Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Matriculas de motociclos vão mudar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Matriculas de motociclos vão mudar?

    Esta semana como quem não quer a coisa ouvi uma conversa em que era dito que as matriculas dos motociclos (até 50cm3) iriam mudar, passando a ter uma matricula identica aos automóveis. A pessoa em questão até tinha um impresso onde referia isso mesmo e que se o processo fosse tratado até ao fim do ano era gratuito, após isso teria de se pagar..

    Fiquei admirado pois nunca tinha ouvido tal coisa.

    Alguém me pode confirmar ou desmentir isto?

    #2
    É verdade sim senhor1

    Tens que ir a DGV alterar isso, mas nao sei exactamente o que é preciso!

    Comentário


      #3
      a matricula será como as que se usam lá fora por ex. espanha, alemanha, e é bem feito deviam era andar com ela as costas , assim já não as dobram .

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por camadusa

        a matricula será como as que se usam lá fora por ex. espanha, alemanha, e é bem feito deviam era andar com ela as costas , assim já não as dobram .
        O que muda não é o formato da chapa:D, as letras e nºs é que ficam como nos carros;).

        Querias ver uma scooter com a matricula do mesmo tamanho dos carros:D.

        Tb já vi mata-velhos com matricula de carro mas a chapa é das pequenas, iguais à das motas;).

        Abraço Nuno [8D].

        Comentário


          #5
          Eu sei de uma pessoa que tem um sistema mecanizado que dobra e desdobra a matrícula na mota.... Isso sim é levar a coisa ao extremo. Por mim era apreender lhe a mota, mas isso sou eu...

          Comentário


            #6
            o tamanho nao ia alterar nada, nem ia evitar q alguns gabirus dobrem as matriculas
            ha muitas manhas, nao sao so essas...desde andar com ela sempre suja...ou usar autocolantes...

            la fora com as matriculas grandes tb se faz muita falcatrua...

            Comentário


              #7
              Boas pessoal,
              pelo que eu ouvi e já vi foi uma motorizada com 50cc, com matricula de fundo amarelo e o tamanho normal para uma moto.A outa dúvida que está a surgir é a seguinte: as motos que já têm matriculas vão ser obrigadas a paasar para fundo amarelo?

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Nuno MCC II



                Tb já vi mata-velhos com matricula de carro mas a chapa é das pequenas, iguais à das motas;).
                Isso deve de depender dos veículos.
                Eu vi na semana passada um papa-reformas :D com a matricula do tamanho normal dos automóveis (## - CN - ##).
                A diferença é que era amarela, uma vez que os quadriciclos agora têm que ter a matricula em amarelo. Por exemplo as moto4 novas também já vêm com as matriculas amarelas.

                Comentário


                  #9
                  citação:Para os que têm veículos - vulgos ciclomotores, triciclos ou quadriciclos - com matricula amarela, de data até 1989, está na altura de irem à DGV a correr pedir a troca da matrícula antes do fim do ano, enquanto é grátis. Depois é a pagar. (30€ pelo pedido + 64€ pelo registo)
                  Vem um artigo na Motociclismo - Dezembro 2006 - a falar sobre este assunto.

                  Na revista vem o link que podemos usar para imprimir o modelo 1402 para fazer o tal pedido.

                  Aqui fica o link: http://www.dgv.pt/formularios/formul...odelo_1402.pdf


                  Mas não é tudo! Aqui fica a parte mais importante do decreto lei 128/2006 Públicado em Diário da República de 5 de Julho de 2006.


                  --------------------------------------------------------------------------------

                  ...
                  CAPÍTULO VI
                  Disposições finais
                  Artigo 33.º
                  Troca de livretes atribuídos pelas câmaras municipais
                  1—As matrículas válidas atribuídas por câmaras municipais devem ser canceladas e
                  substituídas, a requerimento dos interessados, dentro dos seguintes prazos:
                  a) No ano de 2006, para os veículos matriculados até 31 de Dezembro de 1989;
                  b) No ano de 2007, para os veículos matriculados entre 1 de Janeiro de 1990 e 31
                  de Dezembro de 1999;
                  c) No ano de 2008, para os veículos matriculados entre 1 de Janeiro de 2000 e 31
                  de Dezembro de 2005.
                  2—As matrículas atribuídas pela Direcção-Geral de Viação no âmbito do
                  estabelecido no número anterior são da série geral em uso naquela Direcção-Geral,
                  procedendo-se à sua atribuição em simultâneo com o cancelamento da matrícula
                  atribuída pela câmara municipal.
                  3—Após o cancelamento da matrícula referido no número anterior, deve ser dado
                  conhecimento à respectiva câmara municipal, com indicação do novo número de
                  matrícula atribuído ao veículo.
                  4—Para cada veículo matriculado nos termos do presente regime transitório é
                  emitido um documento de identificação do modelo em uso na Direcção-Geral de
                  Viação, devendo ser averbado no mesmo o número da matrícula anterior.
                  5—Para efeitos do referido nos n.os 1 e 2, o requerimento a solicitar a emissão de
                  novo documento de identificação do veículo deve ser acompanhado do original do
                  livrete do veículo ou de documento equivalente emitido pela respectiva Câmara
                  Municipal.
                  6—A emissão de documento de identificação do veículo efectuada nos termos do
                  n.º 1 não carece do pagamento de taxa.
                  7—Sempre que o cancelamento e a substituição previstos no n.º 1 sejam
                  efectuados depois dos prazos fixados no mesmo número, é devida a taxa
                  respectiva.
                  ...

                  --------------------------------------------------------------------------------

                  Quem quiser ler o documento todo: http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/dl_128_06.pdf


                  Fui hoje à DGV, na loja do cidadão em Telheiras, para me informar melhor. E a Sra. que me atendeu disse-me que este assunto tem que ser tratado/pedido/solicitado na DGV mesmo. No Sector de Veículos. Aqui fica a morada que me foi fornecida:

                  Direcção Geral de Viação (Lisboa)
                  Entrecampos
                  Rua Domingos Monteiro, nº 7
                  1069-056 Lisboa
                  Tel.: 217 913 000
                  Horário: 08H30 às 15H30
                  -*- Sector de Veículos -*-


                  Espero estar a ajudar, são sempre 94€ que se popam,... isto para quem ainda possa ter algum veículo com a tal matricula amarela.
                  Já cá volto... vrrrrummmm



                  Retirado de motonline.pt.
                  Postado por Dedro
                  Aqui está tudo o que precisam! :D

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por ppais

                    Eu sei de uma pessoa que tem um sistema mecanizado que dobra e desdobra a matrícula na mota.... Isso sim é levar a coisa ao extremo. Por mim era apreender lhe a mota, mas isso sou eu...
                    E fazeres alguma coisa de útil, tipo uma queixa dele? [|)]

                    Comentário


                      #11
                      Essa pessoa então ou é muito burra ou tem um problema qualquer muscular. Dos 16 aos 18 tive uma Honda CRM 50 e até a minha irmã de 3 anos consegue dobrar uma matricula de mota. Andei sempre com ela torta pois tinha o amortecedor lixado e quando andava com pendura às vezes a matricula batia na roda e es****çava-se toda e provavelmente, esta é a razão porque se vêm tantos motociclos com a matricula entortada pois é muito comum isto acontecer. Então os meus colegas da altura que tinham mota andava tudo com a chapa entortada menos as scooters claro. Tinha lá eu paciencia para andar sempre a desdobrar aquilo....

                      Comentário


                        #12
                        Só há uma coisa que eu nao percebo, tenho uma mota com matricula de 92, ou seja tenho até 2007 para mudar, mas só ate ao fim do ano é que é gratis?

                        Comentário


                          #13
                          é para ver se o estado arrecada mais uns trocos pa...

                          Comentário


                            #14
                            Quando comprei a minha scooter (49cc) em 95 meti logo matricula de carro

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Fnoronha

                              Essa pessoa então ou é muito burra ou tem um problema qualquer muscular. Dos 16 aos 18 tive uma Honda CRM 50 e até a minha irmã de 3 anos consegue dobrar uma matricula de mota. Andei sempre com ela torta pois tinha o amortecedor lixado e quando andava com pendura às vezes a matricula batia na roda e es****çava-se toda e provavelmente, esta é a razão porque se vêm tantos motociclos com a matricula entortada pois é muito comum isto acontecer. Então os meus colegas da altura que tinham mota andava tudo com a chapa entortada menos as scooters claro. Tinha lá eu paciencia para andar sempre a desdobrar aquilo....
                              [}][}][}][}][}][}][}][}][}][}]
                              É mesmo isso que acontece........[8][8][8][8][8]

                              Comentário


                                #16
                                Nas DTs que sao mais baixas que as CRM's fartava-se de acontecer principalmente com o guarda-lamas da YZ (o da praxe) que depois de cortado para caber tornava-se dificil prender a matricula bem, acabando por roçar na roda com pendura quando se passava uma lomba ou buraco, por exemplo. Mas o amigo ASAS, com a sua azia do costume, sabe sempre tudo. Agora até percebo a razão do seu avatar, tem o feitiozinho mesmo à tuga... [}][}][}][}]

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Jung13

                                  Quando comprei a minha scooter (49cc) em 95 meti logo matricula de carro
                                  Eu em 97 fiz a mesma coisa.

                                  Acho que a diferença é, as com menos de 50cc serem em amarelo e acabarem as matrículas camarárias.

                                  Na semana passada vi um Aixam com a matrícula xx-CC-xx em amarelo como esta, com data e tudo:



                                  Comentário


                                    #18
                                    DAMN [8]

                                    andei a tentar mudar a matricula amarela da minha DT50 e disseram me q era impossivel, agora saem me com esta [8]

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Migas_

                                      citação:Originalmente colocada por Jung13

                                      Quando comprei a minha scooter (49cc) em 95 meti logo matricula de carro
                                      Eu em 97 fiz a mesma coisa.

                                      Acho que a diferença é, as com menos de 50cc serem em amarelo e acabarem as matrículas camarárias.

                                      Na semana passada vi um Aixam com a matrícula xx-CC-xx em amarelo como esta, com data e tudo:



                                      Sim tambem ja vi alguns aixam com matricula de carro mas amarela.

                                      Mas a da minha mota é mesmo branca

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Fnoronha

                                        Nas DTs que sao mais baixas que as CRM's fartava-se de acontecer principalmente com o guarda-lamas da YZ (o da praxe) que depois de cortado para caber tornava-se dificil prender a matricula bem, acabando por roçar na roda com pendura quando se passava uma lomba ou buraco, por exemplo. Mas o amigo ASAS, com a sua azia do costume, sabe sempre tudo. Agora até percebo a razão do seu avatar, tem o feitiozinho mesmo à tuga... [}][}][}][}]
                                        Pensava que o tal "feitiozinho à tuga" era dobrar a matricula!!:D:D
                                        É mesmo complicado; a matricula dobra-se sozinha e depois, é preciso tirar um curso para a voltar a pôr direita!!![8][8][8][8]
                                        Enfim.............

                                        Comentário


                                          #21
                                          O que me lixa é que tenho uma mota antiga que vou ter que por uma matricula moderna..

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por camadusa

                                            a matricula será como as que se usam lá fora por ex. espanha, alemanha, e é bem feito deviam era andar com ela as costas , assim já não as dobram .
                                            É bem feito não, isso não tem nada a ver. Quem anda com a matricula actual ilegal vai continuar com ela ilegal.

                                            Quem como eu, anda, andou e sempre andará com ela direita, vai ter que levar com um cartaz horroroso e ser "castigado" por causa de meia-duzia de anormais.

                                            Quanto a mim as matriculas actuais servem muito bem e têm boa visibilidade, o que não posso admitir é matriculas dobradas e metidas dentro da cava da roda: isso para mim dava direito a apreensão da mota durante 3 meses, 1 ano e para sempre, conforme a reincidência.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Só para clarificar este tópico:

                                              1º As dimensões das chapas de matrícula dos motociclos e ciclomotores manter-se-ão como estão.

                                              2º As novas matrículas dos ciclomotores e motociclos com cilindrada NÃO superior a 50cm3 serão com a combinação 00-AA-00 (sem data) e chapa amarela.

                                              3º As matrículas dos ciclomotores de três rodas e quadriciclos com cilindrada NÃO superior a 50cm3 serão exactamente iguais a esta (com data):



                                              Para mais detalhes:
                                              http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/dl_106_06.pdf

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por ppais

                                                Eu sei de uma pessoa que tem um sistema mecanizado que dobra e desdobra a matrícula na mota.... Isso sim é levar a coisa ao extremo. Por mim era apreender lhe a mota, mas isso sou eu...
                                                Boas,

                                                Nisso conheço quem tenha ido mais longe e tenha instalado um servo motor. Basta carregar no botã e ela levanta até ficar horizontal contra a carenagem/farolin, carregar outra vez e volta á posição original.

                                                Mas também conheço uns poucos com carros que envernizaram as matriculas bem envernizadas, quando o sol bate nelas brilham como espelhos, até ofuscam.

                                                Acho que a "recompensa" legal devia ser igual para todos estes casos ;)

                                                Abraço

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ainda não percebi porque é que os motociclos não são obrigados a colocar a data na matrícula.

                                                  Não existem motociclos importados?

                                                  Ou colocavam todos ou não colocava nenhum.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A quantidade de importados é tão irrelevante que não compensa sequer considerar isso. Já nos carros a fatia de importados é maior de ano para ano.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      PDCouto mas tens de reconhecer por exemplo que, matrículas homologadas com eurobanda até davam um jeitaço. ;)

                                                      Quando fui para o estrangeiro tive de colocar um dístico oval. [)]

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X