Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duelo de Sedans: Mégane vs. 307

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duelo de Sedans: Mégane vs. 307

    Modelos médios dos fabricantes franceses se enfrentam neste duelo.



    Renault Mégane Sedan e Peugeot 307 Sedan: dois modelos de fabricantes francesas, ambos equipados com motor 2.0 a gasolina e câmbio automático de quatro marchas, com função seqüencial. As coincidências foram determinantes para a escolha dos protagonistas deste comparativo, novidades no segmento mais concorrido do ano, o de sedãs médios. O Mégane, lançado em março, é produzido na planta de São José dos Pinhais. Seu rival, o 307, à venda desde agosto, sai da fábrica da Peugeot de El Palomar.

    Foram escolhidas para o embate as versões Griffe (307) e Dynamique (Mégane). O mais recente lançamento, 307 Sedan, se apresenta para a briga com credenciais como ampla lista de itens de série e o câmbio com boas respostas tanto no módulo automático quanto no seqüencial. O Mégane Sedan, além de mais barato, traz o estilo como ponto forte. O desempenho dos dois modelos é semelhante, com leve vantagem para o Renault. No quesito consumo de combustível, o 307 se dá melhor na estrada, de acordo com números do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), responsável pelas medições deste comparativo.



    ESTILO
    Apesar das boas aptidões do 307 Sedan, o desenho é seu grande pecado. E não falamos da dianteira, que traz as mesmas características do hatch, e nem do impecável interior, mas da traseira. Concebido na China, o design tem tampa do porta-malas "quadradona" e lanterna que parece de um veículo da década passada; não combina com o contemporâneo estilo dianteiro da família 307. Visto de trás, o carro da Peugeot lembra a antiga geração do Vectra, ou ainda o já fora de linha Ford Fiesta Street Sedan.



    Com o modelo da Renault, o efeito é o contrário. Dianteira e traseira casam perfeitamente, com linhas harmoniosas e modernas, mas sem nenhum traço de futurismo. Um dos destaques é o formato das lanternas, que invadem as laterais. Os dois carros contam com rodas de liga leve, de 16 polegadas no Mégane Sedan e aro 15, no Peugeot. As dimensões dos sedãs também são bem parecidas; o Renault tem 4,49 metros de comprimento e 2,68 m de distância entreeixos. No 307 Sedan, as medidas são respectivamente 4,48 metros e 2,61 m.



    O porta-malas do Renault, que leva 520 litros de bagagem, tem 14 litros de vantagem ante a capacidade do concorrente. Mas, no interior, o Peugeot leva vantagem, pois seu acabamento é mais caprichoso, usando e abusando de couro e alumínio. Ganha também no desenho dos painéis centrais e do console, que remetem à esportividade. O Renault tem acabamento bom, mas dá a impressão de estar parado no tempo. Não chama a atenção do motorista e dos passageiros como o concorrente. Além disso, o Mégane não traz revestimento de couro nos bancos nem mesmo na lista de opcionais – no 307 Griffe, é item de série.



    Outro equipamento de destaque no modelo da Peugeot fica por conta do ar-condicionado “dual zone”, digital, que proporciona duas diferentes zonas de temperatura na cabine. No Mégane, o ar-condicionado é convencional, controlado por meio de alavancas giratórias no painel central. A Peugeot ganha mais vantagem com o rádio com disqueteira para seis CDs, de série. O representante da Renault tem rádio, mas pela disqueteira o cliente tem que pagar como extra



    DESEMPENHO
    Na pista, os dois modelos têm características semelhantes em quase todos os aspectos. Segundo o IMT, o Mégane, com seu motor 2.0 de 138 cavalos e 19,2 kgfm a 3.750 rpm, acelera de 0 a 60 km/h em 6,15 segundos. Seu concorrente, cujo propulsor 2.0 é um pouco mais forte (143 cv e 20 kgfm a 4.000 rpm) precisa de 5,84 segundos para alcançar os 60 km/h. Porém, em acelerações mais fortes, o Renault ganha vantagem, já que seu torque é alcançado em faixa de rotação mais baixa. Ele precisa de 13,27 segundos para ir da imobilidade a 100 km/h, ante 13,88 do rival da marca do leão.



    As medições foram feitas com o câmbio na posição “drive”, que representa o módulo automático. Nas retomadas, o Mégane foi de 40 km/h a 80 km/h em 7,61 segundos, enquanto o Peugeot precisou de 8,02 segundos. O Mégane voltou mostrar-se mais rápido para chegar aos 120 km/h, partindo de 40 km/h. Cravou 16,68 segundos, ante 17,24 segundos do 307. Com o câmbio na função automática, as trocas de marchas do Peugeot são mais rápidas do que o do Mégane. Este, quando se pisa fundo no acelerador, demora para responder, muitas vezes ficando próximo à zona crítica de rotação. O problema pode ser resolvido com o acionamento do módulo seqüencial, também disponível no 307 Sedan.



    O consumo dos carros na cidade é semelhante, 9,2 km/l, para o Renault, e 9,1 km/l, para o 307. Na estrada, o sedã da Peugeot se sai melhor, fazendo 14,1 km/l, ante 13,6 km/l do concorrente. No quesito estabilidade, apesar da falta de programas eletrônicos, os dois sedãs vão muito bem, ficando com pneus bem grudados no chão em curvas e apresentando direção firme em alta velocidade. Outro ponto forte do 307 Sedan e do Mégane é a posição de dirigir, mas a visibilidade traseira do Peugeot fica um pouco prejudicada pela pequena área envidraçada no pára-brisa.



    É preciso ainda destacar, no Mégane, a direção elétrica, que permite efetuar manobras com extrema facilidade. Porém, em velocidades mais altas, o componente não apresenta grande diferença em relação à hidráulica do 307. Os sedãs também se destacam na ergonomia, apresentando facilidades como controle do som no volante e boa quantidade de porta-copos – o do Peugeot, no console central, deixa o motorista um pouco atrapalhado.



    MERCADO
    A principal vantagem do Mégane 2.0 Dynamique está em seu preço, € 23.512,00. A lista de itens de série, além dos já citados, conta ainda com computador de bordo, limitador de velocidade de cruzeiro, volante e bancos reguláveis em altura, trio elétrico e, no pacote de segurança, freios ABS com EBV (distribuição eletrônica de frenagem) e airbags dianteiros.



    Por € 26.525,00, quase € 2 mil a mais do que o concorrente, a Peugeot oferece o 307 Sedan com todos os itens de série do Mégane e mais teto solar. Como já citado nesta reportagem, há ainda ar-condicionado digital “dual zone”, revestimento de couro nos bancos e disqueteira para seis discos. Assim, em uma dis**** equilibrada, o preço foi fator fundamental para que o Mégane Sedan vencesse o 307.



    Qual destes 2 modelos comprarias? Justifiquem.

    #2
    Epá..pode ser de estar habituado a ver o Megane cá...e por isso o 307, não conseguir achar o carro proporcional, mas preferia o Megane.

    Comentário


      #3
      Agrada-me o Renault por fora
      Agrada-me o Peugeot por dentro

      mas se tivesse que comprar... muito complicado

      Comentário


        #4
        Eu estava pensando em criar essa Poll hoje ! :D

        Fico com o Mégane apesar de fazer muita falta um Teto Solar e um Banco em Pele igual ao 307.
        Alias, essa é a única foto que vi até hoje que o 307 Sedan não parece ser tão feio como é ao vivo!

        Comentário


          #5
          Prefiro o Mégane;)

          Comentário


            #6
            Prefiro o Megane, mas apenas por questões estéticas. Aliás essas motorizações têm pouca expressão por cá, portanto são quase desconhecidas.

            E vou no Megane porque se vão vendo alguns sedans Megane por cá. Até parece bem conseguido, ao contrário do Peugeot que parece ter sido colado o porta bagagens.

            Já agora a Renault tem alguma tradição no campo dos sedans como exemplos ficam modelos especialmente concebidos para o mercado latino, quando ainda era receptivo a isso, caso do R7 derivado do R5 e o R9. ;) Marcaram o seu tempo. O Renault 7 era muito raro.

            Comentário


              #7
              Eu cá não comprava nenhum, não gosto nem de um, nem de outro.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por WildChild

                Agrada-me o Renault por fora
                Agrada-me o Peugeot por dentro

                mas se tivesse que comprar... muito complicado
                concordo com esta opiniao.
                o Renault esta a pecar pela apresentaçao interior mais descuidada face ao Peugeot. Se tivesse os bancos e os tapetes de algumas das versoes do modelo europeu aconselhava te o Mégane que é um excelente produto. Mas esse interior desanima nesse aspecto o Peugeot esta bem melhor. como proprietario de um Mégane (versao 3 portas) nao tenho quase nada a apontar ao carro. aconselho.

                Comentário


                  #9

                  Que acelerações medíocres para a potência...

                  Comentário


                    #10
                    O 307 Sedan é mto feio...

                    Comentário


                      #11
                      Sedan desse segmento só o Mazda 3.

                      Desses dois a traseira do mégane está bem melhor mas por tudo o resto o 307.

                      Comentário


                        #12
                        Megane!

                        O 307 com essa traseira faz-me lembrar os VW Polos SDI da PSP!

                        Comentário


                          #13
                          Consomem mais de 10 litros ao 100 e andam menos que o Clio 1.2? Delirante :D

                          Comentário


                            #14
                            Dass...nenhum [xx(][xx(]

                            Feios comó caraças, gastam muito, e têm caixas auto pouquísso evoluídas...

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                              Dass...nenhum [xx(][xx(]

                              Feios comó caraças, gastam muito, e têm caixas auto pouquísso evoluídas...
                              A caixa do Mégane é feito em Portugal... :D

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Grilo

                                citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                Dass...nenhum [xx(][xx(]

                                Feios comó caraças, gastam muito, e têm caixas auto pouquísso evoluídas...
                                A caixa do Mégane é feito em Portugal... :D
                                aposto que é no alentejo :D:D

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                  citação:Originalmente colocada por Grilo

                                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                  Dass...nenhum [xx(][xx(]

                                  Feios comó caraças, gastam muito, e têm caixas auto pouquísso evoluídas...
                                  A caixa do Mégane é feito em Portugal... :D
                                  aposto que é no alentejo :D:D
                                  GIVE ME 5 (oops, elas só tem 4 velocidades!)

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por estebes

                                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                    citação:Originalmente colocada por Grilo

                                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                    Dass...nenhum [xx(][xx(]

                                    Feios comó caraças, gastam muito, e têm caixas auto pouquísso evoluídas...
                                    A caixa do Mégane é feito em Portugal... :D
                                    aposto que é no alentejo :D:D
                                    GIVE ME 5 (oops, elas só tem 4 velocidades!)
                                    [}][}][}][}][}]

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por J.Garcia

                                      citação:Originalmente colocada por estebes

                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                      citação:Originalmente colocada por Grilo

                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                      Dass...nenhum [xx(][xx(]

                                      Feios comó caraças, gastam muito, e têm caixas auto pouquísso evoluídas...
                                      A caixa do Mégane é feito em Portugal... :D
                                      aposto que é no alentejo :D:D
                                      GIVE ME 5 (oops, elas só tem 4 velocidades!)
                                      [}][}][}][}][}]
                                      Eu já postei isso em outro tópico: essas caixas de 4 velocidades são AUTOMÁTICAS!! E neste tipo de transmissão o usual é ter apenas 4 marchas mesmo... Basta verem os carros vendidos nos EUA: Corolla, Malibu, todos eles são vendidos com apenas 4 marchas na versão automática. Agora, manual, o Mégane 2.0-16v brasileiro possui 6 marchas, o mesmo câmbio do modelo europeu.;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Escolheria o Megáne....este vê-se que o seu desenho foi feito mesmo de raíz, mas não sei explicar bem. É que o 307, chega-se ao pilar C e aquilo, dá a ideia que colaram lá mais um volume e siga. O Mégane é um só...
                                        Não percebo uma coisa...para quê caixas de 4 velocidades?[:0][8] Só servem para aumentar os consumos e para fazer um gajo rir-se nas acelerações...Também sei que esses motores são para funcionar a gasolina e a álcool, mas estão muito mal aproveitados com essas caixas...Assim até a minha salsicha alemã e não muito levezinha e com menos de metade dos cavalos de qualquer um deles, é mais rápido dos 0 aos 100...[8)]:D:D

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Speedy

                                          Escolheria o Megáne....este vê-se que o seu desenho foi feito mesmo de raíz, mas não sei explicar bem. É que o 307, chega-se ao pilar C e aquilo, dá a ideia que colaram lá mais um volume e siga. O Mégane é um só...
                                          Não percebo uma coisa...para quê caixas de 4 velocidades?[:0][8] Só servem para aumentar os consumos e para fazer um gajo rir-se nas acelerações...Também sei que esses motores são para funcionar a gasolina e a álcool, mas estão muito mal aproveitados com essas caixas...Assim até a minha salsicha alemã e não muito levezinha e com menos de metade dos cavalos de qualquer um deles, é mais rápido dos 0 aos 100...[8)]:D:D
                                          Speedy, são caixas automáticas (mesmo mtos carros modernos nos EUA possuem 4 marchas). Qdo falas de caixas manuais, o 30 conta c 5 velocidades, e o Mégane, com 6;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Sportboy

                                            Speedy, são caixas automáticas (mesmo mtos carros modernos nos EUA possuem 4 marchas). Qdo falas de caixas manuais, o 30 conta c 5 velocidades, e o Mégane, com 6;)
                                            Sim, sim eu tinha percebido, pois li com atenção o texto puseste em relação aos dois carros. Aí concerteza que ainda não usam caixas de 5 e 6 velocidades, automáticas. Por isso é que acho que é pena, pois esses motorzões devem ser porreiros.;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Speedy

                                              citação:Originalmente colocada por Sportboy

                                              Speedy, são caixas automáticas (mesmo mtos carros modernos nos EUA possuem 4 marchas). Qdo falas de caixas manuais, o 30 conta c 5 velocidades, e o Mégane, com 6;)
                                              Sim, sim eu tinha percebido, pois li com atenção o texto puseste em relação aos dois carros. Aí concerteza que ainda não usam caixas de 5 e 6 velocidades, automáticas. Por isso é que acho que é pena, pois esses motorzões devem ser porreiros.;)
                                              Speedy, automáticas com 6 velocidades, eu nem sei se existem no mercado. Agora, automáticas de 5 existem sim!! O Honda Civic produzido cá dispõe de uma assim, e que ainda tem os paddle-shifters, que te permite trocar as marchas no volante.;)

                                              Existem modelos feito cá com caixas CVT (ou seja, com "infinitas" marchas). No entanto, a escolha de caixas de 4 velocidades se faz bastante competitiva ainda, tanto no Brasil como nos EUA. Além dos sedans, compartilhamos com o nosso vizinho do norte o gosto pela comodidade de não se ter de trocar marchas...

                                              Comentário


                                                #24
                                                No geral gosto mais do Pug,só de perfil é que perde um pouco por causa da traseira,não está tão bem enquadrada como a do magano.
                                                Cumps

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mégane, é o menos feio...esse 3 volumes no 307 [)][)].

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Nao gosto do 307 mas compraria o 307 visto que ainda gosto menos da Renault...
                                                    ;p

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Visto que é o mégane II versão 1 e é o peugeot 307 versão 2 acho que ia para o 307.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Huntelaar

                                                        Nao gosto do 307 mas compraria o 307 visto que ainda gosto menos da Renault...
                                                        ;p

                                                        És tu e eu! [8D][8D][8D]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Votei no Renault. Mas foi uma escolha dificil.
                                                          Pq prefiro alguns aspectos no Peugeot. Como o interior.. a frente do carro... o motor...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Sportboy


                                                            Speedy, automáticas com 6 velocidades, eu nem sei se existem no mercado. Agora, automáticas de 5 existem sim!! O Honda Civic produzido cá dispõe de uma assim, e que ainda tem os paddle-shifters, que te permite trocar as marchas no volante.;)

                                                            Existem modelos feito cá com caixas CVT (ou seja, com "infinitas" marchas). No entanto, a escolha de caixas de 4 velocidades se faz bastante competitiva ainda, tanto no Brasil como nos EUA. Além dos sedans, compartilhamos com o nosso vizinho do norte o gosto pela comodidade de não se ter de trocar marchas...
                                                            Mas eu disse que há caixas de 5 e 6, até porque agora aqui na Europa, até as caixas automáticas de 5 já estão um pouco a passar à história, pois no mercado já existem bastantes propostas com caixas automáticas de 6 velocidades.;)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X