Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Baterias: interpretação de sinais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Baterias: interpretação de sinais

    Hoje tive um pequeno percalço com a minha viatura, derivado do facto de a bateria estar completamente descarregada. Abri-a e verifiquei que não tinha água.
    Abasteci todos os tubos e, com a ajuda de outro veículo, liguei o motor sem dificuldade.
    Parece estar óptima e cheia de energia.
    Contudo tenho as minhas reservas, pois, deve ter andado durante bastante tempo sem água.

    O que poderei esperar desta bateria, ainda que o líquido esteja reposto?
    Será conveniente comparar uma nova?
    A bateria tem 3 anos.

    #2
    Se andou sem água... ficou com o ácido muito concentrado e pode ter estragado definitavamente as plaquetas.
    Tens que ver como ela se comporta nos próxios dias. Talvez tenhas apenas encurtado a vida útil.

    Só uma pergunta: Não encheste os tubinhos com água destilada até cima, pois não ?
    É que se o fizeste arranja aí uma seringa e vai retirar o excesso.

    Comentário


      #3
      Recentemente aconteceu-me isso e já se passaram mais uns meses com a mesma bateria ;)

      Mas eu fiz a asneira de encher aquilo de água e o resultado foi que transbordou e a água fica corrosiva... enfim vivendo e aprendendo ;)

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por JPR



        Só uma pergunta: Não encheste os tubinhos com água dedtilada até cima, pois não ?
        Por acaso, num deles, enchi!!!

        Qual é o problema? Glup!

        Comentário


          #5
          Vê o meu post anterior

          Comentário


            #6
            Iuri... com o funcionamento a água vai transbordar da bateria, vai escorrer até à base da bateria e acabar por corroer a chapa do carro.

            EDIT: Também fiz essa asneira no meu carro, há uns anos e corroeu um pouco da chapa de suporta da bateria. Tinha em casa uma tinta anti-ácida e pintei o suporte. Resultado: devo ter o único Rover do mundo com um suporte de bateria em rosa-choque. :D

            Comentário


              #7
              Tens razão, aqui aprende-se muito...
              Ou seja, fiz m....
              Tendo em conta que esta bateria tem um trabalho brutal: accionar a caixa de velocidades e sistema de navegação... é melhor não esperar muito. chuif...

              Mas, já agora, qual o tempo médio de vida de uma bateria?

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por JPR

                Iuri... com o funcionamento a água vai transbordar da bateria, vai escorrer até à base da bateria e acabar por corroer a chapa do carro.
                Ai mãezinha!!!!!!!!

                Comentário


                  #9
                  A mim aconteceu-me exactamente o mesmo. Agora já sei água só até tapar as placas. ;)

                  Comentário


                    #10
                    O tempo médio de uma bateria... 5/6 anos talvez mas depende muito da utilização, dos quilómetetros que circulas por dia. A minha bateria de origem tinha um problema e substituí-a ao fim de 2 anos.

                    A minha bateria actual é de 1998 (ou até de 1997, não me lembro). Já passou o prazo de validade.
                    É daquelas sem marca (ou da marca SPARK). Ainda funciona. Mas tenho que a substituir um dia destes porque, em principio, irá morrer sem aviso: um dia chegarei ao carro e não funcionará.

                    As descargas completas e cargas de uma bateria encurtam a sua vida útil.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Iuri

                      Tens razão, aqui aprende-se muito...
                      Ou seja, fiz m....
                      Tendo em conta que esta bateria tem um trabalho brutal: accionar a caixa de velocidades e sistema de navegação... é melhor não esperar muito. chuif...

                      Mas, já agora, qual o tempo médio de vida de uma bateria?
                      Em termos de duração.... o meu Galant fez 8 anos e ainda tem a bateria de origem.

                      Comentário


                        #12
                        JPR, este objecto, é-te familiar?[}]



                        Pois é, é a base da bateria do meu Rover 400. Nunca enchi o electrólito até acima, mas o excesso de zelo levava a que acrescentasse água destilada todos os anos, uma das vezes em demasia[8)] o que fez com que andasse ali uns tempos a verter para a base da bateria. Uma coisa é certa, a pobre da bateria original durou até Março deste ano (6 anos e 3 meses), e ainda duraria mais, passo a explicar o que se passou no post seguinte.[|)]

                        Em relação à base da bateria, a minha não andou cor-de-rosa, mas andou branca durante uns tempos.[:I]

                        Eis mais umas fotos da recuperação:
                        Depois de bem escovada com o berbequim:



                        Depois de pintada, 2 demãos de primário branco:





                        E por fim levou uma camada de preto, passado uns tempos.[|)]

                        Comentário


                          #13
                          Ora bem, a bateria original, já em meados de 2005 começou a dar sinais estranhos.
                          Curiosamente, a frio, trabalhava sempre impecavelmente, mesmo no pico do Inverno, com disparo imediato. Podia ficar 2-3 semanas sem andar com o carro que ainda assim pegava com disparo muito razoável (bateria com 6 anos!).

                          Pois a quente é que os papeis se invertiam (estranho não é?). Aconteceu-me pela primeira vez em Junho de 2005 num dia anormalmente quente. Fiz uma viagem de autoestrada, parei numa área de serviço para tomar um café, dou à chave e o motor de arranque hesita praí durante 1 segundo até finalmente rodar.. bolas queres ver que estou sem bateria?

                          Durante uns tempos nunca mais sucedeu, até que chega Julho e o calor entra em força. Sempre que tinha o motor quente e desligava o carro por cerca de 10-20 minutos acontecia isto, uma hesitação inicial do motor de arranque (parece que lhe faltava energia) e depois lá ia bem.

                          Entretanto passou o Verão, voltou o frio e as coisas compuseram-se novamente durante os meses. Chega-se a Janeiro, continuava a pegar impecavelmente a frio, mas se fizesse uma viagem, motor quente, desligasse o carro por uns minutos e o tentasse ligar de seguida, praticamente não tinha bateria, chegava a disparar o relé. O problema agravou-se de tal modo que, ainda estando a bateria ainda a funcionar (com este grande "issue") acabei por comprar uma nova, um Tudor Technica que tenho desde então. A velocidade de disparo do motor de arranque multiplicou-se várias vezes, nem dá tempo para tirar a mão da chave.:D

                          É curioso como esta bateria continuava a ter sempre óptima carga mesmo com 6 anos e meio.
                          Agora pergunto eu, porque é que estando "quente" ela começava a falhar? Parece que perdia a carga. A que se deve?

                          Comentário


                            #14
                            É mesmo isso JetBoy :D

                            O meu Rover tem uma "anomalia" de fábrica que faz com que, por vezes, o motor de arranque pare antes de dar a 1ª volta completa. Até as luzes do óleo, bateria, travão de mão ficam fraquinhas, como se faltasse energia. Tenho que insistir e depois roda normalmente.

                            Até parece falta de bateria ou o bendix do motor de arranque que fica preso...

                            Mas é assim desde novo.

                            Quanto à tua bateria ter esse comportamento em tempo quente... realmente é estranho mas não estou a ver causa para isso.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por JPR

                              É mesmo isso JetBoy :D

                              O meu Rover tem uma "anomalia" de fábrica que faz com que, por vezes, o motor de arranque pare antes de dar a 1ª volta completa. Até as luzes do óleo, bateria, travão de mão ficam fraquinhas, como se faltasse energia. Tenho que insistir e depois roda normalmente.

                              Até parece falta de bateria ou o bendix do motor de arranque que fica preso...

                              Mas é assim desde novo.

                              Quanto à tua bateria ter esse comportamento em tempo quente... realmente é estranho mas não estou a ver causa para isso.
                              Mas era exactamente esse o problema do meu, sem tirar nem por!!!

                              De certeza que não é a bateria com pouca amperagem de "disparo"?
                              A minha original tinha apenas 300 e tal Amp e 45Ah o que era manifestamente pouco.
                              O meu começou a fazer isso como contei no post anterior durante o ano passado, tendo voltado ao que era desde que lhe troquei a bateria nova, tem um disparo imediato, ficou novo.[^]

                              Claro que antes de trocar a bateria, já me diziam que era falha do motor de arranque, do bendix, do solenóide, eu sei lá... tretas.[8)] Era apenas falta de disparo inicial da bateria para activar correctamente o motor de arranque.

                              Comentário


                                #16
                                Já agora diz-me uma coisa, ele também prende "a frio" ou apenas nas situações que descrevi para o meu? Ou seja, essencialmente com o motor quente, depois de o desligares e o voltares a ligar passado uns 10-20 minutos?

                                Comentário


                                  #17
                                  JeTBoy... agora que falas nisso... curiosamente parece-me que prende mais a quente (como acontece aleatoriamente é dificil estabelecer um padrão). Mas parece-me que é mais a quente. Quando, por exemplo, vou meter gasolina e volto a colocar o carro a trabalhar 5 minutos depois. Mas não é sempre e também me acontece com o motor frio.

                                  O que é mais curioso é que faz isso sempre que estou com mais pressa.
                                  Este ano mudamos, cá em casa, a 2ª junta de culaça e tirou-se o motor de arranque do sítio. Estive a ver os entalhes do Bendiz mas estavam bons.

                                  Já agora... o teu 400 está espectacular.
                                  Precisava de mandar dar uma lavagem a sério ao meu por dentro (os cinzentos dos estofos começam a ficar marcados, algo acastanhados) mas nem sei bem onde, na zona do Porto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Considera seriamente experimentar outra bateria, nova e com cerca de 420 ou mais Amperes de disparo. Tenho praticamente a certeza que te resolve o problema por completo.

                                    (Comigo era tal e qual, ia meter gasolina e passados uns minutos quando regresssava ao carro, dava à chave os avisadores luminosos até fraquejavam, havia um hiato de 1-2 segundos e depois o motor de arranque disparava normalmente e pegava de imediato).

                                    Em relação à limpeza a fundo, se fosse aqui na zona eu próprio tratava disso, em Lisboa também tenho muitos conhecimentos, já no Porto não estou bem a ver.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Exactamente, JetBoy.
                                      Sinceramente nunca imaginei que fosse isso. Um dia destes quando trocar a minha comprarei uma mais potente.

                                      um abraço britânico.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bom tópico.;)
                                        Isso da água destilada ainda me lembro do código, andam sempre a perguntar isso nos testes...[8D]

                                        Em relação ao acrescento de água nunca meti nas minhas...são blindadas e essas não dão para abrir certo? È que estou a estranhar ali o carro do Iuri que é recente não ter uma dessas.
                                        Claro está, também posso estar a dizer uma grande asneira ( que é o mais certo )...:D[8)]

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Iuri

                                          Hoje tive um pequeno percalço com a minha viatura, derivado do facto de a bateria estar completamente descarregada. Abri-a e verifiquei que não tinha água.
                                          Abasteci todos os tubos e, com a ajuda de outro veículo, liguei o motor sem dificuldade.
                                          Parece estar óptima e cheia de energia.
                                          Contudo tenho as minhas reservas, pois, deve ter andado durante bastante tempo sem água.

                                          O que poderei esperar desta bateria, ainda que o líquido esteja reposto?
                                          Será conveniente comparar uma nova?
                                          A bateria tem 3 anos.
                                          Se as placas ficaram "descobertas", não podes esperar muito!
                                          As placas devem estar sempre mergulhadas no electrolíto, caso contrario, a bateria perde capacidade e pode não ser possivel voltar a carrega-la!

                                          Se a conseguis-te carregar, então não deve estar muito má, mas a sua duração deve ter diminuido.;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Speedy

                                            Bom tópico.;)
                                            Isso da água destilada ainda me lembro do código, andam sempre a perguntar isso nos testes...[8D]

                                            Em relação ao acrescento de água nunca meti nas minhas...são blindadas e essas não dão para abrir certo? È que estou a estranhar ali o carro do Iuri que é recente não ter uma dessas.
                                            Claro está, também posso estar a dizer uma grande asneira ( que é o mais certo )...:D[8)]
                                            Tocas numa questão pertinente.
                                            Eu também pensei o mesmo. O facto é que mal vi os parafusos em forma de + desatarrachei-os e espreitei para o poço seco.
                                            Também pensei que tinha uma bateria, como dizem, SEM MANUTENÇÃO, mas parece que não.
                                            Já agora, alguém sabe a diferença?


                                            Entretanto, ontem à noite fui dar uma ganda volta, a ver se carregava a bateria. Mas parece-me que não, pois, bastaram 2 horas parado para precisar de ajuda...
                                            O problema no meu carro é que, quando se dá à chave, liga automaticamente o sistema telemático e activa a caixa de velocidades, o que representa um esforço brutal para a bateria, considerando que, ao mesmo tempo, acciona o motor de arranque.
                                            Estou convencido de que preciso comprar uma nova.
                                            Aceito recomendações de marcas, para uma bateria muito boa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já agora aproveito o tópico para uma questão

                                              O que as baterias sem manutenção têm a mais (ou a menos) para o nível electrólito não baixar?

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Nafs

                                                Já agora aproveito o tópico para uma questão

                                                O que as baterias sem manutenção têm a mais (ou a menos) para o nível electrólito não baixar?
                                                Eu tenho ideia que o nível de electrólito baixa igualmente, como nas restantes.
                                                (Por isso é que elas geralmente duram menos e deixam de gerar carga de um dia para o outro :D)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Iuri, se o modelo do carro está certo, são estas duas!

                                                  N° artigo - Linha de produto - Tensão (V)- Capacidade (AH) - Arranque en frio EN (A)
                                                  560 170 064 3172 - BLUE dynamic HP - 12 - 60 - 640
                                                  562 019 048 3172 - BLUE dynamic - 12 - 62 - 480

                                                  http://www.pt.varta-automotive.com

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Iuri

                                                    citação:Originalmente colocada por Speedy

                                                    Em relação ao acrescento de água nunca meti nas minhas...são blindadas e essas não dão para abrir certo? È que estou a estranhar ali o carro do Iuri que é recente não ter uma dessas.
                                                    Claro está, também posso estar a dizer uma grande asneira ( que é o mais certo )...:D[8)]
                                                    Tocas numa questão pertinente.
                                                    Eu também pensei o mesmo. O facto é que mal vi os parafusos em forma de + desatarrachei-os e espreitei para o poço seco.
                                                    Também pensei que tinha uma bateria, como dizem, SEM MANUTENÇÃO, mas parece que não.
                                                    Já agora, alguém sabe a diferença? [...]

                                                    A minha também tem lá esses parafusos em forma de +...sendo assim estou espantado, não sabia mesmo disso. Vou ver a minha ainda hoje!
                                                    É que a de origem durou 5 anos, também era blindada e quando recebi o carro, precisamente com 5 anos, uns meses depois tive que o empurrar...se soubesse secalhar tinha dado para fazer a manutenção dela.[8)]

                                                    Depois comprei à pressa uma num Station Marché da marca Ecauto ( é a mrca deles ), eram as únicas que lá haviam. Está lá à dois anos e ainda nunca lhe toquei.

                                                    Não há o perigo de um gajo abrir aquilo e rebentar tudo pois não?[8D] Vou ver melhor isso hoje e decerto que venho aqui perguntar mais qualquer coisa. Desta é que não sabia.[:0]



                                                    EDIT: Estive à pouco a ver a bateria mas não mexi em nada...ela tem 6 tampinhas lá com o "+", o melhor é não mexer em nada secalhar...[|)]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ainda há pouco voltei a abrir a minha, só para verificar o nível da água.



                                                      Não há qualquer problema em desatarrachar. Nada explodiu ou verteu.

                                                      A água está no nível certo: nem muito abaixo, nem muito acima.
                                                      Como amanhã não preciso do carro, vamos ver se na quarta-feira me vai pegar... à cautela, desliguei um borne.

                                                      Relativamente à indicação da marca VARTA, estive no site indicado e, com efeito, são esses dois modelos os indicados para o meu carro.
                                                      Agora não percebo qual a diferença entre eles, ou qual o melhor.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Iuri

                                                        Ainda há pouco voltei a abrir a minha, só para verificar o nível da água.
                                                        Não há qualquer problema em desatarrachar. Nada explodiu ou verteu.

                                                        A água está no nível certo: nem muito abaixo, nem muito acima.
                                                        Como amanhã não preciso do carro, vamos ver se na quarta-feira me vai pegar... à cautela, desliguei um borne.

                                                        Relativamente à indicação da marca VARTA, estive no site indicado e, com efeito, são esses dois modelos os indicados para o meu carro.
                                                        Agora não percebo qual a diferença entre eles, ou qual o melhor.
                                                        olha lá, a tua nao tem aquele visor que teoricamente devia dar para ver o estado da bateria?
                                                        a minha supostamente tem isso mas nunca atinei com aquilo e nao sei como se controla isso.

                                                        de qualquer das maneiras devo dizer que já se descarregou 1 ou 2 vezes e depois de a pôr a funcionar nao acusa nada estranho e até hoje continua a ser a mesma.
                                                        Uma coisa curiosa e que podes verificar é que o meu tava com um dos bornes ligeiramente frouxo (se o mexesse com a mao rodava um bocado) e isso aparentemente provocava um mau contacto que ia descarregando a bateria. Parece estupidez porque aquilo estava apertado nao saí do sítio nem nada mas o certo é que depois de lhe dar um aperto (meia volta no parafuso) nunca mais se descarregou.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Iuri, a diferênça é que uma tem mais capacidade de arrangar com mais facilidade (A), mas a outra tem mais capacidade de carga numa hora (AH).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Speedy

                                                            Não há o perigo de um gajo abrir aquilo e rebentar tudo pois não? [8D]
                                                            Rebentar não rebenta, mas utiliza apenas água destilada, de forma a cobrir apenas as placas e não muito mais acima que as placas.

                                                            TEM ATENÇÃO PARA NÃO TE SALPICAR ELECTRÓLITO PARA OS OLHOS QUANDO DEITARES A ÁGUA DESTILADA (deitar isso devagarinho e apenas se for mesmo necessário).

                                                            Depois volta a apertar bem as 6 tampinhas para a "água" não sair.

                                                            Limpar os restos de água com um papel ou pano e não meter lá as mãos, por via das dúvidas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X