Em caso de bloqueio, liga-se o 112??? - Página 2

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12
A mostrar resultados 31 para 46 de 46

Título: Em caso de bloqueio, liga-se o 112???

Banido
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por hugolini

citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

Dar um pequeno toque noutro carro é uma emergência?
    Pois nao, mas segundo a s regras que do teu post nesse caso ja se pode ligar para o 112. Era aí que queria chegar.
    [8]

"Acidente de viação: todos os casos relacionados com veículos"

Nesta frase do teu post quais foram as palavras que não percebes-te?

Acidente de viação: todos os casos relacionados com veículos, quer se refiram a peões atropelados, quer a indivíduos transportados nas viaturas sinistradas.

Penso que mais claro n podia estar...
    Sempre que necessitei de chamar a policia aquando de um acidente, apenas com danos materiais, liguei o 112 a pedir que viesse um carro para registar o auto de ocorrência, e nunca me disseram que estava a ligar para o numero errado, ou fizeram algum tipo de observação de que não deveria ligar para lá.

Num caso de ter a minha viatura bloqueada por outra, esperava o tempo que achar ser aceitável, e depois tentaria ligar directamente para a esquadra mais proxima...

Piloto de Testes MrAnderson's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

O 112 em situações normais tem mais do que capacidade suficiente para atender as chamadas de pedidos deste género, que são prontamente desviadas e não ocupa muito tempo de linha.
    Preocupem-se é com o facto de sermos dos poucos países da UE que ainda não tem localizador de chamada no 112 e com o numero assustador de chamadas falsas, essas sim, que podem desviar meios de socorro que podem ser úteis a qualquer um de nós e dos nossos.

Piloto de Testes blindness2005's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Cá vai o meu testamento sobre o assunto e que sirva para apontar o dedo/chamar a atenção a muitas questões que considero pertinentes expor aqui.

Isto é uma questão muito sensível...

Em primeiro lugar quero salientar que a minha postura sobre o assunto é que o 112 é o número de emergências e, quando falo em emergências, entenda-se que é emergência e não urgência (para mim e, com certeza que para a grande maioria, são conceitos diferentes). O 112 deve-se usar para emergências médicas (acidentes pessoais, doenças...), protecção civil como os bombeiros (incêndios, inundações...) e emergências policiais. É neste último que temos que ver que há restrições. Umas são caracterizadas por emergências por questões de segurança (justifica-se ligar para o 112) e outras podem ser urgências ou casos que nem têm grande importância porque nem urgências são!

A questão aqui é pertinente! Para mim, como cidadão sensível a questões de saúde e de segurança, não acho concebível ligar para o 112 para desbloquear um carro. Quanto muito será uma situação urgente e não me dá o direito de ocupar uma linha prioritária só para pedir à polícia que me envie um reboque para me desbloquear o carro. É uma acção desprovida de bom senso e respeito tendo eu em conta que existem outras vias de conseguir o que pretendo sem aumentar a probabilidade de prejudicar a saúde e a segurança de um semelhante meu desncessáriamente.

Uma coisa é certa: todos somos livres de ligar para o 112. Não há impedimentos para não o fazer e não há sanções em caso de má utilização do mesmo. Mas pensar em fazer o que está correcto, do que é de bom senso, deve ser tomado em conta. É uma questão de respeito para o próximo! Se o 112 é para emergências, não vamos usar desnecessáriamente essa linha para chamar um reboque só porque é da competência da polícia fazê-lo e porque é uma entidade que está englobada no serviço de emergência do 112! Chamar um reboque para nos desenrascar não é uma questão prioritária! Pensem por exemplo que ao mesmo tempo houve um fulano que levou um tiro (precisa de intervênção médica e da presença da polícia!!!) no quarteirão ao lado de onde estão, que está em estado grave e que há alguém que está nesse momento a chamar para o 112 para o socorrer e não consegue fazer a ligação por estar ocupada por vocês que estão a usá-la inadequadamente para chamar um reboque!!! Essa pessoa está injusta e desnecessáriamente a ser prejudicada (e de que maneira) por causa disso!!! Corre ainda mais risco de vida só porque um iluminado resolveu ocupar uma linha prioritária para "aliviar" o bolinhas! Oxalá que nunca se inverta a situação, que não seja vocês próprios ou algum ente querido vosso os sinistrados a precisar de ajuda!!!

Será que já se esqueceram da bronca que houve há uns tempos com a Deco??? Estavam a testar precisamente o tempo de reposta deste serviço e não é que por causa de um teste houve mesmo uma senhora que faleceu porque os serviços de urgência foram enganados pelo pedido de auxílio da Deco que não passava de um teste?!?!?! É que a probabilidade de acontecer o mesmo por usarmos o 112 para chamar um reboque pode não ser grande, mas não é nula!!! Mas será que isso não pesa na consciência de cada um?!?!?! Sejamos humanos!!!

Eu não conheço minimamente os pormenores de como está montado este sistema de emergência, bem como o que se passa por lá na realidade. Mas sei de determinados pormenores que deixam-me a pensar se está bem montado ou não e se o serviço é mesmo eficaz para todas as possíveis situações.

Acho que a mentalidade tuga é muito [8][8][8]!!! Enquanto continuarmos assim, vai tudo funi****r de pernas para o ar!!!

Onde é que eu quero chegar com isto? Muitos ainda não perceberam que o português parte sempre de maus principios! Ou anda à roda da questão ou então empurra a responsabilidade para os outros.

Eu acho que existe aqui um mau principio de parte a parte. Reparem: quem usa o 112 usa-o incorrectamente e desprovido de bom senso. Mas será que o sistema está assim tão bem montado?

Falam de que está bem dimensionado, que suporta muito mais solicitações, que os intervenientes estão bem treinados... tudo bem, mas... têm conhecimento total do que falam? É que em Portugal o costume é haver tudo menos isso! A teoria é bonita, mas depois na prática nada funciona! É que já se houviu aqui relatos de quem usou o 112 e a linha estava ocupada!!! Então? E se houvesse um terramoto? Têm capacidade de resposta? Quem é que garante isso? O que vale é que em Portugal tragédias com este tipo de dimensões nunca aconteceram (e espero bem que continue assim... bato 3 vezes na madeira), mas o sistema tem que estar minimante preparado para fazer face a situações destas.

Coloco aqui uma questão muito interessante que acho que mais ninguém colocou! Corrijam-me se estiver errado, mas eu acho que a forma como está idealizado o 112 está tudo menos correcto! Falo assim porque o 112 não devia ser um nº único para várias entidades. Devia-se distribuir melhor (melhorando a eficácia e resposta), colocando à disposíção 3 nºs diferentes tal como é feito na maioria dos outros países: um para emergências médicas, outro para a polícia e outro para os bombeiros e protecção civil! Como se costuma dizer: "cada macaco no seu galho"! Como está neste momento é um péssimo principio e pouco eficaz. Sendo uma emergência, devia-se simplificar e melhorar em rapidez ligando para a entidade directamente. Não é ligar para o 112, que depois na central é que tomam a decisão de redireccionar... por amor de deus! Se as coisas fossem feitas logo de principio... Num caso de um pequeno toque inofensivo entre 2 carros, vai-se ligar para o 112 só para chamar a polícia, atende alguém do INEM que depois tem a incumbência de redireccionar a chamada para a policia. Entretanto está-se a ocupar uma linha fazendo aumentar a probabilidade de impedir o recebimento de pedidos mais graves para o INEM!

A mentalidade tuga é retrógada, dos utilizadores do 112 e provavelmente de quem idealizou o 112 como nº único! Partem-se de maus principios e quando é assim nada é eficaz. Reparem como se incentiva o mau principio e como se incentiva a raciocinar e agir incorrectamente:

tenho o carro bloqueado -> o 112 dá para a chamar a polícia -> assim consigo obter um reboque -> já me disseram que é legítimo usar o 112 (proibido não é, mas é moralmente incorrecto fazê-lo por causa de um reboque) -> é grátis (e deve continuar assim, não é por aí, apesar de ser um factor aliciante por gastar um saldo do nosso telemóvel) -> os carros da polícia têm o 112 escarrapachado (é prioritário pedir a intervenção deles para o assalto a um banco XPTO com reféns, mas pedir para chamar um reboque não é)

Se houvesse um número de emergência próprio para a polícia, outro para o INEM e outro para os bombeiros, estariamos a aumentar a eficácia de resposta porque lógicamente estamos a filtrar logo à partida uma situação importante: a quem recorrer. Lógico também que se não acertarmos, depois eles reemcaminhavam a questão para a entidade correcta. Assim era mais lógico e consequentemente mais eficaz, mais rápido e não impedir as outras linhas desnecessáriamente!

Mas lá está, cada um sabe de si e acaba por não querer saber dos outros! Somos um bonito país à beira mar plantado. Somos simpáticos e hospitaleiros. Mas quando é para outras questões já não somos assim, principalmente para questões de responsabilidade as coisas funcionam mal, muito mal!

Acho que cada um sabe de si e é livre de usar o 112 para os fins que lhe apetecer (por não ser proibido), mas não tem o direito moral de fazer mau uso do 112 a ponto de indirectamente colocar inconscientemente e negligentemente em risco quem à partida precisa de ajuda. A isso chama-se falta de respeito pelo próximo!

Assim está o país e assim não vamos a lado nenhum!!!

Desulpem o testamento, mas depois de ver mentalidades desajustadas como as que vejo aqui que espelham o típico tuga egoísta, insensível e irresponsável... não pude ficar quieto e não demonstrar a minha opinião.

Chefe de Equipa Diamondplus's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Vejam esta noticia.. Acerca do 112 no distrito de Évora

http://tsf.sapo.pt/online/vida/inter...tigo=TSF176476

Pedestre escolas's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

@blindness2005
    Vou fazer um desenho com palavras:
    Tens carro bloqueado por um outro? Se sim, isso configura uma emergência (ou inicidente, ocorrência).
    Sabes que 112 é um nº que é usado como N.º Nacional de Emergência.
    Marcas o nº 112 e passado alguns segundos, um operador do C.O.D.U. atende e pergunta qual é a tua emergência.
    Tu respondes "Queria a divisão de trânsito da PSP" / "Podia passar à polícia" etc..
    Em menos de 10 segundos, o operador transferiu a chamada para as autoridades policiais.
    Ocupaste um operador do CODU durante 20s. (Um operador não é do INEM!!)
    Se alguém levou um tiro e não havia mais operadores livres, fica o consolo que quem telefona por causa daquela URGÊNCIA só teve que esperar 20 segundos enquanto o telefone toca.

Piloto de Testes ppais's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por blindness2005

Será que já se esqueceram da bronca que houve há uns tempos com a Deco??? Estavam a testar precisamente o tempo de reposta deste serviço e não é que por causa de um teste houve mesmo uma senhora que faleceu porque os serviços de urgência foram enganados pelo pedido de auxílio da Deco que não passava de um teste?!?!?! É que a probabilidade de acontecer o mesmo por usarmos o 112 para chamar um reboque pode não ser grande, mas não é nula!!! Mas será que isso não pesa na consciência de cada um?!?!?! Sejamos humanos!!!

Não tem nada a ver... O que se passou foi que enviaram uma VMER para acudir a um pedido "falso" de teste, e não havia outra VMER disponível para responder à outra situação.

O CODU com certeza que não manda uma VMER se tu disseres que tens o carro bloqueado, logo a utilização é de um recurso telefónico e nunca de um recurso no terreno como foi no caso da DECO.

Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por escolas

@blindness2005
    Vou fazer um desenho com palavras:
    Tens carro bloqueado por um outro? Se sim, isso configura uma emergência (ou inicidente, ocorrência).
    Sabes que 112 é um nº que é usado como N.º Nacional de Emergência.
    Marcas o nº 112 e passado alguns segundos, um operador do C.O.D.U. atende e pergunta qual é a tua emergência.
    Tu respondes "Queria a divisão de trânsito da PSP" / "Podia passar à polícia" etc..
    Em menos de 10 segundos, o operador transferiu a chamada para as autoridades policiais.
    Ocupaste um operador do CODU durante 20s. (Um operador não é do INEM!!)
    Se alguém levou um tiro e não havia mais operadores livres, fica o consolo que quem telefona por causa daquela URGÊNCIA só teve que esperar 20 segundos enquanto o telefone toca.
    Acho que não deves ter entendido muito bem a minha mensagem... acho que até esses tais 20s podiam ainda ser reduzidos para metade ou até mais se a chamada fosse directamente feita para um nº directo. É que é escusado haver um único para todas as entidades. Era muito mais eficaz uma filtragem logo ao ínicio da forma como falei. Eu já tinha dito anteriormente e passo a citar:

citação:Se houvesse um número de emergência próprio para a polícia, outro para o INEM e outro para os bombeiros, estariamos a aumentar a eficácia de resposta porque lógicamente estamos a filtrar logo à partida uma situação importante: a quem recorrer. Lógico também que se não acertarmos, depois eles reemcaminhavam a questão para a entidade correcta. Assim era mais lógico e consequentemente mais eficaz, mais rápido e não impedir as outras linhas desnecessáriamente!
    Agora imagina se numa catástrofe (que nunca aconteceu felizmente) o sistema funcionará convenientemente. Claro que, como costume, neste país nada funciona...

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

so pa vos esclarecer 1 coisinha

ligarem 112 nao vao blockear a linha.

mal ligam alguem pergunta ( pelo menos aki em uk)

policia bombeiros ou hospital?

respondes, e eles desviam logo chamada, ( tipo chamada de 2 segundos)

e pralem disso eles teem bastantes linhas. 1 tar a ligar nao vai fazer o numero ficar interrompido se mais alguem ligar

Banido CarlosPinto's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

se for bloqueio mental,não há nada a fazer ,é o que acontece com os gajos do wrestling!:D

Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por x4dow

e pralem disso eles teem bastantes linhas. 1 tar a ligar nao vai fazer o numero ficar interrompido se mais alguem ligar
    O que eu acho mais engraçado é que no outro dia nem 1 linha tinham durante uma carrada de horas... funciona bem funciona! Reparem bem:

"Falha no 112 de Lisboa e Porto

Durante uma hora não houve chamadas de emergência

Lisboa e Porto ficaram segunda-feira sem rede de 112 entre as 4h30 a as 17h30. Durante uma hora, as chamadas de emergência tiveram de ser feitas para os números directos da PSP ou dos bombeiros, que reencaminharam os pedidos de socorro.

A PSP é o organismo a responsável pela gestão das chamadas para o 112. De acordo com o comando metropolitano de Lisboa, deverá ter ocorrido uma falha técnica na rede telefónica em que opera o número de emergência.

De acordo com o “Correio da Manhã”, a Liga dos Bombeiros Portugueses critica a situação. Os bombeiros defendem a criação de um número de contingência, já que este tipo de falhas é frequente.

No entanto, os sapadores bombeiros de Lisboa e do Porto não registaram um aumento significativo das chamadas de socorro durante o período de falha.

Nos restantes distritos do país, o serviço funcionou dentro da normalidade."

in http://sic.sapo.pt/online/noticias/p...oa+e+Porto.htm

Mais uma vez pergunto eu se não era mais fácil e rápido ligar para os nºs directos de cada entidade? Foi necessário mexerem-se reencaminhando as chamadas por causa da falha do 112? Se essa selecção fosse feita à partida ganhava-se eficácia e rapidez. Mas na realidade até existe esses nºs individuais e directos, mas primeiro escolhe-se mandar tudo para o mesmo saco e depois lá se distribui as chamadas para o sítio certo...

Mais não digo...

Piloto de Rallye LuisCapelo's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

mentira - eu liguei o 112 para chamar a polícia, e recusaram-me passar a chamada, e a muito custo deram-me o número de telefone de uma esquadra. infelizmente deram-me o número da esquadra errada, eu queria a de braga, e deram-me a de famalicão ou guimarães...

Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

mentira - eu liguei o 112 para chamar a polícia, e recusaram-me passar a chamada, e a muito custo deram-me o número de telefone de uma esquadra. infelizmente deram-me o número da esquadra errada, eu queria a de braga, e deram-me a de famalicão ou guimarães...
    Como podem ver funciona muito bem...

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

( pelo menos aki em uk)

Banido Lukin's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Bolide

Dar um pequeno toque noutro carro é uma emergência?
    emergência

do Lat. emergentia

s. f.,
    acto de emergir;
    estado do que emerge;
    nascimento (do Sol), aparecimento;

fig.,
    sucesso casual;
    conjuntura, ocorrência, incidente;

É!
    Portanto, segundo a tua linha de raciocínio, sempre que nos deparamos com uma ocorrência ou um incidente podemos, com propriedade, ligar para o 112.

Ora bem...falando em termos de léxico e sintaxe, eu encontrar-me com um amigo na rua é uma ocorrência.

O meu computador crashar é um incidente.

Devemos, portanto, ligar para o 112 quando estes 2 eventos ocorrem. Ok, estou esclarecido.

Piloto Veterano LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Uma vez liguei do telemóvel para chamar o reboque e deram-me o número da PSP de Lisboa: 217654242. Agora tenho-o aqui gravado na lista telefónica! [8D]

Piloto de Testes MrAnderson's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

Uma vez liguei do telemóvel para chamar o reboque e deram-me o número da PSP de Lisboa: 217654242. Agora tenho-o aqui gravado na lista telefónica! [8D]
    Essa é Outra, o 112 do Algarve p.e. entre outros, transfere a chamada, o de Lisboa dá o numero [8], isto por experiençia própria.

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •