Boas pessoal.. à uns tempos atrás ouvi dizer que o imposto automóvel ia acabar.. sabem para quando é? isso vai reflectir-se só nos carros comprados em portugal ou também nos carros que vamos buscar lá fora?
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O IA vai acabar?
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citação:Originalmente colocada por Nightwisher
citação:Originalmente colocada por Cybertuga
ou seja se importarmos um carro vamos deixar de pagar essa monstruosidade do IA...
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Isto realmente quem conta um conta acrescenta sempre um ponto.
Escusam de estar á espera seja de que data for, que isso não vai acontecer. Até porque não há nenhuma informação oficial sobre isso. Não passa de especulação.
Alias o que esta definido é que em Julho, o I.A vai ser restruturado tendo a componente de C02 uma importância de 30% no seu calculo, ao contrário da actual que são cerca de 10%.
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Qual deverá ser o impacto no preço dos usados?
É que, aparentemente, se eu comprar o carro novo e o vender passados 3 anos paguei apenas uma fracção do preço do IA. Logo, quem o for comprar também o compra por um valor inferior porque vai ter que pagar um selo mais elevado.
Assim, vamos ter carros novos mais baratos que carros antigos ou acham que existirá essa tal pressão para descida do preço dos usados?
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hmm... pois mas a teoria... não há aqui ninguem bem informado que saiba dar um exeplo concreto da mudança, diferença de preços e um valor, ainda que aproximado, dessa tal prestação do I.A baseado num carro que se comercialize actualmente?
Eu não estou a par dos preços, mas, falemos de carros de jeito, por exemplo, um Porsche Cayman que deve rondar os 70.000 euros... alguem pode ajudar a fazer um cáculo ou está tudo no segredo dos deuses ainda?
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Carros vão ficar 2% mais caros com novo IA
Carga fiscal sobre o sector sobe para 57%, quando a média da UE é inferior a 25%
eduarda frommhold DN-Rodrigo Cabrita
InDignação. O presidente da ACAP promete lutar contra a medida, que acusa de "incongruente" e "injusta"
O preço final dos veículos irá subir em média 2% com a entrada em vigor da alteração do imposto automóvel (IA) a 1 de Julho do próximo ano, tal como prevê a proposta de Orçamento do Estado para 2006. Isto sem contar os aumentos normais derivados da inflação, denunciou ontem a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP).
Em conferência de imprensa, Fernando Martorell, o presidente da ACAP, salientou que a introdução de uma componente ambiental no cálculo do IA vai elevar a carga fiscal sobre o automóvel para 57%, contra 55% actualmente, quando a média da União Europeia fica "ligeiramente abaixo de 25%".
Acrescentando que só quatro dos 25 parceiros comunitários têm uma carga fiscal mais alta do que Portugal, Martorell considera que "não é aceitável mais um aumento, ainda por cima encapotado". Isto porque o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais tinha garantido que o efeito da alteração seria "neutro", em termos de carga fiscal, e feitas as contas a ACAP constatou um agravamento de 3,8% nos veículos a gasolina e de 7,7% nos carros a gasóleo, com base na totalidade dos ligeiros de passageiros vendidos em Portugal entre Janeiro e Setembro. O resultado, diz a ACAP, é um aumento médio do IA de 6,8% face aos valores de 2005, a reflectir-se num acréscimo de 75 milhões de euros nas receitas com este imposto, a somar aos 1,16 mil milhões estimados para este ano.
Mas a maior "incongruência", segundo a ACAP, é que, no total do mercado, 97,3% dos veículos irão pagar mais IA e só para 2,7% é que o valor desce, não sendo estes os menos poluentes. Para Fernando Martorell, o facto de as poucas reduções do imposto incidirem em veículos com uma média de emissões de dióxido de carbono (CO2) de 148 gramas por quilómetro (g/km), enquanto a média do mercado é 143 g/km, mostra "clara incompetência" e um trabalho "feito em cima do joelho", já que o anunciado era um novo IA a beneficiar os carros menos poluentes e a penalizar os mais prejudiciais para o ambiente.
O presidente da ACAP acusou igualmente a medida de "injusta", uma vez que irá penalizar mais os veículos de menores cilindradas e com os preços mais acessíveis do mercado, conforme o DN já tinha antecipado na segunda-feira.
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citação:Originalmente colocada por Messerschmitt
hmm... pois mas a teoria... não há aqui ninguem bem informado que saiba dar um exeplo concreto da mudança, diferença de preços e um valor, ainda que aproximado, dessa tal prestação do I.A baseado num carro que se comercialize actualmente?
Eu não estou a par dos preços, mas, falemos de carros de jeito, por exemplo, um Porsche Cayman que deve rondar os 70.000 euros... alguem pode ajudar a fazer um cáculo ou está tudo no segredo dos deuses ainda?
:D:D:D
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Se juntarmos a isto o imposto sobre os combustiveis temos bastantes razões para dizer que o estado nos anda a f*****.
Mas já não é de agora...
Cada vez mais, em vez de uma casa no Algarve, compensa uma casa no Sul de Espanha. Quando lá vamos ainda enchemos o deposito e podem ter um carro com matricula espanhola. Ou estou enganado?
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citação:Originalmente colocada por 1Life_1Dream_1MG-TF
Se juntarmos a isto o imposto sobre os combustiveis temos bastantes razões para dizer que o estado nos anda a f*****.
Mas já não é de agora...
Cada vez mais, em vez de uma casa no Algarve, compensa uma casa no Sul de Espanha. Quando lá vamos ainda enchemos o deposito e podem ter um carro com matricula espanhola. Ou estou enganado?
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citação:Originalmente colocada por Cybertuga
Boas pessoal.. à uns tempos atrás ouvi dizer que o imposto automóvel ia acabar.. sabem para quando é? isso vai reflectir-se só nos carros comprados em portugal ou também nos carros que vamos buscar lá fora?
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citação:Originalmente colocada por Cybertuga
citação:Originalmente colocada por 1Life_1Dream_1MG-TF
Se juntarmos a isto o imposto sobre os combustiveis temos bastantes razões para dizer que o estado nos anda a f*****.
Mas já não é de agora...
Cada vez mais, em vez de uma casa no Algarve, compensa uma casa no Sul de Espanha. Quando lá vamos ainda enchemos o deposito e podem ter um carro com matricula espanhola. Ou estou enganado?
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citação:Originalmente colocada por Cybertuga
citação:Originalmente colocada por 1Life_1Dream_1MG-TF
Se juntarmos a isto o imposto sobre os combustiveis temos bastantes razões para dizer que o estado nos anda a f*****.
Mas já não é de agora...
Cada vez mais, em vez de uma casa no Algarve, compensa uma casa no Sul de Espanha. Quando lá vamos ainda enchemos o deposito e podem ter um carro com matricula espanhola. Ou estou enganado?
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imported_eL niNo
citação:Originalmente colocada por RAD
citação:Originalmente colocada por Cybertuga
Boas pessoal.. à uns tempos atrás ouvi dizer que o imposto automóvel ia acabar.. sabem para quando é? isso vai reflectir-se só nos carros comprados em portugal ou também nos carros que vamos buscar lá fora?
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