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Xantia 1.6i 1993 a GPL ...citroenistas...help

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    Xantia 1.6i 1993 a GPL ...citroenistas...help

    Pessoal, depois de vender o ford da minha prima, vendi o meu tbem....e agora ando á procura de um carro a gpl até 2500€ pa maria

    Hoje fui ver um Xantia 1.6i de 1993 a GPL, sistema lovato, deposito de 90 litros....

    tinha 145000km

    o motor foi reparado (gripou) , por fora aparenta estar bom, e por dentro tambem...

    mas ouvi uns estalidos que vinham do motor, em espaços de 3/4 segundos, que deviam ser da bomba central da suspensao.... estes estalidos sao normais??

    Ah....a temperatura subia até aos 100º e depois descia até aos 85º quando a ventoinha começava a trabalhar....isto nao é normal pois nao?? algum de vós tem um xantia e sabe me dizer a temperatura normal de funcionamento??

    ah e o dono disse que de vez em quando o carro desligava-se em andamento??? :shock: :shock:

    isto é tudo menos normal?!!! alguem sabe pq??

    ele pede 1750€ po carro

    #2
    Da ultima vez que conduzi um Xantia, aquilo também aquecia por todos os lados, subia descia subia descia...Não me inspirou confiança nenhuma!

    Mas também, verdade seja dita, estava muito mal estimado...

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      #3
      pois....mas ja estive a pensar se nao será o termoestato......mmmm....

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        #4
        Com tudo isso ainda colocas a dúvida se o compras ou não...?

        Comentário


          #5
          Xantia=banheira ambulante

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            #6
            citação:Originalmente colocada por PauloFVF

            o dono disse que de vez em quando o carro desligava-se em andamento??? :shock:
            :D É para aumentar a adrenalina! Assim nunca sabes se chegas ao destino ou não ou a que horas.

            E se for naquela ultrapassagem em que o TIR já está quase ali à nossa frente? Eh pah, isso é melhor do que saltar em pára-quedas! [B)]

            Comentário


              #7
              Esses cliques intermitentes indicam problemas na esfera do acumulador aquela junto ao radiador, que deve ser substituida fica por €70, sim em relação a temperatura e normal desde que nao passe dos 100, o desligar em andamento é que pode ser um problema com o sistema de GPL.

              Comentário


                #8
                Não compres isso, és capaz de gastar outro tanto a repará-lo.

                Comentário


                  #9
                  e o desligar em andamento pode ser devido a quÊ?

                  é normal a temperatura subir e descer com o carro parado?

                  o meu escort tinha esse prob qdo tinha o termoestato avariado....

                  Pá é que por aquele preço.....1500€ sao da instalação...250€ do carro :D

                  se compro um xantia "normal" gasto mais 1500€ a montar gpl!

                  e são raros á venda com gpl!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por PauloFVF



                    se compro um xantia "normal" gasto mais 1500€ a montar gpl!

                    E depois não gastas mais em reparações...;)

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                      Pessoal, depois de vender o ford da minha prima, vendi o meu tbem....e agora ando á procura de um carro a gpl até 2500€ pa maria

                      Hoje fui ver um Xantia 1.6i de 1993 a GPL, sistema lovato, deposito de 90 litros....

                      tinha 145000km

                      o motor foi reparado (gripou) , por fora aparenta estar bom, e por dentro tambem...

                      mas ouvi uns estalidos que vinham do motor, em espaços de 3/4 segundos, que deviam ser da bomba central da suspensao.... estes estalidos sao normais??

                      Ah....a temperatura subia até aos 100º e depois descia até aos 85º quando a ventoinha começava a trabalhar....isto nao é normal pois nao?? algum de vós tem um xantia e sabe me dizer a temperatura normal de funcionamento??

                      ah e o dono disse que de vez em quando o carro desligava-se em andamento??? :shock: :shock:

                      isto é tudo menos normal?!!! alguem sabe pq??

                      ele pede 1750€ po carro
                      Não me parece nada normal que com apenas esses km's e ainda por cima a GPL o motor tenha gripado. Talvez devido a má manutenção, pois esses blocos são bastante duradouros. Um motor desses estimado tem obrigação de fazer pelo menos 300 mil km's.

                      Esses estalidos são normais e vêm do conjuntor dijuntor, que é um componente da suspensão onde se encontra a esfera central. Idealmente esses estalidos devem-se dar com um intervalo maior, logo pode estar a precisar de uma esfera central nova, ou de reparação no doseador de travões.

                      Não sentiste o carro muito duro e instavél na frente? Se assim for então as esferas precisam de ser carregadas ou substituidas.

                      A temperatura normal do motor deverá andar nos 90 graus, mas a gpl é natural que aqueça um pouco mais, mas desde que não passe dos 100 não haverá problema, e o carro quando entra numa temperatura considerada de risco, acende-se uma luz de aviso.

                      Quanto ao carro desligar-se em andamento, tenho quase a certeza que é da afinação do GPL. Já me aconteceu isso quando tive um carro a GPl e era disso.

                      Quanto ao carro, o que posso dizer é um carro bastante confortável e fiável desde que seja estimado e a suspensão seja revisionada atempadamente.

                      O motor 1.6 desilude em termos de prestações para quem pretende um carro com uma resposta rápida. É essencialmente um carro idealizado para viagens.

                      Se o carro estiver estimado, pelo preço parece-me ser um bom negócio, mesmo que precises de resolver alguma coisa no carro.

                      Comentário


                        #12
                        os estalidos devem dar-se então com que intervalos???

                        MMM..achas que pode ser da afinação do GPL o facto do carro se desligar?

                        Prestações nao me interessam assim tanto....desde que o carro nao seja exageradamente mau...como os motores 1.0 da vw ...:P

                        mas margalhau, achas normal a temperatura variar assim tanto?

                        o máximo no painel é 100º ...o do meio são 80....e o ponteiro oscilava entre os 85º e os 100º.....tinha a ideia que certo é sempre nos 80...oscilando entre os 75ºe os 85º nao mais nem menos!!!

                        ....mas se calhar tava errado

                        Comentário


                          #13
                          Não é muito normal a temperatura chegar aos 100º, mas os PSA têm essa tendência para passar facilmente dos 90º. Pode haver aí qualquer coisa que não esteja bem.

                          De resto, o Xantia de 93 ainda é de evitar, 1ªs unidades...

                          Comentário


                            #14
                            quando é que o xantia saiu?? e quais os probs principais das 1ªs unidades?

                            Comentário


                              #15
                              O xantia saiu em 93. Sofreu uma evolução na suspensão pneumática em 95 ou 96, se não estou em erro, e ficou mais fiável. De motores, nada a dizer, não é um canhão, mas é fiável.

                              Comentário


                                #16
                                ainda andas em busca de carro para a maria??? vai la vai... essa compra está demorada!!

                                Comentário


                                  #17
                                  ehehe.......pois é....por os valores que posso gastar....não é facil arranjar uma coisa em condições!!!

                                  é que ainda por cima o meu terrano é comercial......portanto ao comprar um carro pa ela...queria que fosse um que eu tbem pudesse conduzir de vez em quando......

                                  nao tá facil não......

                                  tive a ver uns rover 400..........mas ......ao ler as opiniões no carsurvey......perdi logo a pica

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                    ehehe.......pois é....por os valores que posso gastar....não é facil arranjar uma coisa em condições!!!

                                    é que ainda por cima o meu terrano é comercial......portanto ao comprar um carro pa ela...queria que fosse um que eu tbem pudesse conduzir de vez em quando......

                                    nao tá facil não......

                                    tive a ver uns rover 400..........mas ......ao ler as opiniões no carsurvey......perdi logo a pica
                                    então e a skoda, já não é opção?

                                    Comentário


                                      #19
                                      não...a skoda já nao é grande opcção!

                                      fui ver 2 felicias....tavam desgraçadas....os motores faziam uma barulheira??!!! e nao me pareceram em estado razoavel! tinham ambas mais de 150mil K!

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                        não...a skoda já nao é grande opcção!

                                        fui ver 2 felicias....tavam desgraçadas....os motores faziam uma barulheira??!!! e nao me pareceram em estado razoavel! tinham ambas mais de 150mil K!
                                        isso do barulho é estranho... já foste à marca?

                                        Comentário


                                          #21
                                          á marca?? como assim?

                                          fui ver a particulares...um em carnaxide e um em odivelas!

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                            os estalidos devem dar-se então com que intervalos???

                                            MMM..achas que pode ser da afinação do GPL o facto do carro se desligar?

                                            Prestações nao me interessam assim tanto....desde que o carro nao seja exageradamente mau...como os motores 1.0 da vw ...:P

                                            mas margalhau, achas normal a temperatura variar assim tanto?

                                            o máximo no painel é 100º ...o do meio são 80....e o ponteiro oscilava entre os 85º e os 100º.....tinha a ideia que certo é sempre nos 80...oscilando entre os 75ºe os 85º nao mais nem menos!!!

                                            ....mas se calhar tava errado
                                            O ideal é os "clicks" estarem com um intervalo mínimo de 9 ou 10 segundos, mas no entanto não quer dizer que o carro esteja com um problema mau só porque se sucedem em menos tempo.

                                            Joel: não tenho conhecimento dos primeiros Xantia terem problemas crónicos com a suspensão, e o Xantia até é reconhecido por ter uma boa fiabilidade, desde que a manutenção da suspensão seja feita, e não desprezada como é muitas vezes.

                                            O Xantia sofreu 2 evoluções de suspensão (entre elas a famosa ACTIVA) alguns anos depois, mas não se deveu ao facto de existirem ou não problemas na primeira geração.

                                            O XM é que sofreu de alguns problemas crónicos de suspensão nas primeiras unidades, tendo vindo a ser todos corrigidos nas ultimas unidades da primeira série, assim como na segunda série, altura em que sairam bastante fiáveis.

                                            Em relação à temperatura e como exemplo, posso dizer que o meu BX GTi anda habitualmente nos 90 graus, o que é normal. Em tempo de inverno é que baixa um pouco...

                                            Penso que o facto de o carro se desligar em andamento se deve a má afinação do GPL, pelo menos no meu caso era essa a razão, mas é só uma possibilidade, e no entanto não será mal pensado substituir o termostato por um novo que é algo que se vende na concorrência barato.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                              á marca?? como assim?

                                              fui ver a particulares...um em carnaxide e um em odivelas!
                                              Sim, na própria skoda! Vi uma à uns tempos na skoda que estva simplesmente impecável! Estava com 90.000 km, todas as revisões e alguns extras! Foi vendida nessa tarde!

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por JoelSousa

                                                O xantia saiu em 93. Sofreu uma evolução na suspensão pneumática em 95 ou 96, se não estou em erro, e ficou mais fiável. De motores, nada a dizer, não é um canhão, mas é fiável.
                                                Há, e não digas que os Citroën têm suspensão pneumática, que isso não é verdade, para além de ser uma ofensa para qualquer citroënista que se preze... :D ;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  margalhau......mas achas que seria uma boa compra......?

                                                  é assim......pretendo um automovel até 2500€ com ou sem gpl.......

                                                  comprando este por 1750......fico om 750 pa gastar em arranjos!

                                                  ....só tenho medo é de enventuais problemas mais graves..!! pois a pessoa que me mostrou o carro nao me parece muito de confiança....era um rapaz com uns 27 anos....e disse o seguinte

                                                  "O motor foi reparado, levou segmentos,pistao,bielas,etc"

                                                  e eu perguntei "mas porque foi reparado"....E ele "nao sei...gripou"!

                                                  depois disse me que era preciso ter paciencia com o carro pq ele ás vezes desligava-se em andamento!!!!!

                                                  e eu é que vi a temperatura a subir...e perguntei se era normal...ele respondeu "sim estes carros a gpl é normal a temperatura assim...depois desce"

                                                  ......ah e disse me " QUERO vender o carro porque era do meu cota" ...no entanto tinha um subwoofer com amplificadores no porta bagagem....e tinha tirado o simbolo da citroen!!!

                                                  os farolins traseiros estavam um pouco esbranquiçados!!

                                                  eu sei que por estes valores nao compro um carro propriamente "novo" .....mas estou disposto a gastar algum € em reparações....mas nada grave....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por margalhau

                                                    citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                                    os estalidos devem dar-se então com que intervalos???

                                                    MMM..achas que pode ser da afinação do GPL o facto do carro se desligar?

                                                    Prestações nao me interessam assim tanto....desde que o carro nao seja exageradamente mau...como os motores 1.0 da vw ...:P

                                                    mas margalhau, achas normal a temperatura variar assim tanto?

                                                    o máximo no painel é 100º ...o do meio são 80....e o ponteiro oscilava entre os 85º e os 100º.....tinha a ideia que certo é sempre nos 80...oscilando entre os 75ºe os 85º nao mais nem menos!!!

                                                    ....mas se calhar tava errado
                                                    O ideal é os "clicks" estarem com um intervalo mínimo de 9 ou 10 segundos, mas no entanto não quer dizer que o carro esteja com um problema mau só porque se sucedem em menos tempo.

                                                    Joel: não tenho conhecimento dos primeiros Xantia terem problemas crónicos com a suspensão, e o Xantia até é reconhecido por ter uma boa fiabilidade, desde que a manutenção da suspensão seja feita, e não desprezada como é muitas vezes.

                                                    O Xantia sofreu 2 evoluções de suspensão (entre elas a famosa ACTIVA) alguns anos depois, mas não se deveu ao facto de existirem ou não problemas na primeira geração.

                                                    Não disse que tiveram poblemas crónicos. Disse apenas que as séries seguintes foram mais fiáveis, como aliás é normal em todos os modelos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu não te posso recomendar um carro desconhecendo o seu estado mas a minha opinião é a seguinte:

                                                      Se o carro aparenta estar estimado, e em bom estado geral, então parece-me um excelente negócio tendo em conta o preço, e sobretudo o facto de ter GPL, mesmo que tenhas que gastar mais algum dinheiro a fazer uma revisão.

                                                      O grande problema dos Citroën com suspensão hidraulica, e a razão pela qual tanto desvalorizam, é que se a manutenção da suspensão for desprezada (como acontece muitas vezes), vão acabar por surgir problemas, e isto juntando ao facto de a Citroën praticar preços um pouco altos na manutenção destas viaturas, para além de haver muita falta de mão de obra especializada na concorrência para as suspensões.

                                                      No entanto existem algumas oficinas na concorrência especializadas nas suspensões Citroën, é só procurar...

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                                                        #28
                                                        Já equacionaste um Volvo 440/460? É um carro jeitoso para andar nas voltinhas. Tem uma condução espectacular e um direcção assistida que é um mimo. Arranjam-se por 1.500 euros em bom estado

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Nafs

                                                          Já equacionaste um Volvo 440/460? É um carro jeitoso para andar nas voltinhas. Tem uma condução espectacular e um direcção assistida que é um mimo. Arranjam-se por 1.500 euros em bom estado
                                                          Se for o Turbo vale a pena, grande máquina, mas carros com turbo há que ter cuidado com o estado do motor.

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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por margalhau


                                                            Se for o Turbo vale a pena, grande máquina, mas carros com turbo há que ter cuidado com o estado do motor.
                                                            O GLT já é muito bom. 107cv

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