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Mercedes no combate aos acidentes por fatiga

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    Mercedes no combate aos acidentes por fatiga



    citação:Mercedes-Benz desenvolve sistema de prevenção de combate da fadiga ao volante

    (04-12-2006, Direcção Relações Públicas e Comunicação Mercedes-Benz Portugal)

    Especialistas da Mercedes-Benz na área da segurança estão a focar a sua atenção para uma das principais causas de acidentes: excesso de fadiga. O objectivo do trabalho é desenvolver um sistema que seja capaz de, preventivamente, avisar o condutor do estado de fadiga em que se encontra. Neste projecto foram já testados mais de 200 condutores, em simuladores ou em estrada, pelo que é expectável o lançamento deste inovador sistema nos próximos anos.

    Vários estudos científicos estimam que entre 10 e 20% dos acidentes graves de tráfego podem ser atribuídos a cansaço. De acordo com um estudo efectuado por diversas companhias de seguros na Alemanha, a fadiga é responsável, nas auto-estradas, por um em cada quatro acidentes fatais. A probabilidade de ser morto num acidente que resulte de fadiga é 2.5 vezes superior a todas as outras causas de acidentes.

    Esta avaliação dos acidentes é corroborada por investigadores internacionais. A American National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) estima que todos os anos mais de 100.000 acidentes nos EUA são causados por fadiga, matando 1.500 pessoas e ferindo 71.000. A NHTSA defende que o risco de um acidente, ou quase-acidente, aumenta 4 a 6 vezes quando o condutor está cansado. Um outro estudo sobre fadiga ao volante realizado por cientistas no Canadá verificou que um em cada cinco condutores já quase adormeceu enquanto conduzia.

    Dois terços dos acidentes induzidos por fadiga ocorrem à noite, com um em cada dois a verificar-se em situações de pouco trânsito. A maioria dos acidentes deste género ocorrem durante a madrugada, entre as 2 e as 6 da manhã.

    Sistemas de assistência Mercedes-Benz aperfeiçoados em cenários reais
    No desenvolvimento dos sistemas de assistência ao condutor, a Mercedes-Benz trabalha com base nos acidentes que acontecem na vida real, desdobrando a mais recente tecnologia na procura de novos caminhos para o melhoramento da segurança da condução em situações críticas. No passado, a marca focou-se especialmente nos acidentes resultantes de erros de condução, colisões traseiras, acidentes à noite e acidentes envolvendo peões. Esta situação permitiu aos engenheiros da Mercedes-Benz obter resultados notáveis, conforme confirmado pelas estatísticas:
    #8226; Incluindo o Electronic Stability Program (ESP®) de série nos seus modelos, a Mercedes-Benz reduziu em mais de 42% os acidentes graves resultantes de erros de condução.
    #8226; Com o Brake Assist (BAS), sistema criado pela Mercedes-Benz, os modelos da marca envolvidos em colisões traseiras foram reduzidos em 8%, enquanto que nos acidentes graves envolvendo peões a redução foi de 13%.

    O desenvolvimento do novo sistema de detecção de fadiga ao volante foi iniciado há alguns anos através de uma série de testes num simulador de condução em Berlim. A este seguiram-se testes de condução em estrada e auto-estrada à noite, num total superior a 250.000 km.

    Diferentes técnicas de detecção
    Durante as investigações práticas, uma equipa multidisciplinar que incluía, entre outros, engenheiros, matemáticos e psicólogos, testaram uma variedade de métodos na detecção de fadiga no condutor. Uma destas técnicas é o método de observação #8220;eye-blink#8221;: uma câmara de infra-vermelhos direccionada para a cabeça do condutor monitoriza em permanência a frequência do piscar de olhos, permitindo detectar o micro-sono num momento em que os olhos se encontram fechados durante mais do que um certo período de tempo. Um sinal de aviso toca no cockpit do automóvel como resposta.

    Para obter indicadores objectivos de fadiga, são também usados outras leituras psicológicas como o electroencefalograma (EEG) e a análise de dados dinâmicos de condução. Um dos sistemas acciona um alarme se o condutor não mexer o volante durante um período prolongado de tempo.

    Detectar fadiga através da combinação de métodos
    No entanto, os resultados iniciais obtidos pelos engenheiros de Sindelfingen indicam que só a observação de critérios individuais não permite um detecção fidedigna do cansaço. A fadiga é um fenómeno altamente complexo que se pode manifestar de diferentes formas.

    Tendo em conta esta situação, a Mercedes-Benz aplica múltiplos factores de detecção de fadiga, como o estilo individual de condução, a duração da viagem, a altura do dia e o trânsito. Por estar permanentemente a comparar os dados com os valores empíricos guardados, o sistema tem a possibilidade de compilar um perfil individual do condutor e usar cálculos de probabilidade para determinar se o condutor começa a exibir os primeiros sinais de fadiga.

    O principal objectivo deste projecto em desenvolvimento é detectar a transição gradual do estado acordado para cansado, avisando o condutor antes que o acidente possa ocorrer.
    in: http://www.auto-compra-e-venda.pt/no...od_noticia=501

    Será que um alarme será suficiente? Eu pelo menos ficava mais descansado com algo mais aproximado a um piloto automático do que um simples alarme, já que há com o sono mais pesado que outras.

    #2
    isso em portugal não tem qqr utilidade, nao ha acidentes por o pessoal adormecer, e ninguem conduz cansado.
    o pessoal conduz é depressa..

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Eliselotus

      isso em portugal não tem qqr utilidade, nao ha acidentes por o pessoal adormecer, e ninguem conduz cansado.
      o pessoal conduz é depressa...
      ...para não adormecer...

      [}][}][}]

      ;)

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Sun

        citação:Originalmente colocada por Eliselotus

        isso em portugal não tem qqr utilidade, nao ha acidentes por o pessoal adormecer, e ninguem conduz cansado.
        o pessoal conduz é depressa...
        ...para não adormecer...

        [}][}][}]

        ;)
        E mais não há a dizer...........por quem nunca adormeceu ao volante...só pode

        Por exemplo para quem tem apneia do sono é capaz de ser muito util

        Comentário


          #5
          Só nao vejo como é possivel ter um Electroencefalograma num carro, uma vez que funciona com eléctrodos ligados à nossa cabeça!

          À parte disso, tem tudo para ser um excelente auxílio, sem dúvida !

          Comentário


            #6
            Eu gostava de saber quão fidedignos são os dados da frequência com que piscamos os olhos. Por exemplo, eu que tenho pouca lágrima, pisco os olhos com mais frequência que a maioria das pessoas, especialmente quando uso lentes de contacto.

            Comentário


              #7
              Quando a frequência do piscar de olhos baixa drásticamente deverá ser sinal que o condutor está a adormecer, já que a primeira fase do sono é inconsciente isto poderá ser útil, o pior será se o condutor adormecer à mesma

              Comentário


                #8
                O que é faTiga ao volante [?]

                É o que está no títalo...

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                  O que é faTiga ao volante [?]

                  É o que está no títalo...
                  Vem da palavra francesa: Fatigue

                  Significa, fadiga :D:D:D:D:D

                  Comentário


                    #10
                    Ah bom :D

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