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    Renault Espace - velas

    Boa tarde e os desejos de um Natal feliz com saúde e tudo de bom para todos.
    Pretendo mudar as velas da minha Renault Espace 1.9 Dci de 2004. A verdade é que prefiro ser eu a fazê-lo pois deve ser extremamente simples. Mas preciso da vossa ajuda. Que velas (e quantas) comprar ? Como é que se muda ?

    Alguém pode ajudar ?

    Obrigado
    Nelson M

    #2
    No caso da Espace tem uma vela por cilindro, logo deves comprar 4 e tem que ter uma chave de velas para as conseguir desapertar, depois e simple e so retirar os "cachimbos" e substituir as velas.
    Nao serve qualquer vela tens que comprar as especificas para o motor e modelo em causa.

    Comentário


      #3
      Acabei de ir à garagem mas não me parece que seja assim tão simples. É que no caso da Espace, existe um plástico enorme onde está a dizer «Renault 1.9Dci». Desconfio que é por baixo desse plástico que estão os tais "cachimbos" das velas.
      Aconselham comprar as velas na Renault ?
      Tinha pensado se não haveria umas melhores que pudesse comprar "cá fora".

      NelsonM

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por NMendes

        Acabei de ir à garagem mas não me parece que seja assim tão simples. É que no caso da Espace, existe um plástico enorme onde está a dizer «Renault 1.9Dci». Desconfio que é por baixo desse plástico que estão os tais "cachimbos" das velas.
        Aconselham comprar as velas na Renault ?
        Tinha pensado se não haveria umas melhores que pudesse comprar "cá fora".

        NelsonM
        So uma pergunta queres mudar as velas porquê??Ela custa apegar é isso??

        Comentário


          #5
          Nem por isso. O que se passa é que a frio e apesar de estar sempre na garagem (quer em casa quer no serviço), por vezes, nos primeiros kms perde potência durante 1 segundo.
          Ou seja, vou a andar muito bem e o carro engasga-se durante 1 milésimo de segundo. Isto acontece 1 ou 2 vezes e pronto.
          Chega a estar semanas sem acontecer mas depois acontece novamente. Ainda hoje de manhã, cheguei à garagem, liguei, segui e passados 1 ou 2 Kms engasgou-se umas 2 ou 3 vezes e pronto.
          Estou-me a passar com a situação. O que vale é que é raro mas já agora, gostava de resolver a questão. E parece-me que deve ser algo muito simples. Digo eu.

          NelsonM

          Comentário


            #6
            O problema certamente não virá das velas, e porquê?

            Porque as velas de um carro a Diesel apenas servem para aquecer o diesel no momento em que se coloca o motor em funcionamento.

            Depois do motor estar a trabalhar, as velas já não fazem nada.

            É diferente dos motores a gasolina, em que as velas "dao" a faisca para originar a "explosão" do combustivel.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por NMendes

              Nem por isso. O que se passa é que a frio e apesar de estar sempre na garagem (quer em casa quer no serviço), por vezes, nos primeiros kms perde potência durante 1 segundo.
              Ou seja, vou a andar muito bem e o carro engasga-se durante 1 milésimo de segundo. Isto acontece 1 ou 2 vezes e pronto.
              Chega a estar semanas sem acontecer mas depois acontece novamente. Ainda hoje de manhã, cheguei à garagem, liguei, segui e passados 1 ou 2 Kms engasgou-se umas 2 ou 3 vezes e pronto.
              Estou-me a passar com a situação. O que vale é que é raro mas já agora, gostava de resolver a questão. E parece-me que deve ser algo muito simples. Digo eu.

              NelsonM
              Boas,
              Isso quase de certeza que não é problema de velas.
              Km´s da carrinha?

              Poderá ser algo mecânico como injectores ou pressão na injecção de gasóleo.
              Ou então algo eléctrico/software.

              1º de tudo Aconselhava uma leitura à centralina, para detectar possíveis erros e indicações da avaria relatada.

              Boas Festas
              Cumps
              Invisible

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por NMendes

                Boa tarde e os desejos de um Natal feliz com saúde e tudo de bom para todos.
                Pretendo mudar as velas da minha Renault Espace 1.9 Dci de 2004. A verdade é que prefiro ser eu a fazê-lo pois deve ser extremamente simples. Mas preciso da vossa ajuda. Que velas (e quantas) comprar ? Como é que se muda ?

                Alguém pode ajudar ?

                Obrigado
                Nelson M
                boas, sou possuidor de uma espace e cada vela custa 62€ na marca...

                qt a mudar as velas penso n ser nada de especial, mas é melhor TU nao mudares..pois imagina que estragas a rosca...e dps....tens uma despesa a triplicar ;)

                Comentário


                  #9
                  A carrinha tem 57000 Kms. Aliás, foi esta semana à revisão na Vesauto (60 000 Kms).
                  Na volta o melhor ainda é ir lá na próxima 3ª feira para os tipos verificarem.

                  NelsonM

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Invisible Man

                    citação:Originalmente colocada por NMendes

                    Nem por isso. O que se passa é que a frio e apesar de estar sempre na garagem (quer em casa quer no serviço), por vezes, nos primeiros kms perde potência durante 1 segundo.
                    Ou seja, vou a andar muito bem e o carro engasga-se durante 1 milésimo de segundo. Isto acontece 1 ou 2 vezes e pronto.
                    Chega a estar semanas sem acontecer mas depois acontece novamente. Ainda hoje de manhã, cheguei à garagem, liguei, segui e passados 1 ou 2 Kms engasgou-se umas 2 ou 3 vezes e pronto.
                    Estou-me a passar com a situação. O que vale é que é raro mas já agora, gostava de resolver a questão. E parece-me que deve ser algo muito simples. Digo eu.

                    NelsonM
                    Boas,
                    Isso quase de certeza que não é problema de velas.
                    Km´s da carrinha?

                    Poderá ser algo mecânico como injectores ou pressão na injecção de gasóleo.
                    Ou então algo eléctrico/software.

                    1º de tudo Aconselhava uma leitura à centralina, para detectar possíveis erros e indicações da avaria relatada.

                    Boas Festas
                    Cumps
                    Invisible
                    Fazes ideia onde fazem isso (leitura à centralina) aqui em Lisboa ? Ou devo mesmo ir à marca ?

                    Obrigado

                    NelsonM

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por NMendes

                      citação:Originalmente colocada por Invisible Man

                      citação:Originalmente colocada por NMendes

                      Nem por isso. O que se passa é que a frio e apesar de estar sempre na garagem (quer em casa quer no serviço), por vezes, nos primeiros kms perde potência durante 1 segundo.
                      Ou seja, vou a andar muito bem e o carro engasga-se durante 1 milésimo de segundo. Isto acontece 1 ou 2 vezes e pronto.
                      Chega a estar semanas sem acontecer mas depois acontece novamente. Ainda hoje de manhã, cheguei à garagem, liguei, segui e passados 1 ou 2 Kms engasgou-se umas 2 ou 3 vezes e pronto.
                      Estou-me a passar com a situação. O que vale é que é raro mas já agora, gostava de resolver a questão. E parece-me que deve ser algo muito simples. Digo eu.

                      NelsonM
                      Boas,
                      Isso quase de certeza que não é problema de velas.
                      Km´s da carrinha?

                      Poderá ser algo mecânico como injectores ou pressão na injecção de gasóleo.
                      Ou então algo eléctrico/software.

                      1º de tudo Aconselhava uma leitura à centralina, para detectar possíveis erros e indicações da avaria relatada.

                      Boas Festas
                      Cumps
                      Invisible
                      Fazes ideia onde fazem isso (leitura à centralina) aqui em Lisboa ? Ou devo mesmo ir à marca ?

                      Obrigado

                      NelsonM
                      A resposta que te ia dar já foi dada acima, feliz natal e bom ano novo ;););););)

                      Comentário


                        #12
                        Eu acho que devias era mesmo ter posto o problema quando fizeste a revisão se foi a semana passada devias ter aproveitado e ter pedido para porem o carro á maquina...

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por NMendes

                          citação:Originalmente colocada por Invisible Man

                          citação:Originalmente colocada por NMendes

                          Nem por isso. O que se passa é que a frio e apesar de estar sempre na garagem (quer em casa quer no serviço), por vezes, nos primeiros kms perde potência durante 1 segundo.
                          Ou seja, vou a andar muito bem e o carro engasga-se durante 1 milésimo de segundo. Isto acontece 1 ou 2 vezes e pronto.
                          Chega a estar semanas sem acontecer mas depois acontece novamente. Ainda hoje de manhã, cheguei à garagem, liguei, segui e passados 1 ou 2 Kms engasgou-se umas 2 ou 3 vezes e pronto.
                          Estou-me a passar com a situação. O que vale é que é raro mas já agora, gostava de resolver a questão. E parece-me que deve ser algo muito simples. Digo eu.

                          NelsonM
                          Boas,
                          Isso quase de certeza que não é problema de velas.
                          Km´s da carrinha?

                          Poderá ser algo mecânico como injectores ou pressão na injecção de gasóleo.
                          Ou então algo eléctrico/software.

                          1º de tudo Aconselhava uma leitura à centralina, para detectar possíveis erros e indicações da avaria relatada.

                          Boas Festas
                          Cumps
                          Invisible
                          Fazes ideia onde fazem isso (leitura à centralina) aqui em Lisboa ? Ou devo mesmo ir à marca ?

                          Obrigado

                          NelsonM
                          Em principio uma oficina BOSCH CAR SERVICE, consegue ver-te isso.

                          Abraços

                          Comentário


                            #14
                            A verdade é que não coloquei o problema à Renault aquando da revisão dos 60 000 Kms uma vez que o problema se verifica para ai 1 a 2 vezes por mês e é só enquanto está a frio. Mas de facto acho que vou colocar o problema à Vesauto. Até porque, há uma bomba qualquer do esguincho dos limpa vidros que vai ser mudada mas não estava disponivel (mas já paguei !!!!) pelo que terei que lá voltar daqui por 10 dias que é quando chega a referida bomba.
                            Se eles derem com a coisa tudo bem senão vou a um centro Bosch Car Service e peço para analisarem.

                            Obrigado a todos,
                            NelsonM

                            Comentário


                              #15
                              Boas mais uma vez,

                              Não sou de Lisboa mas, na marca ou no sítio onde já foi referido poderão fazer o diagnóstico via software.

                              Aconselho no entanto o seguinte:
                              1 - Se optares por fazeres o diagnóstico, explicares bem o problema contextualizando-o, (é importante saber que faz mais a frio e nos 1ºs km´s), pois pode até ser uma coisa que não seja detectada pelo software. Poderá até ser um pequeno problema eléctrico, relacionado com bateria e/ou alternador, pois não gostam muito do frio.;)
                              É nova a bateria?

                              2 - O sintoma de velas avariadas no carro diesel, caractereriza-se logo no início da marcha do veículo. O que normalmente acontece é que o veículo demora mais a pegar e/ou deita mais fumo no início da marcha do motor, podendo ter no início um trabalhar pouco regular.

                              Boa sorte na resolução do problema!
                              Bom Ano de 2007
                              Cumps
                              Invisible

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por nto

                                O problema certamente não virá das velas, e porquê?

                                Porque as velas de um carro a Diesel apenas servem para aquecer o diesel no momento em que se coloca o motor em funcionamento.

                                Depois do motor estar a trabalhar, as velas já não fazem nada.

                                É diferente dos motores a gasolina, em que as velas "dao" a faisca para originar a "explosão" do combustivel.
                                O que as velas fazem e aquecer o ar dentro das camaras de cumbustao pois o gasoleo so entra em combustao depois de comprimido em conjunto com o ar quente, isso "do diesel" nem existe, Diesel e o nome que se da aos motores que funcionam a gasoleo porque estes foram inventados por Rudolf Diesel.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Invisible Man

                                  Boas mais uma vez,

                                  Não sou de Lisboa mas, na marca ou no sítio onde já foi referido poderão fazer o diagnóstico via software.

                                  Aconselho no entanto o seguinte:
                                  1 - Se optares por fazeres o diagnóstico, explicares bem o problema contextualizando-o, (é importante saber que faz mais a frio e nos 1ºs km´s), pois pode até ser uma coisa que não seja detectada pelo software. Poderá até ser um pequeno problema eléctrico, relacionado com bateria e/ou alternador, pois não gostam muito do frio.;)
                                  É nova a bateria?

                                  2 - O sintoma de velas avariadas no carro diesel, caractereriza-se logo no início da marcha do veículo. O que normalmente acontece é que o veículo demora mais a pegar e/ou deita mais fumo no início da marcha do motor, podendo ter no início um trabalhar pouco regular.

                                  Boa sorte na resolução do problema!
                                  Bom Ano de 2007
                                  Cumps
                                  Invisible

                                  Obrigado.
                                  Não de facto a bateria não é nova. O carro pega sempre bem e sem problemas. Todos os dias ando com o carro mas o estranho é que esta situação só se verificar de tempos a tempos o que me leva a inclinar mais para um possivel mau contacto ou coisa do género.
                                  De facto, depois de no sábado ter acontecido umas 2 ou 3 vezes, nunca mais voltou a fazer. Ainda hoje, como sempre, cheguei à garagem, liguei segui e tudo perfeitamente normal.
                                  Muito estranho. A verdade é que estou bastante satisfeito com a carrinha e tirando esta situação esporádica, não tenho mais nada a apontar. Vamos ver. Quando fôr à Vesauto para colocar a bomba que falta (aquando da revisão não tinham em stock) vou colocar o problema e ver o que eles me dizem.

                                  Obrigado
                                  NelsonM

                                  P.S. - Depois posto aqui o que é que eles me disseram

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

                                    citação:Originalmente colocada por nto

                                    O problema certamente não virá das velas, e porquê?

                                    Porque as velas de um carro a Diesel apenas servem para aquecer o diesel no momento em que se coloca o motor em funcionamento.

                                    Depois do motor estar a trabalhar, as velas já não fazem nada.

                                    É diferente dos motores a gasolina, em que as velas "dao" a faisca para originar a "explosão" do combustivel.
                                    O que as velas fazem e aquecer o ar dentro das camaras de cumbustao pois o gasoleo so entra em combustao depois de comprimido em conjunto com o ar quente, isso "do diesel" nem existe, Diesel e o nome que se da aos motores que funcionam a gasoleo porque estes foram inventados por Rudolf Diesel.
                                    Sim, tens toda a razão.

                                    É mais fácil dizer "Diesel2 do que "gasóleo" (neste caso, escrever).

                                    Quanto à questão de aquecer o "Diesel" e não o ar... foi uma explicação infeliz.

                                    Mas também não é preciso bater-me ;)

                                    Abraços

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acabaram de me ligar da Vesauto onde deixei a minha Espace para colocar umas peças que faltavam aquando da revisão.
                                      Ligaram o carro na máquina e o diagnóstico é: «4 velas precisam de ser mudadas pois entram em sobreaquecimento».
                                      Acho que foi isto. Vinha a conduzir e percebi que foi o que disseram mas logo confirmo quando a fôr buscar.
                                      O mais caricato é que há mais de uma semana que não faz nada e está impecável. Mas pronto.

                                      NelsonM

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                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Daniel Matias


                                        qt a mudar as velas penso n ser nada de especial, mas é melhor TU nao mudares..pois imagina que estragas a rosca...e dps....tens uma despesa a triplicar ;)
                                        Já vi uma Espace III 2.2 dCi em que tiveram de tirar o motor porque uma das velas de pré-aquecimento estragou a rosca e com o motor no sítio não conseguia reparar a rosca.
                                        Há certas coisas que é melhor deixar para os profissionais

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                                          #21
                                          Já está pronta. Afinal não eram as velas mas sim uma caixa que faz o aquecimento das velas. Ao que parece e segundo o chefe da oficina, os carros actuais por cada vez que existe injecção, existe um aquecimento das velas que é feito através de uma caixa (não sei o nome técnico da mesma).
                                          Será ??? Segundo eles, antigamente as velas serviam apenas no arranque do motor mas hoje em dia tal já não sucede.
                                          Bem, logo vejo. Já está pronta para ir buscar.
                                          Como não percebo nada de mecânica, podem estar a dizer-me uma enorme barbaridade que eu não vou contrariar.

                                          NelsonM

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                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Nafs

                                            citação:Originalmente colocada por Daniel Matias


                                            qt a mudar as velas penso n ser nada de especial, mas é melhor TU nao mudares..pois imagina que estragas a rosca...e dps....tens uma despesa a triplicar ;)
                                            Já vi uma Espace III 2.2 dCi em que tiveram de tirar o motor porque uma das velas de pré-aquecimento estragou a rosca e com o motor no sítio não conseguia reparar a rosca.
                                            Há certas coisas que é melhor deixar para os profissionais
                                            é o que faço.

                                            Não sei, não mexo ;)

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                                              #23
                                              Bem,
                                              depois de na passada 2ª feira ter ido buscar o carro à Vesauto em Alfragide e de ter pago 4 velas e uma caixa que faz o aquecimento das mesmas, não voltei a ter qualquer problema (mas também não quer dizer que esteja resolvido pois passavam-se meses sem fazer fosse o que fosse).
                                              Para já, continua IMPECÁVEL.
                                              Será que as velas, ao contrário do que diziam alguns amigos aqui, não servem só no arranque de facto ? A renault diz que sofrem um aquecimento antes de qualquer injecção (aquecimento feito pela caixa agora substituida).
                                              Foi o que deu quando meteram a carrinha na máquina.

                                              NelsonM

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