Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ensaio Audi S3 '2006

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ensaio Audi S3 '2006

    Há bastante tempo que não havia disponibilidade para partilhas as experiências que vou tendo ao volante das máquinas que me vão passando pelas mãos. Hoje deixo aqui este relato para quem tiver pachorra de ler, e espero conseguir ir deixando mais alguns.

    Download Attachment: [img]images/icon_paperclip.gif[/img] S3.jpg
    46.67KB

    Acabo de tirar a bandeirola que idetifica, à porta do stand esta nova coqueluche da marca premium do grupo VAG. 12:45, saída para almoço, 3 ocupantes, rolamento lento para nivelamento da temperatura dos fluídos. É o tempo necessário para me familiarizar com a posição de condução (na verdade é tão natural e adequada que nem necessita de habituação), e apreciar os detalhes que distinguem este “S” do resto da gama, como os acabamentos em alúmínio escovado, os pedais, manómetros, bancos, enfim...Por falta de paciência optei por desligar a consola com o rádio, navegação, tv, etc. Teria de parar um quarto de hora para perceber como funciona, e...não é isso que releva.
    Nota-se ao trocar as primeiras relações que a embraiagem é reforçada e exige habituação em baixos regimes, já a caixa é precisa e anormalmente suave. Surpreendente é o nível de conforto oferecido pela suspensão, firme mas nada seca, a ultrapassar as irregularidades disfarçando-as, mais “soft” do que uma A4 S-Line.
    Começo a “rolar” em ritmo mais vivo, e ensaio o controlo de estabilidade numa zona de piso “vidrado” com um guinão no volante acompanhado de uma solicitação generosa em 2ª velocidade, começa a sair ligeiramente de frente e depois a ajuda electrónica “põe tudo nos eixos”. Deliguei o dito apetrecho logo de seguida!
    Ao esmagar a 2ª velocidade o empurrão é firme mas “redondo” e progressivo, aumentando a vivacidade com a subida de regime, longe da explosão e subsequente perda dos turbos de outrora, este motor pauta-se pela firmeza e elasticidade. Surpreende mais quando vamos passando para as relações mais longas, bem escalonadas (as 6), em que o fulgor se mantém e o velocímetro é “atirado” para valores entusiasmantes, a ritmos de fazer lembrar máquinas do segmento GT. Para “Hatchback” é muito poderoso e consistente.
    Um teste superficial e nada insistente à travagem revela coerência com o conjunto, forte e progressiva (como este exemplar marcava menos de 1000 kms, optei por não esforçar para não danificar).
    Chegados a um trajecto mais interessante para as capacidades deste pequeno endiabrado, é hora de aferir da dinâmica, e se as jantes de 18” podem parecer sobredimensionadas, essa sensação é contrariada por uma resposta solícita e firme da frente com capacidade de inserção em curva acima do esperado.
    Ao ganhar progressivamente confiança, e a rodar em ritmos elevados, chegamos ao que parece ser o limite da aderência, apoiados na frente a sustentar aceleração em 3ª a 5000 rpm, e quando esmagamos o acelerador ao dobrar o “apex” da curva, o comportamento passa de subvirador a sobrevirador, sente-se que as rodas traseiras empurram o carro e exigem uma ligeira correcção de volante. O guincho dos pneus começa a evidenciar uma inércia lateral arriscada para condução fora de circuito, mas apesar dos “Gs” laterais a trajectória mantém-se, e a passagem para 4ª velocidade é imperativamente rápida e sem hesitações, qualquer perda de aceleração complicaria o controlo da máquina nos limites da faixa de asfalto. A máquina corresponde e saímos da curva ais rápido do que entrámos...os 3 ocupantes respiram.
    Seguem-se mais umas curvas e encadeamentos, algumas necessidades de ultrapassagem, cumpridas ao ritmo de quem anda de mota, e há que abrandar, deixar o turbo e os líquidos arrefecerem antes de parar o motor, entrar no restaurante e pedir as entradas.
    Em jeito de conclusão, de comum com o anterior, este S3 tem o “lettering” e pouco mais... o resto é tudo melhor, é francamente bom, evidentemente desportivo, estáticamente bonito e discreto, com bastante nível. É caro, os Audi são caros. Mas este oferece bastante pelo preço, tem todo o equipamento, tem conforto, para o conceito é versátil, é distinto e exclusivo, e é poderoso. Consumos? Neste tipo de carro recuso-me a referir esse ponto.



    #2
    Um carro que me fazia feliz. E não me importava de o sustentar.

    Comentário


      #3
      Bom ensaio!

      Tb não me importava nada de ter um "bicho" destes. [8D]

      Comentário


        #4
        Excelente relatório de uma grande máquina...

        Comentário


          #5
          Era um carro que adorava ensaiar.

          Comentário


            #6
            Não gosto do carro.. esteticamente acho-o feio tanto por fora como por dentro.. mas uma dúvida : o volante é plano na parte inferior ??? é que esse volante não combina nada com aqueles ventiladores de ar todos redondinhos...:D

            Agora não há duvida que deve ser um grande carro...[:X]

            isso tem 265 cv ??

            Comentário


              #7
              50 000€ em Portugal !!!!

              É um carro desejado por muitos e tido por poucos em .PT !
              Secalhar por isso há tanta inveja em PT !

              Noutros paises fica pelos 35000€, é a triste realidade de um país a ficar cada vez mais para trás!

              Tristezas à parte, gostei muito do ensaio !

              Comentário


                #8
                Mesmo sendo 50000€ o que não é muito barato, para o que oferece e a potência que tem não chega a ser tão caro quanto isso, sorte de ser um 2.0 turbinado, o que vai fazer o carro mais barato que um "normal" A3 3.2, oferecendo bem mais, feitas bem as contas não será tão caro quanto isso.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Gugul

                  50 000€ em Portugal !!!!

                  É um carro desejado por muitos e tido por poucos em .PT !
                  Secalhar por isso há tanta inveja em PT !

                  Noutros paises fica pelos 35000€, é a triste realidade de um país a ficar cada vez mais para trás!

                  Tristezas à parte, gostei muito do ensaio !
                  Era bom que o país tivesse para trás por causa da porcaria dos carros era...

                  Comentário


                    #10
                    Excelente relato. parabéns.
                    Confirma-se que este novo S3 está a um excelente nível.

                    cumprimentos


                    P.S. já agora ninguém sabe onde é que o S3 pode ser visto?

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                      Um carro que me fazia feliz. E não me importava de o sustentar.
                      A mim tb...nã keres sustentar o meu...:D:D

                      Just messing with ya...;)

                      Comentário


                        #12
                        O volante é redondo ao contrário do Golf GTI e Audi TT.
                        bg2, pode ver este exemplar no concessionário Audi de Setúbal, assim como o novo TT ou a Allroad

                        Comentário


                          #13
                          Experiência muito bem descrita, bem melhor q muitos pseudo-jornalistas de muita revista portuguesa [^]

                          Pessoalmente adoro o carro, tanto esteticamente (é discreto como eu gosto, mas com a dose certa de agressividade) como de conteúdo, por tudo o q já vi/li sobre ele [8D]

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por M911t

                            O volante é redondo ao contrário do Golf GTI e Audi TT.
                            bg2, pode ver este exemplar no concessionário Audi de Setúbal, assim como o novo TT ou a Allroad
                            Exactamente, já o vi por lá ;)

                            Comentário


                              #15
                              tb quero um eheh o carro ta simplesmente brutal a nivel estetico e em prestaçoes ;)

                              Comentário


                                #16
                                Boas já passaram quase 10 anos. Bom na altura da saída deste carro eu devia ter 15 anos bom quando o vi pela primeira vez só queria ter um, bom hoje sou proprietário de um S3 de 2007 com 90mil rodados,
                                Não tenho nada a dizer do carro, no início a única dificuldade era meter as mudanças antes do corte 😀 pois estava habituado a um tdi e a nível de rotação o S3 sobe muito rápido até às 7400 rotações ( corte) mas marca até 8mil como um carro normal,
                                Nível de fiabilidade posso dixer que até hoje estou contente pequenos problemas como um fuga de gasolina no filtro de gasolina ligou a luz de motor e teve que levar o filtro e os dois tubos de gazolina novos menos de 70€. houve mais qualquer coisa mas não foi comigo já não me lembro exatamente o que foi mas também não chegou a 150€.
                                Distribuição feita aos 51mil km devido ao carro ter 5 anos.
                                E 4 penus também.
                                Agora aos 90mil está a precisar de 4 discos que que estão a um bom preço. Por 80€ comprei os discos de traz com 310mm.

                                Quando acelero a fundo em andamento de frente o turbo da à sensação que tem um aspirador no motor e tem mesmo 😀. Dá para perceber bem ele a aspirar o ar mesmo dentro do carro, a faze1.2 bar de origem.

                                Consumos?
                                tudo depende já fiz 7.9l/100km a uma velocidade de 90kmh a 120 já sobe para 8.5 depois depende da estrada, como já fiz 16.8l/100km com pé pesado. Tenho um colega que passa os 18litros.
                                Tenho uma cor descreta cinzento claro, até descreto de mais pois alguns não percebem que carro é e tentam apertar 😀.

                                Reprogamado sem mudar peças vai até 310cv máximo. Ficando ao nível do actual S3 300cv (2013-2016) em Agosto 2016 nova versão com 310cv. acima de 340cv é preciso reforçar a embraiagem e o turbo aguenta até 360cv máximo daí para cima já é muito investimento mas o pequeno 2 litros pode chegar aos 425cv ou até passar já vi casos assim na europa, ficando ao nível do golf R400.
                                Sei que nada disso é importante mas é só para ver o potencial que sai do notor do S3 e como a sua fiabilidade até está em bom nível, para quem está interessado em comprar umate pode ser interessante.

                                hoje dia são mais acessíveis por isso mesmo partilho a minha experiência enquanto proprietário de um S3, pode ajudar alguém interessado em comprar um S3, infelizmente não existe muita informação a nível deste carro, pois mesmo eu antes de comprar passei vários dias a procuras de opiniões sobre a estabilidade do carro e problemas comuns (felizmente não existe, até existe mas quando o carro está preparado acima dos 300cv é aconselhável a mudar as molas das vavulas de escape
                                Editado pela última vez por leo91; 24 April 2016, 09:24.

                                Comentário


                                  #17
                                  Aqui o pessoal só conhece o raio do tdi

                                  Comentário


                                    #18
                                    tomá lá. foste o campeão. desenterrar um tópico com 10 anos para gabar o próprio carro... esta ainda não tinha visto, mas mereces o prémio na mesma, estás no teu direito. primeiro post e logo com uma retroescavadora!!!



                                    Comentário


                                      #19
                                      Verdade que o que algumas pessoas pagam por um tdi compravam um S3.
                                      o tópico tem 10 anos mas não está apagado nada me impede de comentar o meu carro ou outro carro qualquer
                                      Editado pela última vez por leo91; 24 April 2016, 09:25.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por leo91 Ver Post
                                        envoyé de mon d6603 en utilisant tapatalk

                                        [:d][:d][:d][:d][:d][:d]

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por leo91 Ver Post
                                          Verdade que o que algumas pessoas pagam por um tdi compravam um S3.
                                          o tópico tem 10 anos mas não está apagado nada me impede de comentar o meu carro ou outro carro qualquer

                                          Envoyé de mon D6603 en utilisant Tapatalk
                                          O teu A3 tem o motor 2.0 TFSI?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                            O teu A3 tem o motor 2.0 TFSI?
                                            Sim tenho um motor 2.0 tfsi 265cv. Mas o meu é mesmo um audi S3,
                                            não é o mesmo que audi A3 2.0 tfsi com 200cv.
                                            Editado pela última vez por leo91; 24 April 2016, 09:25.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boa noite, Leo91, grande máquina, estás a pensar em criar um Diário de Bordo?

                                              Comentário


                                                #24
                                                foi aí na "suíssia" que o compraste?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por leo91 Ver Post


                                                  Envoyé de mon D6603 en utilisant Tapatalk
                                                  Um carro S3 e um telelé Z3 , nada mau. Tira lá essa assinatura que não é permitido.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nitrogen Ver Post
                                                    Boa noite, Leo91, grande máquina, estás a pensar em criar um Diário de Bordo?
                                                    Obrigado, por acaso ainda não pensei nisso, mas possivelmente vou fazer um, será bem melhor

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                      foi aí na "suíssia" que o compraste?
                                                      Não, eu não estou na Suíça.
                                                      O carro foi importado de Itália quando tinha apenas 1 ano.

                                                      Já agora sem ser na audi que já me pediram 120€ e mais de 5 semanas de espera .
                                                      Alguém sabem onde posso arranjar o manual?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                                                        Um carro S3 e um telelé Z3 , nada mau. Tira lá essa assinatura que não é permitido.
                                                        Já a retirei peço desculpa!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por leo91 Ver Post
                                                          Sim tenho um motor 2.0 tfsi 265cv. Mas o meu é mesmo um audi S3,
                                                          não é o mesmo que audi A3 2.0 tfsi com 200cv.
                                                          Pesquisa bem sobre esse motor, penso que teve alguns problemas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sobre o motor BHZ 265 cv aparentemente não encontrei nada até hoje, a não ser a molas das vavulas de escape.
                                                            O que encontrei foi no motor 2.0 211cv motor do golf V gti problemas de turbo, problemas com o tensor da distribuição. Mais algumas coisas.
                                                            O meu não usa o mesmo turbo. É um k04-0064 o do gti é um k04-0018 penso eu.
                                                            Mas eu ouvi falar nesses problemas mas não chegaram afetar o audi S3 nem o seat Léon cupra 240 CV foi mais o motor do golf gti que saiu primeiro.
                                                            Mas o motor 2.0 TFSI foi considerado o motor mais fiável de 2007 a 2009.
                                                            E mesmo nas resvistas no que toca ao motor 2.0 a gasolina do audi A3 não apontam defeitos comuns.

                                                            O que este motor tem fama é de beber óleo e eu confirmo, 1litro em 5000 km e se andar sempre em altas rotações passa bem um litro.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X