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botão para reduzir binário na golf gt!!!???

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    botão para reduzir binário na golf gt!!!???

    olaré!

    li a uns dias numa revista da especialidade, que o golf V gt 2.0 tdi 170, tem um botão "w" localizado em frente À manete, supostamante para reduzir o binário do motor...
    as minhas questões são:
    -é verdade?
    -se sim,pq? qual é o objectivo de reduzir o binario a um motor?
    por exemplo o m5 e o m6 tem um botãõ que aumena/diminui potencia enter 400 e 510 peso eu, mas neste caso tamos a falal de binário, qual a vantgem?, e se reduz reduz para quanto?(originalmente penso que são 350 nm..)
    -isto aplica-se a todos os golfs?


    muito cordelmente

    #2
    Melhorar a tracção e minimizar o torque steer?;)

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Hurricane

      Melhorar a tracção e minimizar o torque steer?;)
      Antes de se discutir as consequências, seria proveitoso verificar se o tal botão existe ou não.

      É que para dosear o binário o melhor "botão" que existe é o pedal do acelerador. ;)

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por monicamelo

        citação:Originalmente colocada por Hurricane

        Melhorar a tracção e minimizar o torque steer?;)
        Antes de se discutir as consequências, seria proveitoso verificar se o tal botão existe ou não.

        É que para dosear o binário o melhor "botão" que existe é o pedal do acelerador. ;)
        Nope. O acelerador controla as rotações. O binário já depende do motor (por exemplo, um motor eléctrico tem o binário máximo presente a todas as rotações).
        ;)


        Agora, de facto, nada como fazer carros equilibrados.:D:D:D

        Comentário


          #5
          Não posso falar no caso do Golf porque não conheço, mas o Volvo S80 com caixa auto, também tinha esse botão.

          W = Winter... O efeito de escolher o modo winter não é propriamente baixar o binário do motor, mas sim fazer com que o modo automático da caixa escolhesse por defeito uma relação de caixa superior de modo a baixar o binário nas rodas facilitando o arranque e circulação sem as fazer patinar.

          Imaginem o modo Winter como um modo Sport mas ao contrário... as rotações vão andar sempre muito mais baixas que o normal.

          Se o Golf faz o mesmo não sei, mas se for na caixa automática não me admiro e faz todo o sentido.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por paio pires

            olaré!

            li a uns dias numa revista da especialidade, que o golf V gt 2.0 tdi 170, tem um botão "w" localizado em frente À manete, supostamante para reduzir o binário do motor...
            as minhas questões são:
            -é verdade?
            -se sim,pq? qual é o objectivo de reduzir o binario a um motor?
            por exemplo o m5 e o m6 tem um botãõ que aumena/diminui potencia enter 400 e 510 peso eu, mas neste caso tamos a falal de binário, qual a vantgem?, e se reduz reduz para quanto?(originalmente penso que são 350 nm..)
            -isto aplica-se a todos os golfs?


            muito cordelmente
            O W significa Winter. E nesse caso deve reduzir o binário para minorar as faltas de tracção em pisos mais escorregadios como se encontram no Inverno.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Hurricane

              citação:Originalmente colocada por monicamelo

              citação:Originalmente colocada por Hurricane

              Melhorar a tracção e minimizar o torque steer?;)
              Antes de se discutir as consequências, seria proveitoso verificar se o tal botão existe ou não.

              É que para dosear o binário o melhor "botão" que existe é o pedal do acelerador. ;)
              Nope. O acelerador controla as rotações. O binário já depende do motor (por exemplo, um motor eléctrico tem o binário máximo presente a todas as rotações).
              ;)


              Agora, de facto, nada como fazer carros equilibrados.:D:D:D
              Um carro que tenha 200 Nm às 2000 rpm, não quer dizer que quando está nessa rotação esteja a fazer uso desse valor de binário, pode estar às 2000 rpm e estar a fazer uso de 50 Nm, 123 Nm, 180Nm...

              E isso depende da carga do acelerador. ;)

              E a resposta já foi dada. Mas o botão não faz mais nada do que o que se consegue fazer com o acelerador.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por monicamelo

                Um carro que tenha 200 Nm às 2000 rpm, não quer dizer que quando está nessa rotação esteja a fazer uso desse valor de binário, pode estar às 2000 rpm e estar a fazer uso de 50 Nm, 123 Nm, 180Nm...

                E isso depende da carga do acelerador. ;)
                Sim. Numa redução!

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por JRodrigues

                  O W significa Winter. E nesse caso deve reduzir o binário para minorar as faltas de tracção em pisos mais escorregadios como se encontram no Inverno.
                  O W pode significar muita coisa...

                  Woman, wife, ....

                  Não conheço, mas a existir será na caixa DSG, que faz com que o comportamento da caixa e a reacção do acelerador sejam mais suaves.

                  Mas não mexe no binário do motor.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Hurricane

                    citação:Originalmente colocada por monicamelo

                    Um carro que tenha 200 Nm às 2000 rpm, não quer dizer que quando está nessa rotação esteja a fazer uso desse valor de binário, pode estar às 2000 rpm e estar a fazer uso de 50 Nm, 123 Nm, 180Nm...

                    E isso depende da carga do acelerador. ;)
                    Sim. Numa redução!
                    Em redução o binário do motor é negativo. Por isso é que se aconselha a travar com o motor.

                    Em andamento normal podemos ter 20, 30, 40, 50 Nm... até ao valor máximo áquela rotação, de binário. E isso é doseado pelo acelerador.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Carlos.L
                      O W pode significar muita coisa...

                      Woman, wife, ....

                      Não conheço, mas a existir será na caixa DSG, que faz com que o comportamento da caixa e a reacção do acelerador sejam mais suaves.

                      Mas não mexe no binário do motor.
                      Significa Winter, num manual, e limita o binário nas mudanças mais baixas.

                      Comentário


                        #12
                        O tal botão existe e em conjunto com a caixa manual. Agora a dúvida é; quando accionado diminui efectivamente o binário do motor ou aumenta a sensibilidade do controlo de tracção e eventualmente do ESP?

                        Comentário


                          #13
                          è verdade que o Golf GT (equipado com o motor TSI 1.4 de 170 cv) têm um botão que põe o motor a funcionar o modo WINTER.

                          Em principio esse modo limita o binário máximo do motor para facilitar os arranques em superficies escorregadias, como gelo e neve, visto que o motor desenvolve um binário máximo de 240 Nm, constante entre as 1750 e as 4000 rpm, o que como qualquer pessoa que conduza um carro com elevada potência/binário FWD (a gasolina) sabe, é sinonimo de percas de tracção nessas condições (para quem é de Lisboa e do tempo da subida do Valesassina, sabe do que eu estou a falar quando estava a chover...)

                          Agora o que esse botão faz, em meu entender, é o mesmo do que um controle de tracção (ASR ou outro do género) na parte que toca à gestão do motor, só que aqui é permanente enquanto o botão estiver ligado.

                          Só mais uma coisa, esse botão também existe no modelo de 140 cv.

                          ;)

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por monicamelo

                            citação:Originalmente colocada por Hurricane

                            citação:Originalmente colocada por monicamelo

                            Um carro que tenha 200 Nm às 2000 rpm, não quer dizer que quando está nessa rotação esteja a fazer uso desse valor de binário, pode estar às 2000 rpm e estar a fazer uso de 50 Nm, 123 Nm, 180Nm...

                            E isso depende da carga do acelerador. ;)
                            Sim. Numa redução!
                            Em redução o binário do motor é negativo. Por isso é que se aconselha a travar com o motor.

                            Em andamento normal podemos ter 20, 30, 40, 50 Nm... até ao valor máximo áquela rotação, de binário. E isso é doseado pelo acelerador.
                            É negativo se não acelerares. É doseado pelo acelerador se não for necessário aplicar a força para subir de regime...

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por serafas

                              O tal botão existe e em conjunto com a caixa manual. Agora a dúvida é; quando accionado diminui efectivamente o binário do motor ou aumenta a sensibilidade do controlo de tracção e eventualmente do ESP?
                              Num motor turbo, limitar o binário é a coisa mais fácil.;)

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Hurricane

                                citação:Originalmente colocada por serafas

                                O tal botão existe e em conjunto com a caixa manual. Agora a dúvida é; quando accionado diminui efectivamente o binário do motor ou aumenta a sensibilidade do controlo de tracção e eventualmente do ESP?
                                Num motor turbo, limitar o binário é a coisa mais fácil.;)
                                Eu sei disso. Mas tenho curiosidade em saber como é que este sistema funciona. É que pela maneira como o artigo foi escrito, dava a sensação que era uma grande novidade! ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por serafas
                                  É que pela maneira como o artigo foi escrito, dava a sensação que era uma grande novidade! ;)
                                  Mas dar a ideia que tudo o que fazem é uma grande novidade é o que os departamentos de marketing de todas as marcas fazem!;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por serafas

                                    citação:Originalmente colocada por Hurricane

                                    citação:Originalmente colocada por serafas

                                    O tal botão existe e em conjunto com a caixa manual. Agora a dúvida é; quando accionado diminui efectivamente o binário do motor ou aumenta a sensibilidade do controlo de tracção e eventualmente do ESP?
                                    Num motor turbo, limitar o binário é a coisa mais fácil.;)
                                    Eu sei disso. Mas tenho curiosidade em saber como é que este sistema funciona. É que pela maneira como o artigo foi escrito, dava a sensação que era uma grande novidade! ;)
                                    É possível que intervenha mesmo no binário do motor.
                                    No fundo as "curvas" todas direitinhas do regime de binário, do actuais diesel, são já consequência disso mesmo.;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Há um botão W para provocar uma resposta mais lenta do acelerador, mas esse botão está na consola e equipa os motores a gasolina e gasóleo com uma certa potência.

                                      Ter o botão na manete, só se for com caixa DSG, mas deve fazer o mesmo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        é como o outro...tinha um botão do turbo e uma vez ao ligá-lo para se picar rebentou com o turbo!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isso deve ser o Winter, da mesma forma como a Lexus, por exemplo, tem o S de Snow.

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