Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat GrandePunto - Toda a verdade...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiat GrandePunto - Toda a verdade...

    O tópico original colocado pelo Braz foi acidentalmente apagado, será aqui "reconstruido" na medida do possivel

    ---

    Originalmente colocado por Braz

    A saga continua...

    Hoje, dia de lançamento do mais badalado utilitário no mercado português, fui então tomar conhecimento com o veículo.

    Apesar de já ter estado ao pé de um Punto, Dezembro passado, na Suíça, simplesmente pude ver ao vivo as suas linhas exteriores e interiores (através do vidro...) de um modelo que estava parado em frente a um stand.

    Depois de, durante alguns dias a ver somente o pára-choques dianteiro nas montras dos stand's em Portugal, pude vê-lo na sua totalidade e até apalpar!

    Relativamente à estética, já muito foi falado, por isso não vou perder mais tempo com isso. Vou passar imadiatamente ao interior, que foi exactamente isso que fiz no stand. Versão Dynamic, com interior Denim preto e pintura Azul New Orleans. A combinação de cores acenta lindamente! Sento-me e aí, os meus dedos tomam conta da situação! Plástico duro, por quanto é sítio... Mas, sólido, muito bem montado e sem as famosas rebarbas!! Alto!! Um defeito... A montagem do rádio estava uma desgraça... do lado esquerdo estava muito saliente e do direito, muito "para dentro". Tudo o resto me pareceu óptimo. Os bancos, tinham um tecido estranho. Parecia um misto de tecido com plástico. Nem sei explicar. Deduzi, pelo aspecto, que tinha como vantagem o facto de se poder lavar com facilidade, não sei... A mala, para a abrir, ou se tem a chave connosco, ou antes de sairmos do carro, convém não esquecer de carregar num botão. É que não tem puxador! (E se a bateria falha...?) O fechar das portas revela uma enorme robustez.

    Fui convidado a fazer um Test-drive, ao 1.2. Perguntei se não era possível fazer ao Multijet, pois ainda não conhecia esse motor. Fui então, no Multijet 75cv. Mesma côr e mesma versão que o do interior do stand, apenas a diferença de ser 3portas. Primira sensação: parece que vou dentro de um monovolume. O pára-brisas termina aliiiii ao fundo! O retrovisor também fica bem lá há frente!!! Os 4metros de Punto, serviram mesmo para alguma coisa, pois parece que tenho mais espaço que na Astra do meu pai. Depois de regular tudo verifiquei que a manete da caixa está no sítio certo, os comandos da ventilação, rádio, retrovisores, vidros, tudo ali "ao lado".

    Ligo o motor. Mas... não vibra...!? É mesmo o Diesel, perguntei eu! Pois, é mesmo... Até voltei a ligar mais uma vez o motor! Fiz então um percurso do mais variado que pude. Cidade, subidas, AE, curvas, bom piso, mau piso, arranques... etc. O motor abaixo das 1800rpm's (sensivelmente), parece que não existe. O motor tem a força certa para cidade, mas temos de estar atentos ao conta rpm's para não baixar demasiado, senão podemos ser traídos pela falta de força num cruzamento, por exemplo. Em AE, tem uma boa desenvoltura até aos 140km/h. A partir daí, já começa a estar limitado (3 pessoas a bordo). Pelo menos nas subidas mantém a velocidade, menos mal. Em arranque, estamos limitados nas rotações. Só funciona entre as 2000 e as 4000rpm's. Ainda por cima, o conta rpm's não tem redline, então somos obrigado a olhar com muita atenção. Sobretudo eu, que não estou habituado aos Diesel, ver um carro a "morrer" logo a seguir às 4000 surpreende. Felizmente, a caixa é curta e o manuseamento rápido o suficiente, pois é preciso trocá-las com alguma frequência e rapidez. A suspensão é dura, sem ser desconfortável. A curvar, é mesmo um mimo!! Mesmo em piso cheio de "buracada" a suspensão acompanha sempre o piso. Piso irregular: um ruído parasita lá atrás. Ao chegar ao stand, verificamos que era um defeito na chapeleira.

    A estacionar, a função City é mais um mimo daquele carro! Ou melhor, da Fiat. Os espelhos (tão criticados) são fabulosos pela enorme área abrangente. As manetes do pisca e limpa-vidros estão um pouco altas demais. Ah! a amplitude de regulação do volante também me pareceu limitada, pois eu com fiquei com as pernas muito juntas do volante (que tinha uma pega fabulosa!!).

    Resumindo, no geral está um Grande carro. Tem muitos aspectos que poderiam ser realmente melhorados, mas estão num nível muitíssimo bom.

    Uma sugestão para a Fiat: Eh pá, pintem-me um redline no conta rpm's...

    #2
    Originalmente colocado por Suarez

    Realmente deve ser estranho um carro sem redline. Fico à espera das versões mais apimentadas

    Comentário


      #3
      Originalmente colocado por crisdpf

      No ypsilon também não tem redline. Não me faz grande falta. Quando tem que cortar ele corta :P

      Comentário


        #4
        Originalmente colocado por DeserTuning

        Estou ansioso para os começar a ver a circular.
        Cada vez que vejo um painél publicitário [B)][B)]

        Comentário


          #5
          Originalmente colocado por Jeandré

          O meu Megane não só não tem redline como ainda marca umas ultra-optimistas 7000rpm.
          Ao inicio achei mal, mas na prática nem sequer olho para o conta-rotações, uma pessoa depois acaba por sentir e ouvir o motor e sabe a que velocidades troca de mudança.
          De resto, fico muito contente por saber que a Fiat está no caminho certo, cá em casa houve um Punto da 1ªgeração (1994-1997) e foi um carro muito porreiro, não deu avarias e esteve sempre pronto para mais uma viagem...

          Cumprimentos

          Comentário


            #6
            Originalmente colocado por Suarez

            Estranho as revistas que já falaram mal da qualidade dos acabamentos

            Comentário


              #7
              Originalmente colocado por JGTB

              A análise está muito correcta. Parabéns!

              Só não concordo em dois pormenores, um sujectivo e ouro objectivo: a estéctica e os retrovisores. Em relação á estéctica, acho-o bonito, mas não "lindo". Em relação ao retrovisores, são demasiado grandes, o que origina muitos ruídos aerodinâmicos.

              Comentário


                #8
                Originalmente colocado por Braz

                Obrigado.

                Também não disse que ele era lindo, apenas que a conbinação de cores que o carro tinha acentava lindamente, ou seja, para mim era perfeita. Quanto aos ruídos dos rerovisores, de facto, nem prestei atenção, pois ía um pouco na conversa com o vendedor.[8)]

                Comentário


                  #9
                  Originalmente colocado por Braz

                  citação:Originalmente colocada por Jeandré

                  O meu Megane não só não tem redline como ainda marca umas ultra-optimistas 7000rpm.
                  Ao inicio achei mal, mas na prática nem sequer olho para o conta-rotações, uma pessoa depois acaba por sentir e ouvir o motor e sabe a que velocidades troca de mudança.
                  De resto, fico muito contente por saber que a Fiat está no caminho certo, cá em casa houve um Punto da 1ªgeração (1994-1997) e foi um carro muito porreiro, não deu avarias e esteve sempre pronto para mais uma viagem...

                  Cumprimentos
                  Eu acho, que no início temos de nos regular bastante pelo conta-rpm's. Pois, se optas por uma condução descontraída, não podes deixar as rotações caírem muito, se optas por uma condução mais viva, para não seres surpreendido pela quebra de potência, tens de trocar de velocidade em cima das 4000rpm's

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente colocado por jts

                    Se houvesse uma relação directa e obrigatória entre o tamanho dos retrovisores e os ruídos aerodinâmicos, não se devia conseguir andar num Tuaregue... LOL!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente colocado por Bolide

                      Trocar de velocidade acima das 4 mil rpm num diesel?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente colocado por Suarez

                        Ou numa Iveco and so on :D

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente colocado por JGTB

                          citação:Originalmente colocada por jts

                          Se houvesse uma relação directa e obrigatória entre o tamanho dos retrovisores e os ruídos aerodinâmicos, não se devia conseguir andar num Tuaregue... LOL!
                          Eu sei que o tamanho não é o único responsável pelos ruídos. Mas é, alvez, o principal.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente colocado por Tiptronic

                            eu vi agora um de Test Drive no Campo Alegre no Porto...

                            tava muito giro...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente colocado por Braz

                              Esqueci-me de relatar o episódio mais "embaraçoso" do test-drive.

                              Quando ía na AE, queixei-me que o motor era fraco para este tipo de vias, pois estava a pisar o acelerador e ele parecia que não respondia, apesar de ser ligeiramente a subir. O vendedor vira-se para mim e responde: É natural, já vamos a 150km/h e o motor é um 1.3 com 75cv...

                              [8)]

                              Parecia que ía a uns 100km/h, pois mal ouvia o motor... Estou mesmo mal habituado. [8)]:D

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente colocado por DêCêIi

                                Então aqui fica a minha mais honesta opinião do Grande Punto...

                                Versão ensaiada: Dynamic 3 portas

                                Motor: 1.3 Multijet 16V 90 cv

                                Primeira impressão:

                                Ao vivo o Grande Punto perde a imponência que aparenta nas fotos. E constatei um grande defeito do Grande Punto, a ausência de elementos que protejam a carroçaria dos outros. De resto nada a apontar quanto À montagem e pintura.

                                Interior: Tablier que parece que nunca mais acaba. É fácil encointrar a posição de condução ideal dada as inúmeras regulações permitidas por banco e volante. Nota negativa para a colocação das hastes de comandos de piscas e limpa vidros, colocadas demasiado altas.

                                Gostei da montagem, aparenta ser robusta. Os plásticos são bons (e rijos! :D:D:D), o típico que se encontra no segmento. O vendedor disse-me que só o Clio nas versões mais altas de equipamento é que faz melhor e que o Yaris é bem pior. Disse que constatou isso na formação que teve sobre o Grande Punto. Gostei da honestidade e sempre deu azo a uma troca de impressões. Mas entretanto detesteis descobrir o pior plástico no interior, aquele que envolve o quadrante dos instrumentos, risca-se com muita facilidade, como pude comprovar nas viaturas em exposição, paciência...

                                Ensaio de estrada:

                                Gostei deveras do comando de caixa de velocidades. Gostei também do escalonamento da caixa.

                                Fiquei surpreendido por descobrir que a asma que sofrem os antigos 1.3 Multijet foi um pouco ultrapassada, ou seja, o carro está mais elástico abaixo das 2.000 rpm. Mas não deslumbra, um Clio dCi de 85 com 5 passageiros brilha mais que este com apenas duas... Ok, deverá estar pouco rodado (menos de 500 km). Acima desta rotação o motor porta-se decentemente mas uma vez mais noto falta de cilindrada. Salva-se contudo o escalonamento da caixa.

                                A direcção é agradável, precisa e comunicativa (se bem que algo limitado neste aspecto como sucede a qualquer DA eléctrica.). O volante tem uma excelente pega e tem a medida exacta.

                                Belo trabalho ao nível da insonorização e controlo das vibrações. Apenas a velocidades acima dos 70 km/h se começam a ouvir os turbilhões provocados pelos retrovisores...

                                Comportamento:

                                Estável em recta e mostra alguma agilidade em curva. Infelizmente não me livrei de uma atravessadela numa curva. Fê-lo mais cedo que o neutral Clio mas o facgto de ter corrigido o erro prontamente não destabilizou o Grande Punto, o que muito me agradou, visto ser fácil comandar a máquina sem a intempestividade das séries anteriores, PORREIRO!

                                Conforto:

                                Suspensão agradável, no entanto nalguns ressaltos ela ainda não mostra a precisão dos Franceses. Não desilude no entanto. Outra boa surpresa, não é ruidosa no seu trabalhar.

                                Má nota para a visibilidade, especialmente a 3/4 para a esquerda. Os dois pilares incomodam e não é pouco, especialmente a curvar. Em cidade pode ser um tanto ou quanto problemático...

                                Resumindo:

                                O salto qualitativo dado pela Fiat foi enorme, do anterior para este Grande Punto. Bem maior que o dado pelo Clio.
                                No entanto, não creio que isso chegue para destabilizar o conjunto harmonioso que é o Clio III.

                                Há no entanto algo que poderá fazer muita mossa...

                                Um preço canhão de lançamento de 19.950 €, já com AC manual, jantes liga leve, farois de nevoeiro e pintura metalizada... Isto para a versão Emotion, entre outros equipamentos de série (preocupem-se vós com isso...)

                                Outra coisa, diferença da versão de 75 para a de 90 é irrisória...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente colocado por Tiago Leal

                                  Quatro mil contos por um utilitário 1300 a diesel? Não acho grande preço.......

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente colocado por DêCêIi

                                    Pois... a concorrência passa muitas das vezes e bem os 20.000... E estava a falar da versão de 90 cv, ou seja, novidade absoluta na Fiat...

                                    Agradece ao teu Estado...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente colocado por Sportboy

                                      Pelo que li, exceptuando alguns detalhes, todos que fizeram o test gostaram do novo Punto. Isto me anima mais ainda, pois é bom saber que a Fiat está encontrando seu caminho. Só espero que~este Punto não demore a ser lançado no Brasil, pois tenho certeza, provocará grande agitação no segmento dos utilitários.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente colocado por Tiago Leal

                                        Eu sei que o Estado "rouba um bocadinho" :D:D

                                        Cada vez mais acho que fiz bom negócio com o Jazz: 13505 € (sem AC, jantes liga leve nem farois de nevoeiro)! Gasta pouco, tem espaço e chega bem para o que preciso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente colocado por NiGhTb0y

                                          o AC é que para mim é essencial...


                                          Tenho de ir ver esse punto, a ver se os interiores são tão feios ao vivo como nas fotos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente colocado por Tiago Leal

                                            O que me disseram na Honda é que o meu carro tem pré-instalação de AC. Se mais tarde quizer pôr é fácil e custa 1100€ em vez dos 1000€ que pagaria se já o tivesse...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente colocado por Nitrofurano

                                              Do que li, duas coisas me saltam à vista: motor pouco elástico e visibilidade.

                                              Nunca conduzi um MJET mas dos relatos que oiço, lembro-me do meu antigo Passat TDI 115cv: morto das 1800rpm para baixo e vivaço daí para cima. Em estrada pouco se nota, mas em cidade, era algo desesperante a falta de elasticidade e linearidade. É um dos pontos positivos no dCi de 80cv (embora seja um motor inexistente onde outros Diesel ainda respiram em altas).

                                              E quanto à visibilidade, muito me tem apoquentado o facto de o estilo estar acima de factores como a praticalidade do veículo. Quando entrei no novo C4 incomodou-me o pilar A quase horizantal e cortando-me grande ângulo de visão. Este é um exemplo, e o novo Punto parece ser outro.

                                              Estes são dois factores quanto a mim muito importantes num utilitário.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente colocado por RAD

                                                Agora sou eu:

                                                Interior
                                                Design - mais interessante ao vivo do que nas fotos; três opções de côr para cada nível de equipamento (azul, laranja ou "champagne" no Dynamic), o que torna os bancos e o tablier alegres QB
                                                Materiais - rijos, mas aparentemente resistentes
                                                Montagem - folgas pontuais e aleatórias (num dos 3p expostos, o plástico do pilar B abanava quando pressionado; no meu Clio acontece o mesmo, e não é por aí que há ruídos)
                                                Ergonomia - as manetes estão um pouco altas demais; volante de boa pega e dimensões correctas, regulável em altura e profundidade; estou para ver se o sistema em "meia-lua" compensa a inexistência da regulação em altura dos cintos :S
                                                Espaço - bom aproveitamento dos 4 metros: um passageiro de 1m82 (eu) mal toca com os joelhos no banco do condutor, mesmo que este tenha 1m90 (o meu amigo)
                                                Acesso atrás (3 portas) - tão amplo quanto possível; ambos os bancos da frente têm memória
                                                Bagageira - não recuperou a liderança perdida para o Jazz; é aproximadamente do mesmo volume da anterior, não tão funda mas mais comprida (logo, talvez mais "aproveitável" do que até aqui)
                                                Equipamento - não tem os gadgets da moda (como o arranque sem chave) e só a versão Emotion tem AC de série (cerca de 850 € no Dynamic); pack JLL + FN + volante e alavanca da caixa em pele ronda os 400 €; vidros eléctricos atrás 180

                                                Em andamento
                                                Conforto - a circulação em piso irregular é "sólida"
                                                Travagem - potente e incisiva
                                                1.2 65 cv - pensei que seria submotorizado face ao peso, mas pareceu-me suficiente para motor de entrada da gama
                                                1.3 Multijet 75 cv - mais suave (menos "pontapé-nas-costas") do que o 70 cv; aguentou a 5ª a 100 km/h na subida dos Cabos Ávila, com 4 homens a bordo
                                                Comportamento - nem eu nem os outros test-drivers fomos aos limites, mas pareceu-me que evoluiu bastante face ao modelo anterior, chegando-se à concorrência (o facto de ser menos "vertical" é uma ajuda).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente colocado por nfh

                                                  citação:Originalmente colocada por DêCêIi
                                                  Pois... a concorrência passa muitas das vezes e bem os 20.000... E estava a falar da versão de 90 cv, ou seja, novidade absoluta na Fiat...

                                                  Agradece ao teu Estado...
                                                  Aí se calhar nem é tanto a martelada do IA que influencia, visto tratar-se dum automóvel de baixa cilindrada... é como tudo, mais equipamento, mais espaço, mais carro, tem que vir a um preço.

                                                  Eu vi um Grande Punto no stand ainda na semana passada. Tive um Punto comercial de 1995 a 2001 ou 2002, e esta nova versão convenceu-me pelo menos parada. Embora eu ache que o novo Clio esteja também muito interessante, parece-me que o GPunto é um produto superior, se conseguirmos por de parte os preconceitos (que eu também tenho) face à Fiat.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente colocado por RAD

                                                    O meu amigo pediu ao vendedor para lhe "mailar" preços para o Multijet 90 cv, versões Dynamic e Emotion, com respectivos opcionais. Ao que parece, jantes de 17" só no Pack Need For Speed (também com saias laterais e aileron, por 600€). Alguém arranja fotos? Será isto?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente colocado por worldtiki

                                                      Pack Need for Speed.............600,00 €

                                                      - Mini Saias Laterais
                                                      - Spoiler
                                                      - Farois de Nevoeiro
                                                      - Volante e Manete Velocidades em Pele
                                                      - Jante 17"
                                                      - Ponteira Escape Cromada


                                                      retirado de outro tópico.

                                                      Esse da imagem tem também tecto panorâmico...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente colocado por Luis Capelo

                                                        pack "need for speed"?? que tristeza

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente colocado por Unreal

                                                          Que raio de nome...Se ainda fosse kit sport ao algo parecido...
                                                          Se tivermos sorte ainda dão uma consola mais o jogo :D

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Então Bolide, fizeste ***** ? LOL :D

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X