São dados da ACEA até ao final do mês de Novembro.
É de sublinhar o bom momento que o mercado automóvel atravessa na Europa, com uma taxa de crescimento global das vendas em Novembro muito forte (3,9%). Um dos melhores meses da década, creio eu.
Se a primeira tabela reflecte apenas vendas mensais e portanto o seu interesse é relativo, já a segunda acumula 11 meses de vendas, o que já dá para tirar algumas conclusões interessantes:
A VW reforça a sua quota de mercado, enquanto que a PSA quebra ligeiramente apesar de manter o 2º lugar. A Ford perde 0,1% mas segura o 3º lugar graças a uma descida da quota da GM. Note-se que, com excepção da VW, o top 5 dos maiores Grupos registou uma redução de volume de vendas. O que nos leva ao caso paradigmático da Renault, com uma quebra de 10,3% das vendas e de mais de 1% na quota de mercado. Voltaremos a este caso mais adiante. Já a Fiat ganha 1,1% na quota, com um crescimento do volume de vendas de 17,5%, só igualado pela Nissan. A Toyota também se porta muito bem e reforça a sua quota natural, que anda sempre um pouco acima dos 5%.
No fundo da tabela surge ainda outro factor digno de registo, que é a quebra de 83% das vendas da Rover, por efeito da falência da marca. Apesar de ter passado para mãos chinesas (ou se calhar por causa disso mesmo), não conseguiu sustentar a confiança dos consumidores e despencou.
Voltando ao interessante caso da Renault, vejam o comportamento do mercado francês durante este ano. Pois é, uma quebra de 8%, o que demonstra bem a dependência que a Renault ainda tem do seu mercado doméstico. Já o mercado alemão registou um disparo brutal de 18,1%, que se deve sobretudo ao anunciado aumento do IVA de 16% para 19% em 2007, o que fez os consumidorees anteciparem as suas aquisições. A VW sofre este efeito de arrastamento positivo, ficando explicado em parte o seu bom desempenho. O excelente desempenho da Fiat deve-se sobretudo ao Grande Punto, em toda a Europa, e ao Alfa 159, que tem sido um sucesso na Alemanha e países nórdicos. Já quanto à Nissan não encontro explicações óbvias.
É de sublinhar o bom momento que o mercado automóvel atravessa na Europa, com uma taxa de crescimento global das vendas em Novembro muito forte (3,9%). Um dos melhores meses da década, creio eu.
Se a primeira tabela reflecte apenas vendas mensais e portanto o seu interesse é relativo, já a segunda acumula 11 meses de vendas, o que já dá para tirar algumas conclusões interessantes:
A VW reforça a sua quota de mercado, enquanto que a PSA quebra ligeiramente apesar de manter o 2º lugar. A Ford perde 0,1% mas segura o 3º lugar graças a uma descida da quota da GM. Note-se que, com excepção da VW, o top 5 dos maiores Grupos registou uma redução de volume de vendas. O que nos leva ao caso paradigmático da Renault, com uma quebra de 10,3% das vendas e de mais de 1% na quota de mercado. Voltaremos a este caso mais adiante. Já a Fiat ganha 1,1% na quota, com um crescimento do volume de vendas de 17,5%, só igualado pela Nissan. A Toyota também se porta muito bem e reforça a sua quota natural, que anda sempre um pouco acima dos 5%.
No fundo da tabela surge ainda outro factor digno de registo, que é a quebra de 83% das vendas da Rover, por efeito da falência da marca. Apesar de ter passado para mãos chinesas (ou se calhar por causa disso mesmo), não conseguiu sustentar a confiança dos consumidores e despencou.
Voltando ao interessante caso da Renault, vejam o comportamento do mercado francês durante este ano. Pois é, uma quebra de 8%, o que demonstra bem a dependência que a Renault ainda tem do seu mercado doméstico. Já o mercado alemão registou um disparo brutal de 18,1%, que se deve sobretudo ao anunciado aumento do IVA de 16% para 19% em 2007, o que fez os consumidorees anteciparem as suas aquisições. A VW sofre este efeito de arrastamento positivo, ficando explicado em parte o seu bom desempenho. O excelente desempenho da Fiat deve-se sobretudo ao Grande Punto, em toda a Europa, e ao Alfa 159, que tem sido um sucesso na Alemanha e países nórdicos. Já quanto à Nissan não encontro explicações óbvias.
Código:
Brand Nov 2006 pct change mkt share vs Nov 2005 (pct) (pct) All brands 1,221,393 +3.9 Volkswagen 266,737 +11.1 21.8 20.4 PSA 158,024 +2.5 12.9 13.1 Ford 128,325 +9.7 10.5 9.9 GM 127,134 +0.4 10.4 10.8 Fiat 95,225 +15.1 7.8 7.0 Renault 92,908 -18.2 7.6 9.7 DaimlerChrysler 82,477 +6.0 6.8 6.6 Toyota group 69,079 +10.6 5.7 5.3 BMW 62,820 +0.6 5.1 5.3 Hyundai 21,529 -3.8 1.8 1.9 Nissan 21,131 +7.9 1.7 1.7 Honda 20,352 +16.6 1.7 1.5 Kia 20,278 -4.5 1.7 1.8 Suzuki 20,047 +4.4 1.6 1.6 Mazda 17,946 +6.6 1.5 1.4 Mitsubishi 7,597 -25.7 0.6 0.9 MG Rover 151 -88.2 0.0 0.1 Others 9,632 -7.7 0.8 0.9 *Volkswagen includes Audi, Seat, Skoda; Bentley, Lamborghini *GM includes Opel/Vauxhall, U.S. imports, Saab; *Ford includes Jaguar, Volvo, Land Rover, U.S. imports; *Fiat includes Lancia, Alfa Romeo, Ferrari, Maserati; *PSA includes Peugeot , Citroen; *DaimlerChrysler includes Mercedes, Smart, Chrysler *Toyota group includes Toyota and Lexus Cumulative figures for January-Nov Brand Jan-Nov pct change mkt share vs Jan-Nov 2006 (pct) '05 (pct) All brands 14,289,992 +0.8 Volkswagen 2,885,419 +5.9 20.2 19.2 PSA 1,888,611 -2.0 13.2 13.6 Ford 1,511,557 -0.8 10.6 10.7 GM 1,468,108 -2.7 10.3 10.6 Renault 1,243,288 -10.3 8.7 9.8 Fiat 1,081,928 +17.5 7.6 6.5 DaimlerChrysler 852,871 +0.1 6.0 6.0 Toyota group 833,488 +10.2 5.8 5.3 BMW 722,735 +0.2 5.1 5.1 Nissan 342,461 +17.5 2.4 2.1 Hyundai 278,631 -5.2 1.9 2.1 Honda 255,580 +5.7 1.8 1.7 Mazda 240,367 +8.9 1.7 1.6 Suzuki 233,417 +8.7 1.6 1.5 Kia 200,612 -10.7 1.4 1.6 Mitsubishi 117,552 -7.3 0.8 0.9 MG Rover 7,529 -83.2 0.1 0.3 Others 125,837 -38.0 0.9 1.4 Breakdown by region: Country Nov 2006 pct change Jan-Nov pct change yr/yr 2006 yr/yr Austria 23,873 +7.3 290,919 +0.2 Belgium 34,686 -2.0 505,155 +10.0 Denmark 12,210 -3.1 143,379 +5.9 Finland 9,031 -9.9 139,912 -1.8 France 158,296 -8.0 1,849,801 -2.6 Germany 326,038 +18.1 3,164,545
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