Alguém me sabe explicar porque é que o M3 E36 dos Estados-Unidos debita 243cv, enquanto na Europa debitava 286cv?
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
BMW M3 E36 dos EUA
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
citação:Originalmente colocada por mcabral
citação:Originalmente colocada por Lino Marques
Muito possivelmente normas anti-poluição ;)
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por rogerAjacto
citação:Originalmente colocada por mcabral
citação:Originalmente colocada por Lino Marques
Muito possivelmente normas anti-poluição ;)
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por nto
Alguém me sabe explicar porque é que o M3 E36 dos Estados-Unidos debita 243cv, enquanto na Europa debitava 286cv?
No caso do E36 é uma questão especial porque estamos a falar de motores bastante diferentes (p.ex. o americano tem single VANOS e o europeu usa duplo VANOS) não só por causa das normas de poluição mas também por questões de custos de exportação para os estados unidos.
As stats:
- Modelo americano -
Motor: M50 B30US
Disposição: 6 em linha de 24 válvulas (single VANOS)
Capacidade: 3.0L
Potência: 243cv @ 6000 rpm
Binário: 305N.m @ 4250 rpm
Peso: 1440kg
- Modelo europeu -
Motor: S50 B30
Disposição: 6 em linha de 24 válvulas (double VANOS)
Capacidade: 3.0L
Potência: 286cv @ 7000 rpm
Binário: 320N.m @ 3600 rpm
Peso: 1460kg
Em 1995 o modelo europeu recebeu o novo motor S50 B32 de 3.2 litros com 321cv e caixa de 6 velocidades mas o motor americano continuou com 243cv embora com um binário mais elevado fruto dos 200cc a mais.
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por ppais
No caso do E36 é uma questão especial porque estamos a falar de motores bastante diferentes (p.ex. o americano tem single VANOS e o europeu usa duplo VANOS) não só por causa das normas de poluição mas também por questões de custos de exportação para os estados unidos.
As stats:
- Modelo americano -
Motor: M50 B30US
Disposição: 6 em linha de 24 válvulas (single VANOS)
Capacidade: 3.0L
Potência: 243cv @ 6000 rpm
Binário: 305N.m @ 4250 rpm
Peso: 1440kg
- Modelo europeu -
Motor: S50 B30
Disposição: 6 em linha de 24 válvulas (double VANOS)
Capacidade: 3.0L
Potência: 286cv @ 7000 rpm
Binário: 320N.m @ 3600 rpm
Peso: 1460kg
Em 1995 o modelo europeu recebeu o novo motor S50 B32 de 3.2 litros com 321cv e caixa de 6 velocidades mas o motor americano continuou com 243cv embora com um binário mais elevado fruto dos 200cc a mais.
O duplo Vanos não aparece apenas com os motores de 3.2 litros e 321cv?!
Comentário
-
Não te posso garantir com 100% de certeza mas digo-te uma série de fontes que confirmam estas informações, em particular sobre o VANOS:
http://www.bmwworld.com/models/m3_e36.htm
http://www.bcw3design.com/m3/us_euro_faq.htm
Em todo o caso as fontes podem estar mal, mas o facto é que o motor americano é significativamente diferente do europeu.
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Vieira
a gasolina la nao e mais fraca?
A principal coisa a ter em conta quando se olha para as octanas entre Europa e Estados Unidos é que o método de medição é diferente. Na europa estás a ver a medição RON (Research Octane Number) e nos estados unidos estás a ver a média entre as medições RON e MON(motor octane number). A diferença para gasolina comum é cerca de 4 ou 5 unidades. P.ex. para etanol a diferença é maior. O RON é 129 e o MON 102 logo a média é 116.
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Buzinão
citação:Originalmente colocada por ppais
No caso do E36 é uma questão especial porque estamos a falar de motores bastante diferentes (p.ex. o americano tem single VANOS e o europeu usa duplo VANOS) não só por causa das normas de poluição mas também por questões de custos de exportação para os estados unidos.
As stats:
- Modelo americano -
Motor: M50 B30US
Disposição: 6 em linha de 24 válvulas (single VANOS)
Capacidade: 3.0L
Potência: 243cv @ 6000 rpm
Binário: 305N.m @ 4250 rpm
Peso: 1440kg
- Modelo europeu -
Motor: S50 B30
Disposição: 6 em linha de 24 válvulas (double VANOS)
Capacidade: 3.0L
Potência: 286cv @ 7000 rpm
Binário: 320N.m @ 3600 rpm
Peso: 1460kg
Em 1995 o modelo europeu recebeu o novo motor S50 B32 de 3.2 litros com 321cv e caixa de 6 velocidades mas o motor americano continuou com 243cv embora com um binário mais elevado fruto dos 200cc a mais.
O duplo Vanos não aparece apenas com os motores de 3.2 litros e 321cv?!
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por don.juan
Tens razão. O Duplo Vanos só aparece com o motor 3.2
OK, então aquelas fontes estão mal... Há outra diferença grande entre os motores, que é a existência de "throttle bodies" (corpo do injector??? qual é a tradução) individuais para cada cilindro no modelo europeu.
Uma coisa é certa, o modelo europeu parecia mesmo ter um sistema VANOS melhor pq consegue melhor potência a uma rotação mais alta e melhor binário a uma rotação mais baixa. Parecia mesmo coisa de variação de válvulas :p
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário