O tópico original colocado pelo Braz foi acidentalmente apagado, será aqui "reconstruido" na medida do possivel
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Originalmente colocado por Braz
A saga continua...
Hoje, dia de lançamento do mais badalado utilitário no mercado português, fui então tomar conhecimento com o veículo.
Apesar de já ter estado ao pé de um Punto, Dezembro passado, na Suíça, simplesmente pude ver ao vivo as suas linhas exteriores e interiores (através do vidro...) de um modelo que estava parado em frente a um stand.
Depois de, durante alguns dias a ver somente o pára-choques dianteiro nas montras dos stand's em Portugal, pude vê-lo na sua totalidade e até apalpar!
Relativamente à estética, já muito foi falado, por isso não vou perder mais tempo com isso. Vou passar imadiatamente ao interior, que foi exactamente isso que fiz no stand. Versão Dynamic, com interior Denim preto e pintura Azul New Orleans. A combinação de cores acenta lindamente! Sento-me e aí, os meus dedos tomam conta da situação! Plástico duro, por quanto é sítio... Mas, sólido, muito bem montado e sem as famosas rebarbas!! Alto!! Um defeito... A montagem do rádio estava uma desgraça... do lado esquerdo estava muito saliente e do direito, muito "para dentro". Tudo o resto me pareceu óptimo. Os bancos, tinham um tecido estranho. Parecia um misto de tecido com plástico. Nem sei explicar. Deduzi, pelo aspecto, que tinha como vantagem o facto de se poder lavar com facilidade, não sei... A mala, para a abrir, ou se tem a chave connosco, ou antes de sairmos do carro, convém não esquecer de carregar num botão. É que não tem puxador! (E se a bateria falha...?) O fechar das portas revela uma enorme robustez.
Fui convidado a fazer um Test-drive, ao 1.2. Perguntei se não era possível fazer ao Multijet, pois ainda não conhecia esse motor. Fui então, no Multijet 75cv. Mesma côr e mesma versão que o do interior do stand, apenas a diferença de ser 3portas. Primira sensação: parece que vou dentro de um monovolume. O pára-brisas termina aliiiii ao fundo! O retrovisor também fica bem lá há frente!!! Os 4metros de Punto, serviram mesmo para alguma coisa, pois parece que tenho mais espaço que na Astra do meu pai. Depois de regular tudo verifiquei que a manete da caixa está no sítio certo, os comandos da ventilação, rádio, retrovisores, vidros, tudo ali "ao lado".
Ligo o motor. Mas... não vibra...!? É mesmo o Diesel, perguntei eu! Pois, é mesmo... Até voltei a ligar mais uma vez o motor! Fiz então um percurso do mais variado que pude. Cidade, subidas, AE, curvas, bom piso, mau piso, arranques... etc. O motor abaixo das 1800rpm's (sensivelmente), parece que não existe. O motor tem a força certa para cidade, mas temos de estar atentos ao conta rpm's para não baixar demasiado, senão podemos ser traídos pela falta de força num cruzamento, por exemplo. Em AE, tem uma boa desenvoltura até aos 140km/h. A partir daí, já começa a estar limitado (3 pessoas a bordo). Pelo menos nas subidas mantém a velocidade, menos mal. Em arranque, estamos limitados nas rotações. Só funciona entre as 2000 e as 4000rpm's. Ainda por cima, o conta rpm's não tem redline, então somos obrigado a olhar com muita atenção. Sobretudo eu, que não estou habituado aos Diesel, ver um carro a "morrer" logo a seguir às 4000 surpreende. Felizmente, a caixa é curta e o manuseamento rápido o suficiente, pois é preciso trocá-las com alguma frequência e rapidez. A suspensão é dura, sem ser desconfortável. A curvar, é mesmo um mimo!! Mesmo em piso cheio de "buracada" a suspensão acompanha sempre o piso. Piso irregular: um ruído parasita lá atrás. Ao chegar ao stand, verificamos que era um defeito na chapeleira.
A estacionar, a função City é mais um mimo daquele carro! Ou melhor, da Fiat. Os espelhos (tão criticados) são fabulosos pela enorme área abrangente. As manetes do pisca e limpa-vidros estão um pouco altas demais. Ah! a amplitude de regulação do volante também me pareceu limitada, pois eu com fiquei com as pernas muito juntas do volante (que tinha uma pega fabulosa!!).
Resumindo, no geral está um Grande carro. Tem muitos aspectos que poderiam ser realmente melhorados, mas estão num nível muitíssimo bom.
Uma sugestão para a Fiat: Eh pá, pintem-me um redline no conta rpm's...
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Originalmente colocado por Braz
A saga continua...
Hoje, dia de lançamento do mais badalado utilitário no mercado português, fui então tomar conhecimento com o veículo.
Apesar de já ter estado ao pé de um Punto, Dezembro passado, na Suíça, simplesmente pude ver ao vivo as suas linhas exteriores e interiores (através do vidro...) de um modelo que estava parado em frente a um stand.
Depois de, durante alguns dias a ver somente o pára-choques dianteiro nas montras dos stand's em Portugal, pude vê-lo na sua totalidade e até apalpar!
Relativamente à estética, já muito foi falado, por isso não vou perder mais tempo com isso. Vou passar imadiatamente ao interior, que foi exactamente isso que fiz no stand. Versão Dynamic, com interior Denim preto e pintura Azul New Orleans. A combinação de cores acenta lindamente! Sento-me e aí, os meus dedos tomam conta da situação! Plástico duro, por quanto é sítio... Mas, sólido, muito bem montado e sem as famosas rebarbas!! Alto!! Um defeito... A montagem do rádio estava uma desgraça... do lado esquerdo estava muito saliente e do direito, muito "para dentro". Tudo o resto me pareceu óptimo. Os bancos, tinham um tecido estranho. Parecia um misto de tecido com plástico. Nem sei explicar. Deduzi, pelo aspecto, que tinha como vantagem o facto de se poder lavar com facilidade, não sei... A mala, para a abrir, ou se tem a chave connosco, ou antes de sairmos do carro, convém não esquecer de carregar num botão. É que não tem puxador! (E se a bateria falha...?) O fechar das portas revela uma enorme robustez.
Fui convidado a fazer um Test-drive, ao 1.2. Perguntei se não era possível fazer ao Multijet, pois ainda não conhecia esse motor. Fui então, no Multijet 75cv. Mesma côr e mesma versão que o do interior do stand, apenas a diferença de ser 3portas. Primira sensação: parece que vou dentro de um monovolume. O pára-brisas termina aliiiii ao fundo! O retrovisor também fica bem lá há frente!!! Os 4metros de Punto, serviram mesmo para alguma coisa, pois parece que tenho mais espaço que na Astra do meu pai. Depois de regular tudo verifiquei que a manete da caixa está no sítio certo, os comandos da ventilação, rádio, retrovisores, vidros, tudo ali "ao lado".
Ligo o motor. Mas... não vibra...!? É mesmo o Diesel, perguntei eu! Pois, é mesmo... Até voltei a ligar mais uma vez o motor! Fiz então um percurso do mais variado que pude. Cidade, subidas, AE, curvas, bom piso, mau piso, arranques... etc. O motor abaixo das 1800rpm's (sensivelmente), parece que não existe. O motor tem a força certa para cidade, mas temos de estar atentos ao conta rpm's para não baixar demasiado, senão podemos ser traídos pela falta de força num cruzamento, por exemplo. Em AE, tem uma boa desenvoltura até aos 140km/h. A partir daí, já começa a estar limitado (3 pessoas a bordo). Pelo menos nas subidas mantém a velocidade, menos mal. Em arranque, estamos limitados nas rotações. Só funciona entre as 2000 e as 4000rpm's. Ainda por cima, o conta rpm's não tem redline, então somos obrigado a olhar com muita atenção. Sobretudo eu, que não estou habituado aos Diesel, ver um carro a "morrer" logo a seguir às 4000 surpreende. Felizmente, a caixa é curta e o manuseamento rápido o suficiente, pois é preciso trocá-las com alguma frequência e rapidez. A suspensão é dura, sem ser desconfortável. A curvar, é mesmo um mimo!! Mesmo em piso cheio de "buracada" a suspensão acompanha sempre o piso. Piso irregular: um ruído parasita lá atrás. Ao chegar ao stand, verificamos que era um defeito na chapeleira.
A estacionar, a função City é mais um mimo daquele carro! Ou melhor, da Fiat. Os espelhos (tão criticados) são fabulosos pela enorme área abrangente. As manetes do pisca e limpa-vidros estão um pouco altas demais. Ah! a amplitude de regulação do volante também me pareceu limitada, pois eu com fiquei com as pernas muito juntas do volante (que tinha uma pega fabulosa!!).
Resumindo, no geral está um Grande carro. Tem muitos aspectos que poderiam ser realmente melhorados, mas estão num nível muitíssimo bom.
Uma sugestão para a Fiat: Eh pá, pintem-me um redline no conta rpm's...
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