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O que sabem sobre o comportamento do vosso carro?

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    O que sabem sobre o comportamento do vosso carro?

    Viva!

    Ja andava para abrir este topico ha algum tempo...

    Gostava de saber o quao voces sabem sobre o comportamento do vosso carro. Pode parecer que nao, mas e' importantissimo sabermos como ele reage caso tenhamos de fazer um desvio de emergencia, umas travagem em curva, ou outra situacao que provoque o desequilibrio do carro. Quem nao conhecer piora as probabilidades de fazer o movimento correcto em caso de emergencia, e aumentando as probabilidades de acidente.

    Criei entao uma poll, em que quanto maior o numero maior o vosso conhecimento do carro.

    Assim sendo, quem escolher 1 ou similares nunca viu o que acontecia caso faca uma manobra brusca, nunca desligou os controles electronicos (caso os haja) para ver as diferencas... etc
    Quem escolher 10 conhece o comportamento do seu carro na perfeicao.

    Falando do meu caso, quando tinha o corsa posso dar uma nota 9. E so nao dou 10 porque acho que ninguem tem conhecimento total das reaccoes do carro.

    Eu testei o carro em variadissimas situacoes. Sei como ele se comporta se fizer uma guinada brusca(com ou sem lift off) ate 100km/h.

    Sei o que acontece se se puxar o travao de mao ate 50km/h, e sei com alguma exactidao quais sao os limites de aderencia do carro, a velocidades diferentes.

    Isto permitiu-me reagir a varias situacoes de emergencia com bastante calma, evitando algumas situacoes que poderiam ser bastante perigosas caso nao soubesse quais as reaccoes do carro.

    E voces, ate que ponto conhecem o comportamento dos vossos carros?

    #2
    No caso do 19, conheço-o bastante bem, até porque é um carro com reacções muito previsíveis e um dos mais fáceis de controlar que já conheci.
    Tem uma traseira muito dificil de desaquilibrar, nem mesmo recorrendo a travagens bruscas.
    Obviamente, é subvirador, mas basta levantar o pé para que volte ao lugar.
    Por tudo isto, nunca apanhei cagaços com este chaço. E posso dizer que quando tirei a carta, há uns anos, abusava demais.

    Com o Barchetta já é preciso algum cuidado. Levantar o pé bruscamente em situações de obstáculo em curva, é ver a traseira a passar-nos ao lado. Numa situação destas, há que levantar o pé com cuidado e controlá-lo com a direcção. E já nem falo em travar a meio de uma curva. Aí, ui, ui.:D

    Comentário


      #3
      Eu agora com o E46 320d tambem tenho feito os meus testes...

      Ando quase sempre com o controle de traccao desligado, para ver se o rwd e' perigoso:D, e a conclusao e' que para aquela cavalagem so em piso molhado e tendo um tijolo no acelerador e' que aquilo consegue ser minimamente perigoso.

      De resto... e' um carro que reage mais as transferencias de massa, conseguindo dar para umas ligeiras derivas de traseira com o balanceamento do carro. No entanto tudo se passa com grande serenidade e docilidade.

      O chassis e' dos bons.[8D]

      Comentário


        #4
        a reacção do carro não está dependente apeans do carro e do condutor, mas sim também dos restantes elementos exteriores. tipo de piso, condições do piso, condições climatéricas, etc.
        esses elementos externos já elevam em muito as diferentes reacções que o carro pode ter. se forem conjugados então as diferentes reacções que o carro pode ter crescem exponencialmente.
        pode-se dizer que se conhece a reacção em determinadas condições. Mas não se pode dizer que aquela é a reacção do carro. será, como disse, naquelas exactas condições.

        Comentário


          #5
          so conheci verdadeiramente o meu carro em 2 ou 3 situacoes de alto perigo em k o carro se agarrou a estrada nem sei como. se fosse o meu antigo,... ai ai

          Comentário


            #6
            Definitivamente não conheço o Megane II em mais do que 6.
            Em condições controladas sei bem como reage, mas em situações imprevisíveis como não sou grande piloto admito não saber controlar o carro a 100%.
            Ainda hoje, a caminho de Guimarães pela estrada nacional, na zona de montanha, com as baixas temperaturas que se fazia sentir, devo ter apanhado gelo na estrada que a certa altura na curva deixei de sentir o carro, chego o pé ao travão e aí lembrei-me que era uma grande asneira quando o carro começa a fugir de trás, seguem-se uns momentos de pânico quando dou conta que estão aqueles senhores de colete a limpar a berma da estrada e devem ter reparado que o carro ia meio desiquilibrado no sentido deles, entretanto nem acelerei nem travei, limitei-me a não dar nenhuma guinada brusca no volante (não sou propriamente o mestre do drift) e entretanto os pneus Continental lá agarram e safei-me de um despiste sem saber ler nem escrever...
            Foi pouco antes da zona do despiste de um Corolla relatado pelo Stratos quando era user aqui no forum, que depois queria ver se reunia fundos para comprar um chasso para o senhor que tinha sofrido o acidente, lembram-se? Volta e meia há despistes naquela zona...

            Cumprimentos

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              #7
              Não tenho por hábito provocar só para experimentar, mas à medida que as situações vão acontecendo vou aprendendo.

              O meu Fiesta à chuva upa upa, é preciso ter unhas para aquela traseira a sair na entrada e a falta de tracção da frente à saída das curvas. Sem dúvida um bom treino.

              Em travagens de emergência a velocidades de AE a traseira dá também um ar da sua graça é preciso ter pulso firme. Agora em estrada encadeada com piso seco, os 760Kg e a curta distância entre eixos fazem maravilhas.

              O EK não conheço tão bem, mas é certamente muito mais progressivo, a traseira roda mas não em excesso. À chuva, uma paz de espiríto e extremamente rápido (benditos F1).

              Comentário


                #8
                Nos carros que conduzo habitualmente:

                Volvo 850 R - 9
                Volvo V50 1.6D - 8
                Jeep Grand Cherokee 3.1 TD - 8
                Seat Ibiza 1.9 SDI(comercial) - 6 (este é complicado agarrar a traseira de forma segura,mt pouco progressivo...)

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                  #9
                  conheço o suficiente para n me espetar! :D

                  nao, mas ás vezes desligo o ESP, sobretudo em piso molhado para ver até onde o consigo levar... e apesar de umas atravesssadelas nas rotundas nunca fiquei virado para o sentido contrario!

                  Diria que conheço bem o carro até uma certa velocidade... daí para cima n me atrevo a fazer brincadeiras!

                  EDIT: o que o AF147 disse é bem verdade... os limites do carro em situaçoes normais sao diferentes das situaçoes de emergencia!

                  Comentário


                    #10
                    Talvez 8 porque não estou com grandes maluquisses com ele, mas com o Civic conheço uns 9,5 á vontade, pois é um carro que se percebe logo bem o que ele quer, ou seja, curvar que nem um desgraçado!

                    Comentário


                      #11
                      É só heróis!


                      A estrada está cheia de Fitipaldis e Fangios!

                      Comentário


                        #12
                        Tópico interessante !

                        tenho que me lembrar de votar neste Sr. para Moderador:

                        - Tem bons conhecimentos
                        - Tem uma excelente postura no fórum
                        - É activo e fala de temas com interesse

                        Corsa 1200 Sport e Dio à Moderação :D

                        Comentário


                          #13
                          Escolhi 8, até agora as situações de susto que apanhei com o carro foi a chuva devido aos belos [xx(] pneus que tem.

                          Começa a frente a fugir, nao travo, tento controlar com a direcção, a frente agarra, a traseira solta mas muito facil de controlar.

                          Em situaçoes de emergência sempre (e felizmente) se comportou de forma segura e já comigo a espera da dita reacção.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por dr_tuborg

                            É só heróis!


                            A estrada está cheia de Fitipaldis e Fangios!
                            Acho q estás a confundir as coisas. Uma coisa é saber controlar o carro em caso de manobra de emergência, outra é conduzir à estúpida pensando q somos pilotos de rally.

                            Também posso afirmar q conheço muito bem o meu carro, não só pq fiz o máximo para conhecer as reacções, puxando-o em áreas completamente livres (a zona industrial aqui da zona tem uma área enorme de lotes ainda por vender mas com estrada já alcatroada, impecável para um gajo ir lá fazer umas traquinices) mas também pq já me vi em algumas situações bem complicadas, inclusivé em molhado, e tirando o susto, o carro respondeu exactamente como eu esperava aos meus comandos, conseguindo-o meter de novo "nos eixos".

                            Curiosamente os únicos toques q já dei foi tudo em cidade abaixo dos 30 :D

                            Comentário


                              #15
                              dos carros que costumo andar( MG TF meu e 320d da minha mae, o meu pai nao me deixa andar no dele(também não queria )) posso dizer que o 320d é muito muito previsivel podendo abusar um bocado mesmo com o controlo de tracçãod desligado, pois o carro tem reacções muito previsiveis e quando ultrapassa os limites ele vai ao sitio com muita facilidade.....com o MG TF já é preciso mais respeitinho...(já fiquei virado em sentido contrário 2 vezes sem ter pedido para isso) o que vos posso dizer é que também se faz as habilidades no TF(aliás, neste são muito mais emocionantes) mas exige um maior conhecimento do carro...eu posso dizer que já o conheço mas até chegar aí passei por muitos sustos e isso ainda dá mais aquela ligação homem/máquina...no 320d trava-se conhecimento com o carro instantaneamente....outra coisa o TF não tem controlo de tracção nem de estabilidade por isso no Inverno enquanto no 320d anda-se com aquilo ligado e não se passa nada no TF tudo o que sejam curvas é carregar no pedal direito com contenção(ou não ehehe)

                              Comentário


                                #16
                                Para o que já fiz com o carro, posso dizer que se não é 10 anda lá muito próximo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu infelizmente n conheço mto bem os limites do meu carro. Pq não gosto de o levar ao limite em estradas publicas.. E tb pq tenho os eagle F1 nas lonas.. Posso dizer q a direcção é mto leve e pouco transmissiva (no bravo), no Alfa é (era) mto boa neste aspecto. No audi posso dizer q os limites estão para lá do limite das minhas "cuecas". Por estas razões votei 7.

                                  Comentário


                                    #18
                                    comporta-se bem obrigado
                                    não faz barulho nem xixi na cama

                                    agora a serio
                                    o meu é prejudicado pelos pneus de bicicleta senão era muito bom

                                    MAZDA RULEZ

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não sou acelera e como tal, dentro do normal conheço o magano ao nível do 8

                                      Situações complicadas não faço ideia porquwe felizmente nunca passei por nenhuma, portanto em situações extremas...nível 1

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bem, eu votei 7

                                        Carro: Golf IV 1.4 (75 cv) = Com pneus 205 em jante 16 polegadas dá logo para perceber que está mais colado ao chão do que outra coisa, pois com os seus míseros 75 cavalos não dá para sequer fazer brincadeiras e/ou compensar alguma coisa com o pedal da direita!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Neste momento deve rondar os 7 mas já foi 8/9

                                          Digo neste momento, pois levou amortecedores novos á frente e pneus novos atrás:D

                                          E ainda só fiz uns 700 Km

                                          Mas até agora só me pregou um susto uma vez, com a suspensão antiga, sub virou numa curva e fiquei a ver a minha vida a andar pra trás [xx(]

                                          Ainda hoje me surpreendeu pela positiva, numa curva a traseira agarrou melhor do que eu pensei :D

                                          Comentário


                                            #22

                                            citação:O que sabem sobre o comportamento do vosso carro?
                                            Tento acompanhar o mais possivel o comportamento dele, tanto em casa como fora de casa

                                            Tento incutir uma educação que não me deixe ficar seja qual for a situação, como soi dizer-se com as calças na mão

                                            Uma reciclagem meia volta ou volta e meia, tambem não me abstenho de lhe ministrar, no entanto ás vezes tem comportamento alérgicos a certas "coisas" que circulam pelas nossas estradas

                                            Resumindo, tudo o que seja roçar a normalidade sei onde ando sentado, tudo o que sejam imprevistos/emergências, peço a uma força divina para que nada aconteça

                                            Comentário


                                              #23
                                              Folgo em saber que a maioria conhece bem o carro que conduz, eu votei no 5 [8)]

                                              Saudações e bons kms a todos

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por dr_tuborg

                                                É só heróis!


                                                A estrada está cheia de Fitipaldis e Fangios!
                                                Atão não tá ? é só gente que não precisa de ESP para nada.... até dizem que qualquer pessoa com o mínimo de experiência consege controlar perfeitamente um RS4 ....:D:D

                                                é só Corredores profissinais aqui pelo fórum[8D]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Diamondplus

                                                  Bem, eu votei 7

                                                  Carro: Golf IV 1.4 (75 cv) = Com pneus 205 em jante 16 polegadas dá logo para perceber que está mais colado ao chão do que outra coisa, pois com os seus míseros 75 cavalos não dá para sequer fazer brincadeiras e/ou compensar alguma coisa com o pedal da direita!
                                                  O xsara cá de casa era 1.5D e também não dava para explorar totalmente as suas capacidades de chassis [8D]
                                                  Olha que pneus 185 no Golf 1.4 chegam e sobram...e ainda poupas nos consumos não sei é se o chassis do golf permite tal coisa..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tal como eu previa, ha muita gente que nao faz ideia do que acontece se tiverem de dar uma guinada de emergencia para se desviarem de um obstaculo, por exemplo.

                                                    Isto, meus senhores, e' menosprezarem a vossa seguranca. Depois venham dizer que e' a velocidade que mata quando nao fazem a minima ideia de como controlar o seu proprio automovel em situacoes de emergencia.

                                                    Quando eu ando com um carro novo a primeira coisa que faco e' ir para um sitio bem largo provocar o carro e ver quais sao as reaccoes dele. Prefiro saber de antemao o que ele tem para me mostrar. Claro que nao da para prever tudo, mas prefiro isso a estar na ignorancia total.

                                                    O meu proximo carro, se tudo correr bem tera um carisma algo mais desportivo que o corsa:D, e mal possa vou a um TD com ele, onde ai posso aprender a vontade como ele se comporta.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport



                                                      Isto, meus senhores, e' menosprezarem a vossa seguranca. Depois venham dizer que e' a velocidade que mata quando nao fazem a minima ideia de como controlar o seu proprio automovel em situacoes de emergencia.
                                                      menosprezar a segurança é pensar que se conhece perfeitamente as reacções do carro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por AF147

                                                        citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport



                                                        Isto, meus senhores, e' menosprezarem a vossa seguranca. Depois venham dizer que e' a velocidade que mata quando nao fazem a minima ideia de como controlar o seu proprio automovel em situacoes de emergencia.
                                                        menosprezar a segurança é pensar que se conhece perfeitamente as reacções do carro.
                                                        Entao o que achas melhor? Conhecer o mais possivel as reaccoes do carro ou ficar na ignorancia?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Em situações de emergencia o tempo de reacção mais a distancia ao objecto é mto pouco pelo q a reacção será mais instintiva q racional. A menos q estejas habituado a reagir de forma adaptada ao teu carro penso q o "habitual" será travar e guinadas mais ou menos fortes. Contudo em situações inesperadas e com algum intervalo espaço-temporal alargado será mais benefico conhecer o carro.

                                                          Se conduzes um corsa C saberás q a traseira é viva principalmente em travagens fortes a altas velocidades e q a direcção é alergica a mudanças repentinas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Só sei que quando travo a fundo, em seco, a traseira salta para a frente.

                                                            Meti 1

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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