Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Corsa legal??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opel Corsa legal??

    Bom Isto talvez será um bom post para muita gente que como eu comprou um opel corsa... e que com toda a certeza (provavel) nao detectaram um "pequeno" promenor ao qual pode dar direito a brinde quer da parta das forças de segurança quer a nivel de inspeçao. Isto porque me fui informar da situaçao que vou indicar junto da PSP e no centro de inspeçoes da minha zona...
    Ora atao:
    Bom a quem adequiriu um Opel Corsa (falo deste modelo porque é o que verifiquei em mais que 1 carro) no ano de 2005 e anterior... ou seja plo menos nesse modelo.. e que por acaso veio com jantes especiais de 15" e pneu de 185 nos 4 pneu's colocados no carro.. com toda a certeza tem como jantes suplente uma de 14" e um pneu de 175.. ou seja uma situação que como referi fui-m informar junto de forças segurança e me indicaram que se circulasse com esse pneu no carro juntamente com os outro (caso de furo) com toda a certeza que se for visto sou multado sem qualquer dúvida da parte deles porque se trata de um pneu de dimençoes e caracteristicas diferentes do outro no mesmo eixo. O qual me aconselhou a dirigir a um centro de inspeçoes para me informar sobre essa situaçao em termos de inspeçoes... No qual me informaram que segundo "Despacho 5392/99 do Diário da Républica- II Série, 8- Pneus; No mesmo eixo, mais de um tipo de pneu ---- Grau 2" ou seja... em termos de inspeção com este pneu... temos uma deficiencia de grau 2 no carro... resultado... Reprovação na inspeção!!!!
    Isto tudo depois claro de me dirigir ao Stand onde comprei o carro e tentar resolver a situação com o vendedor que me vendeu o carro da melhor maneira... o qual me disse quando me dirigi la "Nao nao.. isso e mesmo assim...todos os corsas saem assim... e isso e permitido por lei porque está amolgado no livrete do carro esse pneu." e no meio da conversa ainda quando lhe falava do pneu ser 185R15 e o outro 175R14 "sim... mas... isto é uma jante de ferro... e garanto-lhe que nao consegue uma jante de ferro pra esse pneu de 185" (estranho!! o clio tem uma janta de ferro pro pneu 185R15) :D isto porque tenho 1 em casa...
    Este pequeno desabafo... é apenas para que o pessoal que tem esta situação e que ainda não a detectou o fazer e refilar e tentar resolve-la como eu perante a opel.. sim porque com toda a certeza... 1 "gato pingado" como eu... nao faz diferença... mas secalhar todos os que compraram e tao nesta situação refilarem... talvez aperte os calos a muita gente... por isso toca fazer barulho minha gente... que sai do bolso...[8]

    Prometo ir dando noticias desta bela historia de "amor" entre a minha pessoa e a opel... ehehehhe:D e em anexo fica a foto do modelo do carro a que me refiro...[8D]


    Download Attachment: [img]images/icon_paperclip.gif[/img] tn_27122005(a).jpg
    12.08KB

    #2
    o link não está a funcionar

    Comentário


      #3
      E no caso de o pneu suplente ser daqueles estreitos sem ar k é diferente dos outros(tambem) tambem se aplica essa lei???

      Comentário


        #4
        cesar_matos... referes-te ao pneu especial ao qual so é permitida a velocidade maxima de 80km/h? esses podes circurlar.. está na lei... claro apenas para a devida reparaçao o outro.. auqelas situações normais...

        Comentário


          #5
          Sinceramente nao acredito que te multem por isso...

          Mas tu vais à inspecção com o pneu suplente?

          Sendo assim todos os carros com aqueles mini-pneus qm caso de furo eram multados..

          Comentário


            #6
            bizarro... n acreditas? dito por agente da PSP... e simples... 1 pneu suplente.. que nao seja dakeles especiais ao qual sao limitados a andar a 80KM que nao sejam "gemeos" dos outros 4 ou plo menos a 1... é ilegal... porque tens de andar com pneus iguais entre eixos, o de 80km... e caso aparte porque esta previsto na lei... e o outro pneu... é um pneu normal... porque se carro viesse sem jantes especiais da opel... anda-se com ele como qualquer dos outros 4 porque é um pneu normal... nao o especial...

            Comentário


              #7
              Esses mini-pneus estão previstos na lei.
              Não se trata de ir a inspecção com o pneu suplente, trata-se de porventura ter um furo e circular com o dito pneu e ser mandado parar e multado.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por mumia

                bizarro... n acreditas? dito por agente da PSP... e simples... 1 pneu suplente.. que nao seja dakeles especiais ao qual sao limitados a andar a 80KM que nao sejam "gemeos" dos outros 4 ou plo menos a 1... é ilegal... porque tens de andar com pneus iguais entre eixos, o de 80km... e caso aparte porque esta previsto na lei... e o outro pneu... é um pneu normal... porque se carro viesse sem jantes especiais da opel... anda-se com ele como qualquer dos outros 4 porque é um pneu normal... nao o especial...
                A carrinha do meu pai veio com 225/55 16' e a suplente é 195/55 17', o que é estranho mas esteve na Mercedes a ser revista antes de ser entregue e disseram que não havia problema! Pelo que dizes é melhor é ir resolver a situação... não sabia desta [8]

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por mumia

                  bizarro... n acreditas? dito por agente da PSP... e simples... 1 pneu suplente.. que nao seja dakeles especiais ao qual sao limitados a andar a 80KM que nao sejam "gemeos" dos outros 4 ou plo menos a 1... é ilegal... porque tens de andar com pneus iguais entre eixos, o de 80km... e caso aparte porque esta previsto na lei... e o outro pneu... é um pneu normal... porque se carro viesse sem jantes especiais da opel... anda-se com ele como qualquer dos outros 4 porque é um pneu normal... nao o especial...
                  Vou pintar a minha jante suplente de vermelho e por o autocolante de 80km/h! :D Até porque tenho um Corsa..

                  Certo que tens um pneu suplente difernte da medida, mas se te mandarem parar e mostrares que tens um furo, mostras o pneu furado.. nao acredito que te multem.. só se for mesmo mt má vontade por parte do policia..

                  Comentário


                    #10
                    Boas

                    Bem embora possas ter razão em relação a peneus/medidas diferentes nos eixos, no caso do pneu suplente é diferente.
                    Antes de mais uma pergunta, o teu pneu suplente tem um autocolante ou algo do genero amarelo com letras pretas a dizer qualquer coisa como"80km max"???
                    É que se sim esses são permitidos porque são temporarios porque deveriam apenas ser utilizados para a deslocação para uma oficina para efectuar a reparação.
                    O facto da jante ser diferente justifica-se apenas para nós não noos esquecermos de trocar para o de medida original.

                    Que fique assente que não concordo com isso[)].(Pneus com medidas diferentes)

                    No caso de uma focus que eu tinha era giro a jante era de 16 e o pneu suplente era 14, mas com o "80km max".

                    Abraços

                    Comentário


                      #11
                      sao escolhas... porem.. pergunto-me... porque sera que o clio vem com jante e pneu identico aos restantes 4 e nao com um de 14".. uhmm estranho...
                      e sim seria bem preferivel fornecerem os mini-pneus com limite de 80km/h do que esta bela irregularidade... ao menos estaria legal ao circular com o carro.. ;)

                      Comentário


                        #12
                        Não stresses com isso... não te multam nada... eu tenho o mesmo "problema" jantes 185/55R15 nas 4 rodas e o suplente é 175/60R14... o meu Corsa é de 2006. Tambem me andei a informar e não há problema nenhuma...

                        Comentário


                          #13
                          vinheiras... nao... jante completamente normal... e sem qualquer indicaçao de limitaçao de velocidade... seria pneu completamente legal se o carro nao tivesse vindo com jantes de 15" e pneu 185 de origem... mudam o exterior pra vender... e ha smp as surpresas.. ;)

                          Comentário


                            #14
                            jng13... tenta ir inspeçao ou passear assim mt tempo e pode ser que... eu tb me informei na opel.. claro "tudo legal" o mesmo n diz fonte policial e o diario da republica... mas.. eu n me preocupo minha situaçao tou a resolver... apenas informar o resto do ppl... ;)

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por mumia

                              vinheiras... nao... jante completamente normal... e sem qualquer indicaçao de limitaçao de velocidade... seria pneu completamente legal se o carro nao tivesse vindo com jantes de 15" e pneu 185 de origem... mudam o exterior pra vender... e ha smp as surpresas.. ;)

                              Boas

                              Se o carro for novo e não estiver escrito no livrete.... sim, e mesmo se estiver escrito no livrete, mas mesmo assim se for novo aperta com o stand, se não duvido que dê em alguma coisa, aperta com eles.

                              Mas só um policia nhurro te vai multar se justificares que furaste e vais trocar o pneu, com jantes de liga não vais andar com mais um pneu em jante de ferro porque queres.

                              Tenho um fiesta na mesma situação mas foi o dono anterior que mudou as jantes(já averbadas ao livrete)

                              Abraços

                              Comentário


                                #16
                                vinheiras.. n digo o contrario... mas a questao aqui esta apenas... n é legal.. e estao a vender gato por lebre.. porque podes crer fazer rodar o pneu... pra teres 1 desgaste igual em todos os 5 pneus... fazer troca por algum tar mais gasto e servir sim pra pneu suplente porque so é usado em casos raros.. e... e nao podes.. é so apenas isso que e bom de frizar...
                                Abraços

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por mumia

                                  vinheiras.. n digo o contrario... mas a questao aqui esta apenas... n é legal.. e estao a vender gato por lebre.. porque podes crer fazer rodar o pneu... pra teres 1 desgaste igual em todos os 5 pneus... fazer troca por algum tar mais gasto e servir sim pra pneu suplente porque so é usado em casos raros.. e... e nao podes.. é so apenas isso que e bom de frizar...
                                  Abraços
                                  Boas

                                  Vendo pela tua maneira tens toda a razão.....

                                  Agora pensa como os "que se dizem génios" que pensam "vamos por um pneu diferente para os gajos não andarem sempre a trocar e depois quando precisam mesmo ou está furado ou não tem ar ou está careca e são multados" agora a sério a ideia é esta mesmo.

                                  Mas depois há as falhas se é diferente tem que dizer o purquê, no caso o dito autocolante amarelo, ou porque não há medidas iguais, ou em jante de liga ou de ferro mesmo para evitar a dita multa.

                                  Mas não me disseste se era novo ou não......porque se for novo no minimo tem que te dar um de medida diferente com o autocolante, e digo isso porque conheço pessoas que compreram por exemplo um astra e podiam comprar jante igual ou vir o suplente vulgo bicicleta.

                                  Abraços

                                  Comentário


                                    #18
                                    eu percebo a situaçao que dizes.. mas e uma maneira de fazerem apenas comprar mais 1 pneu... porque eu nao preciso de ter smp o mesmo penu como suplente.. a n ser claro esta se for o "mini-pneu" c limitaçao de 80km/h... pq se o carro fosse a versao normal e n a versao sport da opel.. viria c pneus 175.. e aí estaria td completamente legal.. o erro e mesmo deles.. pq apenas mudaram o exterior... sem se preocupar com o resto...e sou sincero para fazerem isto.. esta alhada pq e mesmo assim... sim mais valia mandarem os carros pra rua com os ditos "mini-pneus"... smp mandavam carros com tudo legal pra rua... ;) mas apenas 1 ponto de vista... ue como tao a sair... as pessoas ocorrem em erros c as suas respectivas consequencias... ;)
                                    abraço

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por mumia

                                      eu percebo a situaçao que dizes.. mas e uma maneira de fazerem apenas comprar mais 1 pneu... porque eu nao preciso de ter smp o mesmo penu como suplente.. a n ser claro esta se for o "mini-pneu" c limitaçao de 80km/h... pq se o carro fosse a versao normal e n a versao sport da opel.. viria c pneus 175.. e aí estaria td completamente legal.. o erro e mesmo deles.. pq apenas mudaram o exterior... sem se preocupar com o resto...e sou sincero para fazerem isto.. esta alhada pq e mesmo assim... sim mais valia mandarem os carros pra rua com os ditos "mini-pneus"... smp mandavam carros com tudo legal pra rua... ;) mas apenas 1 ponto de vista... ue como tao a sair... as pessoas ocorrem em erros c as suas respectivas consequencias... ;)
                                      abraço
                                      Boas

                                      Como ja disse se for novo, aperta com eles.

                                      Faz o seguite, se souberes o Diário da república tira cópia ou saca da net e leva até ao stand e ameaça levar isso á GM e DECO uma vez que estas em incumprimento graças à marca e não por culpa tua, se bem que só deves de ter resposta da DECO nestas situações a marca foge sempre á obrigação.

                                      Força e Boa Sorte.

                                      Abraços

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ok já li melhor e já vi que não é novo tem quase 2 anos mas como o compreaste novo...

                                        Mas faza conversa na mesma.

                                        Comentário


                                          #21
                                          sim é novo o carro... e so verifiquei isso porque fui cruzar pneus para n ter mais desgastar em 2 deles... e foi qd me deparei com isso.. e foi qd fui ate ao stand apertar com eles... td o resto... mail pra Opel ja foi... pra deco respectivamente.. e em seguida sera pra Opel na Alemanha a dita "casa mae" devido ao serviço que os "sr's" do stand da marca andam a fazer...o despacho do DR tb o tenho cmg.. gosto de fundamentar td o que contesto.. ;) quanto ao resto... apenas pra avisar ppl que tenha a mesma situaçao...;)
                                          abraços

                                          Comentário


                                            #22
                                            nop.. tem 1 ano o carro...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Hmmm......

                                              Comentário


                                                #24
                                                mas afinal qual é o prob?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Os citroen C4 também acontece o mesmo, o suplente é um 195 qqcoisa e as jantes normais são 205/55R17

                                                  Eu diria que ninguem te vai chatear se circulares com ele enquanto n chegas à oficina...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    o ppl n ta a perceber a questao.. onde quero chegar....
                                                    a questao ta... que o que fazem é.. "ahh ta a ver.. c a opel n da daqueles mini-pneus.. que aquilo é uma chatice.. pq so se pode andar ate 80km/h.. da um pneu normal... que se pode andar a velocidade que se quer" so é pena e que pra maioria dos carros (os que tem jantes especiais) seja ilegal... lool isto claro segundo o diario da republica n sou eu a dizer...:P
                                                    é normal que algumas marcas o façam... sim... chama-se... vender bonito por baixo custo..."ta bonito.. e o que o povo gosta pra comprar" so que depois ha os "xatos" como eu ne...:P
                                                    mas eu so queria com este post dar conhecer uma situaçao que com certeza e plo que vejo calha a muita gente...nao so na opel.. que esta irregular... tendo em conta que n sendo o mini-pneu uma pessoa pode fazer "rodar" o pneu qd quizer pra poupar $$ mas assim sendo... n pode pq sendo um pneu de dimensoes normais... fic igual ao mini-pneu... so serve pra pneu suplent.. e mm assim qd usado.. sujeita-se a brinde o que nao acontece com o mini-pneu...que é legal.. isto da graça...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Vocês preocupam-se é demais com coisas sem a devida importância, com todo o respeito!

                                                      Vivam a vida e tenham atenção ao que realmente a requer. Deixem lá o pneu suplente guardado na malinha, desde que tenha ar e esteja nas devidas condições de forma a que não ponha em causa a vossa segurança nem a de outrem, isso sim é importante.;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por mumia

                                                        bizarro... n acreditas? dito por agente da PSP... e simples... 1 pneu suplente.. que nao seja dakeles especiais ao qual sao limitados a andar a 80KM que nao sejam "gemeos" dos outros 4 ou plo menos a 1... é ilegal... porque tens de andar com pneus iguais entre eixos, o de 80km... e caso aparte porque esta previsto na lei... e o outro pneu... é um pneu normal... porque se carro viesse sem jantes especiais da opel... anda-se com ele como qualquer dos outros 4 porque é um pneu normal... nao o especial...
                                                        Faz sentido...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Isso é uma Roda/Pneu de Emergência, tem uma configuração próxima á de uma roda/pneu normal, mas a sua função é ser usado em situações e EMERGÊNCIA.

                                                          A multa só ocorre se o agente de autoridade verificar que o seu uso é por opção do Condutor da Viatura e não efectivamente num caso de emergência.


                                                          Aliás a Michelin alerta

                                                          citação:« Conselhos de segurança »Para utilização de pneus turismo, comerciais e 4x4 na EuropaGrupo Michelin –setembro 2004
                                                          --------------------------------------------------------------------------------
                                                          Page 2
                                                          IntroduçãoOs pneus constituem os únicos pontos de contacto entre o veículo e o solo. Devem ser cuidados, a fim de preservar a qualidade das suas performances. Por esta razãorecomendamos respeitar os seguintes conselhos de segurança e utilização:
                                                          --------------------------------------------------------------------------------
                                                          Page 3
                                                          A montagem, desmontagem, enchimento e equilíbrio devem ser realizados com o material apropriado e manejados por pessoal qualificado, com o fim de assegurar entre outros aspectos respeito às recomendações do fabricante do veículo quanto à escolha dos pneus: categoria, estrutura, dimensão, código de velocidade, índice de carga.a verificação do aspecto exterior e interior do pneu antes de ser montado.o respeito pelos procedimentos de montagem, desmontagem, equilíbrio e enchimento do pneu e a substituição sistemática da válvula.ter em conta a informação que figura nos flancos dos pneus (sentido de rotação ou sentido de montagem).respeitar as pressões de utilização recomendadas pelo fabricante do veículo, pelo fabricante do pneu ou pelo preparador profissional (transformador).ter em conta as particularidades de alguns pneus específicos (pneu para rodagem sem ar…)Depois da montagem das rodas no veículo, recomenda-se o aperto com chave dinamométrica, aplicando o binário definido pelo fabricante do veículo.Montagem e desmontagem
                                                          --------------------------------------------------------------------------------
                                                          Page 4
                                                          Devem ser armazenados:em lugar ventilado, seco com uma temperatura amena, evitando a luz directa do sol e a intempérie.afastados de qualquer substância química, dissolvente ou hidrocarboneto susceptível de alterar a borracha.longe de qualquer objecto que possa penetrar na borracha (pontas de metal, madeira,..)Não armazená-los em pilhas durante um longo período, salvo conjuntos montados e inflados. Evitar o esmagamento dos pneus sob outros objectos.Afastar das fontes de calor, com chamas ou incandescentes e de qualquer aparelho que possa provocar faíscas ou descargas eléctricas (carregador de bateria, máquina de soldar...).Recomenda-se a manipulação dos pneus com luvas de protecção.Manutenção e armazenamento dos pneus
                                                          --------------------------------------------------------------------------------
                                                          Page 5
                                                          A escolha do pneu deve estar de acordo com o equipamento de origem do veículo segundo as recomendações do fabricante. Qualquer outra montagem deve ser validada por um profissional que poderá propor a solução melhor adaptada à utilização respeitando as regulamentações vigentes.Ao adquirir um pneu usado, este deve de ser verificado por um profissional antes de ser utilizado.Num mesmo eixo deve-se utilizar pneus com a mesma escultura.Se só se substituem 2 pneus, recomenda-se montar os pneus novos ou menos usados no eixo traseiro.Ao equipar o veículo com pneus de Inverno, aconselha-se montar sempre quatro pneus.Nunca utilizar os pneus com uma pressão incorrecta, a uma velocidade superior a do seu código de velocidade, ou com uma carga superior a do seu índice de carga.O pneu suplente do tipo “uso temporário” deve ser utilizado apenas durante o período da emergência.Utilização dos pneus
                                                          --------------------------------------------------------------------------------
                                                          Page 6
                                                          Verificar as pressões mensalmente e sempre antes de efectuar uma longa viagem (não esquecer de verificar o pneu suplente). Corrigi-las se estas não correspondem às estabelecidas pelo fabricante. As pressões dos pneus devem ser verificadas a frio (veículo com mais de 2 horas sem rodar ou que só tenha rodado menos de 3 km. a velocidade reduzida). Se verificadas em quente, acrescentar 0,3 bar à pressão recomendada (300gr).O enchimento com nitrogénio não elimina a verificação periódica da pressão dos pneus.Em caso de perda anormal de pressão, mandar verificar o interior e o exterior do pneu, o estado da jante e da válvula.Verificar o nível de desgaste dos pneus (substitui-los quando se alcance o limite legal), e consultar um especialista quando se observem desgastes anormais ou uma diferença de nível de desgaste entre os pneus num mesmo eixo.Todas as perfurações, cortes, deformações visíveis devem ser examinadas por um profissional. Nunca utilizar um pneu danificado ou que tenha rodado sem ar, sem averificação previa de um especialista.Vigilância e manutenção
                                                          --------------------------------------------------------------------------------
                                                          Page 7
                                                          Vigilância e manutençãoNos pneus que permitam em algumas condições a rodagem sem ar, devem-se respeitar imperativamente as recomendações do fabricante do pneu. Todas as manifestações anormais tais como vibrações, ruído, desvio lateral, devem ser objecto de uma verificação imediata por si mesmo e por parte de um profissional.Todas as reparações devem de ser realizadas por um profissional do pneu. Todos os pneus que apresentem alguma manifestação de envelhecimento ou de fadiga (borracha gretada) devem ser objecto de um exame por parte de um profissional, ainda que o pneu não tenha rodado ou rodado muito pouco (exemplo: roda suplente, caravana, reboque, autocaravana…)
                                                          MICHELIN



                                                          O pneu suplente do tipo “uso temporário” deve ser utilizado apenas durante o período da emergência.

                                                          Se não fôr de uso temporário um pneu suplente é o quê ?

                                                          Um pneu de uso comum, e ai sim terá de corresponder ás medidas e rasto dos outros pneus.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            À bofia tem sempre que arranjar alguma coisa para sacar o guito ao condutores!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X