova e não goza do pouco dinheiro que tem acumulado.
                                          O carro que o meu colega tem em vista é o C4 1.6 diesel.
                                          Para o caso do teu colega existem "n" hipóteses no mercado.

                                          Pode esperar mais uns anos (2 ou 3 como já disseram) e depois comprar um carro novo.

                                          Pode comprar um carro usado recente como novo e não gastar tantos euros.

                                          Pode comprar o carro novo agora e vai juntando esses tantos euros por mês para o seu futuro.

                                          Entre tantas outras opções que existem no mercado.

                                          Mas uma coisa é certa, comprar agora ou depois vai acabar por ser o mesmo, vai gastar o dinheiro na mesma sendo a única diferença é que daqui a uns anos está mais folgado para o fazer, mas o carro que tem também vale menos, logo perde dinheiro nesse aspecto.

                                          Enfim, é uma opção de vida só dele, logo qualquer das hipóteses é válida!

                                          ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boas,

                                            Eu acho que não deve comprar até 06/2007 pois está prevista uma revisão do IA, e como o carro está (aparentemente) em bome estado, deveria aguentar uns meses para ver o desenrolar da situação pois pode vir a poupar mais uns cobres.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por lmanuel

                                              Boas,

                                              Eu acho que não deve comprar até 06/2007 pois está prevista uma revisão do IA, e como o carro está (aparentemente) em bome estado, deveria aguentar uns meses para ver o desenrolar da situação pois pode vir a poupar mais uns cobres.
                                              A revisão do I.A. está prevista há tanto tempo...

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X