Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mazda 5 - Toyota Prius - idecisão...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mazda 5 - Toyota Prius - idecisão...

    Antes de mais, uns cumprimentos natalícios para os utilizadores do fórum.

    Sei que o tópico parece um pouco estranho mas é verdade.
    Não tendo apreço por nenhuma viatura em particular, preciso de um carrito para substituir o meu Pajero de 93 com 250000Kms.
    Tendo andado a ver alguns carros da praça e após ter feito uma análise, acho o Toyota Prius um carro interessante e já quase fiz negócio. No outro dia fui ver a Mazda 5, e a verdade é que é bastante carro para o dinheiro que custa (principalmente com o motor que tem). Ambos ficam ao mesmo preço (Mazda 5 Sport - 30500€ com tudo aquilo que já se discutiu aqui nos fórums, Toyota Prius High Pack - 30250€ a versão mais equipada com GPS, câmara traseira etc etc...).
    Sei que são conceitos diferentes e que ambos não têm nada a ver um com o outro, daí a minha indecisão. Valorizo bastante a pós venda, e sei que o Prius é considerado o carro mais fiável da Toyota, tem pouca manutenção e o facto de ter 2 motores faz com que o motor a gasolina se desgaste muito pouco, não tem caixa nem embraiagem (não tem MESMO, não digam que é uma CVT porque apesar de funcionar como tal, não é). Não conheço a manutenção da Mazda mas deve andar pelos padrões de um turbodiesel normal.
    Não pretendo fazer uma condução rápida nem de "pé na tábua", pois as multas também pesam, mas umas boas recuperações ajudam a sair de desembaraços.
    Achei o interior da Mazda banal, tanto a nível de design como de materias, mas com bom equipamento. Acho o da Corolla Verso (que descartei por causa do preço) mais bonito e acolhedor.
    Gostei da porta deslizante e do prático sistema de bancos, embora ainda não tenha filhos nem vá ter mais de 2 nos próximos 5 anos (assim o espero).
    No Prius gostei do conceito do carro, bem equipado (tirando um ou outro pormenor), do facto de se arrancar em completo silêncio só com o motor eléctrico, é relativamente espaçoso e o interior é futurista.
    Anda bem, mas é estranho ouvir o motor como se fosse uma scooter...

    Acho que vou ficar indeciso durante algum tempo...

    Sugestões?!?!?

    Abraço.


    #2
    n tem caixa?

    Comentário


      #3
      Pessoalmente optaria pelo M5.

      O Prius é um bom carro, mas a nivel de design deixa a desejar (minha opnião claro esta!) e é caro!, por bem menos €, têm-se o Civic Hibrid, embora a tecnologia utilizada não seja bem a mesma!
      Se não vais andar em cidade, para-arranca, o prius não te irá compensar muito a nivel de real utilização hibrida e seu aproveitamento, pois o motor electrico só funciona até aos 50 km/h, a partir daí entra o Otto!

      Comentário


        #4
        Pessoalmente adoraria apostar num híbrido, mas comprar carro 100% novo é ideia que não me passa pela cabeça. É muito dinheiro para o estado.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Whisperdancer

          não tem caixa nem embraiagem (não tem MESMO, não digam que é uma CVT porque apesar de funcionar como tal, não é).

          Ora explica lá essa??????

          Não ter caixa é, numa palavra, impossível. Quanto a ser ou não uma CVT, eu estava convencido que era, mas se não é então explica lá o que é.

          Comentário


            #6
            Tendo apenas em conta a assistência pós-venda, seria melhor optar pelo Toyota.

            Comentário


              #7
              O civic fica de fora devido ao banco traseiro não rebatível, que limita a modularidade do carro, além da tecnologia diferente, pois os motores só funcionam em série enquanto no Prius podem funcionar em paralelo.
              Sei que o Toyota é um produto que não é barato, e mesmo assim já conta com redução de 40% no ia, mas toda a tecnologia (desde travões, direcção) é toda by wire e feita para funcionar de modo eléctrico.
              Não tem caixa nem embraiagem. Funciona tudo com um conjunto de planetários muito semelhante a um diferencial. Isto permite o funcionamento em paralelo dos dois motores.Constituído por 3 anéis concêntricos em que o exterior é o motor eléctrico com ligação directa às rodas, o central o motor a gasolina (que não é ciclo otto, mas sim ciclo atkinson) e o interior o gerador, em que a ligação entre os 3 anéis dentados é feita por rodas dentadas ligadas ao anel central. Sei que parece complicado, mas vejam a seguinte página (prius 1) que tem sistema de transmissão: http://prius.ploki.info/index.php?n=Main.Simulateur.
              Sendo assim não existem correias nem variadores como numa caixa cvt normal, mas o funcionamento é idêntico.

              O carro q escolher vai ser o carro do dia a dia e do fim de semana. Diariamente faço 40kms entre pára-arranca em vias congestionadas (N14) e via rápida (VCI). Sei q para viagem o prius não é o melhor, pois comporta-se como um motor 1.5 normal excepto em situações de carga (ultrapassagens), pois recorre ao motor eléctrico, mas continua sempre a ser relativamente económico, sendo difícil passar dos 7l/100 em ae. Em consumo misto, com base nas médias de utilizadores, anda por volta dos 5.5l/100, o que deverá corresponder a cerca de 6.5l/100 em diesel, considerando o diferencial de preço dos combustíveis.

              Comentário


                #8
                Entre esses optava pela Mazda 5. (Sou suspeito comprei uma Sport Tb)

                Vai ser mais valorizada no futuro do que o Prius.
                Acho Prius muito caro, comparativamente ao Civic Hibrid. Claro que tem as suas virtudes mas não é um carro que vingue no mercado nacional ao contrário do Civic.

                Comentário


                  #9
                  Sim, é caro, mas a versão com equipamento semelhante ao civic, fica-me por 26.500€ (3000€ diferença para o civic), que atendendo a certas características e ao modo completamente eléctrico, acho que compensa.
                  É certo que não quero um carro q desvalorize imenso, o que acho que n acontece com o Prius visto que os sistemas híbridos estão planeados em força a curto prazo (lexus, psa). Para isso comprava um audi ou bmw, infelizmente. Do mazda 5 acredito que por ser a diesel n haja grandes problemas, mas se o imposto de selo mudar, lá se vai a vantagem para o diesel...

                  Comentário


                    #10
                    o prius faz umas médias idênticas a um diesel ou piores e se o preço do carro é o mesmo mais vale o diesel que sempre fica mais barato no consumo.

                    Comentário


                      #11
                      Eh pá decisão dificil... são dois veiculos que tmb gosto(e sim devo ser dos poucos que gosta da estetica do prius)... acho que tinha que pensar muito bem nisso também, a sério...
                      Se por um lado temos o mazda com o reconhecido 2.0mz-cd e do outro o inovador HSD...
                      Não precisas dos 7 lugares, mas farão-te jeito para levares familiares, amigos?

                      Comentário


                        #12
                        Eu ia para o toyota.

                        Penso que será um carro mais interessante, não sendo um fumarolas.

                        Comentário


                          #13
                          Não sei qual dos dois escolheria, no tentando deve dizer que eu comprei um Civic Híbrido não sei se me estás a entender.

                          Comentário


                            #14
                            Dificil; são duas opções bem diferentes.
                            Para mim, pegaria o Prius, mas se for necessário espaço, ai tem que ser o Mazda 5 ;)

                            Comentário


                              #15
                              citação prius faz umas médias idênticas a um diesel ou piores e se o preço do carro é o mesmo mais vale o diesel que sempre fica mais barato no consumo.
                              Não penso que seja só isso que interessa. Claro que tenho que pensar no meu bolso, mas a ecologia conta e estou relativamente sensibilizado para isso. E se o imposto municipal fôr alterado em função das emissões poluentes, o que não sei se será só em função do CO2 pois os diesel emitem outros gases inexistentes nos diesel, aí a pequena diferença que poderá existir nos consumos de um e de outro esfuma-se, com a vantagem de termos sempre um carro mais limpo e em princípio mais silencioso sem o matraquear dos diesel.E o carro é para manter durante no mínimo 4 a 6 anos (pelo menos conto com isso).
                              A mazda com um equipamento semelhante ao prius (GPS e câmara traseira em ambos, DVD e disco duro para armazenar mp3 na mazda) fica entre 35500 e 36000.

                              Só "defendo" um pouco o Prius pois sobre as qualidades da Mazda já muito foi falado neste fórum, e no diário de bordo do Civic Hybrid li algumas barbaridades sobre o Toyota por desconhecimento do mesmo.

                              Quanto mais carros vejo mais indeciso fico...

                              Comentário


                                #16
                                Sem qualquer dúvida, o Toyota Prius.

                                Já chegaste a conclusão que em termos de custos iniciais
                                ambos são muito parecidos.

                                Nos Custos de manutenção o Prius ganha (combustivel mais revisões).

                                Pessoalmente gosto muito da estética do Prius. É diferente e
                                propositada para reduzir o coeficiente aerodinâmico.

                                Além que de ficas cim um carro que te vai durar, que é inovador a
                                partir do conceito.

                                Em termos de gozo na condução, se o que pretendes é recuperações e
                                não velocidade de ponta, então mais uma vez o Prius tá no topo.
                                400 Nm de Binário disponiveis logo de inicio não é para todos.
                                Além de que a potência máxima combinada é de 110 cv.

                                Como te digo, Prius.

                                Tive mesmo para comprar um.
                                Acabei por optar por outro modelo da Toyota, simplesmemte por causa
                                do preço. Mas ficou-me atravessado ... Quem sabe não será o meu
                                próximo carro....

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu também escolhia o prius.
                                  Visto que estás sensibilizado para a questão
                                  ambiental, vais-te sentir muito melhor ao volante do prius.
                                  A desvalorização, ao contrário do que a mairia acha neste fórum,
                                  acho que será menor no Prius.
                                  A tendência é o preço do diesel aproximar-se do preço
                                  a gasolina. Se quiseres poupar mais, ainda podes pôr a GPL,
                                  e aí então é que ninguém te bate em economia. :D

                                  É uma tecnologia quase única, moderna, é outro mundo. :D

                                  Comentário


                                    #18
                                    eu ía tambem para o prius (já que o honda está fora de questão), pois o prius é muito espaçoso e é ecologico.
                                    eu optei pelo honda pois o preço é muito diferente para não falar do aspecto, mas gostos são gostos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:tem pouca manutenção e o facto de ter 2 motores faz com que o motor a gasolina se desgaste muito pouco, não tem caixa nem embraiagem (não tem MESMO, não digam que é uma CVT porque apesar de funcionar como tal, não é).
                                      quanto á caixa, não é uma cvt classica com correia, mas não deixa de ser uma caixa de variação contínua. pois não é o ter a correia que faz dela cvt.;)

                                      http://auto.howstuffworks.com/cvt1.htm

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:quanto á caixa, não é uma cvt classica com correia, mas não deixa de ser uma caixa de variação contínua. pois não é o ter a correia que faz dela cvt
                                        Sim, é verdade. Peço desculpa se levei alguém ao engano. Referia-me a que a caixa do Prius é de facto diferente das caixas CVT tradicionais, pois não tem para fazer variar as infinitas relações de caixa.
                                        Parece que, ao contrário do que eu suspeitava, muitos gostam do prius. O design é pensado principalmente para obter um bom valor de Cx (0.26) como já foi referido, o que ao mesmo tempo o torna algo sensível aos ventos laterais.
                                        400Nm de binário são bons sim senhor, mas sem a explosividade da Mazda (que ainda n conduzi). Tenho que a experimentar para ver se se passa o mesmo que se passa com a Corolla Verso d4d 180 que experimentei. Abaixo das 1700rpm, nada acontece, ao contrário dos famosos tdi's, que respondem com prontidão (nunca conduzi muitos automóveis diferentes para poder ter maior termo de comparação...).

                                        Espaço espaço preciso para levar umas bicicletas de tempos a tempos, e daqui a um par de anos, quem sabe, uma cadeirinha de bébé e o respectivo carrinho...

                                        O que me faz pensar no mazda é também o seu preço, pois é bastante carro para o preço que apresenta (se não fosse a tal "jogada" que a mazda fez seria diferente, mas o que interessa é o que me vai sair do bolso). No Mazda consigo cerca de 7% a 8% de desconto e no Toyota 10% a 11%.
                                        Quanto a valores de retoma, é complicado saber, pois quase nao existem prius à venda. Mas acredito que sejam cada vez menos desvalorizados devido à tendência que se verifica.
                                        O únnico que consegui encontrar foi este: http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p59141

                                        A ver se experimento a mazda para tirar algumas dúvidas...


                                        Abraços.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não acho que a comparação seja muito despropositada. Afinal, os dois carros cumprem funções semelhantes, por um preço semelhante. A diferença principal é, a meu ver, que o Mazda é mais espaçoso. Mas por outro lado polui mais.

                                          Eu por mim ia sempre para o Prius, mas isso sou eu que gosto de "naves espaciais" :D

                                          Comentário


                                            #22
                                            isso é 1 bicho complicado... nem eu sei escolher entre os 2... lol mas tal x o prius pela inovação

                                            o prius tb tem 1 boa aceleração e oferece 8 anos de garantia sim 8

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sim, 8 anos de garantia para os componentes hibridos incluíndo bateria e 3 anos garantia geral (podem ser 5 por pouco mais de 300 euros - extensão de garantia).
                                              A nível de fiabilidade penso que não há problema pois até aconselham a não fazer rentings devido ao baixo custo de manutenção do carro.
                                              A mazda também oferece 3 anos de garantia geral.

                                              O que não gostei na mazda e muito menos no prius foram os bancos. Pouca sensação "encaixe" nos bancos. Talvez seja a má habituação aos bancos do Pajero que, apesar de ser de 93, são excelentes.

                                              Acho que serão tipos de carros com condução diferentes, devido à postura mais agressiva da 5 contra a condução "zen" do Prius.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Bem tá visto que tás mais inclinado para o PRIUS.
                                                Se o espaço para ti é relativo escolhe o Prius.
                                                Filhos e carrinhos de bébé são relativos! Maior parte dos casos são desculpas "internas" (de nós mesmos)para se comprarem carros novos e maiores!
                                                Com boa vontade. cabe tudo no carro. eu até à pouco tempo utilizei um carro de 3 portas c bagageira mediana (350lts), sempre com um carro de bébé atras e, não me fez diferença nenhuma. Utilizei-o nestas condições cerca de 3 anos.
                                                Troquei o carro por um a Diesel, mas com os mesmo valores de bagageira e por sinal agora até vem novo descendente a caminho e não será por aí que irei trocar de carro.

                                                Deculpa esta lenga-lenga do espaço do carro e bagageiras!
                                                Agora relativamente ao que interessa, se queres ser diferenciador não hesites compra o PRIUS, que não te irás arrepender (deve ser divertido e difrente conduzi-lo), mas como referi no meu 1º post deste tópico, continuava a preferir a M5, apesar de actualmente não simpatizar com este tipo de carroçarias (monovlume).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  essa do espaço tambem acho que por vezes é uma desculpa, pois o civic hybrid tem uma mala pequena (350 L) e fui de ferias e deu para tudo e não ficou cheia, a do prius ainda é maior por isso...........
                                                  mesmo essa do rebater dos bancos, foi coisa que nunca precisei, mesmo no jazz que fica com aquele espaço enorme, nunca foi preciso tal rebatimento.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Essa é a ideia que tenho também. Quem não tem cão caça com gato. O facto de os bancos rebaterem dá-me jeito, pois ficando o piso plano e sendo um hatchback, consigo meter uma bicicleta lá dentro sem dificuldades, pois não gosto de a levar no tejadilho...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Escolhe o prius. Nas descidas e nas travagens recarregas a bateria.
                                                      Acho o carro bonito (so o vi em cinza) e não é nada banal.
                                                      Além disso é mais silencioso e tal... e até 50kmh não é nada mau.
                                                      Se precisares de 7 lugares, escolhe o mazda sem hesitar se não precisares, prius.
                                                      Acho que vai desvalorizar menos. Bateria, toyota....

                                                      Já tomaste alguam decisão? escolhe em preto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ainda não tomei decisão. O preto acho interessante, mas é uma cor que se suja imenso e onde se notam todos os riscos. Em cinzento, existe o cinza claro e o cinza escuro. Ainda não vi nenhum escuro, mas tenho receio que este tipo de carro fique meio morto com essa cor. Sei que o cinza é banal, mas é uma cor que nunca vai sair de moda e q até n casa mal com o tipo de carro que é. Agora sei que preto fica com mais classe, até pq se o comprar vai vir estofado com os materiais do Avensis d4d 180: pele cinza escura e alcântara perfurada no centro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu vi um prius champagne e fica mesmo bem(e eu não gosto da cor normalmente)...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Bom, experimentei hoje a Mazda 5 e aqui vão as primeiras impressões ao volante.
                                                            A que experimentei estava "viciada", pois era a versão High Tech, pelo que fechei o GPS e fiz de conta que não existia, pois considero a versão Sport. Mas que lhe dá graça, isso dá. O sistema de câmara traseira é uma cópia a papel químico do sistema da toyota. Igualzinho, sem tirar nem pôr (até a fonte da letra é igual...).
                                                            A sensação com que fiquei ao volante é que o mesmo poderia descer um pouco mais, pois assim tive que subir o banco (nada de mais para quem anda de TT). De aspecto visual interior é um carro simples e sem nada de especial, não tendo os "requintes de malvadez" presentes na Ford S-Max.
                                                            Esta unidade que experimentei tinha apenas 27Kms, pelo que n apertei nada pelo motor, mas deu para perceber o fosso que existe abaixo das 2000rpm (ao contrário dos tdi). Acima disso tem muita força e mesmo em sexta a subir a velocidade aumenta mais depressa do que esperava.
                                                            O motor não tenta esconder que se está perante um diesel a baixos regimes e em aceleração, desaparecendo com a velocidade e com o barulho da passagem do ar. Mas não posso dizer que a achei mal insonorizada, apenas achei que a Verso é um nadinha mais silenciosa. A média do ensaio foi alta, situando-se nos 9 litros, o que me pareceu normal.
                                                            Achei o comando da caixa duro e algo impreciso, não sei se será mesmo assim ou se é por ter poucos quilómetros. A sexta velocidade era a que custava mais a entrar, sendo preciso decisão na passagem de caixa. Agradou-me bastante a porta de correr e os bancos traseiros têm muito bom aspecto com os apoios de braços incorporados, e o sistema "karakuri" é simplesmente espectacular, podendo optar por várias configurações para o banco central (n vi isto em mais carro nenhum do mercado). Banco do meio só de recurso. Os materiais interiores são duros, mas o que interessa é que a montagem seja boa. Tinha um ou 2 barulhitos a aparecerem, mas nada de mais. Dentro da gama de plásticos duros, posso considerar os plásticos bastante bons. O tecido dos bancos pareceu-me francamente bom e de muito bom gosto.
                                                            A 5 adorna pouco em curva, assim como a verso, mas a suspensão mais elaborada na via traseira deve-lhe dar vantagem em curvas mais rápidas e mais apertadas. Só achei que ao descrever curvas apertadas de uma forma despachada, os bancos não sujeitao mt bem o corpo, tendo que me apoiar mais no volante do que o necessário. Boa sensibilidade na direcção. Muito comunicativa. A mala possui um pequeno fundo falso e fica bastante grande quando se chegam os bancos traseiros para a frente.

                                                            Falando no GPS, pareceu-me que tinha um grafismo muito fraco (assim como o da Verso), mas não o experimentei o suficiente. O do prius é bastante melhor, pois apesar do lcd ser de maior resolução, o ecran é sensível ao toque.

                                                            No fundo achei uma proposta bastante equilibrada e extremamente interessante, com quase tudo aquilo que se pode querer num carro como este, mas sem entrar em "pormenores de requinte" como a S-Max ou mesmo a Picasso têm.
                                                            Tem motor, muito espaço, a versatilidade está no topo da tabela, bom comportamento e equipamento, tudo isto por um preço de "ataque" devido à reduzida carga fiscal no IA.

                                                            Amanhã experimento "o outro"... novamente...

                                                            PS: desculpem o texto extenso, mas estou numa de dar ao dedo...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X