Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Repetição do exame de condução de 15 em 15 anos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Repetição do exame de condução de 15 em 15 anos

    Boas! Tenho ouvido alguns boatos sobre a possível implementação da renovação da carta de condução, através da execução de exames de condução, com uma periodicidade de 10 ou 15 anos de intervalo.
    Alguem sabe algo de concreto sobre isto?

    Aproveito para expressar a minha opinião a favor desta situação. Estou farto de ver artolas a conduzir, como se a carta lhes tivesse caído do céu, e a fazerem manobras que custam a vida de várias (muitas) pessoas.
    Vejo essa situação tão grave como a possibilidade de adquirir uma arma de fogo sem qualquer tipo de licença/habilitação para o uso e posse da mesma!

    #2
    um carro é uma arma,e mt gente não percebe isso!

    Comentário


      #3
      Boas,

      Acho que a lei como está não é a melhor, deveria haver uma renovação periódica de forma aleatória (tipo sorteio),
      ou no mínimo aos 45 anos e depois 55 e depois de 5 em 5.
      Penso que existem pessoas que sofrem alterações físicas ou outras, continuando a conduzir sem se submeterem a algum exame que comprove a sua aptidão para conduzir.

      Comentário


        #4
        Se passam a 1ª, também passam a 2ª! Isso das idades é bom por causa das aptidões físicas que diminuem com a idade.

        Comentário


          #5
          eu acho uma chulice isso ,em nenhum pais que conheco fazem isso!
          a a falta de educacao e civismo dos portugueses é o que faz isso, para mim seriam mais eficaz mais control nas velocidades ver por todo pais radares ,mais policiamentos com radares moveis e a civil ,mais control no alcool !
          O maiores problemas em portugal de acidentes sao as velocidades,alcool, e manobras perigosas !

          Se os nossos governates aposta-se mais nesta prevencao acho que as coisas iriam melhorar , mas tinha que ser todos os dias e qualquer hora !

          Control de velocidades sao raros ,control ao alcool o mesmo ,enfim nao minha opiniao nao vale de nada de 15 em 15 anos fazer exame de conduçao ,fazemos tudo direitinho no exame e passou o exame acabou o respeito!!

          Comentário


            #6
            n axo eficaz
            a maioria dos acidentes acontecem pq ha falta de civismo, m por causa de "artolas" que n sabem conduzir

            Comentário


              #7
              Estar submetido a novo exame??
              Nem pensar!!
              O que é que isso iria implicar na minha maneira de conduzir? Nada!

              Imaginem lá de 15 em 15 anos fazer novo exame, tira-se carta aos 18 e aos 33 anos vou fazer exame!! Não faz sentido absolutamente nenhum, estes tipos de soluções até me enervam!! Inventem outra coisa..[)]

              Comentário


                #8
                Deve ser só para sacar mais umas c'roas [8]
                O civismo não se implementa com mais exames, mas sim com educação...[8)]

                Comentário


                  #9
                  Como sabem existe muita gente com carta de condução, mas não sabe conduzir, como conseguiram passar no exame, não sei, mas posso imaginar. Lembram-se daquele programa " o pior condutor..." ? Acham que se essas pessoas voltassem a fazer um exame com um examinador isento, conseguiam passar? Penso que não. Por isso, sou a favor de sermos sujeitos a novo exame de condução ao fim de alguns anos. Qual é o problema? Quem não deve não teme. Talvez assim não houvesse tanta gente a circular na faixa da esquerda, com a da direita livre ou na do meio com a da direita livre, ou toda a gente a não usar os piscas para mudar de direcção ou andar em contra mão, etc.
                  Desculpem os mais cépticos, mas é só a minha opinião!!!!!

                  Cumprimentos

                  Comentário


                    #10
                    se o exame for nos mesmos moldes dos actuais n vale mesmo a pena. Passar no exame de codigo é um gozo, estudei no dia seguinte e passei nao quer dizer q sei o codigo apenas criei uma rotina das perguntas q saiam e decorei mta coisa q dias depois do exame pura e simplesmente me saiu da cabeça. O exame de codigo é tratado como um qualquer exame de uma daquelas disciplinas da escola a q temos positiva e nunca mais usamos o q decoramos.
                    Coisas como estas renovaçoes deviam de vir depois de se implementar um metodo de verdadeiro ensino q realmente prepara se as pessoas para o q iam encontrar no mundo real.

                    Comentário


                      #11
                      O que tu tens ouvido falar é sobre a nova carta unica europeia que terá em principio 15 anos de validade, ou seja vamos passar a ter uma unica carta para todos os paises da UE em substituição dos 110 existentes, esta medida será adoptada a partir de 2012 e prevê-se esteja totalmente implantada em 2033.

                      Comentário


                        #12
                        Do que ouvi falar, era mesmo à dimensão Europeia, e não somente em PT. De qualquer forma a repetição do exame prático a meu ver ia funcionar como uma filtragem de 15 em 15 anos, ou seja, os que actualmente fazem manobras que custam a vida de outros, simplesmente iam ficar sem carta. Claro que se põe a questão - será que nesse novo exame vai haver rigor e isenção para que realmente só fiquem com carta quem realmente merece? Talvez isso funcione em qualquer lado, menos aqui. Cheira-me que esse sistema ia funcionar novamente como uma mina de ouro pós senhores examinadores que passavam a ser ofertados para aprovarem quem tem pastel!

                        Comentário


                          #13
                          Realmente, em formato de conclusão, acho que o problema está mesmo no 1º e unico exame que se faz. Devia ser bem mais rigoroso, com recurso a pré-exames médicos. Num ponto acho que todos concordamos - andam aí muitos encartados que se nota claramente que as aulas e o exame de condução foram como que saltados. Não me perguntem como, mas eu vejo-os todos os dias e ás centenas! Esta situação não pode continuar!

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por ChaosAmeD

                            Boas! Tenho ouvido alguns boatos sobre a possível implementação da renovação da carta de condução, através da execução de exames de condução, com uma periodicidade de 10 ou 15 anos de intervalo.
                            Alguem sabe algo de concreto sobre isto?
                            Aprovo a ideia! Sempre defendi a renovação periódica da carta.

                            Comentário


                              #15
                              Eu estaria totalmente de acordo e não seria um exame da tanga de meia-hora para ver se sabe estacionar ou se dá prioridade, era um exame de um dia inteiro, em todas as situações possíveis e imagináveis, no mínimo uns 300 kms.

                              Comentário


                                #16
                                Não teria problema nenhum em fazer o exame novamente, até sou a favor da medida, um carro é mesmo uma arma, silenciosa e mortal, por vezes!

                                Comentário


                                  #17
                                  Fico contente por ver através dos post que há gente com consciência e responsabilidade, contrariando o que vejo diáriamente na estrada :S

                                  Comentário


                                    #18
                                    os pilotos de linha aerea de 6 em 6 meses estão a prestar provas em simuladores se passarem renovam o TR senão passarem vão logo para curso de reciclagem, porque não fazer uma coisa parecida mantendo claro está as devidas distancias entre os automobilistas??

                                    cumps

                                    Comentário


                                      #19
                                      Exame de condução não digo, mas ia achar boa ideia a que a malta faça exames de codigo após algumas mudanças no codigo da estrada, acerca dos parametros que foram alterados. Ha por ai muita malta que não sabe o que é que mudou [8)]

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Raistaparta

                                        Eu estaria totalmente de acordo e não seria um exame da tanga de meia-hora para ver se sabe estacionar ou se dá prioridade, era um exame de um dia inteiro, em todas as situações possíveis e imagináveis, no mínimo uns 300 kms.
                                        Concordo exepto na parte do 300 kms:D

                                        Acho que isso já é exagerar;)

                                        Tu na escola de condução aprendes a passar no exame, depois de passares no exame aprendes a conduzir e agora parece que vamos de ter de aprender novamente a passar no exame[xx(]

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por C3_soul

                                          citação:Originalmente colocada por Raistaparta

                                          Eu estaria totalmente de acordo e não seria um exame da tanga de meia-hora para ver se sabe estacionar ou se dá prioridade, era um exame de um dia inteiro, em todas as situações possíveis e imagináveis, no mínimo uns 300 kms.
                                          Concordo exepto na parte do 300 kms:D

                                          Acho que isso já é exagerar;)

                                          Tu na escola de condução aprendes a passar no exame, depois de passares no exame aprendes a conduzir e agora parece que vamos de ter de aprender novamente a passar no exame[xx(]

                                          Mas na escola aprendes a passar no exame porque ainda não sabes conduzir, num exame de reciclagem já não precisas de aprender a passar novamente no exame, simplesmente porque se souberes conduzir passas no exame com naturalidade. Os bons condutores não deverão ter nada a temer (claro que há dias maus, mas pronto), os maus condutores sim!;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fazes prependiculares todos os dias?

                                            Andas sempre com as 2 mãos no volante?

                                            Eu não ;)

                                            Entre outras coisas que não me lembro agora...

                                            Comentário


                                              #23
                                              A par desta implementação, o conteudo do próprio exame tinha de mudar e muito, de forma a que aprovação ao mesmo não dependesse de uma série de técnicas que os instrutores nos ensinam, só faltando mesmo desenharem-nos um plano de navegação para sabermos em que zonas fazemos passagens de caixa. Enfim, é ridiculo e criminoso o panorama actual.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por C3_soul

                                                Fazes prependiculares todos os dias?

                                                Andas sempre com as 2 mãos no volante?

                                                Eu não ;)

                                                Entre outras coisas que não me lembro agora...

                                                Ah pois é, nesse dia os maus vícios têm que ficar em casa!:D

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Estou plenamente de acordo com a questão das reciclagens. Já referi neste forum que nada vida é eterno, portanto a carta de condução também não o pode ser. Ao longo da nossa vida as condições psico motoras vão-se alterando, logo as nossas capacidades de condução são afectadas, ao ponto de podermos ficar incapacitados ou limitados para o exercicio da condução. Por outro lado, as sucessivas alterações ao código da estrada não são acompanhadas por todos os condutores, pelo que a actualização é importantissima.
                                                  Esta questão da reciclagem é um assunto perfeitamente aceite em todas as profissões com responsabilidade técnica. Implica estudo, investimento pessoal e financeiro, mas todos os visados concordam com a sua necessidade. A utilização de uma viatura, que pode colocar em causa a nossa segurança, a nossa integridade fisica e a dos outros tem forçosamente que ser encarada de uma forma mais séria. Não é com a simples repressão que vamos atingir o objectivo da segurança. Se castigarmos uma criança e não lhe explicarmos o porquê ela vai ficar revoltada e vai voltar a cometer a infracção.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Raistaparta

                                                    citação:Originalmente colocada por C3_soul

                                                    Fazes prependiculares todos os dias?

                                                    Andas sempre com as 2 mãos no volante?

                                                    Eu não ;)

                                                    Entre outras coisas que não me lembro agora...
                                                    Ah pois é, nesse dia os maus vícios têm que ficar em casa!:D
                                                    É fazer uns treinos uns dias antes :D;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Concordo a 100%.
                                                      Condução e código porque este está constantemente a ser actualizado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Quanto a mim isso não resolve nada.

                                                        Quando muito é mais uma fonte de receita para as escolas de condução e DGV.

                                                        O ensino da condução é completamente errado e ineficaz!Muita gente tira a carta por favor,nem vou falar nos envelopes..[}]

                                                        Muita gente tira a carta e fica a saber pouco mais do que sabia antes de ter a carta na mão.


                                                        Nem toda a gente pode ter carta,por várias razões e deveriam haver outro tipo de testes para testar as capacidades reais das pessoas!


                                                        Só que os lobbies são imensos,....desde escolas de condução,seguros automóvel,construtores automóveis,e o próprio estado que vive muito á custa dos automobilistas.....


                                                        [xx(][8][xx(]quanto mais gente andar aí de carro melhor![xx(][8][xx(]


                                                        resumindo,uma medida para atirar poeira e arranjar mais uma fonte de receitas..[)][)]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quanto a mim isso não resolve nada.

                                                          Quando muito é mais uma fonte de receita para as escolas de condução e DGV.

                                                          O ensino da condução é completamente errado e ineficaz!Muita gente tira a carta por favor,nem vou falar nos envelopes..

                                                          Muita gente tira a carta e fica a saber pouco mais do que sabia antes de ter a carta na mão.


                                                          Nem toda a gente pode ter carta,por várias razões e deveriam haver outro tipo de testes para testar as capacidades reais das pessoas!


                                                          Só que os lobbies são imensos,....desde escolas de condução,seguros automóvel,construtores automóveis,e o próprio estado que vive muito á custa dos automobilistas.....


                                                          quanto mais gente andar aí de carro melhor!


                                                          resumindo,uma medida para atirar poeira e arranjar mais uma fonte de receitas..


                                                          Eu tenho carta de ligeiros e pesados. Fiz os dois exames em separado e com uma diferença de tempo considerável.Em nenhuma ocasião me foi sugerida a entrega de qualquer envelope recheado. Penso que esta questão será mais um mito. O ensino da condução é que está mesmo mau. Os critérios deviam ser alterados para que a aprendizagem fosse mais adaptada à realidade. Quando das renovações os condutores deviam ser submetidos a testes psicotecnicos a fim de avaliar as suas reais capacidades. Em relação aos lobbies penso que pelo menos no que respeita às seguradoras está enganado, pois se os condutores não estiverem devidamente preparados são as seguradoras que vão pagar as indemnizações resultantes dos acidentes.
                                                          Esta medida seria certamente uma fonte de receitas para a DGV e para as escolas de condução, no entanto eu prefiro pagar para conduzir em segurança a ter que pagar para outras inutilidades que por aí há.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            APFmesquita - em 2 posts fizeste 2 grandes remates. Concordo plenamente!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X