Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Somos os condutores que merecemos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Somos os condutores que merecemos

    É do conhecimento geral a degradação do ensino da condução em Portugal (que me desculpem os proprietarios das escolas e os professores) onde tudo funciona na base do "desenrrasca-te se puderes", uns dinheiritos extra que são quase obrigatorios para a malta passar (dizem eles) e que servem para um uisque 20 anos ou um bolo-rei nas epocas festivas do Sr. Eng. Examinador (será que é para ele efectivamente?).

    Imprescindivel é tb dar umas voltas no dia anterior ou na manhã do exame, no local do crime, para se conhecer bem os Stops e sinais de prioridade, não vá sermos apanhados à falsa fé por algum sinal manhoso ou rotunda mal amanhada...

    Este caldinho entre todos os envolvidos, escolas, professores, DGV e onde os alunos se tornam "cumplices" por receio de, não entrando no sistema, não terem a desejada "carta" é completado com as chamadas pistas de ensino, que existem em quase todos os distritos excepto em 3 ou 4 e por isso nenhuma funciona, estando a servir as que existem, de parque estacionamento ou de deposito de entulho...

    As pistas, onde supostamente os alunos treinariam a condução sozinhos sem um pé amigo ao lado para emendar as azelhices, e onde seriam dadas aulas de condução defensiva, conduzir em piso molhado, algumas noções de condução em situação critica que não podem ser simuladas na via publica, estão à espera de alunos... enquanto não os há, vai-se pensando em IA, IVAs, SCUTS, aumento portagens, que isso é que dá dinheiro...

    Ano Novo, mortos novos, aumentos novos, carros novos, resoluções velhas...

    #2
    Concordo na íntegra.

    Comentário


      #3
      Em Braga os tipos das escolas escondiam o dinheiro na casa de banho de um cafe em frente da DGV e o Sr. Engenheiro la ia buscar o seu quinhao ao fim do dia... so com uma pistola naquelas caras fdp's! [8]

      Comentário


        #4
        E contudo a sinistralidade diminiu à medida que os encartados aumentam. É um país de paradoxos.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Jorge Correia

          Em Braga os tipos das escolas escondiam o dinheiro na casa de banho de um cafe em frente da DGV e o Sr. Engenheiro la ia buscar o seu quinhao ao fim do dia... so com uma pistola naquelas caras fdp's! [8]
          Bem feito era alguém entrar no WC antes do examinador e levar o dinheiro!! [}] E depois quem é que fazia queixa à Polícia por terem roubado o dinheiro de um suborno? [}][}][}]

          Comentário


            #6
            Essa conversa do dinheiro para passar faz-me muita confusão, sempre ouvi essa história, mas era a sorte deles virem com essa conversa para cima de mim na altura que tirei a carta!

            No entanto e ainda me lembro disto :D , penso que a pessoa que tirou a carta comigo deu algum por trás, senão vejamos: Pisou um traço continuo numa rotunda estranha sem pedir autorização, numa outra rotunda por pouco não deu passagem a quêm vinha de dentro, a estacionar só dá sinal no momento que passa o lugar de estacionamento, além disso tremia como varas verdes... :D

            Ainda hoje estou para perceber como conseguiu ele passar... [8]

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

              E contudo a sinistralidade diminiu à medida que os encartados aumentam. É um país de paradoxos.
              Diminuiu, foi à medida que o combustivel subiu, assim como tudo o resto e os ordenados se mantiveram!!!
              Junto com as portagens carissimas, hoje em dia, para se ir a kk lado à que se fazer bem as contas! Ou então optar pelas nacionais, arriscando a vida e perdendo horas.

              Comentário


                #8
                eu já tirei a carta há uns 7 anos ou 8, e na altura a única pergunta que me fizeram (além da forma de pagamento desejada) foi se via bem (disse que sim, passado uns dias apareceu um atestado médico, de uma senhora que nunca olhou para os meus globos oculares!)

                Desde aí percebi que isto é mm a selva!

                Comentário


                  #9
                  É um país à imagem das pessoas que nele vivem... mas a culpa é de quem também entra no sistema já que também é pobre de espírito e prefere nele entrar que sofrer as consequências de o enfrentar.
                  Portanto, o sistema está bem para as pessoas e as pessoas estão bem para ele... daí o sucesso que tem tido!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Flyer

                    eu já tirei a carta há uns 7 anos ou 8, e na altura a única pergunta que me fizeram (além da forma de pagamento desejada) foi se via bem (disse que sim, passado uns dias apareceu um atestado médico, de uma senhora que nunca olhou para os meus globos oculares!)

                    Desde aí percebi que isto é mm a selva!
                    Lamento informar que em 7 anos nada mudou.... ao tirar a carta ano passado foi exactamente a mesma coisa![8]

                    Comentário


                      #11
                      Embora a corrupção nos exames deva ser alvo de actuação severa em ambas as partes, corrompido e corruptor, não me parece que o mal-estar que se vive nas estradas portuguesas se resuma a isso.
                      Somos um povo que, regra geral, acha que as leis são para os outros, e quando nos toca a nós "é só por um bocadinho" ou "aqui não faz mal" ou "agora não está ninguém a ver", ou ainda "temos pena, mas estou cheio de pressa", já para não falar no "toma lá, porco!" ou pior.

                      Todos nós aprendemos por imitação, logo, se o que temos para imitar são tristes exemplos, será isso que iremos perpetuar - corridas na via pública, estacionamentos à maneira do chefe, passar à frente dos que estão na fila para entrar pisando o traço contínuo, etc.

                      A diferença temos que ser nós a fazê-la e, acima de tudo, a mantê-la. Como disse o outro há uns 2006 anos atrás, "quem nunca fez parecido que atire a primeira pedra"

                      Podem bater à vontade.[:I]

                      Comentário


                        #12
                        Em Portugal falta civismo... que também se reflecte nas estradas.

                        Comentário


                          #13
                          Quem me ensinou a conduzir foi o meu pai que é motorista de profissão há mais de 40 anos.
                          Na escola de condução só me sabiam por a fazer estacionamentos e inversões de marcha, como se isso fosse a coisa mais importantes para quem pretende tirar a carta. Se ensinar um puto de 12 anos em pouco tempo dominam essas manobras de estacionar e inverter a marcha, o mais importante da condução aprendi-o depois da escola no meio da selva dos condutores portugueses e com muitos conselhos do meu pai.
                          A minha esposa tem carta de condução, passou á primeira e tem medo de pegar num carro, se sentar ao volante nem sabe como lhe há de pegar, mas até é melhor assim, se não se sente capaz de conduzir o melhor é não o fazer.

                          Pelos vistos e passados 16 anos continua tudo na mesma...

                          Comentário


                            #14
                            as escolas de condução só servem para te passarem os papeis, não me digam que tudo o que sabem foi na escola que aprenderam, tá bem que um bom principio pode ajudar, mas a experiência é que conta, muitos kilometros e anos em cima...

                            mas falando nos dinheiritos extra isso é uma vergonha, mas alguns instrutores intimidam as pessoas de tal maneira que depois as pessoas não sabem o que fazer...

                            Comentário


                              #15
                              Conduzir um automóvel não é nenhuma brincadeira, é necessário que as pessoas venham para a estrada minimamente preparadas e isso não acontece, depois os acidentes acontecem...
                              As escolas formam muito mal os condutores e lançam-nos para as feras muitas vezes completamente ás cegas, infelizmente conheço muitos casos desses.
                              Não se esqueçam que até para conduzir é preciso vocação, e há muita gente que a não tem, nem sequer a minima para saber circular na via publica e dominar a máquina.

                              Comentário


                                #16
                                citação:
                                Embora a corrupção nos exames deva ser alvo de actuação severa em ambas as partes, corrompido e corruptor, não me parece que o mal-estar que se vive nas estradas portuguesas se resuma a isso.
                                Somos um povo que, regra geral, acha que as leis são para os outros, e quando nos toca a nós "é só por um bocadinho" ou "aqui não faz mal" ou "agora não está ninguém a ver", ou ainda "temos pena, mas estou cheio de pressa", já para não falar no "toma lá, porco!" ou pior.

                                Todos nós aprendemos por imitação, logo, se o que temos para imitar são tristes exemplos, será isso que iremos perpetuar - corridas na via pública, estacionamentos à maneira do chefe, passar à frente dos que estão na fila para entrar pisando o traço contínuo, etc.

                                A diferença temos que ser nós a fazê-la e, acima de tudo, a mantê-la. Como disse o outro há uns 2006 anos atrás, "quem nunca fez parecido que atire a primeira pedra"

                                Podem bater à vontade.
                                [^][^][^]

                                Subscrevo, acho que está tudo dito aqui...

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por manucas



                                  Imprescindivel é tb dar umas voltas no dia anterior ou na manhã do exame, no local do crime, para se conhecer bem os Stops e sinais de prioridade, não vá sermos apanhados à falsa fé por algum sinal manhoso ou rotunda mal amanhada...
                                  Adorei! exactamente como penso, somos ensinados ou melhor somos treinados e rotinados a um punhado de situações q depois representam prai metade ou se calhar nem isso da realidade do dia a dia.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por pintox

                                    Conduzir um automóvel não é nenhuma brincadeira, é necessário que as pessoas venham para a estrada minimamente preparadas e isso não acontece, depois os acidentes acontecem...
                                    As escolas formam muito mal os condutores e lançam-nos para as feras muitas vezes completamente ás cegas, infelizmente conheço muitos casos desses.
                                    Não se esqueçam que até para conduzir é preciso vocação, e há muita gente que a não tem, nem sequer a minima para saber circular na via publica e dominar a máquina.
                                    Humildemente discordo.

                                    No actual estado de desenvolvimento tecnológico dos automóveis, se olhássemos ao cumprimento das regras de circulação e juntássemos a isso alguma prudência, certamente não teríamos os cemitérios tão cheios, nem tantos ramos de flores pelas estradas fora.

                                    Os culpados somos nós enquanto sociedade automobilizada, e se eu e tu e todos nós usarmos de boas práticas ao volante, certamente que isto muda.

                                    A questão nunca foi, não é nem pode ser dominar a máquina.

                                    A questão é dominarmo-nos a nós.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu no dia do exame cheguei em cima da hora pq estava a trabalhar no hospital e não consegui ficar de folga de manhã para os ditos "treinos" que o prof queria que eu fizesse. A pessoa que foi com o prof andou a manhã toda a "passear" por Braga... Á tarde durante o exame, enquanto fazia a prova de condução, a minha colega ao passar num semáforo onde já tinha passado dezenas de vezes durante a manhã (o professor disse-o depois), daqueles em que fica amarelo intermitente para virar à esq, ficou parada. Qd o sr engenheiro lhe perguntou pq não virava, ela respondeu textualmente "estava à espera que o sinal ficasse verde...", isto o amarelo intermitente, não sei se estão a ver, aquele que não tem mais luz ou lampada de outra côr...
                                      No fim o sr engenheiro deu-lhe os parabens pela magnifica prova...
                                      A minha foi cerca de 40 min (apenas mais 20 que a anterior da minha colega...), e nem uma palavrinha para além do "vire", "estacione", da praxe... não deve ter gostado da minha cara...
                                      Ah, já me ia esquecendo, disse ao professor que tinha dificuldades economicas e não podia dar a "gorjeta" habitual. Será que teve a ver?

                                      Comentário


                                        #20
                                        E passou ou não?

                                        Eu no dia antes do exame perguntei ao instrutor se era preciso alguma coisa dessas e ele respondeu-me: Se você fizer o que sabe não precisa...

                                        A rapariga que fez o exame comigo, atrapalhou-se toda, usou as "técnicas" de estacionamento a fazer inversão de marcha e ainda subiu para cima do passeio, no estacionamento emendou 4 ou 5 vezes a manobra e no fim acabou por passar...

                                        Eu, fiz tudo na boa, o instrutor so fazia era sinal para eu andar mais depressa (cheguei a andar a 70Km/h dentro de Setúbal), estacionei atrás de um carro que arrancou depois de eu ter terminado a manobra ( a meio da manobra é que o Eng. se apercebeu das pessoas dentro do outro carro e disse-me que a opção de abandonar a manobra ou termina-la era minha) e no fim o Eng. mandou-me terminar o exame à porta de uma mercearia porque precisava de ir fazer umas compras para a esposa!!!!!!
                                        Fiquei boquiaberto, mas pronto, já faz 8 anos dia 1 de Abril...
                                        Até parece mentira.


                                        Resumindo: Não tenho razões de queixa da minha escola de condução nem do meu examinador... Mas infelizmente vejo muitas asneiras todos os dias na estrada e sei que se houvesse uma fiscalização mais apertada muita gente não andaria por aí ao volante...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Passar passei, a contragosto do senhore engenheiro...pareceu-me.
                                          Voltando à vaca fria, é impressionante que um recem encartado não saiba travar com piso molhado (nem com seco, por vezes), não saiba como aplicar o travão num carro com ABS, que não saiba contrabrecar, que não saiba fazer ou calcular uma ultrapassagem, enfim,... coisas que eu tb não aprendi mas que num circuito fechado podiam mto bem ser ensinadas. Até podem dizer-me "ai e tal, aprende-se mas é conduzindo, a vida é a melhor escola e tal..."
                                          Se saimos para uma estrada c um carro onde podemos pôr a nossa vida e a dos outros em perigo pela inaptidão ou pelo não saber fazer, então à que ser bem pesado nas penas de acidentes desse genero e não só para o alcool no sangue...
                                          Se, no meu trabalho fizer borrada e morrer ou incapacitar alguem não posso dizer que não sabia como se fazia ou não dei isso na escola...
                                          Então, acabo por concordar com aquelas pessoas que tiram a carta e nunca mais pegam num carro. Se acham que a escola não os preparou suficientemente e podem arriscar-se ou arriscar os outros, fazem mto bem em deixar o veiculo na garagem...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu conheço várias pessoas que pagaram o "extra" para passarem,...é o sistema..

                                            Uns oferecem-se outros são convidados a levar o extra...


                                            A pessoa que fez o exame de condução comigo passou 2,3 stops sem parar;linhas contínuas nem vale a pena falar;deixou o carro ir abaixo meia dúzia de vezes;estacionar só à 5ª tentativa....como acham que passou?

                                            [}]

                                            O ensino é péssimo,e está instalado o sistema do facilitismo e da corrupção.Desde que haja mais uns cobres aqui e acolá...



                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X