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Duvida Diesel e agora peq duvida A/C

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    Duvida Diesel e agora peq duvida A/C


    Este natal o Pai Natal foi generoso para a minha Maria e colocou-lhe no sapatinho um Opel Corsa 1.3cdti. o de 90cv para ela andar com tranquilidade por aí!:D
    Até aqui tudo bem, o pior foi que lhe disseram logo ( um familiar dela) que nos carros a diesel era preciso ter muito cuidado ao ligar, porque eles tinham uma resistência qualquer que devia ser aquecida, dando à chave um pouco, e só depois é que se podia mesmo ligar o carro! E se tentar dar totalmente à chave de uma vez o carro nao liga!
    Eu confesso que nunca ouvi nada assim. O único carro que conduzi que era a diesel foi o da escola de condução!;)
    Que é necessário ligar um pouco e deixá-lo a "aquecer", é mesmo preciso, para que o óleo fica à temperatura ideal para trabalhar. Mas isso não é em todos os carros?[8)]
    Obrigadinha!

    PS: e já agora para a rodagem, como fazê-la em condiçõeS?;)


    #2
    citação:Este natal o Pai Natal foi generoso para a minha Maria e colocou-lhe no sapatinho um Opel Corsa 1.3cdti. o de 90cv para ela andar com tranquilidade por aí!
    Até aqui tudo bem, o pior foi que lhe disseram logo ( um familiar dela) que nos carros a diesel era preciso ter muito cuidado ao ligar, porque eles tinham uma resistência qualquer que devia ser aquecida, dando à chave um pouco, e só depois é que se podia mesmo ligar o carro! E se tentar dar totalmente à chave de uma vez o carro nao liga!
    Eu confesso que nunca ouvi nada assim. O único carro que conduzi que era a diesel foi o da escola de condução!
    Que é necessário ligar um pouco e deixá-lo a "aquecer", é mesmo preciso, para que o óleo fica à temperatura ideal para trabalhar. Mas isso não é em todos os carros?
    Obrigadinha!

    PS: e já agora para a rodagem, como fazê-la em condiçõeS?
    de facto nos carros a diesel mais antigos deveria-se ter esse cuidado de deixar aquecer as velas como deve de ser para o carro ligar bem, hoje em dia é bastante rápido e nem se dá conta...é por chave deixar aquelas luzes todas desligarem-se (que fazem os check-up´s todos) e ligar...sem problemas!!

    para esse motor o melhor conselho, para sempre mas principalmente em rodagem é deixar aqeucer bem antes de dar gás, antes de desligar deixar arrefecer um pocuo, género conduzir a baixas ritações um km antes de chegar a casa!;)

    Comentário


      #3
      Quanto a isso da resistência é verdade, mas a espera normalmente é de no máximo uns 3 segundos.

      Relativamente à rodagem, ler o manual do carro que tem lá isso tudo explicado.

      Comentário


        #4
        Hoje em dia isso já não é bem assim, e se ela rodar logo a chave o carro vai pegar, quase de certeza.

        Só em dias muito muito frios, é que acenderá a luz da resistência, mas são 2 ou 3 segundos, e já está.

        A finalidade é aquecer bem a câmara onde anda o pistom, para por o motor a trabalhar.

        No meu Astra 1.7 DTI essa luz só acendeu uma vez quando esteve 4 meses parado para arranjar de um acidente. No Vectra acendia só ao inicio e era menos de 1 segundo.

        Basta ela rodar a chave, e o tempo que demora a por o sinto é mais que suficiente para depois colocar o carro a trabalhar.

        Quanto à rodagem, no manual do carro, perto do final tem lá uma série de indicações e cuidados a ter com o carro, o ambiente, etc. e diz "Os primeiros 1000 Km".

        Basicamente é não deixar o motor ao ralenti quando se liga, é ligar e arrancar logo, andar com suavidade, e aguardar sempre um bocadinho antes de desligar. Mas isto são procedimentos a ter, mesmo depois da rodagem feita. ;)

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

          Hoje em dia isso já não é bem assim, e se ela rodar logo a chave o carro vai pegar, quase de certeza.

          Só em dias muito muito frios, é que acenderá a luz da resistência, mas são 2 ou 3 segundos, e já está.

          A finalidade é aquecer bem a câmara onde anda o pistom, para por o motor a trabalhar.

          No meu Astra 1.7 DTI essa luz só acendeu uma vez quando esteve 4 meses parado para arranjar de um acidente. No Vectra acendia só ao inicio e era menos de 1 segundo.

          Basta ela rodar a chave, e o tempo que demora a por o sinto é mais que suficiente para depois colocar o carro a trabalhar.

          Quanto à rodagem, no manual do carro, perto do final tem lá uma série de indicações e cuidados a ter com o carro, o ambiente, etc. e diz "Os primeiros 1000 Km".

          Basicamente é não deixar o motor ao ralenti quando se liga, é ligar e arrancar logo, andar com suavidade, e aguardar sempre um bocadinho antes de desligar. Mas isto são procedimentos a ter, mesmo depois da rodagem feita. ;)
          nao deixar o carro ao ralenti? eu pensei até que se devia deixar um pouco o carro assim para aquecer! [8)] [8]


          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por 911_Turbo
            nao deixar o carro ao ralenti? eu pensei até que se devia deixar um pouco o carro assim para aquecer! [8)] [8]
            o motor aquece mais depressa em andamento do que em rolanti, não convem é começar logo a acelarar até ao redline

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por 911_Turbo

              nao deixar o carro ao ralenti? eu pensei até que se devia deixar um pouco o carro assim para aquecer! [8)] [8]
              Não é preciso, só se gasta gasóleo. Após viagens longas ou esforços de motor, antes de desligar deixar o motor trabalhar ao relanti uns 30 segundos ... a vida útil do turbo agradece ;)

              Nada de exagerar nas rotações na rodagem, depois, verás que a máquina irá tratar bem de ti, tens é que tratar também bem dela

              Boa sorte e coloca lá umas fotos para o pessoal [:X][:X]

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por michaelvasconcelos

                citação:Originalmente colocada por 911_Turbo

                nao deixar o carro ao ralenti? eu pensei até que se devia deixar um pouco o carro assim para aquecer! [8)] [8]
                Não é preciso, só se gasta gasóleo. Após viagens longas ou esforços de motor, antes de desligar deixar o motor trabalhar ao relanti uns 30 segundos ... a vida útil do turbo agradece ;)

                Nada de exagerar nas rotações na rodagem, depois, verás que a máquina irá tratar bem de ti, tens é que tratar também bem dela

                Boa sorte e coloca lá umas fotos para o pessoal [:X][:X]
                coloco depois se ela deixar,claro!:D:D... Eu pessoalmente aí nem o vi. Sei é que o recebeu!;) É um 1.3cdti 90cv Cosmo e é azulinho![^][^][^] O carro ainda só tá na garagem, pois ainda nao tem matricula (atrasos no processo de abate). Mas como o tipo do stand garantiu a entrega do carro até ao natal (caso contrário os pais dela nao o compravam) ele foi mesmo entregue com aquelas matriculas de stand e agora está à espera que esta semana seja entregue a matricula definitiva. (IN)Felizmente nao vai ser **-CU-** [}][}]
                Em principio na proxima semana já vai fazer uma viajemzita mais cumprida até ao Porto. São para aí 180km cheios de tranquilidade!;)

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                  #9
                  Sistema de pré-aquecimento inventado pela Isuzu;)

                  Util, não é?:D

                  É normal demorar 1 segundo!

                  Comentário


                    #10
                    O meu ainda tem isso... a espera não é grande, conforme a temperatura lá fora... deve equivaler aqueles carros que têm tudo para ser checkado antes de ligar...

                    Comentário


                      #11
                      Eu ainda sou do tempo em que o meu pai tinha um Portaro que era preciso carregar num botão para aquecer.. eram quass 5 min ali! :D

                      Comentário


                        #12
                        Nos carros modernos a espera é bastante pequena, no verão é 1 segundo, no inverno no meu com -1 ou -2 graus demora uns 3 ou 4 segundos...

                        Nos carros antigos é que upa upa ainda era uns belos segundos que estavas ali á espera que aquilo desligasse

                        Já agora este sistema "rápido" foi inventado pela isuzu?

                        Tinha a ideia de tinho sido pela BMW, pareceu me ler isso em qualquer lado... Se calhar li mal ;)

                        Comentário


                          #13


                          Mas e já agora o diesel a meter no carrito? diesel normal, gforce? ou do leclerc já dá?[8)]

                          Comentário


                            #14
                            de preferência mete diesel especial, há quem não note diferença, há quem diga que consome menos, mas dá mais saúde ao motor, isso é certo.

                            toma atenção especia às revisões e aos oleos, não ponhas nenhum que não seja o recomendado pela marca, revisões periodicas e um carinho especial pelo motor, e tens carro para a vida

                            Comentário


                              #15
                              O tempo de espera ''até dá jeito'' para por o cinto, ajeitar no assento do carro, lolol

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por WildChild

                                de preferência mete diesel especial, há quem não note diferença, há quem diga que consome menos, mas dá mais saúde ao motor, isso é certo.

                                toma atenção especia às revisões e aos oleos, não ponhas nenhum que não seja o recomendado pela marca, revisões periodicas e um carinho especial pelo motor, e tens carro para a vida
                                as revisões é todas na marca. Tem sido a politica do pai da minha namorada. Os carros que têm não duram menos de 8 anos nas mãos deles. O que foi para abate era um fiat uno de 1988. Já tava velhinho mas das 2 vezes que peguei nele puxava que era um showaço! Aqueles 4 velocidades faziam magia!;)
                                No meio disto só é pena mesmo, o Sunny ter que ir para a mãe dela, aquilo sim é que é um verdadeiro carro!;)

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por 911_Turbo



                                  Mas e já agora o diesel a meter no carrito? diesel normal, gforce? ou do leclerc já dá?[8)]
                                  Tal como o Wildchild disse, ha varias opiniões sobre os combustiveis "especiais", eu pessoalmente não noto muita diferença, mas o carro tambem não é o mais propicio a estas esperiências de potência ou consumos (Opel Frontera 2.2Dti limited).
                                  O que eu faço (não que seja o melhor) é: de 10000 em 10000 km ponho 3 depósitos de gasóleo "especial", há quem diga que a combustão é mais completa e assim ajuda a fazer uma "limpezazita" ao motor.

                                  Abraço
                                  Rafa

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pah [|)]
                                    Podes meter de todos!

                                    Para o carro estar mesmo excelente a ordem é esta
                                    1º Gforce
                                    2º Diesel normal
                                    3º Leclerc

                                    Para o carro estar num nivel razoavel a ordem é a seguinte
                                    1º Diesel normal
                                    2º Gforce
                                    3º Leclerc

                                    Para a carteira
                                    1º Leclerc
                                    2º Diesel normal
                                    3º Gforce

                                    ;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Gmigas

                                      Pah [|)]
                                      Podes meter de todos!

                                      Para o carro estar mesmo excelente a ordem é esta
                                      1º Gforce
                                      2º Diesel normal
                                      3º Leclerc

                                      Para o carro estar num nivel razoavel a ordem é a seguinte
                                      1º Diesel normal
                                      2º Gforce
                                      3º Leclerc

                                      Para a carteira
                                      1º Leclerc
                                      2º Diesel normal
                                      3º Gforce

                                      ;)
                                      nem mais...[^][^][^]
                                      [}][}][}][}][}]

                                      mas o gasóleo da galp já não é gforce? ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Muitos carros diesel actuais já fazem o pré-aquecimento das velas no momento em que abres a porta. Ele antecipa isso. Por isso basta esperar que as luzes do check apaguem e está a andar.
                                        Ter o carro parado a aquecer é só gastar gasóleo e poluir sem necessidade. Podes arrancar logo mas sem acelerações bruscas enquanto não estiver quente.

                                        Comentário


                                          #21


                                          claro que convém, nunca puxar à doida pelo carro! Mas a partir de qual temperatura é que o bolinhas fica quente??? dos 90ºC? aí é quando liga a ventoinha não é?

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por 911_Turbo



                                            claro que convém, nunca puxar à doida pelo carro! Mas a partir de qual temperatura é que o bolinhas fica quente??? dos 90ºC? aí é quando liga a ventoinha não é?
                                            Geralmente a temperatura ideal de funcionamento é sempre o meio do mostrador...normalmente 90º... nos carros actuais so apos mto para arranca por ex, é que a ventoinha dispara, pq o sistema de refrigeração demora mto tempo ate atingir temperaturas acima dos 85/90º, e elas apesar de silenciosas so disparam um pouco acima disso...
                                            Mas em termos de andamento notaras maior elasticidade do carro a essa temperatura, do que tentares (mal) puxares o carro a frio...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Isso normalmente no dia a dia nem se dá conta, é meter a chave e já tá, é quase instantâneo.
                                              Quanto á rodagem, em primeiro lugar é ler o manual, é importante, e não convém puxar muito pelo motor nos primeiros quilometros, manter uma rotação constante, em auto estrada não ir ver logo quanto o carro dá, como há gente que conheço que faz, manter uma rotação constante e ir subindo aos poucos, mas não muito para o motor se ir "soltando", e acamar tudo como deve ser e antes de desligar o carro convém esperar um pouco para a turbina do turbo diminuir de rotação...o turbo agradece ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já se disse tudo aqui. Mas reforçar, detalhar e fundamentar o que foi dito para compreenderes melhor porquê:

                                                - Rodagem: quer seja um diesel ou gasolina, a rodagem hoje em dia já vem feita, mas nos primeiros kms é ter calma com o motor não exagerando nas rpms. Neste caso é um diesel e, por isso, não exceder as 3000rpms e não acelerar à parva mesmo que seja menos das 3000rpms. Nem pensar em arranques á campeão. Convem condzir assim sensivelmente nos 1000 ou 1500kms. Apartir daí começar gradualmente a puxar por ele, tipo: até aos 5000kms ir exporádicamente às 3500rpms/4000rpms (nada de abusos do tipo vários kms sucessivos em altas rpms! É dar uma puxadela pequena e acalmar logo de seguida). Depois disso é fazer uma condução mais normal e com uns puxões q.b. (com cabeça ;)) para "abrir" o motor.

                                                - Arranques a frio: já se disse e muito bem que não se deve deixar um motor (diesel ou gasolina) ao ralenti. Passo a explicar porquê. Neste caso é um diesel. Os diesel demoram mais a aquecer (entenda-se atingir a temperatura normal de funcionamento) que os "gasolinas". O mito de deixar o motor x tempo ao ralenti para aquecer antes de arrancar é puro gasto de combustível e desgaste de motor. Um diesel só aquece mais rapidamente se começar a circular logo com o carro (e de que maneira!). Se deixares um diesel 10 min ao ralenti vais ver que o motor praticamente não aquece! Mas se arrancares logo com ele vais ver que ao fim de 5 min já está a temperatura ideal! É claro que deves arrancar logo com o carro assim que dás à chave, mas como ainda está frio deves andar sempre com o máximo de suavidade possível (acelerar pouco, meter as mudanças o mais cedo possível...) até aquecer. Cuidado com uma coisa: o ponteiro da temperatura do motor é o da àgua de refrigeração deste. A temperatura do óleo também é muito importante e no caso do óleo demora sempre mais a aquecer, ou seja, mesmo que vejas que a temperatura da água está quase no ponto, tem calma com o pé direito, aguarda mais um pouco antes de puxar por ele pois óleo ainda não aqueceu o suficiente! ;)

                                                - Pré-aquecimento no arranque: como já se disse, nos diesel actuais o pré-aquecimento da câmara de combustão é muito rápido. Os motores diesel mais antigos é que demoravam mais a fazer o pré-aquecimento (uns era até uma eternidade! [xx(]). Sem isso praticamente ou dificilmente o motor arranca. O pré-aquecimento dá-se quando se liga a ignição (vulgo acender as luzes do painel antes de ligar o motor de arranque) e enquanto algumas das luzes do painel não se desligam totalmente. Ou melhor, a mais importante é a luz que indica o funcionamento da resistência para aquecer a câmara de combustão e que costuma ter um símbolo idêntico a este: [img]uploaded/blindness2005/20061226172046_image0055.gif [/img]. Esta acende-se por breves segundos e, depois de fazer o pré-aquecimento, a luz apaga-se sendo possível dar o arranque ao motor. Mas estamos a falar apenas numa questão de 1, 2 ou até 3 segundos de espera. É bem rápido. Portanto, geralmente, é ligar a ignição, esperar uns míseros segundos que a dita luz da resistência se apague (como o Tubular Bells disse: é o tempo que demora a colocar o cinto! ;)) e "dar à chave" que deve pegar logo! ;)

                                                - Desligar o motor depois de andar com o carro: sendo um motor turbo diesel, o turbo funciona a altas pressões e está constantemente a ser lubrificado com óleo do motor. É dito e feito que um turbo que não é de todo ou não é bem lubrificado vai para o "galheiro" não tarda nada! Mas o que é que acontece de mal se parar o carro e desligar logo o motor? Simples. Acontece que, especialmente depois de puxar pelo motor, o turbo mesmo que já não esteja no momento em carga máxima, ou pelo menos já esteve, não vai diminuir logo de rotações assim que se desliga o motor. Este vai ficar ainda a rodar com algumas rotações e alguma pressão até parar. Imagina o tambor de uma máquina de lavar roupa quando está a centrifugar a roupa. Se a desligares o tambor desta não pára de imediato, pois não? Está embalado e só vai para quando perder totalmente a inércia. Acontece exactamente o mesmo ao turbo depois de desligar um motor, mas com a agravante de não estar a ser lubrificado (o motor foi desligado e corta a pressão de óleo)!!! [:0] ;) Quem faz muitas destas está a diminuir drásticamente a saúde do turbo (é assim que muitos deles partem, por mau uso e desconhecimento de quem usa). Deve-se aguardar sempre ao ralenti uns 30s antes de desligar o motor e quanto mais se teve a puxar por ele mais tempo se deve aguardar (para baixar também a temperatura tanto do turbo como do próprio motor, por exemplo, depois de andar a altas velocidades por algum tempo em AE). ;)

                                                - Tipo de gasóleo: não há nenhum gasóleo especial que seja especial para alimentar o motor. Todos fazem andar o motor. É claro que há varios tipos de gasóleo XPTO, uns mais caros, outros mais baratos, uns mais "preparados" para andar mais, outros mais "económicos" para a carteira e os dos supermercados. Olha, daquilo que sei fica-te pelas marcas mínimamente conhecidas (Galp, Repsol, BP...) e não deverás ter problemas. Não vás para os de supermercados (Eleclerc, Carrefour...).

                                                - Nível de óleo: o óleo do motor é muito importante! Verifica regularmente o nível de óleo e o estado dele. É normal consumir algum óleo (desde que não seja em demasia), principalmente na rodagem. Usa óleos minimamente de qualidade. Os que a marca tem e o tipo de óleo que eles recomendam são bons.

                                                De resto, a manutenção é como também se faz nos motores a gasolina: respeitar minimamente os intervalos de manutenção estipulados pela marca. Mas também não perdes nada se fizeres mudas de óleo e filtro de óleo adicionais entre cada revisão (tipo mudar óleo a cada 10000kms com revisões a cada 20000kms). Mal não faz e não és obrigado a fazê-lo! Assim o motor agradeçe! ;)

                                                Acho que é tudo o que te posso dizer para ajudar. Melhor que isto não consigo! :D

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                                                  #25
                                                  Eu por caso tenho um Opel Astra de 92 a diesel e a luz da resistência demora uns segundos a apagar. O engraçado, é que o carro pega melhor se esperar mais um bocado a partir do momento em que a dita luz apaga

                                                  Um abraço, by Filas

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                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por blindness2005
                                                    - Tipo de gasóleo: Não vás para os de supermercados (Eleclerc, Carrefour...).
                                                    justificação para isto?
                                                    ao vender o MESMO produto com menor margem de lucro, o produto já é mau?
                                                    vou abrir uma bomba de gasolina a €2.00 por litro! isso é que é qualidade!

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                                                      citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                                      citação:Originalmente colocada por blindness2005
                                                      - Tipo de gasóleo: Não vás para os de supermercados (Eleclerc, Carrefour...).
                                                      justificação para isto?
                                                      ao vender o MESMO produto com menor margem de lucro, o produto já é mau?
                                                      vou abrir uma bomba de gasolina a €2.00 por litro! isso é que é qualidade!
                                                      Eu entendo a tu ideia da questão da margem de lucro para vender o mesmo produto. Mas o que está em questão é outra coisa. Entende-se que quando se diz "o mesmo produto" é na origem, ou seja, depois de vir de origem questiona-se o que fazem com ele, que m***as é que lá põem??? Será que não acrescentam água em demasia? E aditivos? O que é que lá põem? Sim, porque se na origem é a mesma coisa, então porque o combustível da gasolineira da empresa A faz reagir o motor de forma diferente do que o combustível da gasolineira da empresa B???

                                                      Eu por experiência própria, não tive problemas. Já meti gasolina na bomba do Forum Montijo quando tinha o Corsa 1.0 e por acaso não tive razão de queixa. Mas um facto é que muita gente já teve alguns problemas ao meter combustível (diesel ou gasolina, não interessa) nessas bombas e quando mudaram de bomba para outras marcas conhecidas deixaram de ter chatices. Quando digo chatices eram coisas graves ou outras menos graves, como alterações nas prestações do motor para pior, bem como aumentos no consumo.

                                                      É certo que há muitos que dizem não ter problemas, mas também há outros que têm problemas ou notam diferenças para pior! Agora, com base nisto, pergunto eu se não dá que pensar? Outra coisa, não sei se hei-de acreditar ou não, mas há profissionais que dizem que por experiência própria tiveram/conheceram problemas e que desaconselham estas bombas. Eu não sei! Fica a dúvida. E na dúvida opto por não ir a essas bombas! É que às vezes o barato sai caro. Prefiro os descontos e promoções de uma Galp, BP ou Repsol!

                                                      Com isto tudo pergunto-te se tens algo a provar em contrário, ou seja, se são de fiar estas gasolineiras chamadas de "supermercado" ou de marca branca. Se têm qualidade q.b.? Olha, só sei que me fio naquele que normalmente uso e não me dá chatices no meu carro e que por acaso não é nada do Eleclerc, Carrefour, Mosqueteiros, ou outra coisa do género.

                                                      É certo que depois vão dizer que há bombas de marcas que se consideram de qualidade que exageram na água nos combustíveis, ou que não limpam os reservatórios e o combustível está todo sujo entupindo os motores, que todo o combustível vem da mesma origem e mais isto e mais aquilo... mas mau profissionalismo há em toda a parte, não é verdade? A quem devemos confiar então? ;)

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                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por blindness2005

                                                        Já se disse tudo aqui. Mas reforçar, detalhar e fundamentar o que foi dito para compreenderes melhor porquê:

                                                        - Rodagem: quer seja um diesel ou gasolina, a rodagem hoje em dia já vem feita, mas nos primeiros kms é ter calma com o motor não exagerando nas rpms. Neste caso é um diesel e, por isso, não exceder as 3000rpms e não acelerar à parva mesmo que seja menos das 3000rpms. Nem pensar em arranques á campeão. Convem condzir assim sensivelmente nos 1000 ou 1500kms. Apartir daí começar gradualmente a puxar por ele, tipo: até aos 5000kms ir exporádicamente às 3500rpms/4000rpms (nada de abusos do tipo vários kms sucessivos em altas rpms! É dar uma puxadela pequena e acalmar logo de seguida). Depois disso é fazer uma condução mais normal e com uns puxões q.b. (com cabeça ;)) para "abrir" o motor.

                                                        - Arranques a frio: já se disse e muito bem que não se deve deixar um motor (diesel ou gasolina) ao ralenti. Passo a explicar porquê. Neste caso é um diesel. Os diesel demoram mais a aquecer (entenda-se atingir a temperatura normal de funcionamento) que os "gasolinas". O mito de deixar o motor x tempo ao ralenti para aquecer antes de arrancar é puro gasto de combustível e desgaste de motor. Um diesel só aquece mais rapidamente se começar a circular logo com o carro (e de que maneira!). Se deixares um diesel 10 min ao ralenti vais ver que o motor praticamente não aquece! Mas se arrancares logo com ele vais ver que ao fim de 5 min já está a temperatura ideal! É claro que deves arrancar logo com o carro assim que dás à chave, mas como ainda está frio deves andar sempre com o máximo de suavidade possível (acelerar pouco, meter as mudanças o mais cedo possível...) até aquecer. Cuidado com uma coisa: o ponteiro da temperatura do motor é o da àgua de refrigeração deste. A temperatura do óleo também é muito importante e no caso do óleo demora sempre mais a aquecer, ou seja, mesmo que vejas que a temperatura da água está quase no ponto, tem calma com o pé direito, aguarda mais um pouco antes de puxar por ele pois óleo ainda não aqueceu o suficiente! ;)

                                                        - Pré-aquecimento no arranque: como já se disse, nos diesel actuais o pré-aquecimento da câmara de combustão é muito rápido. Os motores diesel mais antigos é que demoravam mais a fazer o pré-aquecimento (uns era até uma eternidade! [xx(]). Sem isso praticamente ou dificilmente o motor arranca. O pré-aquecimento dá-se quando se liga a ignição (vulgo acender as luzes do painel antes de ligar o motor de arranque) e enquanto algumas das luzes do painel não se desligam totalmente. Ou melhor, a mais importante é a luz que indica o funcionamento da resistência para aquecer a câmara de combustão e que costuma ter um símbolo idêntico a este: [img]uploaded/blindness2005/20061226172046_image0055.gif [/img]. Esta acende-se por breves segundos e, depois de fazer o pré-aquecimento, a luz apaga-se sendo possível dar o arranque ao motor. Mas estamos a falar apenas numa questão de 1, 2 ou até 3 segundos de espera. É bem rápido. Portanto, geralmente, é ligar a ignição, esperar uns míseros segundos que a dita luz da resistência se apague (como o Tubular Bells disse: é o tempo que demora a colocar o cinto! ;)) e "dar à chave" que deve pegar logo! ;)

                                                        - Desligar o motor depois de andar com o carro: sendo um motor turbo diesel, o turbo funciona a altas pressões e está constantemente a ser lubrificado com óleo do motor. É dito e feito que um turbo que não é de todo ou não é bem lubrificado vai para o "galheiro" não tarda nada! Mas o que é que acontece de mal se parar o carro e desligar logo o motor? Simples. Acontece que, especialmente depois de puxar pelo motor, o turbo mesmo que já não esteja no momento em carga máxima, ou pelo menos já esteve, não vai diminuir logo de rotações assim que se desliga o motor. Este vai ficar ainda a rodar com algumas rotações e alguma pressão até parar. Imagina o tambor de uma máquina de lavar roupa quando está a centrifugar a roupa. Se a desligares o tambor desta não pára de imediato, pois não? Está embalado e só vai para quando perder totalmente a inércia. Acontece exactamente o mesmo ao turbo depois de desligar um motor, mas com a agravante de não estar a ser lubrificado (o motor foi desligado e corta a pressão de óleo)!!! [:0] ;) Quem faz muitas destas está a diminuir drásticamente a saúde do turbo (é assim que muitos deles partem, por mau uso e desconhecimento de quem usa). Deve-se aguardar sempre ao ralenti uns 30s antes de desligar o motor e quanto mais se teve a puxar por ele mais tempo se deve aguardar (para baixar também a temperatura tanto do turbo como do próprio motor, por exemplo, depois de andar a altas velocidades por algum tempo em AE). ;)

                                                        - Tipo de gasóleo: não há nenhum gasóleo especial que seja especial para alimentar o motor. Todos fazem andar o motor. É claro que há varios tipos de gasóleo XPTO, uns mais caros, outros mais baratos, uns mais "preparados" para andar mais, outros mais "económicos" para a carteira e os dos supermercados. Olha, daquilo que sei fica-te pelas marcas mínimamente conhecidas (Galp, Repsol, BP...) e não deverás ter problemas. Não vás para os de supermercados (Eleclerc, Carrefour...).

                                                        - Nível de óleo: o óleo do motor é muito importante! Verifica regularmente o nível de óleo e o estado dele. É normal consumir algum óleo (desde que não seja em demasia), principalmente na rodagem. Usa óleos minimamente de qualidade. Os que a marca tem e o tipo de óleo que eles recomendam são bons.

                                                        De resto, a manutenção é como também se faz nos motores a gasolina: respeitar minimamente os intervalos de manutenção estipulados pela marca. Mas também não perdes nada se fizeres mudas de óleo e filtro de óleo adicionais entre cada revisão (tipo mudar óleo a cada 10000kms com revisões a cada 20000kms). Mal não faz e não és obrigado a fazê-lo! Assim o motor agradeçe! ;)

                                                        Acho que é tudo o que te posso dizer para ajudar. Melhor que isto não consigo! :D
                                                        ei pá [^][^][^][^][^][^][^][^][^]

                                                        acho que em principio nao deve haver problemas. A Maria(dona do carro) nem com o carro a quente acelera e puxa por ele quanto mais a frio!;)
                                                        pelos vistos o que tenho de ter em atenção com ela vai ser mesmo o desligar o carro. Porque se bem a conhece ela vai se "esquecer" muitas vezes disso! vou colar um "post it" no volante!:D:D:D

                                                        Mas agora que ela tem o carro em casa falta lhe a matricula. Pelos vistos agora com a greve, depois da ponte, dos senhores dos ctt o ultimo papelinho que deve chegar da alfandega vai demorar um pouco. Esperemos que chegue antes do ano![8)] Se não lá vai ela (e eu;)) continuar a andar de sunny...

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                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por blindness2005

                                                          citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                                          citação:Originalmente colocada por blindness2005
                                                          - Tipo de gasóleo: Não vás para os de supermercados (Eleclerc, Carrefour...).
                                                          justificação para isto?
                                                          ao vender o MESMO produto com menor margem de lucro, o produto já é mau?
                                                          vou abrir uma bomba de gasolina a €2.00 por litro! isso é que é qualidade!
                                                          Eu entendo a tu ideia da questão da margem de lucro para vender o mesmo produto. Mas o que está em questão é outra coisa. Entende-se que quando se diz "o mesmo produto" é na origem, ou seja, depois de vir de origem questiona-se o que fazem com ele, que m***as é que lá põem??? Será que não acrescentam água em demasia? E aditivos? O que é que lá põem? Sim, porque se na origem é a mesma coisa, então porque o combustível da gasolineira da empresa A faz reagir o motor de forma diferente do que o combustível da gasolineira da empresa B???

                                                          Eu por experiência própria, não tive problemas. Já meti gasolina na bomba do Forum Montijo quando tinha o Corsa 1.0 e por acaso não tive razão de queixa. Mas um facto é que muita gente já teve alguns problemas ao meter combustível (diesel ou gasolina, não interessa) nessas bombas e quando mudaram de bomba para outras marcas conhecidas deixaram de ter chatices. Quando digo chatices eram coisas graves ou outras menos graves, como alterações nas prestações do motor para pior, bem como aumentos no consumo.

                                                          É certo que há muitos que dizem não ter problemas, mas também há outros que têm problemas ou notam diferenças para pior! Agora, com base nisto, pergunto eu se não dá que pensar? Outra coisa, não sei se hei-de acreditar ou não, mas há profissionais que dizem que por experiência própria tiveram/conheceram problemas e que desaconselham estas bombas. Eu não sei! Fica a dúvida. E na dúvida opto por não ir a essas bombas! É que às vezes o barato sai caro. Prefiro os descontos e promoções de uma Galp, BP ou Repsol!

                                                          Com isto tudo pergunto-te se tens algo a provar em contrário, ou seja, se são de fiar estas gasolineiras chamadas de "supermercado" ou de marca branca. Se têm qualidade q.b.? Olha, só sei que me fio naquele que normalmente uso e não me dá chatices no meu carro e que por acaso não é nada do Eleclerc, Carrefour, Mosqueteiros, ou outra coisa do género.

                                                          É certo que depois vão dizer que há bombas de marcas que se consideram de qualidade que exageram na água nos combustíveis, ou que não limpam os reservatórios e o combustível está todo sujo entupindo os motores, que todo o combustível vem da mesma origem e mais isto e mais aquilo... mas mau profissionalismo há em toda a parte, não é verdade? A quem devemos confiar então? ;)
                                                          Nem vale a pena entrares por aí...O pessoal que mete nos hipermercados defende com a vida que as gasolinas sao iguais [8]

                                                          Iguais não são de certeza absoluta, pois já lá pûs e notei bem a diferença, claro que depois dizem q vem da galp e da bp, pois devem vir, so que qd entram no tanque do hipermercado la devem levar com uns litros de agua e outros aditivos para "fazer render" e assim vender mais barato mantendo as margens de lucro.

                                                          AFINAL ESTAMOS EM PORTUGAL, O PAIS DOS XICOS-ESPERTOS, ALGUEM AINDA ACREDITA NO PAI NATAL?

                                                          :D

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                                                            #30
                                                            A minha carrinha, como veio de um pais normalmente frio, vem provida de um sistema de arranque a frio, penso que seja exclusivo para esses paises. Consiste numa alavanca que é puxada, e segundo me parece deve manter as velas ligadas. é uma Polo 1.4D. ;)

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