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    Com Tampões anda mais e gasta menos?

    Vi uma reportagem onde fizeram um record de velocidade em pista com um Brabus, senão estou em erro, sei que era o CLS, onde eles taparam as jantes especiais para alcançar mais velocidade.

    Isto leva-me a questionar, então as jantes especiais oferecem mais resistência ao ar devido às aberturas que apresentam, apesar de serem mais leves que umas jantes de ferro oferecem maior resistência quanto mais abertas forem.

    Afinal qual gastam mais? Estarei certo no que penso?

    #2
    Gasta mais, mas arrefece, melhor os travões!

    Comentário


      #3
      Acho que essa influencia das jantes pouco se vai notar no consumo...

      Alem disso, o facto de serem mais leves deve compensar

      Comentário


        #4
        Acho que alguns carros que pretendiam ser mais econômicos tinham tampões aerodinâmcos.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por SCOoOTER

          Vi uma reportagem onde fizeram um record de velocidade em pista com um Brabus, senão estou em erro, sei que era o CLS, onde eles taparam as jantes especiais para alcançar mais velocidade.

          Isto leva-me a questionar, então as jantes especiais oferecem mais resistência ao ar devido às aberturas que apresentam, apesar de serem mais leves que umas jantes de ferro oferecem maior resistência quanto mais abertas forem.

          Afinal qual gastam mais? Estarei certo no que penso?
          Jantes mais abertas e de liga leve = melhor arrefecimento dos discos, mais leve logo menos saturantes para com os amortecedores

          Jantes de aço = tudo ao contrário das anteriores

          Jantes de liga tapadas = isso é para bater recordes de velocidade, para fazer o menos atrito possivel.

          Comentário


            #6
            A velocidades mais elevadas, a resistência aerodinâmica ao nível dos pneus e jantes conta bastante.

            Lembro-me do caso do Tempra (novamente falando nele:D) que na sua época era recordista em termos de coeficiente aerodinâmico. Se não estou em erro as versões normais com pneus 165/65R14 e jante de aço com tampão anunciavam um cx de 0.26 sendo que a versão Classic com pneus 185/55R14 e jantes em liga (como as abarth), anunciava um cx de 0.28, aqui predominantemente por culpa da maior largura dos pneus.

            Já o Civic Hybrid, por uma questão de "status" ou não, também trás umas jantes em liga de 15", bastante fechadas.;)

            Comentário


              #7
              Pelo menos no site da Honda li à algum tempo que as jantes tinham esse desenho para ajudar um pouco mais na poupança, mas que poderiam ser trocadas por umas regulares se o cliente assim o desejasse.

              RR

              Comentário


                #8
                http://www.honda.pt/auto/configurado...d&popup=hybrid

                e escolham "Jantes" e vem lá a explicação dada pela Honda. Verdade ou nao isso sao outras histórias.

                RR

                Comentário


                  #9
                  Tão deve de ser essa a razão (andar mais) pela qual reparei que a ferrari em algumas corridas já no fim da temporada de F1 2006 tinha as rodas com tampões...

                  Não sei se era só a ferrari ou mais algumas equipas, só me recordo da ferrari, alguém confirma?

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Diamondplus

                    citação:Originalmente colocada por SCOoOTER

                    Vi uma reportagem onde fizeram um record de velocidade em pista com um Brabus, senão estou em erro, sei que era o CLS, onde eles taparam as jantes especiais para alcançar mais velocidade.

                    Isto leva-me a questionar, então as jantes especiais oferecem mais resistência ao ar devido às aberturas que apresentam, apesar de serem mais leves que umas jantes de ferro oferecem maior resistência quanto mais abertas forem.

                    Afinal qual gastam mais? Estarei certo no que penso?
                    Jantes mais abertas e de liga leve = melhor arrefecimento dos discos, mais leve logo menos saturantes para com os amortecedores

                    Jantes de aço = tudo ao contrário das anteriores

                    Jantes de liga tapadas = isso é para bater recordes de velocidade, para fazer o menos atrito possivel.
                    Menos saturantes c os amortecedores?
                    Podes explicar?
                    É q se n é massa suspensa, cmo pode influenciar os amortecedores?

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por JeTBoy

                      A velocidades mais elevadas, a resistência aerodinâmica ao nível dos pneus e jantes conta bastante.

                      Lembro-me do caso do Tempra (novamente falando nele:D) que na sua época era recordista em termos de coeficiente aerodinâmico. Se não estou em erro as versões normais com pneus 165/65R14 e jante de aço com tampão anunciavam um cx de 0.26 sendo que a versão Classic com pneus 185/55R14 e jantes em liga (como as abarth), anunciava um cx de 0.28, aqui predominantemente por culpa da maior largura dos pneus.

                      Já o Civic Hybrid, por uma questão de "status" ou não, também trás umas jantes em liga de 15", bastante fechadas.;)
                      Tens a certeza desse valor?
                      0,26 é o valor do Calibra q era um dos carros mais aerodinâmicos de produção em série da altura, e olhando para um e para o outro!
                      Até um kadett tinha melhor aerodinâmica, 0,26 tá a parecer-me bastante irrealista.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por 605-Forte

                        Tão deve de ser essa a razão (andar mais) pela qual reparei que a ferrari em algumas corridas já no fim da temporada de F1 2006 tinha as rodas com tampões...

                        Não sei se era só a ferrari ou mais algumas equipas, só me recordo da ferrari, alguém confirma?
                        Confirmo.
                        Era algo tipo isto:


                        Aqui está uma img REAL no GPbrasil



                        Penso que só a Ferrari é que usou.

                        Comentário


                          #13
                          O Cx do Tempra europeu é mesmo 0,28

                          O do Kadett E GS/I é de 0,29

                          O do Omega A é de 0,28 também.

                          Comentário


                            #14
                            Tão a brincar cmgo?
                            Quer dizer q o tempra é mais aerodinâmico q o kadett?



                            A unica vantagem q vejo é a da superficie frontal!

                            Daqui a pco tão a dizer q é mais aerodinâmico q o Calibra!
                            Digam-me já agra qual é o site onde estão a ver a informação q estou curioso.

                            Comentário


                              #15
                              podem tar a falar do primeiro kaddet e ou o tempra tem trunfos na manga! alias ja o 2 unoja era bastante areodinamico pa kuando saiu!
                              os tampoes numa roda reamente pa kem vai a 180 o caminho todo deve dar mais um litro de gasolina em 1000 alem de dar mais o.5 km/h de ponta...

                              Comentário


                                #16
                                Ah por isso é que a PSP tinha Tempras ahah assim conseguia melhores performances nas perseguições.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                  Tão a brincar cmgo?
                                  Quer dizer q o tempra é mais aerodinâmico q o kadett?



                                  A unica vantagem q vejo é a da superficie frontal!

                                  Daqui a pco tão a dizer q é mais aerodinâmico q o Calibra!
                                  Digam-me já agra qual é o site onde estão a ver a informação q estou curioso.
                                  As minhas vieram do www.bcws.com.br ;secção "Carros do passado"

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por ESPRIT
                                    Quer dizer q o tempra é mais aerodinâmico q o kadett?
                                    A unica vantagem q vejo é a da superficie frontal!
                                    estás a dizer que o tempra é mais estreito e mais baixo que o kadett?

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                      Tão a brincar cmgo?
                                      Quer dizer q o tempra é mais aerodinâmico q o kadett?



                                      A unica vantagem q vejo é a da superficie frontal!

                                      Daqui a pco tão a dizer q é mais aerodinâmico q o Calibra!
                                      Digam-me já agra qual é o site onde estão a ver a informação q estou curioso.
                                      Quem é que pode afirmar isso olhando apenas para 2 fotos?

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                        citação:Originalmente colocada por ESPRIT
                                        Quer dizer q o tempra é mais aerodinâmico q o kadett?
                                        A unica vantagem q vejo é a da superficie frontal!
                                        estás a dizer que o tempra é mais estreito e mais baixo que o kadett?
                                        N percebo a tua afirmação.
                                        Um dos principios da aerodinâmica é a fluidez, e vejo linhas bem mais arredondadas no kadett do q no tempra.
                                        Se olhares para os "para-choques" dos 2 vê-se logo a diferença.

                                        N percebo q ser mais estreito tem a ver com o caso, as "regras" da aerodinÂmica nada tem a ver c ser mais estreito.

                                        Mas esses dados são os de Cx ou Scx?

                                        Comentário


                                          #22
                                          citação:Originalmente colocada por cloterico

                                          citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                          Tão a brincar cmgo?
                                          Quer dizer q o tempra é mais aerodinâmico q o kadett?



                                          A unica vantagem q vejo é a da superficie frontal!

                                          Daqui a pco tão a dizer q é mais aerodinâmico q o Calibra!
                                          Digam-me já agra qual é o site onde estão a ver a informação q estou curioso.
                                          Quem é que pode afirmar isso olhando apenas para 2 fotos?
                                          Simples de explicar...

                                          A traseira do Kadett origina um turbilhão e perturbações aerodinâmicas que a traseira do Tempra não...

                                          A traseira do Kadett acaba bruscamente, já a do Tempra tem um perfil mais alongado.

                                          Comentário


                                            #23
                                            citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                            citação:Originalmente colocada por Diamondplus

                                            citação:Originalmente colocada por SCOoOTER

                                            Vi uma reportagem onde fizeram um record de velocidade em pista com um Brabus, senão estou em erro, sei que era o CLS, onde eles taparam as jantes especiais para alcançar mais velocidade.

                                            Isto leva-me a questionar, então as jantes especiais oferecem mais resistência ao ar devido às aberturas que apresentam, apesar de serem mais leves que umas jantes de ferro oferecem maior resistência quanto mais abertas forem.

                                            Afinal qual gastam mais? Estarei certo no que penso?
                                            Jantes mais abertas e de liga leve = melhor arrefecimento dos discos, mais leve logo menos saturantes para com os amortecedores

                                            Jantes de aço = tudo ao contrário das anteriores

                                            Jantes de liga tapadas = isso é para bater recordes de velocidade, para fazer o menos atrito possivel.
                                            Menos saturantes c os amortecedores?
                                            Podes explicar?
                                            É q se n é massa suspensa, cmo pode influenciar os amortecedores?
                                            Uma jante ao ser de liga leve (logo mais leve), vai trabalhar melhor com os amortecedores, acaba por existir menos carga móvel, ou seja, acaba por haver menos delay no conjunto roda/amortecedor.

                                            Comentário


                                              #24
                                              citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                              citação:Originalmente colocada por cloterico

                                              citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                              Tão a brincar cmgo?
                                              Quer dizer q o tempra é mais aerodinâmico q o kadett?



                                              A unica vantagem q vejo é a da superficie frontal!

                                              Daqui a pco tão a dizer q é mais aerodinâmico q o Calibra!
                                              Digam-me já agra qual é o site onde estão a ver a informação q estou curioso.
                                              Quem é que pode afirmar isso olhando apenas para 2 fotos?
                                              Simples de explicar...

                                              A traseira do Kadett origina um turbilhão e perturbações aerodinâmicas que a traseira do Tempra não...

                                              A traseira do Kadett acaba bruscamente, já a do Tempra tem um perfil mais alongado.

                                              Não é nesse sentido DêCêIi.
                                              São 2 carros com CX semelhantes. 0.28 e 0.29. Olhando apenas para as fotos não é possível dizer qual o melhor. Se fosse uma foto de um Kadett e de um Hummer já seria diferente.

                                              Comentário


                                                #25
                                                citação:Originalmente colocada por cloterico

                                                citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                                Tão a brincar cmgo?
                                                Quer dizer q o tempra é mais aerodinâmico q o kadett?



                                                A unica vantagem q vejo é a da superficie frontal!

                                                Daqui a pco tão a dizer q é mais aerodinâmico q o Calibra!
                                                Digam-me já agra qual é o site onde estão a ver a informação q estou curioso.
                                                Quem é que pode afirmar isso olhando apenas para 2 fotos?
                                                Podes tirar algumas "pequenas" conclusões.

                                                Tal cmo já disse ao outro user, pormenores cmo "para-choques" embutidos o mais possivel na carroçaria, espelhos retrovisores o mais pequenos possivel e junto À carroçaria, a maneira cmo é a traseira do carro (os 3 volumes por norma teem pior aerodinâmica q os 2 volumes).

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  Podemos meter o Kadett 4 portas..

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    citação:Originalmente colocada por Diamondplus

                                                    citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                                    citação:Originalmente colocada por Diamondplus

                                                    citação:Originalmente colocada por SCOoOTER

                                                    Vi uma reportagem onde fizeram um record de velocidade em pista com um Brabus, senão estou em erro, sei que era o CLS, onde eles taparam as jantes especiais para alcançar mais velocidade.

                                                    Isto leva-me a questionar, então as jantes especiais oferecem mais resistência ao ar devido às aberturas que apresentam, apesar de serem mais leves que umas jantes de ferro oferecem maior resistência quanto mais abertas forem.

                                                    Afinal qual gastam mais? Estarei certo no que penso?
                                                    Jantes mais abertas e de liga leve = melhor arrefecimento dos discos, mais leve logo menos saturantes para com os amortecedores

                                                    Jantes de aço = tudo ao contrário das anteriores

                                                    Jantes de liga tapadas = isso é para bater recordes de velocidade, para fazer o menos atrito possivel.
                                                    Menos saturantes c os amortecedores?
                                                    Podes explicar?
                                                    É q se n é massa suspensa, cmo pode influenciar os amortecedores?
                                                    Uma jante ao ser de liga leve (logo mais leve), vai trabalhar melhor com os amortecedores, acaba por existir menos carga móvel, ou seja, acaba por haver menos delay no conjunto roda/amortecedor.
                                                    Confesso q n concordo.
                                                    Pq o q influencia a resposta do amortecedor, é a carga q ele suporta, a jante n faz parte dessa carga.

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                                      citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                                      citação:Originalmente colocada por ESPRIT
                                                      Quer dizer q o tempra é mais aerodinâmico q o kadett?
                                                      A unica vantagem q vejo é a da superficie frontal!
                                                      estás a dizer que o tempra é mais estreito e mais baixo que o kadett?
                                                      N percebo a tua afirmação.
                                                      Um dos principios da aerodinâmica é a fluidez, e vejo linhas bem mais arredondadas no kadett do q no tempra.
                                                      Se olhares para os "para-choques" dos 2 vê-se logo a diferença.

                                                      N percebo q ser mais estreito tem a ver com o caso, as "regras" da aerodinÂmica nada tem a ver c ser mais estreito.

                                                      Mas esses dados são os de Cx ou Scx?
                                                      Eu vejo uma frente mais em cunha no Tempra e mais vertical no Kadett.

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                        citação:Originalmente colocada por cloterico

                                                        citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                                        Tão a brincar cmgo?
                                                        Quer dizer q o tempra é mais aerodinâmico q o kadett?



                                                        A unica vantagem q vejo é a da superficie frontal!

                                                        Daqui a pco tão a dizer q é mais aerodinâmico q o Calibra!
                                                        Digam-me já agra qual é o site onde estão a ver a informação q estou curioso.
                                                        Quem é que pode afirmar isso olhando apenas para 2 fotos?
                                                        Simples de explicar...

                                                        A traseira do Kadett origina um turbilhão e perturbações aerodinâmicas que a traseira do Tempra não...

                                                        A traseira do Kadett acaba bruscamente, já a do Tempra tem um perfil mais alongado.

                                                        N és iseliano?
                                                        Tens q te inscrever em aerodinâmica, nem sempre é preciso uma traseira mais alongada para evitar esse turbilhão, se reparares há mtos deles q teem uma pequena asa na mala.

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Mas eu n estou a dizer q o kadett é uma referência.
                                                          Só estou a tentar comparar com um veiculo da altura, e qdo saiu em 84 foi reconhecido pla sua aerodinamica.

                                                          Há pequenos pormenores q ajudam, por exemplo ter escovas embutidas.

                                                          Comentário

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