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discovery 300tdi ou Mitsu Pajero 2.5 td longo?

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    discovery 300tdi ou Mitsu Pajero 2.5 td longo?

    Pois é.
    Após as complicações de valores em relação ao estoiro que tive, a seguradora lá deu mais uns cobres a mais. Posto isto fica a duvida:

    Sempre gostei muito dos Discovery tdi 5 portas. Tenho a possibilidade de comprar 1 por 7500€ de 12/1995 com 215 mil klm e pouco fora de estrada, full extras A/c, pele, etc), a particular.

    Surgiu agora a possibilidade de um mitsu pajero 2.5 glx longo pelo mesmo preço, mas só com 100 mil klm (????). Tambem gosto deste mas lembra-me um autocarro, para alem de que consumos devem ser brutais.

    Sendo que o jipe é para uso diário e algumas voltas ocasionais, quais os prós e contras em relação a cada um???

    Consumos, manutenção, fiabilidade, peças, etc?
    Cump e desculpem qq coisa.

    #2
    Eu não deveria dizer isto, mas a compra de um Land Rover só pode ser feita quando há paixão pela máquina. Um 300tdi com essa kilometragem prepara-te para vir a ter despezas na caixa de velocidades, diferenciais e possivelmente na refrigeração. Tenhum o Disco II com pouco mais de 150000km e já tive esses problemas todos.
    Se gostas muito do carro, avança, mas se queres jogar pelo seguro optaria pelo Pajero.

    Cumprimentos,

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      #3
      Vai para o Disco tem uma diferença de consumos um do outro na casa dos 6 litros. O disco na casa dos 10 e o Pagero na casa dos 16! Mas se fores ao subforum Clube TT vais lá ver informação sobre estes bichos!

      Edit: Já tive um Disco 300 Tdi de 1994 dos primeiros a entrar no mercado, e a nivel de conforto e comportamento é 5*, motor bastante fiavel, tanto mais que existe um preparador/exportador inglês (Conrico) que substitui os motores TD5 dos defender por motores 300 Tdi novos para enviar para os paises em vias de desenvolvimento

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        #4
        Já agora os consumos do Dicovery (no meu caso TD5) andam algures entre os 10/11/12 litros.


        Cumprimentos,

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por estebes

          Vai para o Disco tem uma diferença de consumos um do outro na casa dos 6 litros. O disco na casa dos 10 e o Pagero na casa dos 16! Mas existe se fores ao subforum dos Todo-o terreno vais laá ver informação sobre estes bichos!
          Não sabia que o Pajero consumia tanto.

          Um abraço,

          Comentário


            #6
            Pela fiabilidade, Pajero!!!!

            Cumprimentos

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              #7
              citação:Originalmente colocada por estebes

              Vai para o Disco tem uma diferença de consumos um do outro na casa dos 6 litros. O disco na casa dos 10 e o Pagero na casa dos 16! Mas existe se fores ao subforum dos Todo-o terreno vais laá ver informação sobre estes bichos!
              Acho que não deve ser assim tanta a diferença, tenho um Pajero 2.8 TD e não gasta 16L, a não ser acima dos 120/130 km/h, em uso normal, na casa dos 80/100 km/h não passa dos 10/11L...
              A grande vantagem dos PAjero reside no Super-Select, e no caso do 2.8 já trazem o R/D Lock!!!!

              Comentário


                #8
                Tenho uum teste da automagazine de 1994/5 entre o Terrano, Disco e Pajero que diz isso mesmo!

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Cobra

                  Acho que não deve ser assim tanta a diferença, tenho um Pajero 2.8 TD e não gasta 16L, a não ser acima dos 120/130 km/h, em uso normal, na casa dos 80/100 km/h não passa dos 10/11L...
                  O meu 300 Tdi a essa velocidade fazia 8.6 l/100. O máximo que fez em toda a sua vida na minha casa (125 000 kms) foi cerca de 14/100 a uma velocidade média de 140 com 5 adultos a bordo, carregados de malas de férias e com ar-condicionado ligado em pleno verão no Sul de Espanha.

                  Comentário


                    #10
                    Já cá tive um pajero curto 2.5 em casa e os consumos eram brutais, mas o conforto era excelente!

                    Comentário


                      #11
                      o que te posso dizer é que o Pajero é uma melhor compra...no entanto a frase: "existem os Land Rover e existem os outros" diz que no teu lugar eu compraria o Disco sem pestanejar!

                      Comentário


                        #12
                        A diferença de consumos é muito grande.

                        Comentário


                          #13
                          um tenho um pajero curto.. de 94..e se keres um jipe pa umas voltas e tal..o pajero e ideal..entao o super select..da uma ajuda

                          consumos..como ja dixeram..a 89 90..gasta te 10..120 ou mais..14 16...

                          Comentário


                            #14
                            Aqui está o tão flamigerado ensaio.
                            O Pagero aqui em analise é a versão 2.8!

                            Comentário


                              #15
                              obrigado por esse comparativo.
                              estou mais inclindado para o Disco.

                              "existem os Land Rover e existem os outros", é mais ou menos o que sinto, com a excepção dos GR's e dos Mercedes

                              Comentário


                                #16
                                Excelente opção!

                                Parabéns!

                                Tenta saber o historial do carro e as revisões, se possivel com facturas e folhas de inspeções. Quanto a eles estarm babados na zona da caixa de velocidades, esqueçe isso, pois eles gostam sempre de marcar o seu território!

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por estebes

                                  Excelente opção!

                                  Parabéns!

                                  Tenta saber o historial do carro e as revisões, se possivel com facturas e folhas de inspeções. Quanto a eles estarm babados na zona da caixa de velocidades, esqueçe isso, pois eles gostam sempre de marcar o seu território!
                                  É o chamado BI dos Land Rover. :D


                                  Cumprimentos,

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por homemdonorte

                                    o que te posso dizer é que o Pajero é uma melhor compra...no entanto a frase: "existem os Land Rover e existem os outros" diz que no teu lugar eu compraria o Disco sem pestanejar!
                                    Ora, como estamos em sintonia.[^][^]

                                    Em relação ao Land Rover, (desconheço o 3000TDI) mas a motorização 2500TDi era bastante fiável e robusta, sem problemas de maior. Claro que os problemas de diferencias e semi-eixos não se podem negar, mas afinal de contas fazem parte da essência LR[8D]. De qualquer forma acho que o Discovery é bem mais robusto que o Freelander neste aspecto.

                                    Em relação ao Pajero, não se deixem iludir pelas origems, também não é nenhum supra sumos de fiabilidade. Em termos de transmissão aguenta de facto bem mais que o LR, mas há muitos casos de motores 2.8GLS com problemas nada famosos com pouco mais de 100mil kms. Em relação ao 2.5 não conheço bem, penso que seja melhor.
                                    O que

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                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por JeTBoy

                                      citação:Originalmente colocada por homemdonorte

                                      o que te posso dizer é que o Pajero é uma melhor compra...no entanto a frase: "existem os Land Rover e existem os outros" diz que no teu lugar eu compraria o Disco sem pestanejar!
                                      Ora, como estamos em sintonia.[^][^]

                                      Em relação ao Land Rover, (desconheço o 3000TDI) mas a motorização 2500TDi era bastante fiável e robusta, sem problemas de maior. Claro que os problemas de diferencias e semi-eixos não se podem negar, mas afinal de contas fazem parte da essência LR[8D]. De qualquer forma acho que o Discovery é bem mais robusto que o Freelander neste aspecto.

                                      Em relação ao Pajero, não se deixem iludir pelas origems, também não é nenhum supra sumos de fiabilidade. Em termos de transmissão aguenta de facto bem mais que o LR, mas há muitos casos de motores 2.8GLS com problemas nada famosos com pouco mais de 100mil kms. Em relação ao 2.5 não conheço bem, penso que seja melhor.
                                      O que
                                      Os motores não são basicamente o mesmo? Não mudou só a designação?

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por migueldefender

                                        citação:Originalmente colocada por estebes

                                        Excelente opção!

                                        Parabéns!

                                        Tenta saber o historial do carro e as revisões, se possivel com facturas e folhas de inspeções. Quanto a eles estarm babados na zona da caixa de velocidades, esqueçe isso, pois eles gostam sempre de marcar o seu território!
                                        É o chamado BI dos Land Rover. :D


                                        Cumprimentos,
                                        :D:D

                                        Comentário


                                          #21
                                          O motor 2500 Tdi teve duas designações o 200 e o 300, e em relação ás diferenças elas eram tantas como a caroçaria do Discovery 200 e 300. O motor foi estremamente melhorado, tanto a nivel de insonorização, como potência (ganhou 2 cv) como de agradabilidade. A origem deste motor remonta aos Series I Diesel dos anos 50, mas vai um oceano de um motor até ai outro. De realçar que apesar de outras marcas utilizarem a designação Tdi, apenas a Land Rover tinha motores de injecção directa na altura.

                                          Edit: A designação 200 e 300 não significa a cilindrada, apenas uma designação do motor e como este estava aplicado entre outros no Discovery, é comum designar-se o Discovery 200, e o Discovery 300. O 200 nasceu em 1989 e acabou em 1994 (Fevereiro/Março) Em Portugal o meu foi um dos primeiros 300 Tdi tendo na altura a matricula DM. Tendo terminado a sua produção em 1998 aquando da sua substituição pelos Discovery TD5, posteriormente designados de Series II (cerca de 199/2000) com o emblema na tampa da mala a fazer lembrar os Sereies I, II, e III, mas desta vez em plástico e não aluminio![8)]

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não, os motores 200TDi e 300TDi são de facto diferentes, não em termos de cilindrada, pois são ambos 2500cc. A diferença passa plea potencia, enquanto que um debita 112cv o 300TDi debita 122cv masi o respectivo binário.

                                            Depois temos ainda os V8 com as cilindradas 3.5 e posteriormesnte as do seu irmão Range, o belissimo 3.9....


                                            Cumprimentos,

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já agora esclareçam-me uma coisa; houve apenas no Discovery I o motor 2500TDi, com as respectivas derivações 200TDi e 300TDi?

                                              O Disco nunca chegou a montar motores VM?

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por estebes

                                                O motor 2500 Tdi teve duas designações o 200 e o 300, e em relação ás diferenças elas eram tantas como a caroçaria do Discovery 200 e 300. O motor foi estremamente melhorado, tanto a nivel de insonorização, como potência (ganhou 2 cv) como de agradabilidade. A origem deste motor remonta aos Series I Diesel dos anos 50, mas vai um oceano de um motor até ai outro. De realçar que apesar de outras marcas utilizarem a designação Tdi, apenas a Land Rover tinha motores de injecção directa na altura.

                                                Edit: A designação 200 e 300 não significa a cilindrada, apenas uma designação do motor e como este estava aplicado entre outros no Discovery, é comum designar-se o Discovery 200, e o Discovery 300. O 200 nasceu em 1989 e acabou em 1994 (Fevereiro/Março) Em Portugal o meu foi um dos primeiros 300 Tdi tendo na altura a matricula DM. Tendo terminado a sua produção em 1998 aquando da sua substituição pelos Discovery TD5, posteriormente designados de Series II (cerca de 199/2000) com o emblema na tampa da mala a fazer lembrar os Sereies I, II, e III, mas desta vez em plástico e não aluminio![8)]
                                                E foi precisamente em 94 que entrou esta nova designação. :D A tua explicação está excelente.

                                                Cumprimentos,

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por JeTBoy

                                                  Já agora esclareçam-me uma coisa; houve apenas no Discovery I o motor 2500TDi, com as respectivas derivações 200TDi e 300TDi?

                                                  O Disco nunca chegou a montar motores VM?
                                                  Exacto, para além dos V8.


                                                  Um abraço,

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por migueldefender

                                                    citação:Originalmente colocada por JeTBoy

                                                    Já agora esclareçam-me uma coisa; houve apenas no Discovery I o motor 2500TDi, com as respectivas derivações 200TDi e 300TDi?

                                                    O Disco nunca chegou a montar motores VM?
                                                    Exacto, para além dos V8.


                                                    Um abraço,
                                                    Na Land Rover apenas o Range Rover teve esse cancro!:D:D

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por migueldefender

                                                      citação:Originalmente colocada por estebes

                                                      O motor 2500 Tdi teve duas designações o 200 e o 300, e em relação ás diferenças elas eram tantas como a caroçaria do Discovery 200 e 300. O motor foi estremamente melhorado, tanto a nivel de insonorização, como potência (ganhou 2 cv) como de agradabilidade. A origem deste motor remonta aos Series I Diesel dos anos 50, mas vai um oceano de um motor até ai outro. De realçar que apesar de outras marcas utilizarem a designação Tdi, apenas a Land Rover tinha motores de injecção directa na altura.

                                                      Edit: A designação 200 e 300 não significa a cilindrada, apenas uma designação do motor e como este estava aplicado entre outros no Discovery, é comum designar-se o Discovery 200, e o Discovery 300. O 200 nasceu em 1989 e acabou em 1994 (Fevereiro/Março) Em Portugal o meu foi um dos primeiros 300 Tdi tendo na altura a matricula DM. Tendo terminado a sua produção em 1998 aquando da sua substituição pelos Discovery TD5, posteriormente designados de Series II (cerca de 199/2000) com o emblema na tampa da mala a fazer lembrar os Sereies I, II, e III, mas desta vez em plástico e não aluminio![8)]
                                                      E foi precisamente em 94 que entrou esta nova designação. :D A tua explicação está excelente.

                                                      Cumprimentos,
                                                      ;)

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                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por estebes


                                                        Na Land Rover apenas o Range Rover teve esse cancro!:D:D
                                                        Já agoram qual é a origem dos motores VM? Eram Rover ou vinham de fora?
                                                        De qualquer forma para mim Range dessa altura tem de ser V8. [:X]


                                                        Cumprimentos,

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A origem dos motores VM, é VM. VM Motori.

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                                                            #30
                                                            Dentro desses 2 optaria pelo Discovery.
                                                            Mas se algum dia tivesse que comprar u jipe, comprava o supra-sumo Patrol GR.
                                                            Então se pudesse importar um, seria o colossal V8.

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